Hotéis históricos no Rio de Janeiro: conheça 6 ícones
Se você, assim como eu, é um viajante apaixonado por história, com certeza vai curtir as dicas desse post. Aqui tem 5 hotéis históricos no Rio de Janeiro – para você fazer da sua hospedagem uma experiência de viagem no tempo!
No estado do Rio de Janeiro, há vários hotéis históricos que merecem uma visita.
Prédios centenários, luxuosos, com arquitetura marcante e carregados de histórias e lendas. Alguns deles receberam personalidades famosas e históricas também.
Leia também: Onde se hospedar no Rio de Janeiro: melhores bairros
Alguns desses hotéis históricos ficam na cidade do Rio, outros estão espalhados pelo estado – o que vai te ajudar a explorar o Rio de Janeiro com charme, fazendo uma verdadeira volta no tempo.
Preparados?
Então vamos viajar no tempo com alguns dos hotéis históricos do Rio de Janeiro:
6 dicas de hotéis históricos no Rio de Janeiro
Belmond Copacabana Palace – Rio de Janeiro
O Copacabana Palace não precisa nem de apresentações, né? Com toda sua imponência, é um ícone da arquitetura e do luxo na cidade do Rio de Janeiro.
O hotel mais famoso de Copacabana foi construído em 1923, tendo sido projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire.
O projeto foi inspirado em outro hotel icônico, o Hotel Negresco de Nice, na França.
Nas luxuosas suítes do Copa Palace, já se hospedaram figuras ilustres como Ella Fitzgerald, Nat King Cole e o ex-presidente americano Barack Obama com sua família.
Leia também: O que fazer em Copacabana, Rio de Janeiro
A famosa piscina do Copacabana Palace é outro ponto de destaque desse hotel histórico no Rio de Janeiro, mas o luxo não para por aí.
Entre os restaurantes que funcionam dentro do Copacabana Palace está o MEE, restaurante asiático estrelado pelo guia Michelin.
Hoje, o prédio do Hotel Copacabana Palace é parte do Patrimônio Histórico Nacional e ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro.
Hospedagem no Copacabana Palace: confira disponibilidade e preços
Hotel Nacional – Rio de Janeiro
O Hotel Nacional foi fundado em 1972, como propriedade do empresário José Tjurs (que era dono da antiga rede de hotéis Horsa.
Localizado no bairro de São Conrado, na zona sul carioca, o prédio já se destaca pela altura. O projeto arquitetônico foi assinado por Oscar Niemeyer e o paisagismo foi obra de Burle Marx.
A ideia original era que prédio teria 55 andares, mas o projeto foi sendo alterado e o Hotel Nacional foi construído com 34 andares. Lá de cima, a vista para a praia é mais que privilegiada.
Com seu arrojado formato cilíndrico, o prédio sempre foi muito moderno para a época. No auge, o Hotel Nacional era um forte concorrente do Copacabana Palace na cidade.
O Hotel Nacional também abrigava um centro de convenções com capacidade para 2.800 pessoas e um teatro para 1.400 espectadores.
Sediou alguns festivais e recebeu vários artistas internacionais e nacionais (como B. B. King e Tim Maia).
O Hotel Nacional interrompeu suas atividades em 1995, já que a rede de hotéis Horsa passava por sérios problemas financeiros.
O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1998, mas o Hotel Nacional acabou sendo vendido em 1990 por conta de problemas financeiros da rede Horas.
Depois de vendido, o hotel trocou de dono algumas vezes. Até especulou-se que Donald Trump estava cogitando investir no edifício, o que nunca aconteceu.
O hotel só voltou a ser aberto em 2016, reformado e sob a direção do grupo Meliá.
O hotel mudou de nome, passou a ser o Gran Hotel Nacional Meliá. Mas o grupo espanhol desistiu do empreendimento 15 meses depois, fazendo o Hotel Nacional fechar de novo.
Mas a história desse hotel histórico do Rio de Janeiro não acaba por aí. Em 24 de outubro de 2019, ele foi reinaugurado – agora comandado por um grupo de sócios e ostentando seu nome original, Hotel Nacional.
Hoje é possível se hospedar nesse hotel histórico completamente reformado, aproveitar a vista deslumbrante e fazer parte desse pedacinho da história da cidade do Rio de Janeiro.
Hospedagem no Hotel Nacional: confira disponibilidade e preços
Solar do Império – Petrópolis
A Cidade Imperial de Petrópolis também tem um dos hotéis históricos mais importantes do Rio de Janeiro. O Solar do Império, no centro da cidade histórica, é um passaporte que te leva direto para a época do Brasil Império.
Há quem diga que a própria Princesa Isabel chegou a se hospedar por lá.
Esse hotel histórico no Rio de Janeiro funciona em dois bonitos casarões de estilo neoclássico do século 19.
Além do ambiente luxuoso, essa hospedagem também tem um toque de exclusividade – são apenas 24 suítes.
Por isso, o ideal é reservar com antecedência. No hotel ainda funciona o restaurante Imperatriz Leopoldina, comandado pelo chef Bertrand Materne.
Hospedagem no Solar do Império: confira disponibilidade e preços
Pousada do Sandi – Paraty
O prédio no centro histórico é um dos cartões-postais de Paraty – tem mais de 300 anos!
O edifício conserva a arquitetura e decoração da época do Brasil colônia, oferecendo uma experiência de viagem no tempo aos hóspedes.
Apesar da idade, esse hotel histórico no Rio de Janeiro conta com uma moderna infraestrutura para garantir o conforto dos hóspedes.
Unindo o moderno ao histórico, a ideia da Pousada do Sandi é oferecer uma hospedagem de luxo e que te faça se sentir acolhido como se estivesse em casa.
Hospedagem na Pousada do Sandi: confira disponibilidade e preços
Hotel Fazenda Florença – Conservatória
O Vale do Café é um pedacinho da história do Brasil e do Rio de Janeiro. Toda a região está repleta de joias a serem exploradas.
O Hotel Fazenda Florença foi construído em uma das antigas fazendas de café, na cidade de Conservatória. Ficar hospedado por lá é poder experimentar um pouquinho dentro de como era a vida dos barões na época do Brasil Império.
A fazenda é tão cinematográfica que já foi cenário de diversas novelas, como Paraíso, Sinhá Moça e A Escrava Isaura.
Hospedagem Fazenda Florença: confira disponibilidade e preços
Hotel Fazenda União – Rio das Flores
Em Rio das Flores, também no Vale do Café, também é possível se hospedar em uma das fazendas históricas mais bem preservadas da região.
O Hotel Fazenda União é uma joia, um dos hotéis históricos do Rio de Janeiro mais recomendados por quem quer viver uma verdadeira viagem no tempo – mas acompanhada de muito requinte e sofisticação.
A fazenda foi construída no século 19, e até hoje guarda muitas da estrutura de época, quando ainda era uma fazenda de café no Brasil imperial. Hoje o hotel faz parte do Circuito Roteiros de Charme.
Veja mais sobre o Hotel Fazenda União
Hotéis históricos no Rio de Janeiro: já visitou algum?
E aí, quem aqui já visitou algum desses hotéis históricos no Rio de Janeiro? Qual foi seu hotel escolhido? Como foi a sua experiência?
Compartilha tudo com a gente nos comentários!
E se você conhecer algum outro hotel no Rio de Janeiro que mereça entrar nessa lista, também é só indicar nos comentários com a gente!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Foto em destaque: Booking.com
Muito bacana colocar as viagens e a história junto.isto que procuro para viajar com meu filho!parabéns!
Oi Mirela, apresentar esse mundo das viagens com as histórias dos lugares é uma forma de encantar as crianças e curtir a viagem de uma forma diferente.
Grande abraço e boas viagens com seu pequeno!