26 lugares para conhecer no Chile: de norte a sul do país
Fizemos uma seleção de 26 lugares para conhecer no Chile, para exaltar a beleza e o potencial turístico desse país que é dono de algumas das paisagens mais bonitas e diferentes do planeta.
Desde os altos picos da Cordilheira dos Andes, passando por praias paradisíacas, florestas exuberantes e até a vulcões antigos (e ativos!), o Chile tem muito a oferecer.
O Chile é hoje um destino de viagem cada vez mais popular entre os viajantes, principalmente entre os amantes da natureza e aventureiros.
Para explorar o país de cabo a rabo, o mais provável é que você precise de mais de uma viagem.
Por ter um formato único, comprido e estreito, o Chile oferece destinos totalmente diferentes entre si, desde os grandes centros urbanos, até regiões de deserto, neve, lagos, montanhas, praias, geleiras e florestas.
São mais de 4.000 km de paisagens deslumbrantes, de uma ponta a outra. E muitas diferenças culturais e curiosidades do Chile para descobrir em cada canto.
Confira nossa curadoria de lugares para conhecer no Chile e comece a planejar sua próxima viagem:
Lugares para conhecer no Chile: 26 dicas de destinos
1 – Santiago
Sendo a capital do país e com localização central, Santiago é por onde a maioria dos visitantes começa a viagem no Chile, antes de seguir para outros destinos no país.
Leia mais: Roteiro de 1 dia no centro histórico de Santiago do Chile
Por lá, você pode visitar museus e galerias, fazer compras, saborear pratos típicos e provar alta gastronomia chilena em alguns dos melhores restaurantes do país.
Além, é claro, da imensa oferta de bons hotéis para se hospedar em Santiago.
Santiago é bastante cosmopolita e repleta de história. No seu roteiro, você pode incluir um passeio pelo centro histórico de Santiago, para aprender sobre a história da cidade.
Para os amantes de literatura, no bairro Bellavista você pode conhecer a casa-museu do escritor Pablo Neruda, La Chascona.
Outro passeio interessante em Santiago é o mirante Sky Costanera, no 62 andar de um prédio que é o mais alto da América Latina. pode vir recheado com muitos eventos culturais, gastronomia e passeios na natureza.
Passeios, tours e ingressos em Santiago
2 – Cajón del Maipo
Muito perto de Santiago você pode visitar esse cânion e fotografar uma das paisagens mais bonitas do Chile: a represa Embalse El Yeso.
Cada vez mais os turistas vem descobrindo as belezas da região, que já é visitada por moradores de Santiago há muitos anos, principalmente para escapadas de final de semana.
Você pode conhecer Cajón del Maipo em um passeio de bate e volta de um dia inteiro, ou se hospedar na região para curtir com calma os mirantes, caminhadas até as geleiras, banhos termais e até alguns passeios de aventura.
Passeios, tours e ingressos em Cajón del Maipo
3 – Portillo
Outra coisa muito legal pra se fazer no Chile é esquiar na neve. De longe, o Chile é o destino de esqui mais popular da América do Sul.
A estação de esqui Sky Portillo fica a 2 horas de Santiago, seguindo rumo ao norte. É a estação de esqui mais distante da capital, mas a boa estrutura e a tradição fazem dessa uma das estações de esqui mais famosas no Chile.
Além da estação de esqui com sua fachada amarela e azul, em Portillo você também pode conhecer a Laguna del Inca na Cordilheira dos Andes.
O hotel oferece recreação para crianças, e inúmeras atividades para adultos, como yoga, bar, boate, cinema, e claro os esportes de neve.
No blog Mulher Casada Viaja, a Márcia conta como é o bate e volta Santiago a Portillo. Vale conferir e se inspirar!
4 – Valle Nevado, Farellones e El Colorado
A região mais famosa para esquiar no Chile fica um pouco mais perto da capital. O acesso é fácil até mesmo para quem viaja com transporte público saindo de Santiago (46 km de estrada).
Nessa região são várias estações de esqui. Vale Nevado, Farellones, El Colorado são as mais famosas.
Dentre essas, o Valle Nevado é o maior centro de esqui da América do Sul, e a estação mais moderna do país.
São 37 trilhas e 11 elevadores. O Vale Nevado tão popular entre as famílias iniciantes quanto entre os esquiadores e praticantes de snowboard mais experientes.
Passeios, tours e ingressos em Vale Nevado
5 – Valparaíso
A terceira maior cidade do Chile, Valparaíso é movimentada e vibrante. Uma cidade portuária que pode ser uma excelente opção de passeio bate e volta saindo de Santiago.
O destino ficou famoso por suas muitas ruas de paralelepípedos e os históricos funiculares, que levam os turistas e moradores desde a parte baixa até o topo de uma das 45 colinas da cidade.
Inclusive, essas colinas, ou “cerros” em espanhol, fazem parte da dinâmica da cidade, funcionando como bairros de Valparaíso. Os mais turísticos são o Cerro Alegre, Cerro Concepcion e Cerro Belavista.
O centro de Valparaíso foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. A principal referência de localização no centro de Valparaíso é a Plaza Sotomayor.
Muitas atrações da cidade são ligadas à rica herança marítima do país, incluindo o Museu Lord Cochrane e o Museu Naval e Marítimo.
A arquitetura de Valparaíso também é um destaque, com as casas multicoloridas do centro histórico e a intensa presença da arte de rua nas ruas íngremes.
Além disso, Valparaíso tem uma forte vibe boêmia. Pare em um pequeno café diferente todos os dias, aprecie a arte de rua e, se decidir pernoitar na cidade, observe a beleza das luzes refletindo na baía.
Nas proximidades de Valparaíso, você também pode visitar Isla Negra, onde fica La Sebastiana, uma das 3 casas de Pablo Neruda no Chile.
Passeios, tours e ingressos em Valparaíso
6 – Viña del Mar
Vizinha a Valparaíso, o balneário de Viña del Mar pode ser visitado em um bate e volta saindo de Santiago do Chile.
Muitos vão a Viña del Mar pelas praias. Mas há muito mais a se fazer por lá.
Leia também: O que fazer em Viña del Mar, Chile
Por exemplo, conhecer La Quinta Vergara, um jardim exótico no coração da cidade. Ou o Parque Reloj de Flores, um bonito relógio desenhado em um canteiro de flores.
Há também o Castilo Wulff, um castelo bem peculiar que fica em uma área rochosa da praia. Há um cassino dentro do castelo pra quem quer diversão à noite depois de tomar sol e nadar o dia todo.
Passeios, tours e ingressos em Viña del Mar
7 – Valle de Casablanca
No caminho entre Santiago e Valparaíso / Viña del Mar, você pode fazer uma parada estratégica numa região produtora de vinhos brancos, o Valle de Casablanca no Chile.
É um dos lugares para conhecer no Chile que ficam mais perto de Santiago e podem render tanto um bate e volta de 1 dia quanto uma pernoite nos hotéis da região, para visitar ainda mais vinícolas.
O sucesso da produção de vinhos na região foi essencial para que hoje o Chile detenha o posto de principal produtor de vinhos brancos da América Latina!
Veja mais detalhes sobre o que fazer no Valle de Casablanca.
Passeios, tours e ingressos em Valle de Casablanca
8 – Parque Nacional Torres Del Paine
Uma das áreas naturais mais bonitas do Chile e um destino de viagem cada vez mais popular entre turistas, o Parque Nacional Torres del Paine é a principal atração da Patagônia chilena.
O Parque Nacional Torres del Paine está localizado a cerca de 110 quilômetros ao norte da cidade de Puerto Natales, e a cidade funciona como porta de entrada do parque.
Outra opção é a cidade de Punta Arenas, mais ao sul, que pode ser uma base mais interessante para explorar a Isla Magdalena, o Monumento Natural Los Pinguinos e a Cervejaria Austral.
As trilhas se desenvolvem ao redor da espetacular cadeia de montanhas. O cenário é espetacular: geleiras de azul brilhante, belos lagos em tons de turquesa e muitos rios. É bem isso!
Por lá existem várias trilhas com diferentes níveis de dificuldade, muitas oferecendo abrigos noturnos com o básico necessário para quem quer encarar as caminhadas mais longas.
Para alguns trajetos, guias profissionais são recomendados e, em algumas áreas, obrigatórios.
E não pense que o Parque Nacional de Torres del Paine é um destino apenas para mochileiros e aventureiros.
Também há muitas opções de hospedagem de luxo (com opções de all inclusive), como o Hotel Explora e Ecocamp Patagonia.
Passeios, tours e ingressos em Torres del Paine
9 – Monumento Natural Cueva del Milodón
Ainda na vibe aventureira, mas de uma forma mais leve, o Monumento Natural Cueva del Milodón fica bem no coração da região patagônica do Chile.
O parque oferece uma série de cavernas de fácil acesso, em torno de uma incrível formação rochosa conhecida como Cadeira do Diabo (Silla del Diablo).
Na caverna principal, foram descobertos os restos bem preservados de um Milodón, um mamífero pré-histórico.
São 200 metros de profundidade e muitas oportunidades de exploração.
Se possível (e com disposição), pegue a trilha que leva ao topo da caverna, onde você vai ter uma vista espetacular do Fiorde de Eberhard.
Aproveite também para explorar as muitas outras trilhas do parque.
10 – Cabo dos Hornos
A última parada antes da Antártida, o Cabo Horn, ou Cabo dos Hornos, na Tierra del Fuego.
O Cabo Horn marca o local onde os oceanos Atlântico e Pacífico se encontram, e visitar esse lugar pode oferecer uma aventura de um dia inteiro.
Mas pela dificuldade de acesso, esse passeio pode sair bem caro.
Os navios de cruzeiro são a melhor opção para chegar lá. Os cruzeiros passam por lá a caminho da Antártida e, se o clima e o mar permitirem, fazem paradas em Cabo Horn por cerca de uma hora.
Além da curiosidade geográfica, não há muito o que ver em Cabo Horn. Além de uma base da marinha chilena, há um memorial onde foi colocada uma escultura com a silhueta de albatroz, feita pelo escultor chileno José Balcells.
O memorial é uma homenagem aos marinheiros que morreram ao tentar “contornar o chifre”.
11 – Parque Rapa Nui & Ilha de Páscoa
Não dá pra falar de parques naturais do Chile sem dar destaque para o Parque Nacional de Rapa Nui, na Ilha de Páscoa.
A ilha fica a 3500 km do Chile continental, mas ainda assim, é um dos mais impressionantes lugares para conhecer no Chile.
Este Patrimônio Mundial da UNESCO é um dos maiores mistérios da Terra e, sem dúvida, imperdível.
É claro que as famosas centenas de estátuas gigantes, conhecidas como Moai, são a maior atração da ilha.
Mas Rapa Nui também é onde você encontrará uma das melhores praias do Chile, Anakena. É um pequeno trecho de areia perfeito para uma pausa nas caminhadas.
Vale também conhecer o Museu Antropológico Padre Sebastian Englert em Hanga Roa, principal comunidade da ilha.
Passeios, tours e ingressos na Ilha de Páscoa
12 – Parque Nacional Chiloé
Outro lugar encantador para conhecer no Chile é o Parque Nacional Chiloé, que fica na Ilha de Chiloé, a segunda maior do país.
Além de muitas igrejas de madeira (uma tradição local), você verá várias casas antigas, multi coloridas e super bonitinhas.
Também tem espaço para paisagens naturais deslumbrantes, desde densas florestas temperadas à belas praias selvagens.
Além da beleza natural, um destaque em uma visita a Chiloé fica por conta da vida selvagem, como baleias azuis, golfinhos e pinguins, que costumam ficar perto do Monumento Natural Islotes de Puñihuil.
Os mais aventureiros podem fazer um passeio de caiaque no mar, caminhadas e turismo ecológico.
Passeios, tours e ingressos na Ilha de Chiloé
13 – Valdivia
Valdivia é uma cidade universitária que é conhecida pelas artes e pela cultura da cerveja artesanal. E não sei vocês, mas nós aqui curtimos muito!
Tem também a Semana Valdiviana, um grande evento que comemora a fundação da cidade.
Se você estiver lá nessa época, vai adorar o mercado de artesanato, o desfile de navios e os fogos de artifício que encerram a semana.
Um dos edifícios históricos mais populares é o Mercado Municipal, ótimo lugar para experimentar pratos tradicionais do Chile.
Não deixe de conferir também o Convento de São Francisco e as dezenas de prédios de influência europeia, que hoje são usados pelos centros culturais e governo da cidade.
Passeios, tours e ingressos em Valdivia
14 – Pucón
Pucón fica cerca de 800km ao sul de Santiago, na região central dos lagos andinos no Chile.
A cidade está situada no lago Vilarrica, com uma vista privilegiada para o vulcão Villarrica, na Cordilheira dos Andes.
Pucón é uma cidade pequena, mas um tesouro quando falamos de destinos de aventura do Chile. Não faltam opções: trilhas de caminhada, esportes aquáticos, rafting, esqui e snowboard.
A alta temporada em Pucón é o inverno, quando as estações de esqui recebem a maioria dos turistas.
A cidade também tem algumas termas (Thermas Geométricas e Termas de Huife), para você poder relaxar dos dias gelados em um banho de águas quentinhas.
Você também pode visitar Pucón no verão, quando vai ter a chance de curtir os esportes aquáticos no lago e entrar em grupos de escaladas para subir o Vulcão Villarrica.
Passeios, tours e ingressos em Pucón
15 – Puerto Varas
Também na região dos lagos andinos no Chile, Puerto Varas fica às margens do extenso Lago Llanquihue.
A vista mostra dois vulcões, o Vulcão Osorno e o Vulcão Calbuco, ambos ainda ativos.
A cidade tem uma arquitetura colonial, mostrando muito da influência alemã.
Toda essa região dos lagos no sul do Chile é famosa por receber viajantes em motor homes, fãs de road trips e exploradores de natureza. São muitas paisagens bonitas para serem visitadas!
Em Puerto Varas também há boas opções de atividades para quem procura turismo de aventura no Chile.
16 – Vale de Cochamó
Conhecida como o “Yosemite do Chile”, a bela região do Vale de Cochamó é uma área deliciosa para explorar na região dos lagos andinos.
A região se tornou extremamente popular entre a galera que é fã de trilhas e os alpinistas, que são atraídos pela chance de enfrentar os mais de mil metros de paredes de puro granito.
Há uma variedade de trilhas com diferentes graus de dificuldade, a maioria delas levando você diretamente a pontos turísticos populares, como as belas cachoeiras da região.
Uma das mais famosas, é uma caminhada ‘básica’ de cerca de 6 horas, começando na aldeia de Cochamó e chegando a La Junta, um posto avançado rochoso com vários parques para camping.
17 – Puerto Montt
Para terminar nossa seleção de lugares para conhecer no Chile na região dos lagos, temos Puerto Montt.
Puerto Montt é a capital do distrito e serve como porta de entrada para quem vai viajar pela Patagônia chilena e Cordilheira dos Andes.
A Plaza de Armas de Puerto Montt tem uma catedral neoclássica do século XIX e a Casa del Arte Diego Rivera, que é uma galeria surpreendente com obras de artistas nacionais e locais.
Bem pertinho tem a Caleta de Angelmó, um grande mercado local, e um pouco mais longe encontra-se o vulcão ativo Calbuco.
18 – Carretera Austral
Curte uma road trip? A Carretera Austra, com seus 1240 km de estrada (em sua maior parte não pavimentada) é uma das maneiras mais emocionantes de viajar no Chile: de carro.
Dependendo dos lugares para conhecer no Chile que entraram no seu roteiro, você pode iniciar a Carretera Austral no extremo norte de Puerto Montt ou na cidade mais ao sul, Villa O’Higgins.
A maioria dos viajantes que fazem esse tour alugam um veículo em Puerto Montt e percorrem as paisagens glaciais e florestais do norte da Patagônia.
Alguns destaques no caminhos são a Geleira Suspensa (ou Pendurada) Queulat, o Bosque Encantado, o Glaciar San Rafael e as Cavernas de Mármore.
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
19 – Cavernas de Mármore
Mesmo que você não faça todo o trajeto da Carretera Austral, considere fortemente uma visita às Cavernas de Mármore. Um dos lugares para conhecer no Chile mais impressionantes dessa lista!
Há grandes chances de que você já tenha visto essas cavernas em fotos com a legenda “lugares incríveis para ver antes de morrer”.
Escondido sob uma península no Lago Carrera General, as águas azul-turquesa desse lugar absurdo de lindo refletem a luz do sol no teto das cavernas.
O reflexo criado pela luz do sol nas paredes da Caverna de Mármore é diferente de qualquer outro lugar na Terra.
20 – La Serena
Graças às suas belas praias e arquitetura histórica, a segunda cidade mais antiga do Chile se tornou um destino muito popular entre viajantes tanto nacionais como estrangeiros.
Muito famosa também por suas várias igrejas e pelo valor histórico da parte antiga da cidade, por lá você vai encontrar vários lugares interessantes para visitar, como a Igreja Catedral de La Serena, monumento histórico da UNESCO desde 1981.
A Avenida del Mar tem cerca de 6km e ao longo de sua extensão, você pode conhecer 12 praias. No verão, acontece o Festival da Canção La Serena, que vem crescendo em destaque desde 2004.
Nos arredores da cidade, você pode apreciar a beleza do Vale de Elqui, com pequenas cidades encantadoras, montanhas íngremes e um vale verde fértil cheinho de vinhedos, destilarias de pisco e várias frutas.
O Observatorio Cerro Mamalluca, a atração mais popular do vale, também pede uma visita. Lá você vai ver outras galáxias através de seu poderoso telescópio.
21 – Talca
Falando em história, Talca já foi uma das maiores cidades chilenas. A declaração de independência do país foi assinada nesta cidade, em 1818.
É uma cidade aconchegante com excelentes vistas dos Andes. Você vai adorar passar alguns dias bem relaxantes por lá, conhecendo as vinícolas dos arredores, no Vale Maule e Vale de Talca.
Outro atrativo interessante que você pode visitar na região é a Reserva Nacional Altos de Lircay.
22 – Arica
Conhecida como a Cidade da Eterna Primavera, Arica é a cidade mais ao norte do Chile, próxima à fronteira com o Peru.
Foi habitada há séculos por tribos nativas que viviam da agricultura, cerâmica e eram consideradas parte do Império Inca.
Arica tem quilômetros de litoral, dunas douradas e uma vida noturna agitada.
É um ótimo ponto de partida para explorar essa parte mais no interior do Chile, onde estão as ruínas dessas culturas tão antigas.
Arica também fica bem perto do Parque Nacional Lauca, nosso próximo item da lista de lugares para conhecer no Chile.
23 – Parque Nacional Lauca
Nessa região do extremo norte do Chile, o Parque Nacional Lauca é uma atração imperdível.
É um destino perfeito para os amantes de caminhada. Você pode apreciar muitos lagos de montanha (alguns intocados), principalmente o Cotacotani e o Chungará (o lago mais alto do planeta, há 4520 metros de altitude).
Há também vários sítios arqueológicos na região, junto com evidências da chegada dos primeiros europeus na arquitetura das muitas igrejas e construções coloniais.
A altitude vai, literalmente, tirar seu fôlego. E se não for o suficiente, os vulcões altos, como o adormecido Parinacota, vão cuidar disso com sua beleza (ou dando aquele medinho mesmo).
Mas se você quiser uma atividade mais tranquila, como observar pássaros. São relatados mais de 140 espécies de aves nessa região.
24 – Parque Pumalín
Este parque é um dos principais lugares para conhecer no Chile, e um dos locais mais visitados do país É um santuário natural desde 2005 e vem se tornando cada vez mais popular.
Nesse parque você vai encontrar algumas das árvores mais antigas do mundo.
Com ótimas opções de trilhas, acampamentos e instalações para visitantes, o Parque Pumalín é uma delícia para explorar, seja para uma curta caminhada na natureza ou como parte de uma aventura de ecoturismo mais longa.
Para isso, conte com acomodações rústicas com vista para um dos cenários mais bonitos e intocados do mundo.
25 – San Pedro do Atacama
San Pedro de Atacama jamais poderia ficar de fora de uma lista com lugares para conhecer no Chile. Esse destino espetacular atrai visitantes de todo o mundo.
A pequena San Pedro de Atacama é como um refúgio no meio do deserto mais seco do mundo.
A cidade serve como base para explorar as várias atrações da região, como a Reserva Nacional Los Flamencos, o Salar de Tara, os Geyseres del Tatio e as termas de Puritama.
Conheça também o Valle de la Luna e veja as formações rochosas e as montanhas listradas de rosa.
Há uma alta concentração de cobre e quartzo na região, e há quem diga que esse é o motivo da energia do destino ser tão boa, sempre atraindo mais gente pra lá.
Leia também: O que fazer no deserto do Atacama
26 – Fabricas Humberstone e Santa Laura
Já pensou em visitar uma “cidade fantasma”? Esse talvez seja o mais exótico dos lugares para conhecer no Chile dessa lista!
Ao norte da cidade de Iquique, no remoto deserto dos Pampas, há uma fábrica de salitre abandonada que foi declarada patrimônio mundial da UNESCO em 2005.
Este lugar de beleza exótica e fascinante já foi o lar de uma comunidade movimentada.
Por mais de 60 anos, muitos trabalhadores do Chile, Peru e da Bolívia criaram um ambiente hostil com cerca de 200 minas nas Obras de Salitre Humberstone e Santa Laura.
O lugar está abandonado desde 1960. Mas por conta do afastamento da área e do clima intenso, o ideal é fazer a visita com um guias profissionais.
Qual desses lugares para conhecer no Chile será seu próximo destino?
Do sul da Patagônia à fronteira norte com o Peru, o que não faltam são lugares para conhecer no Chile.
Nossa lista incluiu pouco mais de duas dúzias de atrações, em diferentes regiões geográficas. Mas vai por mim: tem muito mais coisa pra descobrir no país!
Estamos falando de um dos principais destinos do planeta para viajantes aventureiros (e o número 1 na América do Sul). Se esse é seu tipo de viagem, você precisa incluir o Chile no radar para as próximas viagens.
Além dos Andes, das belas praias, das geleiras, e vulcões (inclusive ativos!), o Chile também conta com muitos e excelentes parques nacionais e áreas de conservação.
Alguns deles bem populares para quem gosta de trilhas e caminhadas, outros mais voltados para aqueles que querem ainda mais aventuras, como escalada, rafting ou mountain bike.
E como se não bastasse, o Chile também tem suas atrações culturais, com cidades como a capital Santiago oferecendo muitos museus e galerias de arte, e as lindas Valparaíso e Viña del Mar.
Seja qual for seu tipo de destino favorito, não faltarão belos lugares para visitar e fotografar no Chile.
E para continuar viajando pelo Chile, confira todos os posts que já publicamos no site sobre o Chile.
Para inspirar sua viagem para o Chile
Filmes: Chove sobre Santiago (1976), Missing – Desaparecido (1982, Oscar de Melhor Roteiro Adaptado), Casa dos Espíritos (1993, disponível na Netflix), No (2012).
Músicas: Run run se fue pal norte (Violeta Parra), Lamento del Indio (Inti Illimani), Porque no se van (Los Prisioneros).
Livros: Cem Sonetos De Amor, de Pablo Neruda, (Nobel de Literatura), Gabriela Mistral en Verso y Prosa, de Gabriela Mistral (Nobel de Literatura), O Longo Adeus A Pinochet, de Ariel Dorfman.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Oi klecia estou planejando em ir ao chile você recomenda ir de Avião ou Ônibus, na verdade tenho pânico de avião, mais vi seu post sobre ter ido de ônibus me animei. Bjs querida espero que me apaixo ainda mais por chile pessoalmente ,pois depois que vi do seu depoimento me apaixonei perdidamente por esse país e estou anciosa pra conhecelo.
Oi Bianca! Você vai adorar o Chile, como revelei no texto é meu país favorito na América do Sul <3
Olha, sobre o deslocamento, com certeza avião seria mais fácil. Mas se você prefere encarar a viagem de ônibus, tem como sim!
Eu não fiz o trajeto completo de ônibus, somente a parte entre Mendoza na Argentina até Santiago no Chile. Foi muito tranquilo, mas isso é bem pouco comparado com os muitos quilómetros Brasil - Chile. Para você ver como funciona e quanto custam os ônibus, tem esse site: http://www.busbud.com. Dei uma olhada saindo do Rio de Janeiro, e a passagem de ida em ônibus custa R$600,00 em ônibus convencional (aquele que a cadeira só reclina um pouquinho). A duração da viagem que assusta um pouco: há opções de 2 ou 3 dias.
Parece não ser uma opção das mais fáceis, mas se o seu ponto é mesmo evitar o avião, pode ser uma opção.
Só uma dica, não importa o que você escolha: não deixe que nenhum medo te impeça de conhecer esse nosso mundo lindo!
Qualquer dúvida estou por aqui! Beijos e boas viagens!
Prefiro mil vezes o Chile do Fui Ser Viajante… rsrsrs Já estive no país não sei quantas mil vezes e não consigo me apaixonar! É mesmo um país bonito e organizado (impressionante o depoimento de Rafael, especialmente sobre a evacuação), mas para mim, falta um pouco (muito, vai) de Isabel por lá! ehehe
Falando de países preferidos na América do Sul: Argentina ganha fácil boa parte de meu coração. Mil vezes naquele país, mil vezes me apaixono. Em segundo lugar, Colômbia… gostaria de mil vezes voltar além das 2 que já fui.
De qualquer maneira, eu adoro ver o Chile através de seus olhos. Desejo para 2018 mais histórias sobre o Chile, mais textos sobre momentos vividos, experimentados, sentidos neste país. Que o FSV em 2018 traga notícias do Chile, sentimentos, sensações… Quero viajar com vocês. Quem sabe assim, quando voltar, eu mude a minha relação com o Chile?! beijuuuss
P.S. Texto taaaaao lindo que li duas vezes para que os detalhes não me escapassem…
Oi Aninha,
pelo menos o Chile dos meus olhos você ama <3
EU realmente tenho uma afinidade enorme com o país. Também gosto da Argentina, mas o Chile é meu real e verdadeiro amor haha
Beijocas!
estivemos algumas vezes no Chile, de Santiago para o sul. o norte deixamos para mais adiante. Santiago foi paixão à primeira vista. depois, Puerto Varas/Puerto Montt e os pequenos “pueblos” ao redor. mais adiante, em ida à Ushuaia, passamos por Punta Arenas, Puerto Natales (encantadora) e mais aadiante fizemos a Região dos Lagos, saindo do Lago Todos los Santos até Bariloche, com parada em Peulla. o Chile tem tudo de bom, cultura, povo que gosta de brasileiro, música, folclore, literatura, paisagens múltiplas, cordilheira, vinho, gastronomia, enfim, uma lista interminável de maravilhas. um país que gosto demais. o post me trouxe belas recordações. o meu abraço.
Ainda falta tanto para conhecer! Você já visitou lugares que estão na minha lista de desejos! A patagônia chilena é uma das prioridades 🙂
Também adoro o Chile, queria voltar mais do que consigo! País incrível! Um abraço!