Pontos turísticos da Bolívia: conheça os lugares mais incríveis do país!

Quando pensamos em visitar algum país da América Latina, de maneira geral, a Bolívia não é a primeira opção de muitos de nós. O que é uma pena, pois este é um país incrível e os pontos turísticos da Bolívia são surpreendentes!

Como todo país latino americano, a Bolívia é repleta de paisagens lindas, uma cultura rica em história e tradição, além de ter um povo muito acolhedor e carinhoso.

Caso você esteja pensando em passear por terras bolivarianas, fique tranquilo! 

Neste artigo vou te dar algumas dicas dos principais pontos turísticos do país, as melhores cidades para se visitar e que atividades você pode fazer durante seu passeio. Vem comigo?

Que tipo de turismo a Bolívia oferece?

A Bolívia possui uma diversidade geográfica e cultural imensa, o que a torna um destino interessante para vários tipos de turismo e atividades. Entre as inúmeras opções, estão:

Turismo Histórico e Cultural

A Bolívia possui uma rica herança cultural, com influências indígenas, espanholas e outras. Os viajantes podem explorar cidades coloniais bem preservadas, onde podem aprender sobre a história do país. 

Turismo de Natureza

A Bolívia possui uma rica biodiversidade e reservas naturais. A Amazônia boliviana é uma área importante para o ecossistema amazônico e oferece aos visitantes a chance de explorar a floresta tropical e observar a vida selvagem. 

A parte ocidental do país abriga a Cordilheira dos Andes, com seus picos majestosos e lagos deslumbrantes. Devido a isso, há opções de trilhas e atividades como trekking, mountain bike e escalada.

Turismo Gastronômico

A culinária boliviana é variada e deliciosa. Quando estiver na Bolívia, vale muito a pena experimentar pratos típicos, como:

  • saltenha (um tipo de empanada)
  • a sopa de maní (sopa de amendoim) 
  • anticucho (espetinho de carne) 

Além disso, a Bolívia é conhecida pelo seu chocolate de alta qualidade, produzido a partir de cacau cultivado na região amazônica.

Você pode até mesmo participar de um tour gastronômico, como um tour de pratos típicos em La Paz, ou visitar a rota do café em Corouco (nos arredores de La Paz).

Quais os principais pontos turísticos da Bolívia?

Antes de saber quais os principais pontos turísticos da Bolivia, é preciso saber que o país é dividido em três grandes regiões:

  • Planícies Tropicais
  • Subandina
  • Altiplano

Cada uma delas têm características geográficas, sociais e culturais diferentes, o que faz do país ainda mais diverso em diversos aspectos.

Não é atoa que, hoje em dia, o país se chama Estado Plurinacional de Bolívia!

E para comprovar o resultado de toda essa diversidade, confira agora as suas principais atrações turísticas.

Lago Titicaca

O Lago Titicaca está localizado no coração dos Andes, na fronteira com o Peru.

É o lago de maior altitude do mundo – está a uma altitude superior a 3800 metros (ou seja, tenha folhas de coca em mãos para se livrar dos efeitos do soroche). 

Várias pequenas cidades estão situadas às margens do lago, as quais ainda preservam o modo de vida de seus ancestrais.

Além de ser um dos principais pontos turísticos Bolívia, este lago é um dos maiores do mundo. 

Para os Incas, era um lugar sagrado, considerado o seu local de origem. Nos arredores do lago, é possível encontrar muitos vestígios e ruínas dessa antiga civilização.

Isla del Sol e Lago Titicaca na Bolívia

As paisagens são espetaculares. E há vários passeios para fazer no lago, desde uma simples navegação até travessia para suas ilhas (sendo a mais famosa delas a Isla del Sol).

Isla del Sol

A Isla del Sol, no lago Titicaca, é um dos maiores pontos turísticos da Bolívia e visitar essa ilha cheia de encantos e mistérios é uma das experiências mais bacanas para viver no país.

Como não se encantar com a geografia da ilha, e não admirar os tons de azul profundo do lago mais alto do mundo?

A ilha ainda é cheia de de ruínas e antigos templos, com muita história para contar.

Por toda parte, os cenários encantam e são de uma beleza até difícil de descrever!

Muita gente visita a Isla del Sol num bate e volta de 1 dia saindo de Copacabana na Bolívia, mas vale a pena reservar uma pousada e ficar pelo menos uma pernoite na ilha.

As luzes ao por do sol são incríveis e ver as estrelas no céu também é uma coisa de outro mundo!

Veja hospedagens disponíveis na Isla del Sol

Isla del Sol - Bolívia.

El Choro Trekking

O El Choro Trekking é uma trilha famosa na Bolívia, que leva aproximadamente 3 dias e duas noites para ser concluída, com destino à cidade de Coroico.

Essa experiência é marcante e certamente irá renovar suas energias!

A trilha faz parte de uma rede de antigos caminhos Incas, proporcionando vistas deslumbrantes das florestas bolivianas e das montanhas da Cordilheira dos Andes.

Ao longo do percurso, é possível encontrar ruínas históricas, acrescentando um toque especial à jornada.

Viva essa experiência: trilha de 4 dias por El Choro

Huayna Potosí

A Bolívia oferece ótimas opções de trekking para viajantes aventureiros, como a montanha Huayna Potosí, localizada a 45 quilômetros de La Paz

Com cerca de 6088 metros de altura, a montanha faz parte da Cordilheira dos Andes e é recomendado ter bom condicionamento físico e um atestado médico para praticar a atividade. 

O trekking pode ser feito em dois ou três dias, com preços variando entre 180 a 300 dólares.

Viva essa experiência: trilha de 3 dias Huayna Potosí

Chacaltaya

Chacaltaya, nos arredores de La Paz, é uma das montanhas mais impressionantes do país.

Lá em cima, a mais de 5 mil metros de altitude, funcionava o Chacaltaya Ski Resort, uma antiga estação de esqui, que já foi a estação de esqui mais alta do mundo e hoje desativada.

O que visitar na Bolívia - Chacaltaya
O que visitar na Bolívia – Chacaltaya. Foto: Fui Ser Viajante

Ela precisou ser fechada e abandonada por consequência do aquecimento global, já que o nível de neve que se forma hoje em dia no topo da montanha não é o suficiente para manter a estação de esqui durante a temporada.

O tour até a antiga estação de esqui em Chacaltaya é um dos passeios mais procurados por quem está em La Paz.

Geralmente o passeio é feito combinado com outro atrativo famoso na região, o Valle de la Luna (veja mais informações aqui).

Valle de la luna

Outro ponto turístico da Bolívia que fica nos arredores de La Paz e pode ser visitado quando você estiver na cidade.

As formações no solo, esculpidas por anos de erosão dos ventos e chuvas, lembram o solo lunar e por isso o nome.

A natureza do lugar é extremamente peculiar, única e muito bonita!

Viva essa experiência: Tour valle de la luna e Chacaltaya

Tour Chacaltaya e Valle de la Luna, La Paz, Bolívia

Tour de bicicleta pela Estrada de la Muerte

A estrada de la Muerte é considerada por muitos como a estrada mais perigosa do mundo!

A forma mais tradicional (e aventureira) do passeio é fazer a descida de bicicleta.

O grupo de Mountain bike desce os mais de 3.500m da estrada até chegar em um refúgio de animais na selva, o ponto final do passeio.

O passeio também sai de La Paz. Você pode fazer sua reserva aqui.

Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo, está localizado na região sudoeste da Bolívia, próximo às cidades de Uyuni, Sucre e Potosi. 

Com cerca de 12.000 km2 de extensão e 3.600 metros de altitude, apresenta paisagens surpreendentes, incluindo uma imensidão branca de sal, lagunas coloridas, cactos gigantes, formações rochosas, vulcões, lhamas e flamingos. 

Cenários espetaculares, acompanhados de muito frio.

Alguns perrengues que são esperados ao visitar um lugar tão remoto, e muita troca cultural nesse destino onde o corpo passa frio, mas o coração fica bem quente.

Viva essa experiência: Tour de 3 dias no Uyuni | Tour de 5 dias no Uyuni

Tour Salar de Uyuni - Bolívia pontos turísticos

Cal Orcko

A parede de Cal Orcko, localizada a 5 km da cidade de Sucre, é outro dos imperdíveis pontos turísticos da Bolívia! 

Com mais de 5 mil pegadas de dinossauros identificadas, revelando o rastro de oito espécies diferentes que percorreram o local há cerca de 68 milhões de anos, é como um verdadeiro parque jurássico. 

A visita a esse local pré-histórico é uma ótima opção para toda a família, com fácil acesso por meio de ônibus saindo do centro da cidade.

A entrada custa cerca de 30 pesos bolivianos, proporcionando uma oportunidade incrível de explorar a história da Terra.

Viva essa experiência: Tour privado por Cal Orcko

Ruínas de Tiahuanaco 

As Ruínas pré-históricas de Tiahuanaco (ou Tiwanaku), localizadas próximo ao Lago Titicaca, são um extraordinário sítio histórico bolivariano, um dos prováveis berços da Civilização Americana.

Os antigos habitantes pré-colombianos dessa região ergueram templos, plataformas, muros e esculturas de pedra entre 400 e 1000 d.C., demonstrando uma notável habilidade em construção e acabamento. 

Essas ruínas são testemunhas impressionantes do passado e proporcionam uma fascinante visão da antiga civilização que ali prosperou.

Viva essa experiência: tour privado a Tiahuanaco

Minas de Potosí

O Cerro Rico (ou Sumaq Urqu) faz parte da Cordilheira dos Andes, e é uma montanha importante para a Bolívia.

Localizada na cidade de Potosí, essa montanha ficou famosa durante o período de dominação espanhola pela quantidade de prata que foi encontrada lá.

Por isso, em Potosí até hoje você pode visitar as minas de prata na região de Cerro Rico, as famosas minas de Potosí.

Há várias minas na região, como a mina Kunty, uma das mais modernas de Potosí, e a mina Candelária, mais antiga e tradicional. Você pode reservar um passeio para conhecer uma, ou várias minhas.

Na visita, além de aprender sobre a história das minas, você também tem uma imersão cultural nas tradições locais e a cultura mineira.

Seguro viagem para a Bolívia

A Bolívia é um dos destinos que a gente mais recomenda que você viaje sempre com um seguro viagem.

Se você planeja incluir atividades de aventura no seu roteiro, como a descida da estrada da morte de bicicleta, ter um seguro viagem não é uma opção: é mais que necessário!

Mas mesmo que você apenas planeje visitar as atrações mais “tranquilas”, um seguro viagem é mais que recomendado na Bolívia.

Você vai ter o desafio do soroche, o temido mal de altitude que pode trazer os mais diversos sintomas.

E também vai estar em contato com diferentes comidas e bebidas, além de lugares remotos onde os cuidados com higiene podem ser um desafio.

Vale muito a pena investir em um Seguro Viagem numa viagem assim!

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

Pontos turísticos da Bolívia: quais cidades conhecer?

Após conhecer determinados pontos turísticos da Bolívia, se você está se perguntando “quais as cidades mais bonitas da Bolívia?” ou “quais cidades visitar na Bolívia?”

Confira agora uma pequena lista das cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro!

La Paz

A cidade de La Paz, a capital administrativa da Bolívia, está localizada no Altiplano e é um importante centro cultural e político do país.

É uma das cidades mais altas do mundo, localizada a 3.600 metros acima do nível do mar. 

Os visitantes que chegam de regiões mais baixas (como nós brasileiros) podem sentir náuseas e tonturas, mas uma maneira de aliviar o mal-estar causado pela altitude (soroche) é beber o famoso chá de Coca.

Vale lembrar que a planta (usada desde o Império Inca):

  • é legal nos países andinos
  • não é viciante
  • não tem os efeitos da cocaína (produto processado das folhas de coca)

Com seu centro histórico preservado, La Paz oferece uma mistura de tradição e modernidade. Dentre suas atrações estão a Calle Jaén, Mirador Killi Killi, o Mercado de las Brujas e o Valle de la Luna. 

Leia também: Onde ficar em La Paz

Mirador Killi Killi em La Paz
Mirador Killi Killi em La Paz. Foto: Fui Ser Viajante

Em La Paz, é importante se despir de todo e qualquer preconceito e começar a olhar a cidade novamente. Muita pobreza, muito trânsito, muita poluição. Mas também um povo simpático, que ostenta uma cultura forte, original e única.

Veja mais: passeios para fazer em La Paz

E bons pedaços da nossa história como sul-americanos, contadas na versão de um país cansado de lutas por território: primeiro contra os espanhóis e depois contra os vizinhos Chile e Peru.

Fui Ser Viajante na Bolívia - primeira vez

Cochabamba

Localizada na Região Subandina, a cidade de Cochabamba é conhecida como “Cidade Jardim”. É famosa por seu clima ameno, belos parques e praças. 

Além disso, a cidade é um importante centro cultural e histórico, com uma rica herança indígena e colonial. 

Ela também é conhecida por seu Mercado La Cancha, um dos maiores mercados ao ar livre da América do Sul, onde é possível encontrar uma variedade de produtos locais.

Veja mais: Passeios em Cochabamba

Rurrenabaque

Rurrenabaque é conhecida como a porta de entrada para a região amazônica. Situada às margens do rio Beni, é popular entre os viajantes que desejam explorar a selva boliviana e o Parque Nacional Madidi. 

Oferece atividades como passeios de barco, caminhadas na floresta e visitas a comunidades indígenas. 

Com uma atmosfera descontraída, é perfeita para os amantes da natureza que desejam vivenciar a beleza da Amazônia boliviana.

Veja mais: Pontos turísticos Rurrenabaque

Copacabana

Copacabana também é uma cidade bacana para incluir no seu roteiro na Bolívia!

Ela está localizada às margens do Lago Titicaca e é um destino popular para os turistas pois de lá saem barcos para explorar a região do lago e visitar a famosa Ilha do Sol. 

O que ver e fazer em Copacabana na Bolívia

A cidade é conhecida por sua bela igreja colonial, a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana, onde ocorrem festivais religiosos tradicionais. 

Há quem diga que a Copacabana do Rio de Janeiro é uma referência a Copacabana da Bolívia, sabia?

A Copacabana da Bolívia é uma cidade bem pequena, que oferece uma atmosfera tranquila e vistas deslumbrantes do lago e das montanhas ao redor.

Santa Cruz de la Sierra 

Santa Cruz de la Sierra é a maior cidade da Bolívia e serve como porta de entrada para muitos brasileiros que visitam o país. 

Um ponto positivo é que a cidade oferece vantagens, como estar próxima à fronteira e, assim, não sofremos com os efeitos da altitude. 

Os principais atrativos concentram-se no Centro Histórico, onde se pode visitar a Catedral Basílica Menor de San Lorenzo e a Plaza 24 de Septiembre, além de museus e centros culturais.

Veja mais: Passeios em Santa cruz de la Sierra

Sucre

Sucre, a capital oficial da Bolívia, encanta os visitantes com sua arquitetura e centro histórico, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

Conhecida como “Cidade Branca”, Sucre possui uma riqueza cultural presente no cotidiano. A Plaza 25 de Mayo, a Casa de La Libertad e o Museo del Tesoro são alguns dos locais imperdíveis para visitar.

Veja mais: Passeios para fazer em Sucre

Potosí

Potosí, também Patrimônio Mundial da UNESCO, além de ser um dos pontos turísticos da Bolívia é um destino importante para conhecer a história do país. 

A cidade, que já foi uma das mais ricas do mundo, possui um centro histórico fascinante e construções coloniais impressionantes. 

O Cerro Rico, a Plaza 10 de Noviembre, a Catedral Metropolitana e a Casa Nacional de la Moneda são alguns dos pontos turísticos interessantes para explorar em Potosí.

Veja mais: O que fazer em Potosí

Como ir para a Bolívia?

Para visitar as principais cidades da Bolívia, as opções de voos diretos saindo do Brasil são muito limitadas. 

É possível encontrar voos a partir de São Paulo em companhias aéreas como a Latam, GOL, Aerocon e Boliviana de Aviación (Boa). 

Os principais aeroportos bolivianos são o Aeroporto Internacional de El Alto (LPB) em La Paz e o Aeroporto Internacional Viru Viru (VVI) em Santa Cruz de la Sierra. 

Se você preferir, também é possível chegar à Bolívia por via terrestre. É possível atravessar a fronteira de carro, ônibus ou até mesmo de trem.

Mas, é importante estar ciente de que essa será uma viagem bem demorada: pode durar até 36 horas.

E, independente de como você vai chegar: o importante é se permitir conhecer todas as nuances desse país tão incrível e tão importante para a preservação da ancestralidade sul-americana! Viva a Pachamama!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Marcella Oliveira
Marcella Oliveira é uma publicitária e jornalista belohorizontina que tem verdadeira paixão por ouvir e contar histórias. Tem síndrome de wanderlust e quer, cada vez mais, descobrir e redescobrir destinos no Brasil e no Mundo!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Analuiza disse:

Eu não tenho dúvidas de que as paisagens bolivianas devem ser mesmo impressionantes, mas só por esta prévia (para me deixar cheia de expectativa!) já imagino a quantidade de histórias e aventuras que vem por aí! Léo mochilou pela Bolívia e me conta histórias. Deve ter sido um aprendizado e tanto para vocês! 🙂 bjus

Klécia disse:

Foi sim! De vida e de viajante! A Bolívia acho que transforma todo mundo, nem que seja um pouquinho! Esperando você nos próximos posts, Ana! 🙂