Onde ficar em La Paz: conheça os 4 melhores bairros

Com sua arquitetura colonial e paisagens naturais impressionantes, a capital da Bolívia, La Paz, é um destino cheio de surpresas.

Ela acaba esquecida em muitos roteiros de viagem pela América do Sul, servindo para muitos apenas como ponto de parada entre outros destinos mais badalados, seja no Peru, no Chile ou na própria Bolívia.

Mas não se engane: a capital da Bolívia é muito mais do que um ponto de passagem.

Para quem decide ficar pelo menos alguns dias, La Paz oferece atrações turísticas interessantes, gastronomia típica e paisagens de tirar o fôlego!

Vai visitar a La Paz? Então esse post pode te ajudar. Vamos falar dos principais bairros da cidade, mais procurados pelos turistas para se hospedar na cidade.

Melhores bairros para se hospedar em La Paz

Para cada bairro, vamos comentar sobre suas características e ainda indicar algumas opções de pousadas e hotéis interessantes, que ficam como opção de reserva. Confira:

Sopocachi

Sopocachi é considerado o melhor bairro para ficar em La Paz.

Muito disso é por conta da infraestrutura. Lá você encontra vários bares e baladas, além dos melhores cafés e os restaurantes da cidade. Também é por lá que estão as praças e ruas mais bonitas de La Paz.

O bairro é relativamente plano e fácil de passear a pé, sem a dificuldade de subir colinas e ladeiras constantemente, o que é um ponto muito positivo já que você estará visitando a capital com maior altitude na América do Sul.

Leia mais: Dicas para evitar o soroche, o temido mal de altitude

O bairro não é muito grande e pode ser percorrido em cerca de 20 minutos, mais ou menos. Portanto, tudo em Sopocachi vai estar bem pertinho, a uma curta distância de caminhada.

O bairro também é considerado um dos mais seguros da cidade.

É uma área que cresceu sendo basicamente residencial, a princípio. Uma de suas principais características é a arquitetura. Muitas casas do bairro são tombadas como patrimônio arquitetônico de La Paz.

Estando em Sopocachi, vale muito a pena incluir um passeio no Mi Teleférico, o sistema de teleférico mais longo do mundo, que hoje é uma das principais atrações turísticas de La Paz.

Outros lugares bacanas para se conhecer em Sopocachi tem uma pegada cultural: o Conservatório Nacional de Música, a Academia Nacional de Belas Artes são dois exemplos, entre muitos outros.

Sopocachi é, sem dúvida, uma ótima opção de bairro para se hospedar em La Paz se você procura uma área movimentada e de vida noturna animada durante os finais de semana.

Onde ficar em La Paz: Sopocachi

Ritz Apart Hotel $$$

Alcalá Apart Hotel  $$

Stannum Boutique Hotel & Spa $$$$

Centro de La Paz

Em geral, o centro de uma cidade é um bom lugar para se hospedar porque costuma ficar bem próximo dos pontos turísticos relacionados à história da cidade. Em La Paz não é muito diferente.

É no centro que fica a Plaza San Francisco, uma das mais importantes e famosas da cidade.

Igreja de São Francisco - O que fazer em La Paz em um roteiro de 2 dias
Foto: Fui Ser Viajante

Outro ponto de interesse, mais perto do centro histórico da cidade é a Plaza Murillo, onde ficam a maioria dos museus e monumentos.

Ao norte, você tem a sede do governo com todos os seus grandes edifícios, praças pomposas, galerias e museus.

Já ao sul, você tem a famosa Calle Sagarnaga com suas inúmeras lojas de roupas confeccionadas com lã de alpaca, vendedores ambulantes e restaurantes. É uma região que está sempre cheia de turistas.

A Avenida 16 de Julio atravessa o centro e é a principal veia do comércio, finanças e entretenimento em La Paz.

Confira alguns pontos turísticos que valem muito a visita:

Mercado de las Brujas, com suas lojas vendendo os mais diversos produtos destinados à realização de rituais tradicionais;

Calle Jaén, uma das ruas coloniais mais bem conservadas e repleta de museus;

– e ao lindo mirante Killi Killi, com uma vista panorâmica da cidade.

É também no centro que está a maior oferta hoteleira da cidade.

Onde ficar em La Paz: centro

Hotel Rosario La Paz $$$

Patio de Piedra Hotel Boutique $$$

Hotel Presidente $$$$

No Fear Hostel $$

Zona Sur

É a área de menor altitude de toda a cidade, localizada entre 3.200 e 2.800 metros acima do nível do mar.

Lá estão a maioria dos bairros residenciais de La Paz, entre eles Koani, Achumani, Obrajes, San Jorge, Irpavi e Calacoto. 

Ao longo dos anos e graças ao seu crescimento econômico, a Zona Sur acabou se tornando um novo centro comercial e financeiro de La Paz.

Por isso, é uma das áreas mais exclusivas para se viver, com avenidas largas, restaurantes chiques e lojas das principais marcas.

Também é famoso por ser o bairro diplomático, com embaixadas e consulados de países como Panamá, China, Irã e Egito.

Esta é a melhor região para ficar em La Paz se você quiser curtir um ambiente tranquilo e algo mais requintado ao mesmo tempo.

Além disso, também tem várias opções de lazer e entretenimento. Tudo isso sem esquecer que você poderá se deslocar facilmente para visitar os principais pontos turísticos da cidade.

Onde ficar em La Paz: Zona Sur

Atix Hotel $$$$

Suites Camino Real $$$$

Bolivian Rooms & Suites $$$

Miraflores

Assim como Sopocachi, Miraflores é um bairro residencial localizado a leste de La Paz, separado do centro pelo Parque Urbano Central.

Com o aumento da população, deixou de ser um bairro estritamente residencial e virou um importante centro comercial e de lazer. Tem muitos cafés, restaurantes e lojas.

Com tantas opções de serviços, Miraflores é um dos melhores lugares para se hospedar em La Paz.

Entre suas ruas está o Estádio Hernando Siles com capacidade para 45.000 pessoas, onde, além dos jogos dos principais times de futebol da cidade (entre eles o The Strongest), também são realizados shows e outros eventos.

Lá também estão os principais hospitais e universidades de La Paz. Outros destaques de Miraflores são:

Jardim Botânico, com grande variedade de plantas e pássaros;

Little Big Ben, um relógio doado por cidadãos britânicos no 400º aniversário da cidade; e

Plaza Villaroel, onde está localizado o Museu da Revolução Nacional, entre outros.

Não é o bairro mais recomendado para quem viaja pela primeira vez para a La Paz, ou para quem terá uma estadia mais curta, por uma questão de facilidade de deslocamento para os pontos turísticos.

No entanto, se você já passou conhece a cidade, e quer experimentar um novo ângulo, Miraflores é uma boa escolha – e bastante econômica também.

Onde ficar em La Paz: Miraflores

El Museo ex-Tinka Hotel Boutique $$

Anami Hotel Boutique $$$

Mitru Express Hotel $$$

Seguro viagem Bolívia

Não esqueça que o Seguro Viagem é um investimento muito importante em qualquer viagem internacional.

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.

Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.

Não faltam motivos para visitar La Paz

A cidade de La Paz é parada obrigatória para qualquer viajante que visite a Bolívia. Está localizada no oeste da Bolívia, a apenas 70 km do famoso Lago Titicaca, pertinho também da majestosa Isla del Sol.

É a capital mais alta da América do Sul, com mais de 3600 metros acima do nível do mar, e é cercada pelas impressionantes montanhas do Altiplano Andino.

Desde a Guerra Civil de 1825, a Bolívia tem duas capitais: Sucre é a capital oficial, onde está o poder Judiciário, e em La Paz funciona a sede do Executivo e Legislativo.

A cidade é o maior centro cultural, político e financeiro do país, sendo a cidade mais importante da Bolívia atualmente.

Também se destaca por ter o sistema de transporte aéreo por cabo mais longo e mais alto de todo o planeta.

E você, já visitou La Paz? Pode compartilhar com a gente qual bairro você se hospedou na cidade? O que achou? Conta pra gente na caixinha de comentários!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Foto em destaque: StockSnap por Pixabay

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *