O que fazer em Prado Bahia: praias, passeios e onde comer
Sabe aqueles destinos fáceis de explorar? Prado é assim. É fácil de chegar, fácil de achar hospedagem, de visitar os atrativos. E tem muito o que fazer em Prado na Bahia, viu?
Um jeitinho de cidade pacata, onde você vai passear sem nenhuma preocupação, além de passar o protetor solar e relaxar por uns dias, longe do agito.
A cidade faz parte da Costas das Baleias, uma parte do nosso litoral por onde esses gigantes mamíferos passam todos os anos, durante seu movimento de migração.
Leia também:
– O que fazer em Porto Seguro
– O que fazer em Arraial d’Ajuda
– O que fazer em Cumuruxatiba
– O que fazer em Caraíva
– Ponta do Corumbau: um paraíso na Bahia
Por isso, a alta temporada em Prado acontece na temporada das baleias, com muita gente vindo pra lá pra fazer os passeios de barco para avistamento de baleias.
Nesse post, vou compartilhar o que fazer em Prado, incoluindo as dicas de passeios e principais atrativos, até as dicas de onde comer e onde se hospedar na cidade.
Quer saber o que fazer em Prado? Aproveita as dicas desse post que tá bem completão!
Prado Bahia: entenda o destino
Prado é uma cidade pequena no sul da Bahia. Como uma cidade do interior, tem aquele centrinho clássico com igreja, praça, barracas de comida de rua e vários restaurantes concentrados na rua mais famosa, o Beco das Garrafas.
Mas apesar do tamanho, você vai se surpreender em como Prado oferece uma boa infraestrutura turística nessa parte da Bahia.
Quem quer explorar a Costa das Baleias, e visitar destinos como Ponta do Corumbau ou Cumuruxatiba, acaba passando por Prado, ou mesmo se hospedando em Prado, usando a cidade como base para fazer bate e volta para as cidades vizinhas.
Nós ficamos 3 dias em Prado, aproveitando principalmente o centro da cidade e as praias de Prado, já que a gente já tinha visitado os destinos próximos alguns dias antes.
Fizemos uma viagem de carro de Porto Seguro até Prado, você pode ler todo nosso roteiro de carro pelo sul da Bahia.
O que é a Costa das Baleias?
A Costa das Baleias fica no litoral mais ao sul da Bahia, já quase na fronteira com o Espírito Santo. Compreende os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa e Teixeira de Freitas.
Essa região recebe, todos os anos, a visita de baleias jubarte em idade de reprodução.
Os animais vem no inverno e se concentram principalmente perto do Arquipélago de Abrolhos.
Estima-se que cerca de 9.000 baleias jubarte passem pela Costa das Baleias na Bahia todos os anos. Muitas empresas oferecem passeios de barco para observação de baleias em Abrolhos.
A temporada de avistamento de baleias em Abrolhos vai de julho a novembro, mas o ideal é ir de agosto a outubro, quando a chance de ver baleias em Abrolhos é maior.
Outros lugares para avistamento de baleias no Brasil: As baleias fazem a migração sentido sul – norte do Brasil, por isso é possível vê-las no litoral de outros estados, como observação de baleias no Espírito Santo, por exemplo.
Quando ir a Prado?
A época mais procurada pelos turistas em Prado é o Carnaval, os meses de férias e a temporada de baleias. Mesmo assim, não dá pra dizer que é um destino superlotado em nenhuma época do ano.
Em teoria, Prado é um destino que pode ser visitado o ano todo. Como é comum nessa região da Bahia, não há uma temporada própria de chuvas, e elas caem bem distribuídas ao longo do ano.
Nós viajamos em novembro e não demos muita sorte. Acabamos pegando 3 dias de tempo bem instável quando fomos a Prado – culpa de uma frente fria que chegou firme no Sudeste e acabou se espalhando até o sul da Bahia.
Mas da mesma forma que demos azar e pegamos 3 dias de garoa e chuvinha, você pode pegar 3 dias de muito sol. Ou alguns dias de chuva e outros de sol.
Nunca há nada garantido quando falamos de meteorologia, mas a boa notícia é que a chuva em Prado não costuma durar muitos dias seguidos, o que acaba não atrapalhando completamente a viagem.
Quantos dias em Prado?
Se você planeja conhecer apenas Prado, dois dias são suficientes. Para incluir Abrolhos, pelo menos mais um dia ou dois, dependendo do passeio escolhido.
Para ir até Cumuruxatiba ou Ponta do Corumbau, inclua mais um dia para cada.
Mas no caso de Cumuruxatiba especialmente, recomendo que esqueça o bate e volta e reserve uma pousada em Cumuruxatiba, para aproveitar melhor a vila. A vila é bem gostosinha, vale a pena ficar pelo menos 3 dias por lá.
Como chegar em Prado?
A opção mais comum é ir a Prado de carro. Você pode ir com carro próprio ou alugar um carro para ir até Prado. O caminho é pela BR-101.
O acesso da cidade é muito fácil, por rodovia asfaltada. Prado serve como porta de entrada do litoral baiano para quem vem do sul. Capixabas, mineiros, cariocas e paulistas frequentemente passam por lá.
Para quem vem do sul (RJ, SP, MG, etc), siga na BR-101 até Teixeira de Freitas, pegue o Caminho do Mar (BA-290) até o trevo de Alcobaça e daí siga rumo ao norte na BA-001. Você chegará em Prado em 20km.
Para quem vem de avião, o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. De lá, você pode contratar um transporte de van até Prado, ou mesmo alugar um carro e ir por conta própria.
Nesse caso, você vai seguir na BR-101 sentido sul, até Itamaraju. De lá, pegue a saída para a BA-489 direto até Prado BA.
Para se deslocar em Prado, ter um carro a sua disposição é a opção mais confortável.
Até porque, como comentei acima, as praias mais interessantes ficam afastadas do centro de Prado. E se você quiser esticar para conhecer Cumuruxatiba, o carro também vai te dar mais autonomia.
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
Onde ficar em Prado: dicas de pousadas
Quanto a estrutura e oferta na rede hoteleira, a cidade de Prado também é bem estruturada.
Há várias opções de hotéis e pousadas, tanto no centro quanto no bairro de Novo Prado, que fica um pouco afastado do centro mas é outro pólo interessante de boas hospedagens em Prado.
Nós optamos por ficar hospedados no centro. Escolhemos a Pousada Canto do Rio. Gostamos muito da experiência.
Além da pousada ficar a poucos passos do centrinho e do Beco das Garrafas, a estrutura também agradou. O quarto é amplo, tem vista para o rio (lindo por do sol) e o café da manhã é bem servido.
Veja mais informações sobre a Pousada Canto do Rio em Prado
Além desta pousada, aqui tem mais algumas pousadas bacanas em Prado que podem te agradar:
Pousadas no centro de Prado BA:
Pousadas em Novo Prado BA:
Quando você for procurar onde ficar em Prado, vai ver que a oferta de pousadas em Novo Prado é bem maior.
Mas atente que, de lá até o centro, não é possível vir a pé. Para vir até o Beco das Garrafas à noite, você vai precisar do carro.
Ainda não achou sua hospedagem perfeita em Prado? Veja aqui mais opções de pousadas em Prado BA
O que fazer em Prado Bahia: principais atrativos
Prado na Bahia é um destino gostoso demais. Tanto a calmaria do centro da cidade quanto as praias, especialmente as mais afastadas do centro, com suas bonitas falésias alaranjadas.
Confira nossas dicas de passeios em Prado:
Centro de Prado
O centro histórico de Prado tem ares de interior, mas é muito bem estruturado. Tem desde lojinhas de artesanato até serviços como agências de banco e posto de gasolina.
Na cidade, você vai ter sinal de todas as operadoras de telefonia e internet. Além das várias opções de pousadas bacanas.
Ou seja, a estrutura da cidade é bem bacana para receber os viajantes.
Na praça principal da cidade, você encontra a Igreja Nossa Senhora da Purificação, matriz de Prado.
Ao redor da praça, o casario colonial do século XIX é bem preservado, multi-colorido e com ruas calmas. Houve um bonito trabalho de restauração, para dar vida a esse patrimônio cultural preservado.
Nessas casas hoje funcionam restaurantes, lojas de comércio local e artesanato, padarias, mercados, bancos. O comércio é realmente bem farto.
A maioria dos restaurantes e bares do centro de Prado fica na Beco das Garrafas, uma rua de pedestres onde a vida noturna de Prado acontece.
Mesas na calçada, restaurantes com música ao vivo: é a melhor dica para o que fazer em Prado à noite.
Além do pólo gastronômico do Beco das Garrafas, na praça atrás da Igreja (Praça 2 de julho) tem várias barracas fixas que vendem petiscos e lanches, também com mesinhas na praça a noite.
Pode ser uma opção para quem quer só um lanche, comer uma tapioca, etc.
Além do centro histórico, Prado tem ainda um outro bairro importante, chamado Novo Prado.
Lá ficam várias casas de veraneio, boa parte das pousadas de Prado, barracas de praia e comércio.
Praias de Prado BA
Estamos falando de uma cidade no litoral da Bahia, então claro que as praias de Prado são um destaque no roteiro na cidade.
As praias de Prado estão repletas de bonitas falésias, a marca registrada desse pedaço de litoral.
Lembrando que as falésias, ao mesmo tempo que bonitas, são perigosas.
Admire de longe, e especialmente na época de ventos e chuvas, nunca sente para descansar embaixo de uma falésia. Falésias são estruturas frágeis e podem ocorrer desmoronamentos e acidentes.
Prado tem quase 30km de praias, a maioria delas praticamente deserta (quanto mais longe do centrinho da cidade, mais vazia).
As praias que ficam perto do centro são interessantes, mas não chegam a ser estonteantes de bonitas, sabe?
As praias mais afastadas, rumo ao norte na direção de quem segue para Cumuruxatiba e Ponta do Corumbau foram nossas favoritas.
Inclusive, Curumuxatiba e Corumbau ganham no quesito praias bonitas, na minha opinião. É importante destacar que o mar em Prado não é aquele mar azulão, como a gente gosta.
A água tem tons mais escuros especialmente perto da cidade, por conta da foz do Jucuruçu. Quando você começa a ir mais para o norte, as praias vão ficando mais bonitas.
Vou listar aqui as praias de Prado, do sul pro norte, ok?
Praia de Guaratiba
Essa é a única parte no litoral sul da cidade. Fica mais ou menos a 10 km do centro de Prado.
O acesso da Praia de Guaratiba fica dentro de um condomínio, mas a entrada é liberada. Há uma larga faixa de areia e algumas barracas de praia.
A cor do é mar é escura, mas a é praia bem tranquila. Além do mar, em Guaratiba há uma grande lagoa que acompanha quase toda a praia, daí você pode escolher entre o banho de água doce ou salgada.
Praia do Coqueiral
Essa praia fica bem perto do centro. O nome vem do grande número de coqueiros que emolduram o cenário da praia. Como fica perto do centro, aqui você conta com alguma estrutura de quiosques e lanchonetes.
Os coqueiros deixam o visual da areia bem bonito, e você pode caminhar pela praia tranquilamente.
No fim da praia do Coqueiral, à direita de quem olha o mar, está a foz do Rio Jucuruçu, por isso a cor do mar ainda é escura.
A praia não chega a ser maravilhosamente linda, não dá pra dizer que tem muita estrutura, mas é uma delícia para caminhadas.
O mar tem poucas ondas e tem algumas pousadas por ali. Como fica perto do centro, há algumas opções de hospedagem nessa praia.
Praia de Novo Prado
A praia do bairro de Novo Prado é bem movimentada, provavelmente vem muita gente atraída pelas barracas de praia, que são grandes e bem estruturadas nessa região.
Para quem procura uma praia perto da cidade, essa aqui tem a melhor estrutura de barracas de praia e pousadas. Além disso, muitas pousadas de Prado ficam nessa região.
Praia de Lagoa Pequena e Lagoa Grande
Duas praias vizinhas, com características em comum: um cenário paradisíaco e a praia quase deserta.
O acesso é por uma estrada de terra em boas condições.
Para quem vem do centro de Prado, a praia da Lagoa Pequena chega primeiro.
Ao redor da praia, você encontra casas de veraneio e algumas pousadas, mas mesmo assim você não encontra quase ninguém na praia.
A água ainda tem o tom escuro característico dessa parte do litoral, a faixa de areia não chega a ser muito grande e há uma pequena lagoa atrás de uma pequena elevação de areia bem em frente ao mar.
Um pouco mais ao norte, fica a praia de Lagoa Grande. Onde há… uma lagoa grande, hahaha.
A lagoa está bem perto do mar, separada por uma faixa de areia não muito grande. Você pode escolher entre tomar banho de água doce na lagoa, ou banho de mar.
Não há infraestrutura, dando um ar totalmente selvagem pra essa praia.
O curioso é que na maré alta, pode acontecer das águas da lagoa se encontrarem com o mar, dando um brilho extra ao cenário dessa praia de Prado.
Praia do Farol
O nome da praia vem de um antigo farol da marinha que fica na beira da praia.
É uma praia bem bonita. Das praias de Prado, é a primeira que combina o visual bonito dos coqueiros e falésias.
É uma praia boa para apreciar o visual, fazendo caminhadas. Há algumas barracas de praia oferecendo estrutura, alguns hotéis também ficam bem na entrada da praia.
Além disso, ali perto fica a sede do Camping Clube do Brasil, que pode servir de base para quem quer acampar em Prado BA (há banheiros e cantina disponível na sede).
Outras praias de Prado (que não visitamos)
Mais afastado do centro, seguindo em direção a Cumuruxatiba, ainda há outras praias em Prado. Pegamos alguns dias de chuva durante nossa estadia, por isso preferimos ficar nas praias mais próximas.
Mas se você tiver mais sorte do que nós, pode aproveitar as outras praias de Prado (que vão ficamos cada vez mais bonitas, à medida que você se distancia do centro).
São elas: Praia da Amendoeira, Praia da Paixão, Praia do Tororão e a Praia das Ostras.
Passeios a partir de Prado
Como falei, Prado é uma cidade com boa estrutrura, que serve como base para explorar outros destinos da região. Confira as melhores opções de passeios saindo de Prado:
Bate e volta em Cumuruxatiba
Um dos principais passeios a fazer a partir de Prado é fazer um bate e volta em Cumuruxatiba. A pequena vila de pescadores fica a apenas 32 km de Prado (inclusive Cumuruxatiba pertence a Prado, como um distrito).
Se puder, recomendo que passe pelo menos 2 ou 3 dias em Cumuruxatiba – definitivamente, amei conhecer as praias pitorescas e praticamente desertas de Cumuru.
Um bate e volta em Cumuruxatiba vai deixar o gostinho de quero mais, com certeza.
Mas caso não tenha dias suficientes no roteiro, ou prefira destinos maiores / com mais estrutura, fazer um bate e volta de 1 dia em Cumuruxatiba saindo de Prado pode ser uma boa opção.
Aqui vou deixar algumas opções do que fazer em Cumuruxatiba em 1 dia:
– conhecer a praia de Barra do Cahy, que além de bem linda, tem um detalhe histórico importante: foi ali que a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou na costa brasileira, lá em 1500.
Por conta da barreira de corais da costa, a esquadra seguiu navegando rumo ao norte, até aportar em Porto Seguro.
Mesmo assim, a Barra do Cahy ficará sempre marcada como o local de onde Cabral avistou o Monte Pascoal e gritou o “Terra à vista”.
A praia tem uma barraca bem estruturada, um rio que desemboca no mar no meio da praia e uma cruz, que serve de marco histórico na praia.
– conhecer o centrinho da vila de Cumuruxatiba, que além de bem charmoso, tem uma bonita praia e ótimos restaurantes.
Inclusive, recomendo muitíssimo o restaurante Mama África, um restaurante aconchegante que tem a cozinha especializada em servir comidas típicas de Moçambique e um atendimento bem cuidadoso e simpático.
Aqui no blog tem um post exclusivo com dicas de Cumuruxatiba, onde compartilhamos nosso roteiro em detalhes.
Passeio de barco até a Ponta do Corumbau
Saindo de Prado, também é possível visitar a paradisíaca Ponta do Corumbau, que é considerada por muita gente a praia mais bonita do litoral sul da Bahia.
A vila é muito, muito pequena (ainda menor que Cumuruxatiba), e percorrer os 90km de Prado até Ponta do Corumbau é uma tarefa um tanto quanto difícil pelas condições da estrada.
Por isso, não recomendo o bate e volta de carro, mas você pode tentar um passeio de barco.
A praia de Corumbau é surpreendente – num dia de sol, é possível apreciar um mar de azul bem claro, areias também bem clarinhas.
Para quem vem com tempo de apreciar o movimento da maré, vai ver a Ponta do Corumbau revelar seu maior espetáculo.
Durante a maré baixa (especialmente em dias de luas nova e cheia), a faixa de areia que forma a Ponta do Corumbau fica muito mais visível, e as piscinas naturais alcançam seu maior esplendor.
Além desse espetáculo, a praia da Ponta do Corumbau ainda tem outros atrativos, como as barracas rústicas na praia, e também a foz do rio Corumbau, que deságua no mar bem ali no meio da praia.
Inclusive, se você atravessar esse rio, pode chegar na vila de Caraíva.
Esse passeio até a Ponta do Corumbau pode ser feito a partir dos dois lados então: saindo de Prado ou de Caraíva.
Saindo de Prado, você pode procurar pelo passeio de barco nas agências do centro de Prado. Em geral, o valor é de R$150 por pessoa.
No trajeto de barco, você vai poder avistar a Barra do Cahy. Há uma parada de mergulho nos arrecifes (Carapeba ou Itacolomi).
Você também pode ler aqui no blog nosso post com dicas da Ponta do Corumbau.
Corais de Guaratiba
Esse é um passeio de barco saindo de Prado, que dura cerca de 5 horas.
A escuna sai do píer de Prado, navega pelo Rio Jucuruçu e entra no mar para chegar até os Corais de Guaratiba, onde os visitantes podem fazer mergulho com máscara e snorkel.
Você pode avistar a enorme diversidade marinha (estrelas do mar, ouriços, peixes coloridos, tartarugas e muito mais).
A saída do barco depende das marés, por isso se a sua intenção é fazer esse passeio, procure sempre procure saber logo ao chegar em Prado se estão tendo saídas das escunas e o horário previsto.
No dia do passeio, é legal levar chapéu / boné para proteger a cabeça, roupa de proteção UV, além de calçado emborrachado para andar sobre o platô de arrecifes.
Se você não tem tempo para um passeio de 5 horas de duração, pode optar por fazer só o tour pelo rio Jucuruçu (2 horas), que te leva para navegar pelo mangue que margeia o rio, com avistamento de muitos caranguejos e aratus.
Alcobaça e Caravelas: caminho para Abrolhos
Alcobaça e Caravelas são outros dois destinos que ficam bem pertinho de Prado.
As cidades não tem lá muitos atrativos turísticos – elas acabam sendo visitadas especialmente por quem vai até o Arquipélago de Abrolhos, já que os pontos de saída dos barcos ficam nesses municípios.
O acesso para as duas cidades segue pela mesma estrada, BA-001, sentido sul de Prado. Você vai passa primeiro pelo acesso a Alcobaça (26km) e depois chega em Caravelas (36km). As duas cidades são bem pequenas.
Agora presta atenção: o passeio rumo a Abrolhos sai muito cedo.
A maioria das pessoas opta por pegar uma pernoite em uma pousada (seja em Alcobaça ou Caravelas), para não ter que acordar muito cedo em Prado nem pegar a estrada de madrugada.
Dicas para quem vai ficar em Alcobaça:
Alcobaça tem 5 praias. Dessas, 3 são ótimas para banho (Farol, Alcobaça e Zeloris), e as outras duas são mais procuradas por surfistas (praia do Coqueiro) ou pescadores (praia da Barra).
Em Alcobaça, há um ponto de saída de barcos, e é lá também que fica o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
Dicas para quem vai ficar em Caravelas:
Caravelas tem 2 pontos de saída de barcos rumo a Abrolhos. A cidade fica às margens do Rio Caravelas, que desemboca no mar por ali.
O litoral de Caravelas tem algumas praias interessantes, especialmente na parte de Barra de Caravelas.
O centro da cidade tem alguns casarões coloniais (a cidade data de 1503) e se você procura outras opções de passeios em Caravelas, há passeios de barco para navegar e conhecer o mangue às margens do rio Caravelas.
Arquipélago de Abrolhos: observação de baleias e live aboard
Existem algumas opções de passeios de barco para quem quer conhecer o Arquipélago de Abrolhos.
De todos, com certeza o mais famoso é a navegação para observação de baleias jubarte, que sobem ao litoral baiano em época de reprodução.
Se você quer ver baleias, o ideal é programar sua viagem para o inverno. A temporada de avistamento vai de julho e novembro, mas há mais chances de ver os animais se você vai mais ao meio da estação, entre agosto a outubro.
Os passeios de avistamento de baleias em Abrolhos saem em catamarãs ou escunas, a partir das cidades de Caravelas e Alcobaça. As saídas são bem cedo na manhã, e você passa o dia todo no mar.
Outra opção, esta disponível mesmo fora da temporada de baleias, é fazer passeios de barco para mergulhar em Abrolhos (também são passeios de um dia inteiro).
Você também pode fazer um live aboard: contratar um passeio para ficar 2 ou 3 dias no mar, mergulhando e fazendo outras atividades no barco.
Como na nossa viagem, pegamos 3 dias de tempo instável em Prado, optamos por não fazer passeios no mar.
Mas quando voltarmos para a região, com certeza esse será o primeiro passeio a entrar no nosso roteiro em Prado e região!
Onde comer em Prado: principais restaurantes
O que não falta é opção quando pensamos em dicas de onde comer em Prado.
O principal point gastronômico da cidade com certeza é o Beco das Garrafas, no centro – onde acontece a vida noturna de Prado.
Há muitos restaurantes com música ao vivo, além das lojinhas que atendem ali na charmosa ruazinha de pedestres.
Com certeza, o restaurante mais badalado é o Restaurante Banana da Terra, que tem drinks interessantes, cardápio variado e muitas mesas, internas e externas.
Outro lugar interessante é o Jubiabá, que embora atenda como a la carte na parte da noite, funciona como self-service na hora do almoço.
É um ótimo lugar para almoçar mais em conta em Prado.
Saindo um pouquinho da rua turística, basta atravessar a praça de Prado para chegar no mimoso Belo Café, ótima opção para quem quer um lanche da tarde ou uma coisinha gostosa no começo da noite.
O ambiente é pra lá de delicioso, decorado com muito capricho. O quintal também é muito aconchegante, e o atendimento é atencioso.
Se você procura um lanchinho mais informal / baratinho, pode parar na praça mesmo.
Atrás da igreja funciona outro pólo gastronômico, mais popular, focado nas barracas de lanches, comida de rua e alguns restaurantes mais simples.
No mês de outubro, Prado é a sede de um festival gastronômico, que sempre acontece durante as festividades de Nossa Senhora Aparecida.
O que fazer em Prado BA: tem mais sugestões?
Você já visitou a cidade de Prado na Bahia? Tem mais uma dica de passeio bacana na cidade, que deixamos de fora desse post?
Fala aqui pra gente: o que mais você indica para quem vai à cidade pra fazer em Prado? Sua dica vai ajudar outros viajantes a terem uma melhor experiência na cidade!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.