Cumuruxatiba Bahia: o que fazer na vila, praias e passeios
Cumuruxatiba é um achado. Se você ouviu falar dessa charmosa vila no sul da Bahia e resolveu planejar uma viagem pra lá, só posso dizer: que sorte a sua. Tem muito o que fazer em Cumuruxatiba, e muito pelo que se encantar também.
Esse simpático distrito de Prado, na Costa das Baleias, tem pouco mais de 6000 habitantes, divididos entre uma pequena vila central e as várias praias maravilhosas que estão por todo lado.
E além de toda beleza natural, tem duas coisas que fazem de Cumuruxatiba um lugar pra lá de especial: a simpatia do povo, e um certo jeitão “despretensioso, naturalmente good vibes“, que te envolve logo de cara.
Leia também:
– O que fazer em Porto Seguro
– Santo André: descubra esse paraíso perto de Porto Seguro
– O que fazer em Arraial d’Ajuda
– O que fazer em Prado
– O que fazer em Caraíva
– Ponta do Corumbau: um paraíso na Bahia
Esqueça a correria. Os muros da vila já avisam: em Cumuruxatiba o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa.
Queremos te ajudar a planejar uma viagem super especial para esse paraíso.
Descubra nesse post como chegar e o que fazer em Cumuruxatiba, dicas para visitar as melhores praias, pousadas bacanas para se hospedar e tudo mais que você precisa saber antes de ir.
Aperte os cintos e vamos nessa:
Cumuruxatiba: dicas básicas
Onde fica localizada Cumuruxatiba?
Cumuruxatiba fica localizada no extremo sul da Bahia.
Não é uma cidade, mas sim um distrito da cidade de Prado, e pertence a um pedaço do litoral conhecido como Costa das Baleias.
De Prado até Cumuruxatiba, são 31km e cerca de 1 hora de carro. Mas existem vários outros destinos interessantes nas proximidades, que podem ser combinados em uma mesma viagem de carro pelo sul da Bahia:
- Ponta do Corumbau, outra praia pitoresca e quase desconhecida, fica bem ao norte de Cumuruxatiba
- a rústica Caraíva e a glamurosa Trancoso também estão relativamente perto, cerca de 3:40h e 4:30h de distância de carro, aproximadamente.
Como chegar em Cumuruxatiba?
De avião
De avião, o aeroporto mais próximo é o de Teixeira de Freitas, na Bahia, que opera vôos da Azul Linhas Aéreas.
Também é muito frequente ver pessoas chegando pelo aeroporto de Porto Seguro, para onde é mais fácil encontrar vôos com preços melhores.
Nas duas opções, ao chegar ao aeroporto, é preciso alugar um carro para percorrer o trecho de estrada até Cumuruxatiba na Bahia.
Durante a viagem em Cumuruxatiba, alugar um carro também vai te dar mais liberdade de deslocamento para visitar as praias de Cumuruxatiba e fazer passeios na região.
Precisa alugar um carro 4×4 para fazer seu roteiro pela Estrada Real?
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
De carro
De Teixeira de Freitas a Cumuruxatiba, são 112km e 2:20h de estrada.
De Porto Seguro a Cumuruxatiba, são aproximadamente 200km e uma viagem de carro de 4 horas.
E preciso dizer: a estrada nem sempre é uma molezinha. Especialmente depois de tempos de chuva, os buracos podem ser frequentes, não adianta ter pressa.
Quando nós fomos a Cumuruxatiba, fomos de carro do Rio de Janeiro até o sul da Bahia.
Na viagem de ida, subimos até Santo André, pertinho de Porto Seguro, dividindo os 1140 km de estrada em 2 dias de viagem, e uma pernoite em São Mateus, Espírito Santo.
Escolhemos ir pela BR101, mas também é possível viajar do Rio de Janeiro até o sul da Bahia pela BR116. Use o GPS para calcular como está o trânsito por cada caminho na época da sua viagem.
Depois viemos descendo pelo litoral de carro, conhecendo Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva, Praia do Espelho e Corumbau até terminar a viagem em Cumuruxatiba e Prado.
Contei todos os detalhes dos deslocamentos dessa viagem no post viagem de carro pelo sul da Bahia, vale conferir.
Qual a melhor época para ir?
A melhor época para viajar para Cumuruxatiba é durante o verão (dezembro a fevereiro), quando a alta temporada atrai os visitantes e aquece o comércio.
Nessa época, os restaurantes e pousadas estarão funcionando a todo vapor.
Mas não espere um destino de praias lotadas e festas de verão. Cumuruxatiba não é um destino que recebe turismo em massa.
Fora dos meses mais quentes, a quantidade de turistas diminui, e com isso várias pousadas e restaurantes fecham as portas temporariamente.
Historicamente, os meses de outubro a dezembro, e de março a maio costumam ter mais chuva em Cumuruxatiba.
De fato, nós viajamos em novembro e pegamos dias de chuva em Cumuruxatiba. Por isso, nossas fotos estão bem cinzentas, e o mar não estava muito azul.
Mesmo assim,não choveu o tempo todo e conseguimos aproveitar muito!
Se viajar fora da alta estação de verão, você ainda vai encontrar algumas opções de lugares para ficar e comer em Cumuruxatiba, mas muita coisa fechada também.
A maioria das barracas de praia e muitos dos restaurantes fecham fora de época.
Tem também alguns eventos e atrações específicas de algumas épocas do ano em Cumuruxatiba:
Os passeios de barco para observação de baleias jubarte são a principal atração na Costa das Baleias. Os melhores meses vão de julho a outubro, quando os animais estão passando bem perto da costa brasileira.
– Em outubro, Prado também tem um festival gastronômico que costuma atrair vários visitantes. Com fica bem pertinho de Cumuruxatiba (cerca de 30km), dá pra visitar e aproveitar.
– No dia 20 de janeiro, Cumuruxatiba celebra a festa de São Sebastião, com uma mistura de tradições culturais e religiosas.
O ponto alto da festa é a “puxada do Mastro de São Sebastião”, uma tradição de origem indígena que acontece em outros destinos da Bahia, como Ilhéus.
Em Cumuru, o mastro de mais de 12 metros é carregado pela avenida principal e outras ruas da vila, e por fim enterrado em frente a igreja de Santo Antônio.
– Entre os dias 01 e 13 de Junho é celebrada a trezena de Santo Antônio, outra festa bem tradicional em Cumuruxatiba. Como não pode faltar na festa junina, tem barracas de quentão, maçã do amor, amendoim, milho verde, pipoca e forró!
– Na festa de reveillón em Cumuruxatiba, também há queima de fogos à beira mar, na praia do centro (praia do Pier), e apresentação de grupos de capoeira.
Quantos dias ficar?
Cumuruxatiba é um destino que pede pra você desacelerar e curtir a vida com calma. Somando isso com o acesso não muito fácil pra chegar ao destino, não vale a pena viajar para conhecer e ir embora correndo.
Recomendo que fiquei pelo menos 3 dias em Cumuruxatiba, para entrar “no ritmo” da vila, e apreciar melhor a boa quantidade de praias na região.
Mas garanto que se você busca realmente relaxar e curtir sem pressa, pode passar 5 dias ou até uma semana em Cumuru, sempre visitando uma praia diferente.
Mais abaixo, veja a lista de praias em Cumuruxatiba e confira as opções!
Onde ficar em Cumuruxatiba: melhores pousadas
Embora seja uma pequena vila, há opções muito interessantes de pousadas em Cumuruxatiba.
Nós nos hospedamos na Pousada Boa Sorte, que ficaum pouco afastada do centro da vila (uns 10-15 minutos andando).
A estrutura é interessante: conta com piscina, bom café da manhã, além de quartos amplos e bem confortáveis, decorados num estilo rústico.
Não é luxuoso, mas nosso quarto tinha uma varanda com vista pro mar com rede que era tudo de bom pra relaxar depois da praia (além de ser perfeito para ver o sol nascer em Cumuruxatiba, se você tem disposição de acordar cedo). Veja valores
Outra opção bem avaliada na cidade é o Hotel Cumuruxatiba, provavelmente o hotel com melhor estrutura da vila, com uma linda piscina ao ar livre, spa e centro de bem-estar.
Fica bem em frente da praia (os quartos tem varanda com vista), e um pouco afastado do centro, mas não muito (coisa de 10 minutos andando). Veja valores
Um pouco mais perto do centro, a apenas 200 metros do píer de Cumuruxatiba e 5 minutos andando até os restaurantes mais centrais, está a também maravilhosa Pousada Areia Preta.
Os quartos tem varanda com vista para a praia do centro, a estrutura externa é bem agradável (piscina, área verde) e os quartos são confortáveis. É uma ótima opção para ficar em Cumuruxatiba. Veja valores.
O que fazer em Cumuruxatiba: principais atrações
A principal atração da vila de Cumuruxatiba com certeza são as praias. São muitas, várias praticamente desertas. Todas, incrivelmente lindas.
Além de visitar as praias, você pode se deliciar com a culinária local, pois Cumuruxatiba também tem boas opções de restaurantes e barracas de praia, algumas até com música ao vivo e show de forró (somente no verão).
Centro da vila de Cumuruxatiba
O centrinho de Cumuruxatiba é uma graça. São várias casinhas, restaurantes, barracas na beira da praia, o maior clima de vida pacata e ritmo de interior.
O grande destaque da vila é o píer de Cumuruxatiba, um grande cartão-postal, cheio de histórias e mistérios sobre sua construção.
Além disso, o centro de Cumuruxatiba tem a igreja católica e a praça, cheia de barracas de comida de rua, como tapiocas e acarajé.
É um lugar despretensioso, pra caminhar e se perder, descobrindo segredos e belezas não mapeados e praticamente secretos desse paraíso no sul da Bahia.
Praias de Cumuruxatiba
Saindo de Cumuruxatiba, você pode conhecer praias tanto para o litoral sul (sentido Prado) quanto para o litoral norte (sentido Corumbau).
Se você estiver de carro, vai facilitar muito conseguir fazer os deslocamentos e conhecer mais praias, porque boa parte das praias de Cumuruxatiba ficam distante do centro.
Para quem está sem carro, a principal praia de Cumuruxatiba é a praia que fica, a praia do centro ou praia do pier, que fica no centro e tem ótima estrutura de barracas e restaurantes próximos.
Praias de Cumuruxatiba: na vila
Praia do píer
Nessa praia, que é uma das principais praias de Cumuruxatiba, está um dos maiores cartões-postais da vila: as ruínas do antigo píer, entrando até bem longe no mar.
A praia, junto com a antiga construção, tem uma beleza única. É uma praia de águas calmas, boa para nadar, caminhar, andar de bicicleta ou só apreciar a vista.
Existem várias barracas de praia (a maioria fecha fora do verão), e tem um camping que fica bem em frente a praia (Camping Aldeia da Lua Cheia).
Curiosidades de Cumuruxatiba: Há muitas controvérsias sobre a história do píer de Cumuruxatiba. Não se sabe ao certo quando foi construído, quem o construiu nem o tamanho original do píer.
O que se sabe é que o objetivo era facilitar o acesso de navios para o escoamento de areia monazítica (rica em urânio e tório), que estava sendo extraída do litoral de Prado, primeiro para usos na iluminação a gás e depois para pesquisas de energia atômica.
Praia de Cumuruxatiba ou praia do centro
É a praia mais “cheia” de Cumuruxatiba, pela facilidade de acesso.
A praia mais central da vila, propriamente na orla onde estão a maioria das barracas e pertinho dos restaurantes e lojas do centro de Cumuru.
As águas são bem calmas. E por ser uma praia com mais estrutura, é uma ótima opção de praia para curtir com crianças em Cumuruxatiba.
A faixa de areia é bem grande, e você vê muita gente caminhando desde a praia do Píer até aqui, e mesmo seguindo mais adiante para as demais praias.
Se você gosta de caminhar na areia, todo esse litoral da vila de Cumuru é uma ótima opção, especialmente durante a maré baixa quando a faixa de areia fica maior e mais firme.
Mais para a direita da praia, você encontra vários barquinhos de pescadores, o que deixa a paisagem bem bucólica.
Praia da igreja
Bem em frente a praça da igreja católica de Cumuruxatiba, a praia da igreja é bucólica e menos cheia que a praia do píer.
Na rua de trás, tem uma pracinha cheia de barracas de rua, ótimo lugar para lanches como acarajá e tapiocas.
A praia da igreja parece até continuação da praia do centro, e eu só percebi que era uma praia diferente quando vi uma plaquinha indicando.
Praia da represa
É uma praia pequena e pouco turística, bem em frente a represa, na entrada de Cumuruxatiba. A praia é bonita, com vistas para a linda falésia que se desenrola para o litoral sul.
Além do banho de mar, muita gente também usa a água quente da represa para tomar banho. A água é de rio (rio Cumuruxatiba), mas tem conexão com o mar na maré alta, por isso a água da represa de Cumuruxatiba é salobra e escura.
Praias de Cumuruxatiba ao sul da vila (sentido Prado)
Praia da Areia Preta
Bem pertinho de Cumuruxatiba, a Praia da Areia Preta é um espetáculo de cores, cercada por um paredão de falésias impressionante.
O acesso não é muito fácil. A praia em si não tem estrutura, e é preciso descer a enorme falésia para acessar o mar.
Bem perto da praia, você pode almoçar no Restaurante Catamarã, localizado pouco antes de chegar na vila. Eles tem uma vista incrível, com um mirante em cima da falésia, e a comida também é gostosa e com bons preços.
Praia de Japara Mirim
Praia linda e super preservada, com falésias e um rio encontrando o mar (isso é bem comum nessa parte sul da Bahia).
Na maré baixa, o rio pode ficar com tão pouca vazão que nem consegue chegar no mar, forma uma “piscina” a poucos metros do oceano.
O acesso é fácil. Não tem nenhuma estrutura de apoio, e é bem pouco visitada. Praticamente deserta.
Praia da Japara Grande
A praia vizinha tem uma natureza bem parecida, com falésias e um rio desaguando no mar.
Para chegar na praia, precisa atravessar o braço de rio, mas na maré baixa isso não é nenhum problema. Na maré alta, fica um barco atravessando os turistas (só conte com isso na alta temporada).
Você pode revezar entre banho de rio e banho de mar. A água fica uma verdadeira piscina, perfeita para levar toda a família.
Existe um restaurante de apoio, e em alta estação eles cobram para estacionar, e o aluguel de barracas também.
Praias de Cumuruxatiba ao norte da vila (sentido Corumbau)
Particularmente, eu acho esse pedaço de litoral muito lindo. É onde estão as minhas praias favoritas de Cumuruxatiba. Anote:
Praia do Rio do Peixe
Saindo da vila rumo ao norte (sentido Corumbau), a primeira praia é a Praia do Rio do Peixe. Ainda fica bem perto do centro, e tem várias pousadas nessa área.
Na entrada da praia tem uma pequena área de estacionamento. A praia fica praticamente na beira da estrada, o acesso é muito fácil.
Logo ao chegar, você vai ver o rio do Peixe, que desemboca no mar ali mesmo. É uma praia bonita e tranquila, com mar calmo e pouca ou nenhuma estrutura.
Na maré baixa, o mar recua muito e a faixa de areia fica imensa. É uma praia muito boa para crianças.
Praia do Peixe Grande
A próxima praia ao norte é a praia do Peixe Grande. As características da praia são bem parecidas com sua vizinha: mar calmo, praia tranquila, e também tem um rio que desemboca no mar (rio do Peixe).
Essa praia de Cumuruxatiba ainda fica bem próxima da vila, e é uma boa opção para quem não quer castigar o carro nas estradas de terra.
Aqui tem o bônus de uma barraca de praia oferecendo estrutura: Restaurante Oficina do Sabor. O cardápio tem petiscos, almoço com opções de pratos típicos e a partir das 17h são servidos lanches.
Praia do Moreira
Uma das praias mais lindas Cumuruxatiba. O acesso não é difícil, só exige uma pequena caminhada.
O caminho começa pela estrada de terra principal em Cumuruxatiba. Você vai passar pela Reserva Pataxó Aldeia Kaí (onde pode parar para comprar arte indígena e lembranças de viagem).
Logo depois da aldeia, você vai depois pegar uma saída à direita, para uma estrada de terra menor. Dirija devagar, pois a estrada é estreita e arenosa. Siga o GPS que vai chegar sem problema.
Você vai estacionar em cima da falésia. No canto esquerdo, uma pequena trilha vai te levar para a praia, com uma descida de dificuldade leve a moderada. O trajeto todo leva no máximo uns 5 minutos.
A praia é tipo uma enseada, cercada por falésias e pedras de coral. E completamente deserta.
Não tem qualquer estrutura, só o mar, várias conchas e os enormes corais (especialmente na maré baixa, eles ficam bem visíveis), coqueiros e amendoeiras.
Pela quantidade de corais, essa praia tem uma beleza única, especialmente na maré baixa. E esse diferencial torna ela uma das praias mais deslubrantes entre as praias de Cumuruxatiba.
A paisagem da falésia e lindíssima, mas cuidado para não ficar muito perto em dias de chuva, pois podem ter desmoronamento.
Praia de Imbassuaba
Para chegar de carro, coloque também o nome da praia no GPS. Há algumas placas na estrada, e você vai precisar abrir algumas porteiras no caminho.
Para acessar, você deve pegar a saída para a estrada de terra e areia, e seguir até uma cerca, ao lado de uma propriedade privada. Há cerca de 5 vagas de carro embaixo de umas árvores.
Pare o carro ali e siga pela trilha, beirando a cerca por fora do terreno da casa. A trilha vai contornando a propriedade, e te leva até perto da borda da falésia, para acessar um local mais baixo da falésia, onde a descida fica mais fácil.
A praia é linda. Tem uma enorme faixa de areia, a beleza das falésias com seus coqueirais, um pacato rio que desemboca no mar bem perto de onde a gente desce para acessar a praia.
Você pode caminhar bastante por aqui, a praia realmente é muito grande e vai te apresentar algumas surpresas no caminho. Nós achamos uma pequena cachoeira em certo ponto da falésia, provavelmente formada pelas chuvas de dias anteriores.
E mais uma vez, você vai ter a praia só pra você. Vez ou outra, vai passar alguém caminhando e só. A praia não tem qualquer estrutura de apoio.
Praia do Calambrião
Essa praia é super pitoresca, e talvez você lembre dela pois foi o cenário de abertura da novela global Flor do Caribe.
A praia tem um enorme tronco encravado no meio de areia, e também é atravessada por um rio que desemboca no mar.
O acesso principal é pela estrada Cumuruxatiba – Corumbau. Depois você pega uma estradinha menor, que te leva até a entrada de uma fazenda. Pare o carro ali e caminhe cerca de 700 metros até a praia.
Mas quando viajamos, tinham acontecido várias chuvas na semana anterior. A estrada de acesso tem uma subida acentuada, que estava totalmente esburacada. Achamos melhor não arriscar esse caminho.
Confira como está o acesso às praias de Cumuruxatiba na época da sua viagem.
A maioria dos caminhos das praias mais ao norte da vila é bem arenoso e pode ficar esburacado, ou mesmo inacessível para carros de passeio.
E como nós fizemos para visitar? Caminhamos!
Deixamos o carro no estacionamento da praia de Imbassuaba e viemos caminhando até a praia do Calambrião. São cerca de 4km de caminhada pela areia.
Você também pode caminhar desde a praia de Barra do Cahy até a praia do Calambrião. É bem mais perto e o acesso para Barra do Cahy é bem melhor.
Praia do Arnaldo
É uma pequena praia entre Calambrião e Barra do Cahy. O ponto de referência para saber que chegou aqui, se vier caminhando de uma praia a outra, é o rio que desemboca no mar.
Muitos locais da internet até falam que a praia do Arnaldo é a mesma coisa que praia de Imbassuaba, mas como tem a praia do Calambrião no meio, prefiro apresentar as praias de forma separada.
O acesso principal é realmente pela areia, caminhando desde a praia Barra do Cahy.
Barra do Cahy
E por fim, a minha praia favorita em Cumuruxatiba. A lindíssima praia de Barra do Cahy combina o melhor dos mundos em Cumuruxatiba:
- o isolamento de uma praia praticamente deserta e maravilhosa, com águas calmas e lindas falésias;
- um grande rio desaguando no mar (rio Cahy), ótimo para banhos mesmo que a maré esteja bem baixa;
- a estrutura de um bar de apoio, com ampla área de estacionamento, banheiros e duchas, além de mesas internas e externas, servindo cervejas, drinks e pratos, o Restaurante da Glória (aberto o ano inteiro!));
- um valor histórico inestimável.
Em 2017, a Barra do Cahy foi reconhecida como a primeira praia do Brasil. Após estudos de historiadores e pesquisadores, foi identificado que foi esse o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha em 1500.
Das embarcações no mar, foi dali que Cabral e sua frota tiveram o primeiro sinal de terra à vista, com o avistamento do Monte Pascoal.
Como acharam o litoral inseguro, por ser mar aberto e sem locais para favorecer a proteção do litoral, as embarcações seguiram mais para o norte, até chegarem em Porto Seguro.
Do restaurante Glória, olhando para o mar, caminhe para sua esquerda para encontrar uma cruz e uma placa indicativa, que foram colocados por ocasião desse reconhecimento do valor histórico de Barra do Cahy.
Na placa, em formato de pergaminho, foi transcrito o pedaço da carta de Pero Vaz que fala da Barra do Cahy.
Qual a melhor praia de Cumuruxatiba?
Com certeza, essa resposta depende muito do que você procura: praia deserta, beleza, praia com infraestrutura?
Pra mim, a praia de Barra do Cahy é a melhor praia de Cumuruxatiba, combinando beleza natural, valor histórico e estrutura de apoio.
Também gostei muito da beleza preservada e única da Praia do Moreira, com suas pedras de coral que formam um espetáculo à parte e muito diferente das demais praias de Cumuruxatiba.
Por fim, a Praia do Píer também é um cartão-postal de Cumuruxatiba. Linda, com um grande valor histórico para a comunidade, boa estrutura de apoio e perto do centro da vila, o que facilita a visita mesmo para quem está sem carro ou com crianças.
Caminhar nas praias de Cumuruxatiba
Os mais dispostos podem aproveitar a maré baixa e conhecer a sequência de praias do litoral norte de Cumuruxatiba a pé.
Você pode caminhar de Barra do Cahy até Imbassuaba, passando pela Praia do Arnaldo e praia do Calambrião. O trajeto tem aproximadamente 4 km.
Só tenha em mente que é preciso atravessar alguns rios no caminho, por isso só é recomendado fazer essa aventura na maré baixa.
Passeios saindo de Cumuruxatiba
Cumuruxatiba não é um destino famoso por ser base para passeios, como são suas Caraíva e Trancoso.
O principal atrativo da região da Costa das Baleias com certeza é o passeio de observação de baleias, durante a temporada de avistamento (de julho a outubro).
Você consegue contratar esse passeio saindo de Cumuruxatiba, mas é mais provável que consiga grupos (e preços melhores) em Prado e nas bases de Alcobaça e Caravelas, que são destinos com mais estrutura e barcos disponíveis.
Há alguns moradores de Cumuruxatiba que usam seus barcos para fazer o passeio de observação, e também saídas para passeios de um dia até Ponta do Corumbau. Consulte no centro da vila de Cumuru para contratar.
Também há uma agência de passeios marítimos em Cumuruxatiba, a Aquamar. Eles oferecem passeios de observação das baleias jubarte, mergulhos em recifes de coral e visita a Corumbau.
A sede da empresa fica na avenida Beira-mar, perto do píer de Cumuruxatiba.
Noite em Curumuruxatiba: o que fazer?
A vida noturna em Cumuruxatiba não tem muito agito. A vila é pacata, por isso não espere encontrar muita festa e badalação à noite em Cumuruxatiba.
Fora dos meses de verão, você encontra apenas os restaurantes como opção do que fazer a noite em Cumuruxatiba.
Já quando começa a alta estação dos meses quentes, a vila se anima, o comércio todo se abre, e você encontra algumas atividades na vida noturna de Cumuruxatiba.
No começo da noite, é bem comum encontrar grupos de capoeira na praça, atividade que junta moradores e turistas.
Além disso, os restaurantes podem organizar música ao vivo.
Também está aumentando uma tradição de casas de forró, com músicos locais animando a noite nas barracas. O forró é uma das melhores coisas para fazer em Cumuruxatiba, no verão e na época das festas juninas.
Onde comer em Cumuruxatiba: restaurantes
Apesar de ser uma vila pequena, Cumuruxatiba tem restaurantes muito bons. Boa parte dos lugares para comer em Cumuru fecham na baixa temporada, por isso dependendo da época do ano que você viaje, alguns lugares vão estar fechados.
De toda forma, nós conhecemos muitos restaurantes que ficam abertos o ano todo, e foram eles que priorizei nessa seleção:
Mama África: Com certeza o melhor restaurante que fomos em Cumuruxatiba. O restaurante é comandado pela chef angolana Dolores, e serve pratos de culinária internacional, com forte influência da cozinha africana.
O ritmo aqui é Slow Food, e eles buscam sempre priorizar produtos orgânicos, com preferência legumes, frutas, saladas e carnes da região. Tudo é preparado na hora, por isso os pratos demoram a serem servidos em torno de 30 a 60 minutos.
As mesas ficam a céu aberto, espalhadas por um jardim lindíssimo, numa casa acolhedora na parte alta da vila. É altamente recomendado reservar. Veja mais informações no site. Aberto o ano todo.
Saburá Duzé: Fica bem no centro da vila. Você vai reconhecer pelo enorme letreiro: “Cumuruxatiba, onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa!”, pintado na parede do restaurante.
É uma boa opção de restaurante para ver o movimento da vila à noite. Também pode acontecer de você encontrar música ao vivo, geralmente nos finais de semana.
É um lugar para fazer refeições saborosas e bem servidas. Ficamos nas mesas ao ar livre também, e foi ótimo para curtir o frescor da noite na Bahia. Funciona durante todo o ano.
Restaurante do Hermes: Comemos no Hermes em uma tarde que ficamos curtindo as praias do centro de Cumuruxatiba.
O restaurante fica literalmente na beira da praia. A comida e os drinks estavam saborosos.
Restaurante Glória: É o restaurante de apoio na Praia do Cahy. A estrutura é bacana, com barraca de praia, mesas internas, duchas, estacionamento e banheiros. E a comida também não deixa a desejar.
Cocada da Lucinha: Não é bem restaurante, eu sei. Mas quando você estiver no centro da vila em Cumuruxatiba, vale muito a pena fazer uma parada na barraca da Lucinha e comprar as melhores cocadas de Cumuru.
Tem de vários sabores e todas que provamos eram deliciosas!
Mais dicas de Cumuruxatiba?
Espero que com essas dicas você consiga planeje uma viagem inesquecível para Cumuruxatiba, esse pequeno paraíso na Bahia.
Além de escolher as melhores praias de Cumuruxatiba, pensar em todos os lugares para ir, quero te recomendar muito que deixe espaço no seu roteiro para caminhar sem pressa, conversar com os moradores, descobrir lugares novos que ainda não foram explorados.
Que essa charmosa vila possa te surpreender.
Depois, volta pra cá e comenta aqui em baixo quais foram seus maiores achados em Cumuruxatiba. Que lugar você foi e recomenda muito? A gente vai adorar saber, e nossos leitores também agradecem a sua dica!
resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Oi Lila, adorei o texto e as dicas. A pousada Boa sorte, onde você se hospedou fica em qual praia, por favor? Obrigada 🙂 Andrea
Oi Andrea, a praia mais próxima da pousada Boa Sorte é a praia de Cumuruxatiba, cerca de 1km de distância.
Grande abraço, e boa viagem
Muito obrigada pelo retorno 🙂
Faz tempo que eu sonho em conhecer Cumuixatiba, mas com seu post fiquei surpresa porque tem muito mais coisa lá do que eu imaginava. Adorei!
Sou apaixonada pela Bahia, acabo de voltar de Itacaré e Ilhéus, mas lendo o seu post já quero planejar outra viagem na terra dos orixás. Adorei suas dicas sobre Cumuruxatiba, com certeza vale muito a pena conhecer esse pedacinho do paraíso
Amei de paixão esse post sobre o que fazer em Cumuruxatiba. Gosto muito de lugares assim :praias desertas, vilarejo onde rola um forró, praias,praias e praias. Vou salvar para meu roteiro baiano em 2022.
Passei uma semana entre Prado e Cumuruxatiba em 2019 – foi minha última viagem longa antes da pandemia – e fiquei apaixonada pela região! Se quiser acrescentar uma dica, a Pousada Luana é uma ótima opção de hospedagem também. Só não consegui ir até a Ponta do Corumbau por causa das condições do tempo, e não quis arriscar ir de carro. Amei a Barra do Cahy e voltaria lá mil vezes!
Que delícia ler seu post! Já passei 3 reveillons em Cumuru e amo aquela cidade. Isso faz uns 20 anos, mas não acho que deve ter mudado muita coisa nesse tempo todo. Obrigada pelo post.