Descubra o que comer em Salvador: restaurantes e comidas típicas

Se você está planejando uma visita à capital baiana, e quer saber o que comer em Salvador, você chegou no lugar certo! Vamos te dar dicas de restaurantes em Salvador (lugares que fomos e aprovamos!)

A comida típica da Bahia é uma das mais ricas do Brasil, e isso faz da capital Salvador um destino gastronômico imperdível, com uma mistura rica de influências indígenas, africanas e europeias.

Neste post, vamos te contar sobre restaurantes e pratos que você não pode deixar de experimentar na cidade!

Ainda não tem hotel em Salvador? Veja ofertas no Booking.com

Onde comer em Salvador: restaurantes, pratos e drinks imperdíveis

1. Restaurante Dona Mariquita – Cozinha Patrimonial da Bahia

Nossa primeira indicação é um restaurante no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

O Restaurante Dona Mariquita é conhecido por sua “cozinha patrimonial”, que busca resgatar as comidas típicas regionais da Bahia, servidas como eram antigamente nas feiras livres e nas ruas.

Um dos pratos típicos que experimentamos foi o abará com vatapá. O abará é semelhante ao acarajé, mas é cozido em vez de frito.

Ele é feito com feijão-fradinho, temperado com sal, cebola, azeite de dendê e camarão seco, e cozido em folha de bananeira. Acompanha camarão seco, vinagrete e vatapá, um creme de origem africana.

O restaurante também é famoso pela sua moqueca tradicional à moda baiana, um ensopado de peixe ou frutos do mar, preparado com azeite de dendê, leite de coco, pimentão, tomate, cebola, alho e coentro.

Mas se você quer provar um prato realmente único do restaurante, nossa dica é apostar na poqueca, o prato carro-chefe do restaurante. É semelhante à moqueca, mas preparada na folha de bananeira. E uma delícia!

Onde fica? R. do Meio, 178 – Rio Vermelho, Salvador – BA

2. Alaíde do Feijão

Se você procura onde comer no Pelourinho em Salvador, queremos indicar um restaurante que é um marco na cena gastronômica de Salvador.

O estabelecimento levou o nome da cozinheira Alaíde da Conceição, que iniciou sua carreira ajudando sua mãe a vender feijão em um tabuleiro na Praça Cairu, em frente ao famoso Elevador Lacerda.

Quando sua mãe decidiu se aposentar, Alaíde continuou o trabalho, ganhando reconhecimento por seu talento e habilidade na cozinha.

Sua dedicação e paixão pela culinária afrobaiana a levaram a abrir seu próprio restaurante no Pelourinho, que rapidamente se tornou referência e ponto de encontro para moradores da cidade, líderes de movimentos sociais e turistas.

Inclusive, nas paredes é possível ver fotos de muitos famosos que já passaram pelo restaurante, provando o prato mais famoso do restaurante é a feijoada baiana, uma variação única da tradicional feijoada brasileira.

Enquanto a feijoada mais conhecida é feita com carne de porco, a versão baiana de Alaíde utiliza carne de boi e feijão mulatinho, conferindo um sabor único e especial.

Este prato reflete as raízes africanas da culinária baiana, destacando ingredientes locais e técnicas tradicionais de preparo.

Além da famosa feijoada, o menu oferece uma variedade de pratos tradicionais, todos preparados com cuidado e atenção aos detalhes.

Infelizmente, Alaíde faleceu durante a pandemia de COVID-19, mas seu legado na culinária baiana permanece. O restaurante segue aberto e você pode ir até provar a autêntica feijoada baiana por um preço bem interessante.

Onde fica? Rua Alaíde do Feijão – Pelourinho, Salvador – BA

3. MiniBar Gem

Que tal uma experiência com a alta gastronomia baiana? Visitamos o Mini Bar Gem, o bar do renomado Restaurante Origem, que aparece na lista dos melhores da América Latina, e fica em Salvador.

Para ir ao restaurante e provar o menu degustação, é preciso reservar com bastante tempo de antecedência. Mas para o bar, conseguimos lugar na semana anterior da viagem.

Experimentamos drinks inspirados cultura baiana, com influências indígenas, negras e europeias.

O drink Herança Costeira, com gin, licuri, xarope de coentro, água de coco e limão, e o Ibitiara, com espuma de licuri, gengibre, limão e vodca, foram os destaques da nossa experiência.

Os pratos que pedimos para acompanhar nossos drinks (especialmente o steak tartar) também estavam bem saborosos.

Onde fica? Alameda das Algarobas, 74 – Caminho das Árvores, Salvador – BA

4. Proa Cervejaria

Para os amantes de cerveja, a Proa Cervejaria é uma excelente opção. Você vai ter a chance de provar cervejas locais, produzidas por uma cervejaria de Salvador!

Com um ambiente descontraído e com boa música, degustamos cervejas artesanais acompanhadas por um croquete de moqueca, perfeito para um fim de tarde relaxante.

Se você curtir cervejas escuras e potentes, a Russian Imperial Stout de caramelo salgado que experimentei por lá foi inesquecível!

Onde fica? Rua das Hortênsias, 288 – Pituba, Salvador – BA

5. Sorveterias em Salvador

Com o calor de Salvador, um sorvete cai muito bem, não é mesmo?

Temos 3 sorveterias de Salvador para te indicar:

A Cubana Sorvetes

A Cubana é a sorveteria mais antiga de Salvador, fundada em 1930. Mais que isso: foi a primeira sorveteria da Bahia, e também afirma ser a mais antiga do Brasil.

Há diversas lojas pela cidade onde você pode experimentar um dos sorvetes mais tradicionais de Salvador. Por exemplo, tem uma loja no Elevador Lacerda (na parte alta), e outra na rua Portas do Carmo, no Pelourinho.

Outros lugares da cidade onde você pode encontrar lojas A Cubana são Pituba, Rio Vermelho e Itaigara.

A sorveteria é famosa por seus sabores tradicionais, como coco, tapioca, e mangaba, todos feitos com ingredientes frescos e de alta qualidade.

Sorveteria da Ribeira

Fundada em 1931 (um ano depois de A Cubana), a Sorveteria da Ribeira é uma instituição em Salvador e um destino obrigatório para quem visita a cidade e ama sorvetes.

Localizada no pitoresco bairro da Ribeira, esta sorveteria é conhecida por sua atmosfera simples e histórica. As paredes são todas revestidas de fotos de famosos que já passaram por lá.

A sorveteria oferece uma vasta seleção de sabores, desde os tradicionais até os mais regionais, como siriguela, graviola, e umbu. O sorvete de tapioca é um dos mais populares, conhecido por sua cremosidade.

Onde fica? R. da Penha, 87 – Ribeira, Salvador – BA

Sorvetes Real do Solar

A poucos metros da Sorveteria da Ribeira, você pode conhecer outra sorveteria de Salvador – e essa em um casarão histórico!

O Solar Amado Bahia é um edifício histórico e imponente, que foi completamente restaurado pela empresa Sorvetes Real quando eles foram abrir a sorveteria.

Lá provamos o sorvete de cupuaçu trufado, que combina o doce e o azedo de maneira deliciosa.

O local também abriga o Museu do Sorvete, onde os visitantes podem aprender sobre a história e o processo de fabricação de sorvetes.

Onde fica? R. Pôrto dos Tainheiros, 78 – Ribeira, Salvador – BA

6. Cafelier: restaurante e cafeteria

Ao visitar Santo Antônio além do Carmo, vai descobrir que muitos dos casarões foram transformados em restaurantes.

E boa parte deles se aproveita da posição geográfica do bairro: oferecem vistas privilegiadas da Baía de Todos os Santos.

Cafelier, Salvador
Cafelier, Salvador. Foto: Fui ser viajante

Foi por isso que visitamos o Cafelier. É um restaurante muito charmoso. Na parte do casarão, móveis de época nos transportam para a Salvador do passado.

E nos fundos da casa, uma varanda coberta, com diversas mesas que se abrem para uma das vistas mais bonitas que desfrutamos da viagem. Tudo acompanhado de um café gelado e um pedaço de torta delicioso!

Eles também servem petiscos, refeições e drinks.

Onde fica? R. do Carmo, 50 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA

7. Acarajé: o clássico

Nenhuma visita a Salvador estaria completa sem experimentar o tradicional acarajé, um dos pratos mais emblemáticos da culinária baiana.

Há diversas baianas em toda cidade, com seus tabuleiros repletos de delícias.

Acarajé da Dinha, Salvador
Acarajé da Dinha, Salvador. Foto: Fui ser viajante

Nós decidimos provar um acarajé em um dos tabuleiros mais tradicionais, e fomos para o Largo de Santana, no Rio Vermelho, onde fica o famoso acarajé da Dinha.

Pedimos a versão completa, que vem com vatapá, camarão seco, e salada, e foi o fechamento perfeito para a nossa aventura gastronômica em Salvador.

Onde fica? Largo de Santana – Rio Vermelho, Salvador – BA


Se você está planejando sua viagem a Salvador, confira também nosso vídeo com dicas de passeios na cidade. Até a próxima!

Qual restaurante de Salvador vai entrar no seu roteiro?

Salvador é uma cidade vibrante e rica em sabores, e seus pratos típicos são uma experiência que você não pode perder.

Desde as tradições culinárias preservadas até aos restaurantes contemporâneos e premiados, Salvador é uma terra de sabores surpreendentes!

Cada refeição que você faz em Salvador é uma celebração da cultura e história baiana. Aproveite e experimente tudo o que Salvador tem a oferecer!

Continue planejando sua viagem

Temos vários outros posts publicados aqui no site com dicas de Salvador e da Bahia. Confira:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *