Comida típica da Argentina: conheça 16 pratos de dar água na boca!
A culinária da Argentina é reconhecida mundialmente por sua variedade e qualidade. Por isso, provar alguma comida típica Argentina é uma das partes mais prazerosas de uma viagem pelo país do tango!
Ainda que visitar pontos turísticos nos apresente um pouco da história e cultura de um país, conhecer um destino através da gastronomia é uma atração a parte. E, claro, na Argentina não é diferente!
Leia também:
– O que fazer em Buenos Aires em 3 dias
– 7 bares secretos para conhecer em Buenos Aires
– Onde se hospedar em Buenos Aires: melhores bairros
E não se engane: a autêntica gastronomia argentina vai muito além das carnes para churrasco — ou parrilla, como dizem os hermanos.
Ficou curioso para saber quais são as principais comidas? Então, vem comigo e confira aqui neste artigo uma lista com 15 dos principais pratos argentinos e a história por trás de todos eles!
Qual é a comida típica da Argentina?
O Brasil e a Argentina são muito parecidos quanto a sua gastronomia. Digo isso porque ambos mergulharam a fundo na influência europeia/criolla e indígena.
Do norte ao sul do país, o resultado é um mix de culturas, etnias e costumes que acabaram por formar uma identidade própria e uma gastronomia riquíssima que vale MUITO a pena provar.
Mas, afinal, o que comer na Argentina?
Veja agora 15 dos principais pratos de comida típica da Argentina que você não deve deixar de experimentar enquanto estiver viajando pelo país.
Aproveite: Cupom de desconto no seguro viagem!
A Seguros Promo está com um cupom promocional de 15% de desconto. Quem paga com PIX / Boleto ainda ganha mais 5% OFF.
Faça uma cotação gratuita usando o cupom “TURISMO” – Promoção válida até 30/09.
Comida típica argentina: Salgados
1 – Bife de Chorizo
Se você me perguntasse o que comer na Argentina, e eu tivesse que escolher uma sugestão de prato para representar o país, eu diria: bife de Chorizo!
Proveniente do miolo do contrafilé, esse corte é considerado um dos mais nobres da carne bovina argentina e é uma presença constante em quase todos os menus do país.
Se você é um amante de carnes, não tem jeito melhor para começar sua experiência gastronômica no país!
O bife, com cerca de dois dedos de espessura, é grelhado e, em seguida, finalizado na churrasqueira. O que mais impressiona é a maciez da carne.
Ah! E não se esqueça de especificar o ponto que você quer, pois, geralmente, ele é servido mal passado.
Sugerimos que você faça uma reserva no La Cabrera para comer essa delícia.
Esse restaurante em Buenos Aires é considerado um dos melhores da América Latina e uma das melhores parrillas da capital portenha.
Ainda sem hotel em Buenos Aires? Veja as ofertas no Booking.com
2 – Parrillada
Ainda vamos seguir com as carnes! Para saber o que é a parillada, uma das principais comidas típicas argentinas, é preciso antes entender que parilla é a tradução de grelha, em espanhol.
Diferente das grelhas de uma churrasqueira, a parilla é mais larga, com espaçamento menor e levemente inclinada para coletar a gordura.
Sendo assim, a parrillada é uma forma diferente de fazer um churrasco na Argentina (e também Uruguai).
O asado (carne assada na parrilla) não tem contato direto com a chama: é grelhado pelo calor da brasa de lenha a fogo aberto (e não carvão, como no Brasil).
As brasas que caem são empurradas para um espaço embaixo da grelha.
Essa comida típica argentina é feita com uma variedade de asados (carne grelhada) de cortes mais simples, linguiças, miúdos e, até mesmo, legumes.
3 – Cazuella
A Cazuela é mais um prato de comida típica argentina com influência dos colonizadores espanhóis.
É muito tradicional no norte da Argentina (na região da Patagônia) e também está presente em outros países andinos, como na comida típica do Chile.
Cazuela em espanhol significa caçarola de barro. Portanto, qualquer ensopado de carne preparado nesse recipiente recebe esse nome.
Uma característica distinta da culinária argentina em relação às cazuelas é que no norte do país é comum o uso de carne de lhama no prato.
Também existem cazuelas de carne, frango, porco e até de mariscos.
4 – Matambre arrolado
Dos pratos argentinos, o Matambre Arrollado é um dos mais deliciosos e curiosos!
Ele é um saboroso bife de flanco (lateral) recheado com ovos cozidos, azeitonas, ervas e legumes.
A carne é enrolada em torno do recheio e, em seguida, cozida, assada ou grelhada. A palavra “matambre” significa matar a fome, já que este é o primeiro prato a ficar pronto, sendo servido como aperitivo.
5 – Humita
A Humita é um prato típico da Argentina bastante conhecido entre os brasileiros.
O quê? Você nunca ouviu falar? Pois deixa eu te mostrar. Essa iguaria é nada mais nada menos que uma pamonha salgada feita com milho ralado ou moído. Também é um prato muito consumido no Chile.
Mas não quer dizer que seja exatamente igual a pamonha como conhecemos aqui no Brasil. A Humita na Argentina leva cebola picada, manteiga, manjericão e é cozida em água salgada envolta em folhas de milho.
6 – Locro
O Locro é uma das comidas mais tradicionais da Argentina, principalmente na região norte, onde os ensopados são bastante populares.
Esse ensopado de carne é preparado em uma única panela, com ingredientes frescos, como bacon, linguiça, abóbora, milho e cereais. Por conta disso, ele é considerado uma refeição saudável.
Caso esteja passeando pela patagônia, tomar um Locro servido bem quentinho, é perfeito para aquecer o corpo durante os dias mais frios!
7- Choripán
Entre as comidas típicas da Argentina facilmente encontradas nas ruas, está o Choripán.
Ele nada mais é do que um tipo de cachorro-quente, feito com linguiça assada em um pão francês, coberto de molho chimichurri como acompanhamento.
Os choripans são uma opção de refeição rápida, barata e deliciosa para experimentar a comida argentina e ficar dentro do orçamento de viagem. Geralmente, estão em carrinhos de food truck e/ou lanchonetes.
8 – Empanadas
Se você é fã da chef de cozinha argentino-brasileira Paola Carosella (famosa por ter feito parte da banca de jurados no programa Master Chef), já ouviu falar das deliciosas Empanadas.
Além de super em conta, as empanadas na Argentina podem ser encontradas em todos os lugares e a qualquer hora do dia: seja no café da manhã, no almoço ou na janta.
Elas são o equivalente aos nossos pastéis assados, mas se diferenciam porque têm a massa mais leve. Também podem ser servidas com diversos recheios como carne, queijo, brócolis e muitos outros.
Com as empanadas, você nunca terá dúvidas sobre o que comer na Argentina! Eu te garanto!
9 – Milanesa
A milanesa é um dos pratos mais queridos e icônicos da culinária argentina. Originária da influência italiana na Argentina, a milanesa é uma preparação clássica que consiste em carne empanada e fritas.
A carne mais comumente utilizada é a de vaca, mas também é possível encontrar versões de frango e porco.
A milanesa é um prato versátil e apreciado em todo o país, seja em restaurantes sofisticados, pequenos bares e principalmente, na casa das famílias como opção clássica de almoço.
Na Argentina, é comum servir a milanesa acompanhada de purê de batatas, salada fresca e limão para um toque cítrico.
Comida típica argentina: Doce
10 – Doce de Leite
Conhecido como dulce de leche em espanhol, o doce de leite argentino é um dos símbolos culinários do país, utilizado em uma variedade de doces, como alfajores, facturas, panquecas e tortas.
Essa comida típica argentina é feita a partir do leite e açúcar caramelizados lentamente, ganhando uma textura cremosa e um sabor de dar água na boca!
O doce de leite é um item comum na rotina dos argentinos e, graças à sua popularidade por lá, é facilmente encontrado em diversos estabelecimentos e por um preço acessível.
11 – Medialunas
As Medialunas (meia-luas, na tradução literal) são a factura (diversos pães doces e macios com diferentes formatos, coberturas e recheios) mais popular na culinária argentina.
Elas são muito semelhantes ao croissant francês, mas ao contrário do quitute europeu, as Medialunas são menos crocantes e apresentam uma textura mais macia.
Comumente consumidas tanto no café da manhã quanto nas sobremesas, as Medialunas podem ser simples ou recheadas.
Ainda que as doces sejam mais comuns, é possível encontrar versões salgadas.
12- Alfajor
Outra comida típica da argentina que eu não poderia deixar de mencionar é o Alfajor argentino, o souvenir mais solicitado de todos!
Ele é um verdadeiro ícone nacional, embora tenha origem árabe e vindo ao país por meio dos espanhóis. Também é encontrado no Chile com facilidade.
Esse bolinho macio, geralmente recheado com doce de leite (pode ser uma extensa variedade de sabores) e coberto com chocolate ou açúcar refinado.
Dentre as marcas mais conhecidas estão Havana, Cachafaz e Jorgito. Porém, você pode encontrar alfajores caseiros em lachonetes, cafés e padarias.
Nessa versão, eles costumam ter cobertura de coco em vez de chocolate. O que não deixa de ser uma delícia!
Comida típica argentina: bebidas
13- Mate Argentino
O mate argentino é uma tradição de origem indígena e super enraizada na cultura do país, sendo que sua preparação e consumo do mate são cercados por rituais específicos.
Ele é feito através da infusão de erva-mate e tem um gosto amargo. A erva é colocada em um recipiente especial chamado de “cuia” e sorvida por meio de uma bomba de metal ou bambu.
Embora se pareça muito com o chimarrão do Rio Grande do Sul, há algumas diferenças. Os gaúchos costumam usar uma cuia maior, e fazem o ritual geralmente em rodas, partilhando a cuia de chimarrão.
O mate é apreciado por seu sabor único e é símbolo de hospitalidade, amizade e tradição na Argentina.
Há quem prefira tomar ele adocicado e acompanhado de facturas ou salgados, mas, geralmente, ele é tomado puro.
14- Vinhos argentinos
A Argentina é conhecida como um dos principais produtores de vinho do mundo.
A variedade de uva mais bem-sucedida na Argentina é a Malbec, e seus vinhos são os mais famosos e consumidos no país. Há várias regiões produtoras de vinho, e entre as mais famosas está Mendoza.
Os vinhos argentinos são perfeitos para acompanhar a culinária argentina, que consiste em pratos mais substanciais.
Além dos Malbecs, há muitos outros tipos de vinho disponíveis, incluindo tintos, brancos, espumantes e vinhos de sobremesa.
Você pode encontrar bons vinhos a preços acessíveis em supermercados, a partir de 60 pesos (cerca de R$ 12), e em restaurantes, a partir de 100 pesos (cerca de R$ 20).
Se você está planejando visitar o país, reserve um tempo para conhecer os vinhedos nas regiões de La Rioja, Salta, Patagônia e Mendonza, onde você pode fazer um passeio super divertido, um wine bike tour em Mendoza.
15- Fernet
O Fernet é uma bebida emblemática da Argentina, apreciada tanto como aperitivo quanto digestivo.
Ele é na verdade um licor amargo, feito a partir de uma combinação de ervas e especiarias, incluindo ruibarbo, aloe vera, cardamomo e mirra.
O Fernet é frequentemente consumido misturado com Coca-Cola, resultando em uma combinação única de sabores.
Por isso, é super comum ver os argentinos desfrutando de um “Fernet con Cola” em encontros sociais, festas e bares.
16- Clericó
O Clericó é uma bebida refrescante e popular na Argentina, especialmente durante os meses mais quentes.
Ele é preparado se misturando vinho branco, frutas frescas (como maçãs, pêssegos e laranjas), e adoçado com açúcar ou xarope.
É comum encontrar o Clericó em reuniões familiares, churrascos ao ar livre e festas, onde é apreciado por seu sabor frutado e refrescante.
Experiências gastronômicas para viver na Argentina
Como amantes da gastronomia, a gente sempre quando viaja procura experiências diferenciadas para viver no destino, relacioanados com a comida típica do lugar.
Na Argentina, existem várias opções de passeios e tours relacionados com a comida, veja alguns exemplos:
- Aula de culinária argentina com almoço (em Buenos Aires) – você vai aprender a preparar 4 pratos, e depois almoçar tudo que você preparou!
- Jantar no The Argentine Experience (saindo de Foz do Iguaçu)
- Tour de vinhos e adegas em Mendoza (em Mendoza)
Seguro viagem Argentina
Não esqueça de contratar seu Seguro Viagem antes de embarcar para a Argentina!
O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.
Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.
Perguntas mais frequentes sobre a comida argentina
Quais os pratos típicos da Argentina? O que não posso deixar de comer na Argentina?
Os pratos típicos da Argentina incluem a parrillada (asado), bife de chorizo, empanadas e doce de leite. Outras opções deliciosas são a milanesa, o locro e os alfajores.
Ah! E não deixe de provar os vinhos argentinos e desfrutar do tradicional mate.
O que se come no café da manhã da Argentina?
No café da manhã na Argentina, é comum desfrutar de medialunas ou tostadas (torradas) com doce de leite.
Algumas pessoas também acompanham com café, chá ou mate.
O que mais se come na Argentina?
Na Argentina, os alimentos mais consumidos são os asados de carne bovina, as empanadas e o doce de leite.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.