Guia completo para as melhores praias de Maragogi, Alagoas

Mar azul de águas mornas, tranquilas, uma areia fina e branquinha. Assim são as melhores praias de Maragogi, no litoral do estado de Alagoas.

Prepare-se para encontrar alguns dos cenários mais paradisíacos do Brasil, enquanto relaxa nos bares pé na areia ou mergulha nas piscinas naturais, conhecidas como Galés em Maragogi.

Basta olhar para algumas fotos das praias de Maragogi para entender porque a cidade é conhecida como o “Caribe Brasileiro”.

Melhores praias de Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

Mas juro que nenhum vídeo ou foto faz justiça ao mar de Maragogi. É preciso estar lá e ver com seus próprios olhos para acreditar naqueles tons de azul. É algo diferente de qualquer outro lugar no Brasil.

Se você está planejando uma viagem para lá, saiba que as praias de Maragogi estão entre as melhores praias do Brasil, e esperam por você!

Nesse post vou falar sobre as melhores praias de Maragogi e dar dicas que vão ajudar no planejamento da sua viagem (onde as praias de Maragogi estão localizadas no mapa, qual a estrutura e atrativos de cada praia, etc).

E ao final do post, também vou revelar qual a praia mais bonita de Maragogi, na minha opinião!

Vamos as dicas!

Mapa das Praias de Maragogi

Maragogi tem um litoral de 22km, que se divide entre praias muito famosas e cheias de turistas, e praias pouco conhecidas, com pouca ou nenhuma estrutura.

As praias de Maragogi podem ser divididas entre praia do centro, praias do litoral norte e praias do litoral sul.

Qual a praia mais famosa de Maragogi?

As praias mais famosas de Maragogi estão no litoral norte, e incluem a Praia de Antunes, com seu mar azul cristalino e barracas de praia badaladas) e a Praia de Barra Grande, onde está o famoso caminho de Moisés.

A praia do centro é conhecida como praia de Maragogi.

Apesar de levar o nome da cidade e ser a praia com mais estrutura de pousadas e restaurantes, não é a praia mais famosa de Maragogi (nem é considerada uma das mais bonitas pelos viajantes).

Como se deslocar em Maragogi?

Pela grande oferta de hospedagem e preços competitivos, muita gente esolhe se hospedar em uma das pousadas da Praia de Maragogi, mesmo essa não sendo uma das praias mais famosas de Maragogi.

Para quem se hospeda nessa região, é preciso se deslocar para conhecer as melhores praias de Maragogi.

Há um passeio de buggy tradicional em Maragogi, que pega os turistas no centro e faz o roteiro pelas praias.

Você pode fazer o passeio pelo litoral norte (onde estão as praias mais famosas de Maragogi), ou pelo litoral sul (podendo incluir as lindas praias da cidade vizinha, Japaratinga).

É importante dizer que esse roteiro não segue exclusivamente pela areia. O buggy circula pela estrada asfaltada, e vai entrando em cada praia nos acessos ao longo do caminho.

Recomendo que evite fazer o passeio de buggy pelo litoral norte e litoral sul no mesmo dia, pois vai ficar muito cansativo. É melhor dividir e conhecer as praias de Maragogi em pelo menos 2 dias, um dia pra cada lado.

Se você estiver de carro, pode fazer esse mesmo roteiro pelas praias de Maragogi por conta própria.

Foi como nós fizemos e você pode conferir no nosso vídeo no Youtube:

Estar de carro facilitou bastante os deslocamentos, economizou tempo e nos deu mais liberdade.

Você pode parar sempre que quiser, incluir lugares que não entram no roteiro convencional e até ficar mais tempo em uma das praias de Maragogi que mais te agradar.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Outra opção para se deslocar até as praias de Maragogi são os ônibus e vans, que saem da região central da cidade e levam até as praias.

Você também pode usar táxi ou Uber em Maragogi.

Quais são as melhores praias de Maragogi? 7 praias imperdíveis na cidade!

Nessa lista, selecionei 7 praias de Maragogi que eu considero as mais bonitas e / ou mais estruturadas, e que vão te dar um bom panorama sobre o que o litoral de Maragogi tem a oferecer.

Vou falar um pouco sobre a estrutura e atrativos de cada uma dessas que eu considero como as 7 melhores praias de Maragogi.

Mas é importante dizer que, entre tantas belezas, definir as melhores praias de Maragogi não é tarefa fácil, até porque cada uma tem suas características e particularidades.

Além de tudo, cada pessoa tem as suas preferências, por isso fica difícil estabelecer uma lista que seja uma unanimidade.

Por isso logo depois, na próxima sessão, vou comentar sobre outras praias de Maragogi que você também pode incluir no roteiro, caso tenha mais tempo na cidade.

Melhores praias de Maragogi:

  • Praia de Antunes
  • Praia de Burgalhau
  • Praia Barra Grande
  • Praia Ponta do Mangue
  • Praia do Xaréu
  • Praia de Peroba
  • Praia de Maragogi

1 – Praia de Antunes

Para muitos turistas, a Praia de Antunes é considerada a melhor praia de Maragogi.

É a mais famosa da cidade e está entre sempre indicada entre as praias mais bonitas de toda a região Nordeste.

Localizada a 7 km do centrinho, tem boa estrutura, com trailers e quiosques na praia, ambulantes na areia, bares e restaurantes próximos.

Tem também boas opções de hospedagem e é onde grande parte dos viajantes prefere ficar.

Leia também: Onde ficar em Maragogi

Praia de Antunes em Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

Além do mar com águas tranquilas, sem ondas, em alguns períodos tem pequenas piscinas entre os bancos de areia formados pela maré baixa, compondo um cenário único.

Se você procura praias de Maragogi com rede na água, a Praia de Antunes precisa entrar na sua lista.

As redes são colocadas na água na maré baixa e ficam montadas enquanto o mar vai subindo, o que rende diferentes cenários para fotos. Além disso, as redes são ótimas para relaxar na água morna do Nordeste.

Muitos restaurantes e ambulantes também montam estruturas “instagramáveis” na areia da praia, para tirar fotos dos turistas.

Mas fique atento, pois a maioria delas são pagas. Pergunte antes de usar.

Uma coisa que merece ser citada é que a Praia de Antunes em Maragogi costuma ficar muito cheia na alta temporada e também aos fins de semana, o que pode ser um ponto negativo para quem prefere lugares mais tranquilos.

Tão cheia, a ponto de ser difícil encontrar um lugar para estacionar, mesmo nos estacionamentos privativos (tem vários ao longo da estrada que dá acesso à praia).

Para aproveitar melhor, a dica é chegar bem cedo ou escolher datas alternativas para visitar essa praia de Maragogi.

2 – Praia de Burgalhau

Com areia branca e cercada por muitos coqueiros, a Praia de Burgalhau é uma das queridinhas de quem gosta de ambientes sossegados e de mar mais calmo, raso e sem ondas.

Ela está localizada um pouco mais próxima, a apenas 3 km do centro de Maragogi.

O acesso pode ser feito até mesmo a pé, caminhando pela areia e atravessando um trecho de rio (indico fazer isso somente na maré baixa). Na maré alta, melhor vir de carro pela estrada.

Praia de Bargalhau, Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

Esse cenário de praia com rio me ganha sempre, e provavelmente esse foi um dos motivos que me fez colocar Burgalhau como uma das melhores praias de Maragogi.

Mas não é só isso. A praia é extensa, e não costuma lotar por ser uma região com poucas opções de hospedagem, estrutura de barracas ou quiosques.

Ou seja, é uma praia bem menos badalada que Antunes. E eu gosto desse perfil de praia com alguma estrutura, mas não lotada demais, sabe?

Entre as opções de barracas, temos o restaurante Bargalhau (se escreve assim mesmo, diferente do nome da praia), o beach club Pontal do Maragogi e a pequena barraca do Joel, na beira do rio.

De todas as estruturas de apoio nessa praia, o Pontal do Maragogi é o maior de todos, com piscinas, chuveirões, restaurantes self service, redário, espreguiçadeiras e atendimento na praia.

Pontal do Maragogi, Alagoas
Foto: Fui Ser Viajante

Eles cobram o day use de R$40 (que não é revertido em consumação). O atendimento é feito por comandas individuais. Na minha opinião, vale mais a pena ficar lá se você for passar o dia todo aproveitando a estrutura.

No Pontal do Maragogi você também encontra agentes de turismo, vendendo passeios para as piscinas naturais de Barra Grande, com saídas em lanchas e escunas.

Um contra é que o beach club recebe o pessoal das escunas voltando do passeio, para almoço. Uma escuna lotada cabe muita gente. Por isso, nesse momento o clube fica muito cheio, mesmo sendo um espaço grande.

Se preferir curtir essa praia de Maragogi com mais privacidade, pode escolher ficar no restaurante Bargalhau ou na barraca do Joel.

Ou simplesmente levar sua cadeira, guarda-sol e demais itens necessários, incluindo lanches, para passar o dia com tranquilidade numa parte mais isolada dessa praia de Maragogi.

Como comentei, essa praia é extensa e a maior parte das pessoas fica nos restaurantes. Todo o restante da faixa de areia é bem menos movimentado.

3 – Praia de Barra Grande 

Se o azul do mar de Maragogi impressiona, mais ainda na Praia de Barra Grande, que tem uma tonalidade turquesa incrível.

Localizada entre a tranquilidade da praia de Burgalhau e o agito da Praia de Antunes, Barra Grande fica em uma pequena vila de pescadores e também é uma das praias mais movimentadas de Maragogi.

praias de Maragogi Alagoas
Foto: Fui Ser Viajante

A região está a aproximadamente 6 km do centro e conta com boa oferta de quiosques, bares e restaurantes pé na areia, além de beach clubs famosos como o Barra Mar Beach Club.

Essa praia em Maragogi oferece a estrutura ideal para passar o dia aproveitando a sombra dos coqueiros ou a água de temperatura amena.

Para quem gosta de esportes aquáticos, esta praia também é indicada para a prática de vela e caiaque.

Além disso, há passeios de barco para as piscinas naturais de Barra Grande, que, para muita gente, estão entre as mais bonitas de Maragogi.

Outro destaque da Praia de Barra Grande é o famoso “Caminho de Moisés”. É um banco de areia de cerca de 1 quilômetro, que fica visível somente na maré baixa.

Caminho de Moisés em Maragogi
Foto: Aquiles Maçao

Ele pode ser percorrido a pé, como se você estivesse caminhando por entre o mar aberto.

Vários moradores montam estruturas para fotos ao longo do caminho, para registrar os turistas que se aventuram “mar adentro”.

4 – Praia Ponta de Mangue

Logo depois da Praia de Antunes, seguindo rumo ao norte, temos a praia de Ponta de Mangue.

Fica a pouco mais de 9 km do centro e tem uma das paisagens mais bonitas do litoral de Maragogi, com muitos coqueiros e uma grande faixa de areia bem clara.

E essa praia de Maragogi tem as famosas redes na água, que são um verdadeiro cartão-postal de Maragogi.

Praia Ponta do Mangue Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

Além, é claro, do mar azul sem ondas e da formação de algumas piscinas, onde é possível ver peixinhos.

A estrutura de comércio é simples, com apenas alguns restaurantes, o que faz com que seja menos frequentada e não fique tão cheia como as vizinhas.

Claro que, se for feriado ou final de semana de verão, é capaz dela estar cheia também porque é uma praia linda, com alguma estrutura e fácil acesso.

Mas no resto dos dias, essa é uma praia mais preservada e perfeita para quem gosta de lugares mais desertos e com pouco movimento, principalmente para famílias que viajam com crianças pequenas.

Praia Ponta do Mangue, Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

Nessa parte de Maragogi, você encontra boas ofertas de pousadas e resorts. E conta ainda com o Museu da Praia, um espaço de arte que é uma opção de passeio cultural para incluir no roteiro.

Outro ponto positivo da Praia Ponta de Mangue é que os passeios às piscinas naturais que saem da região custam menos que em outros lugares.

É muito procurada também para a prática de stand up paddle, devido à tranquilidade das águas do mar.

5 – Praia do Xaréu

Está localizada mais distante do centro, a aproximadamente 8 km, entre a Praia de Ponta do Mangue e Praia de Peroba.

Essa praia tem um acesso mais difícil. É só uma rua saindo da estrada principal, sem sinalização.

Você pode encontrar seguindo o GPS, mas saiba que lá não há muitas vagas para estacionar o carro, por isso o ideal é ir cedo.

Pelas dificuldades de acesso, essa praia não costuma ficar cheia. É mais frequentada por moradores da região que por turistas.

Praia do Xaréu Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

É cercada por vegetação nativa e o fato de não ter sido tão explorada pelo turismo faz com que ainda se mantenha mais preservada.

O principal atrativo é a que na maré baixa se forma uma espécie de “lagoa”. O acesso pode ser feito a pé, caminhando pelas águas. E, mesmo em outros períodos, o mar é calmo.

Uma curiosidade é que essa praia de Maragogi também é conhecida como praia da Bruna, pois essa praia era muito frequentada pela artista Bruna Lombardi.

Bruna tinha uma casa em Barra Grande, e constantemente estava tomando banho de mar por ali, e por isso a praia de Xaréu ficou conhecido também como Praia da Bruna, especialmente entre os locais.

A Praia do Xaréu é ótima para que gosta de ambientes mais bucólicos e também para quem está com crianças.

Porém, não conta com muitos quiosques e tem pouca estrutura – o ideal é levar os próprios itens de praia, como guarda-sóis e cadeiras, e o que pretende consumir.

6 – Praia de Peroba

Mais afastada do centro (cerca de 10 km de distância) e praticamente já na divisa dos estados de Alagoas e Pernambuco, a Praia de Peroba tem muitos coqueiros e mar sereno com águas mornas.

A principal vantagem é a tranquilidade, já que é uma praia muito extensa e que não fica muito lotada, nem mesmo durante o verão.

Praia de Peroba, Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

É uma boa escolha para levar crianças ou mesmo para desacelerar e relaxar longe do agito de outras praias e da cidade.

Como as opções de hospedagem são bem raras, o ideal é fazer um bate e volta apenas para passar o dia na Praia de Peroba.

E, como fica em uma região com pouca estrutura de comércio, é importante se lembrar de levar tudo o que for precisar. Também é procurada para a prática de esportes náuticos e brincadeiras aquáticas, como o banana boat.

7- Praia de Maragogi 

É a praia que fica no centrinho de Maragogi, uma região mais urbanizada, que tem boa estrutura de comércio, com bares, restaurantes e lojinhas de artesanato, além de muitas opções de hospedagem.

Isso faz com que seja a escolha de muitos turistas ao decidirem onde ficar na cidade.

Além disso, tem uma localização estratégica para se deslocar até as demais praias.

E é de lá que saem os principais passeios para as piscinas naturais, o que faz com que muita gente passe por ela em algum momento.

Apesar disso, não é uma praia tão frequentada para banho. O mar não é tão azul quanto em outras praias de Maragogi, como Antunes ou Barra Grande.

Mas a Praia de Maragogi tem sua beleza, com mar calmo, coqueiros e alguns bares e quiosques no calçadão. Do alto do Mirante do Cruzeiro, que tem vista panorâmica, o cenário fica ainda mais incrível.

Praia de Maragogi, Alagoas
Foto: Fui Ser Viajante

Outras praias de Maragogi para incluir no roteiro

Além dessas 7 praias de Maragogi, que são as mais famosas e visitadas, você ainda pode visitar mais 3 praias em Maragogi que são “quase secretas”, pois recebem bem menos turistas!

8 – Praia de São Bento

No litoral sul de Maragogi, a 3km do centro, fica a Praia de São Bento.

Praia de São Bento, Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

Essa é a praia de uma pequena vila, a vila de São Bento, que ficou famosa em Maragogi pelas fábricas de bolo de goma. Há várias fábricas que funcionam nas casas da vila. Depois, os bolos são vendidos na beira da estrada.

Nesta praia, não há muitos acessos públicos, pois as casas dos moradores seguem por toda a orla. Mas aqui e ali você encontra um espaço para passar e conhecer mais essa praia de Maragogi.

Também não há muitas barracas ou estrutura de apoio.

Apesar de pouco visitada, essa praia é muito linda. Tem uma pitoresca capelinha (capela de São Bento) em frente a um rio desaguando no mar.

capelinha de São Bento
Foto: Fui Ser Viajante

E a aproximadamente 2km da costa, há um magnífico recife de corais, conhecido como a Crôa de São Bento, que também pode ser visitado na maré baixa, em passeios de jangada.

Por ser uma piscina natural bem menor e menos famosa, essa parte do litoral recebe poucos turistas. Também é possível fazer mergulho de cilindro por lá.

9 – Praia do Camacho

Ainda no litoral sul de Maragogi, entre a Praia de São Bento e a Praia de Maragogi, está a pequena e quase desconhecida Praia do Camacho.

Praticamente sem estrutura, é uma praia mais visitada por moradores locais, que vão catar mariscos na maré baixa.

Fica bem perto do gigantesco resort Salinas de Maragogi, e você vai encontrar muito pouco de estrutura (quase não há quiosques e barracas nessa parte da praia).

É uma praia de águas calmas, onde também desemboca um rio e se formam pequenas piscinas na maré baixa, ideal para crianças. Local para quem procura fugir do agito e curtir uma praia de Maragogi com mais tranquilidade.

10 – Praia do Dourado

No litoral norte de Maragogi, na parte norte da praia do Peroba, tem um pedacinho do litoral conhecido pelos locais como Praia do Dourado.

É uma parte mais reservada da praia, com muitos coqueiros e recifes de coral, que formam piscinas naturais na maré baixa.

É uma praia frequentada principalmente por moradores, como ponto para catar mariscos.

A praia do Dourado também não tem estrutura de apoio, por isso se for visitar, leve tudo que precisa para curtir essa praia de Maragogi – que é praticamente uma joia escondida.

Piscinas naturais de Maragogi

Além das praias de Maragogi, as piscinas naturais são o maior cartão-postal de Maragogi e principal motivo que faz com que tanta gente escolha viajar para este destino.

Elas fazem parte da APA Costa dos Corais (Área de Proteção Ambiental). O acesso é sempre feito por passeios de barcos, lanchas ou escunas que saem das praias.

Quer saber mais sobre a região da Costa dos Corais? Esse post do blog Segredos de Viagem explica direito: Caribe Brasileiro: descubra tudo sobre a Costa dos Corais.

Existem três piscinas naturais principais, todas localizadas próximas à barreira de coral, que é a segunda maior do mundo, com mais de 120 km de extensão.

Cada piscina natural de Maragogi tem suas características particulares.

A maior, mais conhecida e considerada também a mais bonita é Galés. Consequentemente, é a mais visitada pelos turistas e costuma ficar bem cheia.

Além desta, você pode visitar as piscinas naturais de Barra Grande e Taocas.

Seja qual for a escolha, visitar as piscinas naturais é um passeio imperdível.

Piscinas naturais de Maragogi - Galés de Maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

Mesmo com as fantásticas praias de Maragogi, nada se compara a estar em alto mar, em um paraíso de águas cristalinas, cercada de peixinhos multi-coloridos.

É possível tirar fotos incríveis e até mesmo praticar mergulho com cilindro nas piscinas naturais (tudo contratado a parte do passeio de barco).

Quando ir a Maragogi?

O destino atrai um grande número de turistas brasileiros e estrangeiros, especialmente na primavera e no verão, quando as águas ficam ainda mais cristalinas.

É importante saber que tom de azul do mar muda quando há chuva.

Por isso, a melhor época para visitar as melhores praias de Maragogi é nos meses de primavera e verão, quando o sol está mais firme e há menos chances de chover.

Considere especialmente viajar entre os meses de outubro e fevereiro.

Praias de maragogi
Foto: Fui Ser Viajante

Já o período que vai de abril a agosto deve ser evitado, pois, embora o clima ainda esteja agradável, é quando mais chove nessa parte do Nordeste.

Por outro lado, vale dizer que mesmo nos meses com mais chuva, as temperaturas médias da região costumam ser altas.

Tábua de Marés de Maragogi

Tão ou mais importante que saber as temperaturas de cada época do ano, para evitar pegar dias chuvosos, é saber a tábua das marés.

Afinal, é a maré baixa que define a formação do Caminho de Moisés e das piscinas naturais de Maragogi.

O próprio horário de saída das embarcações que levam às piscinas naturais varia cada dia, dependendo da maré.

Em geral, o máximo que a maré deve estar para que o passeio até as piscinas naturais seja proveitoso é 0,5. Caso esteja mais alta que isso, os passeios não costumam acontecer.

Nas praias onde pequenas piscinas se formam, o ideal é que a maré esteja 0,3 para permitir o acesso a pé.

Para o caminho de Moisés, recomendo também visitar quando a maré estiver a menos que 0,4, pelo menos.

Escolheu sua praia favorita em Maragogi?

Gostou da minha seleção de praias em Maragogi? Conseguiu escolher sua favorita?

Chegou a hora de fazer minha revelação. A minha praia favorita em Maragogi é Burgalhau, por vários motivos:

  • a beleza do encontro do rio com o mar;
  • é uma praia com estrutura, mas com vários trechos mais desertos, que permitem que você curta sem aglomeração;
  • tem um tom de azul fascinante (isso fica mais visível a medida que você se afasta do rio)

Logo depois na minha lista, vem a Praia de Ponta do Mangue e Peroba.

Apesar de toda beleza de Antunes, as praias lotadas não fazem muito meu gosto, e ela acaba ficando depois da minha lista, só por isso!

Espero que todas essas dicas possam fazer a diferença na hora de planejar sua viagem para conhecer as melhores praias de Maragogi, tornando a experiência ainda mais inesquecível!

Depois me conta qual praia de Maragogi você escolheu como favorita! Foi uma praia quase “secreta” ou uma das praias famosas de Maragogi? Escreve aqui nos comentários!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
JoselmaMelo disse:

Amei tudo. Ótimas dicas!!!