Comida holandesa: 10 pratos típicos da Holanda para conhecer e provar
Você também adora experimentar a gastronomia local durante as viagens? Eu estava morrendo de curiosidade para provar comida holandesa!
Então antes de embarcar para os Países Baixos, tratei logo de fazer minha listinha com as comidas típicas da Holanda que eu queria provar!
E falo sem medo de errar: voltei para o Brasil com uns quilos a mais, porque a gente comeu super bem na Holanda!
Se você também adora uma viagem gastronômica, cola com a gente que essa lista de comidas típicas da Holanda precisa fazer parte do seu roteiro!
Esse post está recheado de dicas sobre o que comer em Amsterdam – e em outras cidades da Holanda também!
E como por aqui a gente não dá dica pela metade, ainda salpicamos o post com dicas de onde comer cada uma dessas delícias, seja em Amsterdam ou outras cidades da Holanda.
O que comer em Amsterdam: 10 comidas holandesas para colocar no roteiro
1) Stroopwafel
Provavelmente o prato holandês que ganhou mais fama pelo mundo. Duas finas fatias de massa assada de waffle, no formato circular, recheadas com caramelo (na versão tradicional) ou com chocolate.
O “stroopwafel” vai muito bem como sobremesa, ou mesmo um lanche, acompanhado de uma xícara de chá ou chocolate quente.
O truque é colocar o stroopwafel em cima da caneca e deixar o vapor derreter o caramelo. Como fazem os holandeses! Juro que fica ainda mais gostoso…
Você pode comprar os stroppwaffles em qualquer mercado holandês, levar o pacote pra casa e esquentar na hora de comer, para sentir o gostinho do caramelo derretendo.
Reserve seu hotel em Amsterdam com descontos via Booking.com
Onde provar stroopwaffle?
O doce foi criado em Gouda, lá pelo século 18 ou 19, com sobras de padaria. Mas para provar hoje em dia o melhor stroopwaffel de Amsterdam, vá até o Mercado Albert Cuyp.
Procure pela barraquinha Goudse Stroopwafels, onde você pode ver o stroopwaffel sendo preparado e ainda provar um quentinho, feito na hora!
2) Queijo Gouda
Como falar da comida holandesa sem mencionar o queijo? Esse alimento vem sendo produzido na Holanda desde 800 a.C, e não é a toa que hoje a Holanda é o maior exportador de queijo do mundo!
Os queijos holandeses mais famosos são o Gouda e o Edam, mas não há limites para os tipos, sabores e maturação de queijos já testados pelos holandeses, por isso há muitos outros tipos de queijo disponíveis na Holanda.
Onde provar queijo em Amsterdam?
O próprio mercado Albert Cuyp é um excelente lugar para provar queijos da Holanda.
Fizemos amizade com um vendedor, que basicamente fez a gente experimentar todos os queijos à venda, e ainda comprar alguns embalados à vácuo para trazer na mala.
Outra opção para provar queijos na Holanda é visitar os tradicionais mercados de queijo nas cidades de Alkmaar, Edam, Hoorn, Gouda e Woerden.
Nós visitamos o mercado de queijos em Alkmaar e foi uma das melhores coisas que eu como amante de queijos poderia ter feito na Holanda!
3) Kroket
A versão holandesa do croquete de carne, o “kroket” é recheado com guisado de carne e empanado com farinha de pão.
Isso acabou virando um dos petiscos mais tradicionais da Holanda, e pode ser facilmente encontrado em toda lanchonete.
Onde provar?
Mas se você quer mesmo provar o Kroket da forma mais holandesa possível, visite um Febo. Uma espécie de máquina de auto-atendimento para lanches, tem por toda a Holanda.
Basta colocar a moeda e escolher seu lanche. Geralmente, não faltam opções de Kroketten nos Febos de Amsterdam e região.
4) Arenque cru
Embora não seja mundialmente famoso, o arenque cru é o lanche mais adorado pelos holandeses.
Pode ser devorado sozinho (levantando pelo rabo e mordendo a outra ponta do peixe) ou em um sanduíche com cebolas e pepinhos, o “broodje haring”.
Onde comer?
Vocês nem vão acreditar na quantidade de lojas que vendem o arenque cru em Amsterdam.
Levei um tempo para me acostumar com a ideia de comer o peixe assim, mas não abro mão de viver uma experiência gastronômica, então topei o desafio.
Barracas de rua e pequenas lojinhas em Amsterdam oferecem o prato. Em outras cidades do interior, como a antiga vila de pescadores em Volendam, também oferecem esse tipo de prato com facilidade.
5) Appeltaart
Esqueça tudo que você conhece como “versão brasileira da torta holandesa”. A verdadeira torta que é o símbolo da Holanda é a torta de maça, ou Appeltaart.
A torta mais tradicional dos Países Baixos é alta e recheada com pedaços de maçã, passas e canela. Ela é servida acompanhada de uma farta porção de chantilly ou sorvete de creme.
Onde comer Appeltaart?
Já que você vai experimentar a torta holandesa “de verdade”, vamos fazer isso direito! Anote onde comer a melhor torta de maçã de Amsterdam!
E eu peguei essa dica com dois food bloggers maravilhosos!
A Carla Duclos, esposa do especialista em Amsterdam Daniel Duclos, recomenda a appeltaart da Winkel 43, no Noordermarkt.
Unanimidade? Só falta o seu voto e eu recomendo fortemente que você vá até lá conferir. Apenas se prepare para encarar uma fila, mas leve a certeza que a experiência vale a pena.
6) Patat
As batatas fritas vendidas em cones, que a gente já tinha provado na Bélgica, atacam de novo em Amsterdam.
Entre belgas e holandeses, não é à toa que essas batatas fritas fazem sucesso em toda a região de Flandres.
Deliciosas, são um pouco mais grossas do que a batata frita que estamos acostumados aqui no Brasil, e são servidas com molhos variados como ketchup, curry, mostarda, amendoim ou maionese.
Mas atenção: nunca peça o molho sobre as batatas. O jeito “certo” é pedir o molho à parte e ir mergulhando as batatas enquanto come. Segundo me disseram, assim você faz menos sujeira enquanto está comendo na rua.
Onde provar?
Você vai achar barracas vendendo batata frita espalhadas por toda a cidade. Mas tem um endereço que ganhou fama e merece sua visita: Vleminckx the Sausmeester (o mestre dos molhos) te espera na Voetboogstraat 33.
7) Poffertjes
Quando me apresentaram esse doce, me falaram que era uma sobremesa para crianças. Pois quero ser criança pra sempre para ganhar minha porção de ‘poffertjes’.
Pequenas panquecas, assadas na hora para ficarem bem fofinhas e cobertas com uma fina camada de açúcar em pó e manteiga.
Provei pela primeira vez no meio de uma feira ao ar livre na cidade de Alkmaar, e lambi os beiços até terminar. Simples e delicioso, sabe?
Onde provar?
Comida de rua super tradicional na Holanda. Procure pelas barquinhas de ‘poffertjes’ nos mercados e feiras ao ar livre.
8) Pannekoeken
Panqueca tem no mundo todo, né? Mas a versão holandesa, ‘pannenkoeken’, é um pouquinho diferente das famosas panquecas americanas (que são menores e mais grossas) ou mesmo dos crepes franceses (que são mais finos).
E as diferenças não param por aí. Na Holanda, a panqueca é servida tradicionalmente como opção de jantar, e mais parece uma versão alternativa para a pizza, já que recebe muitos itens em cima, do bacon à maçã.
Onde provar?
Aqui vai mais uma tradição inusitada de Amsterdam, um jeito bem diferente de provar comida holandesa. É possível fazer um “cruzeiro de panquecas” pelos canais de Amsterdam.
O pannenkoekenboot (barco da panqueca) oferece um passeio de 2 horas e meia pelos canais de Amsterdam, com “tudo que você aguentar comer” de panquecas, sorvete liberado, mais alguns lencinhos, tudo por um valor fixo.
Uma experiência no mínimo inusitada, né?
9) Bitterballen
Um dos lanches favoritos dos holandeses, é um daqueles itens da lista super fáceis de encontrar, seja em Amsterdam ou outras cidades da Holanda.
Pra resumir e explicar bem, “bitterballen” nada mais é do que uma bolinha de carne empanada com farinha de pão, fritas e servidas junto com uma porção de mostarda. Lembra o kroket holandês, que já apareceu aqui na lista.
Onde provar?
Mais uma comida que provamos nas feiras de rua (no Mercado Albert Cuyp tinha muitas barracas vendendo) e também nos bares de Amsterdam e por toda a Holanda.
Vocês nem vão acreditar como a ‘bitterballen’ vai bem com uma cervejinha!
Leia também: Como é a Heineken Experience em Amsterdam
10) Stamppot
Stamppot é um dos pratos holandês mais tradicionais. Uma mistura de batatas amassadas, servidas com uma variedade de legumes e uma linguiça defumada, que é bem comum na comida holandesa.
É um prato muito comum no inverno holandês e traz uma das principais características da cozinha local:
Receitas onde se usa uma panela só, misturando todos os ingredientes e resultado em menos louça pra lavar depois do jantar.
Onde provar?
Se for inverno, os restaurantes mais tradicionais de Amsterdam vão estar servindo stamppot, seguindo as tradições da comida holandesa.
Nós provamos no Restaurante Moeders em Amsterdam, especializado em culinária local, com gostinho da casa da mãe, sabe?
Culinária regional: outros sabores para provar pelo mundo
Gostou das nossas dicas de comida holandesa? Temos mais algumas delícias pra você!
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes, e tem outros blogs bacanas que prepararam um post com dicas sobre culinária regional em diversos cantos do mundo.
Confira aqui a lista de posts participantes e aproveite essas delícias!
Destinos por onde andei… – O melhor barreado de Morretes, Paraná
3 Gerações e 1 Mala – Culinária Regional: Churrasco Gaúcho
Mariana Viaja – Panelas de barro do ES: símbolo capixaba tem tradição indígena e é essencial na moqueca
Qualquer viagem. Eu vou! – Bolinho de frango ou encapotado – o salgado do interior de São Paulo
Uma Viagem Diferente – Um café na Confeitaria Colombo , Rio de Janeiro
Tá indo pra onde? – Comidas e bebidas típicas de Recife/Pernambuco
Pelo Mundo com Manu – Culinária Capixaba: Cultura e Tradição
Cantinho de Ná – Top 12 comidas típicas da Espanha
resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Fotos do post: Pixabay.
Quanta delícia… agora que já tenho a lista do que provar na Holanda, só falta ir pra lá rsrsrs. Definitivamente vou querer fazer o cruzeiro de panquecas! Provei o poffertjes aqui mesmo, em Holambra, mas era servido com morangos e chantilly. É adaptação brasileira ou lá também pode ser assim?
Ai que saudade da Holanda, quando fomos comemos o 1, 5 e 6 (fica mais fácil numerar do que escrever os nomes kkkk). O marido quase não parava de comer batata e eu a torta, huuuummmmm…..
hahahaha que saudades dessa batata <3
Que saudades da Holanda me bateu aqui, Klécia. Quantas delícias, já provamos algumas, outras não.
Meu marido gostou tanto do Stroopwafel que trouxe algumas caixas pra casa, e até hoje ele compra quando encontra nos supermercados no Brasil. Não são exatamente iguais, mas quebram o maior galho e dá para matar a saudade de nossa viagem para a Holanda. Beijos.
Olá, bom dia!
Município de Holambra/ capital nacional da flores, de colonização holandesa tem a fábrica de stroopwafel a Oma Beppie, você poderá adquirir através do site da empresa .
OI Sueli, Obrigado pela dica, já ficamos com agua na boca por aqui pra comer um stroopwafel
Grande Abraço
Amei todas as dicas! Também sou dessas que gosta de provar as comidas locais. Dessa lista conheço o stroopwafel e o queijo. E dos demais, o que mais me deu água na boca foi a appeltaart.
Deliciosoooooo demais!
Muita comida que não vi, mas acredito que o Stroopwafel é unanime do quesito gostosura – e iguais os da Holanda, não tem igual!
Não tem mesmo! Saudades demais dessa delícia!
Comi a maioria dessas delícias quando estive em Amsterdã e alguns comi tb em Holambra, cidadezinha fundada por imigrantes holandeses aqui pertinho de Campinas. Minha paixão é o stroopwafel! Compro sempre que acho por aqui, ainda bem que está ficando comum em Campinas/São Paulo (justamente pela proximidade de Holambra)!
Fiquei com água na boca lendo esse post. Que delicia esses pratos.
Já comi Stroopwafel uma vez e adorei, todos os outros não conheço ainda.
Quando for para a Europa com certeza experimentarei. Belo post
Anotado na pasta Holanda: emagrecer 3 quilos antes da viagem.
Doces são o meu calcanhar de Aquiles, o que é a torta de maça? E eu sou apaixonada por Stroopwafel já imaginei eles quentinhos. Adorei as dicas.
hahahah boa! Colocar aqui na meta da próxima viagem também!