Destinos perfeitos para cada época do ano: viajando com as 4 estações
Eu nasci em Pernambuco, ali bem pertinho da linha do Equador. Por lá, a gente só tem duas estações do ano: os dias quentes, quando dá pra praia, e os dias fresquinhos, quando começa a temporada de chuvas.
Flores? Neve? Temperatura abaixo de 20 graus? Nunca vi nada disso antes de começar a andar por esse mundão!
Foi viajando que aprendi que cada estação do ano tem a sua beleza, e que visitar certos lugares numa estação específica do ano tem uma magia toda especial.
Se você gostou da ideia de planejar uma viagem considerando a melhor época para conhecer cada lugar, esse post é pra você!
Vou te dar 8 dicas de destinos perfeitos para cada estação do ano. Vamos começar a planejar as próximas férias?
Para diversificar os roteiros, para cada estação vou deixar uma dica de destino no Brasil e outra no exterior. Assim não vai faltar opção, seja para uma viagem mais longa nas férias, ou para aproveitar aquela promoção de passagem e curtir um feriado prolongado pelo Brasil
Destinos perfeitos para cada estação do ano
Para onde viajar na Primavera
1 – Santorini
A ilha grega que é puro romantismo! Santorini tem paisagens incríveis, uma gastronomia espetacular e claro, aquele por do sol paradisíaco, com o dia se acabando de frente pro mar e pros telhados azuis das casinhas brancas na vila de Óia.
O mais legal de conhecer Santorini na primavera é que o clima está ameno, e a ilha está mais vazia, porque a alta estação ainda vai chegar junto com o verão.
E o mais lindo de visitar a ilha nessa época do ano foi poder encontrar flores decorando os cenários pitorescos da caldeira do antigo vulcão que adormece sob o mar azul de Santorini. Fala se não é inesquecível visitar um lugar com um cenário assim?
Leia mais: O que fazer em Santorini, Grécia
2 – São Paulo
Eu gosto de São Paulo o ano todo. A cidade não pára, não dorme, e nunca deixa de me despertar para novos sabores e sentidos. O clima vai variar entre os dias mais quentes e o cinza característico em dias mais frios.
E o segredo aqui é exatamente uma brincadeira com as cores.
São Paulo adquire um colorido especial nessa época, e eu não resisto a um passeio no Parque Ibirapuera, no meio da florada dos ipês, e das cores das mil outras flores que enfeitam a cidade. Existe amor em SP, e existe cor pra caramba!
Leia também: O que fazer em São Paulo
Para onde viajar no Verão
3 – Zakynthos
Mais um destino na Grécia que entrou para minha lista! Zakynthos é uma das ilhas Cíclades, no mar Egeu. Ela fica fora do roteiro principal de quem visita a Grécia, por ser mais afastada de destinos mais badalados como Mykonos e Santorini.
Mais recentemente, a ilha ficou conhecida por aparecer frequentemente nas redes sociais com fotos de seu cartão-postal, a praia de Navagio.
Zakynthos fica bem cheia na alta temporada do verão, mas nada comparado com as outras ilhas gregas mais famosas. A ilha é enorme, e você com certeza vai aproveitar muito da culinária e da simpatia dos moradores mesmo visitando em alta estação.
No inverno, o mar fica gelado demais para arriscar um mergulho. Mas quando o clima esquenta, acredite em mim: nadar nesse mar azul-perfeito é um sonho que todo mundo deveria realizar.
Leia também: O que fazer em Zakynthos, Grécia
4 – Rio de Janeiro
O Purgatório da beleza e do caos. E nenhuma estação pode representar melhor o Rio de Janeiro que o verão de corpos bronzeados e termômetros nas alturas. Prepare-se pra suar, porque aqui o calor vem sem pena, no auge dos seus 50 graus.
Mas prepare-se também para curtir a melhor época da cidade maravilhosa: o verão junta os dois eventos que tornam o Rio de Janeiro mundialmente conhecido: o Réveillon e o Carnaval.
Prepare o samba no pé ou a garrafa de champagne, porque o Rio de Janeiro te espera no verão – junto com muita cerveja, praia e tantas outras coisas bonitas!
E se você é como eu, e não curte muito uma praia lotada, saiba que dá pra aproveitar a estação fora do circuito turístico, em praias mais afastadas, e igualmente lindas!
As praias da Zona Oeste por exemplo, são uma ótima opção! Visite e aproveite o clima menos agitado de Grumari, praia da Macumba e a Prainha!
Leia também: O que fazer no Rio de Janeiro (roteiro para 3, 5 ou 7 dias)
Para onde viajar no Outono
5 – Buenos Aires
Buenos Aires fica linda no outono. O clima da cidade começa a esfriar. Todos os parques viram um convite para uma tarde de pique-nique, ou para passear sem pressa junto com os amigos e os amores.
Hora de abrir as garrafas de vinho ao som de um bom tango argentino.
Minha dica mais especial é o bate e volta na vizinha Tigre, que também fica incrivelmente maravilhosa nessa época do ano! Aproveite para brincar com as folhas secas pelo chão, e tirar lindas fotos com o cenário com as cores de outono!
Leia também: O que fazer em Buenos Aires
6 – Chapada dos Veadeiros
O outono é uma das melhores épocas para visitar uma das regiões mais bonitas do Brasil: a Chapada dos Veadeiros.
Nessa época, as chuvas diminuem e começa o período da seca. Isso diminui os riscos de trombas d’água nas cachoeiras, e faz a gente aproveitar essas belezas todas sem medo!
Com o menor volume de água, dá pra praticar canoagem, rapel e outros esportes de aventura na região.
E o detalhe mais bonito: no outono a gente pode apreciar a beleza do cerrado de um jeito especial. É nessa época que as flores do cerrado se abrem exuberantes para receber a estação!
Leia também: Passeios na Chapada dos Veadeiros: partindo de Alto Paraíso de Goiás e São Jorge.
Para viajar no Inverno
7 – Pittsburgh
O primeiro inverno a gente nunca esquece. Nem a primeira nevasca, nem o primeiro boneco de neve. Eu morei em Pittsburgh, no norte dos Estados Unidos, por um tempo.
Morro de saudade da época em que eu acordava com neve caindo da janela, e que meus finais de semana eram regados a tombos patinação no gelo e chocolate quente.
O inverno em Pittsburgh é incrível – especialmente no Natal. A cidade fica toda decorada nessa época e é impossível resistir a esse clima de ‘pólo norte’ que invade uma das cidades de maior qualidade de vida dos Estados Unidos.
De todas as cidades que já visitei, Pittsburgh é minha cidade favorita para o inverno, especialmente na época de natal no hemisfério norte – uma experiência única para quem sempre teve um natal bem tropical 😉
Por falar em inverno, conheçam Ingrid, a minha amiga de neve 🙂
8 – Curitiba
Uma das minhas cidades favoritas no Brasil, que eu já visitei em todas as estacões do ano. Numa dessas viagens, pegamos um inverno intenso em 2013 – aquele ano que teve até neve!
Para aquecer a temperatura quase negativa, fomos até o Bar do Alemão, no centro da cidade, para beber o tradicional Submarino, uma bebida preparada com uma dose de steinhäger mergulhada numa caneca do chope.
Pouca gente sabe a história da bebida, mas ela teve origem exatamente no inverno de 1982. Um grupo de amigos costumava se aquecer, antes de tomar o chope, com uma dose de steinhäger.
Em uma das rodadas, um copo acidentalmente caiu dentro do chope. Empolgados, todos repetiram o gesto, com uma dose de steinhäger dentro de cada chope da mesa. O nome submarino nasceu ali mesmo, naquela noite, na brincadeira.
No começo, a dose de steinhäger era servida num copo americano. Com o tempo, surgiram as canequinhas que viraram a marca registrada do bar.
Canequinhas “honestamente roubadas do bar”, como diz a inscrição das nossas lembranças de uma noite de inverno em Curitiba.
Leia mais: Principais pontos turísticos de Curitiba
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva. O nome é [8 on 8], e fica fácil entender porquê.
Todo dia 8 de cada mês, um tema novo é abordado em um post com 8 fotos, por cada um dos blogs participantes.
O tema desse mês é Estações do Ano, e você pode também conferir os posts dos demais blogs participantes: Diário de Polly, Família Viagem, Mulher Casada Viaja, O Mundo e Minhas Voltas, Quarto de Viagem e Turistando.in.
A-DO-REI passear pelas 4 estações do ano com você como guia! Gosto muito da primavera e do outono justamente pelo equilíbrio nas temperaturas. Já vivi a neve e o sol assando tudo e confesso que acho estações lindas, o verão e o inverno: nas fotos e cartões postais, como nas imagens que você colocou aqui.
Fiquei especialmente feliz em saber que Santorini na Primavera e Veadeiros no Outono são boas ideias. Também adoro São Paulo, cidade onde já estive em todas as estações, assim como Curitiba… 2 cidades que me fizeram quase desmaiar no verão.
texto delicioso, como sempre. 🙂 bjus
Primavera e outono sempre foram minhas estações favoritas para viajar. Eu até gosto de frio extremo, mas não sei lidar com o calor do verão – hahahaha acho que isso você percebeu 🙂
Ótimas sugestões e muitas memórias compartilhadas, Klécia. Achei a dica da Chapada importante, porque essa coisa de trombada d’água é séria e perigosa. Lindo seu boneco, eles são inesquecíveis, mesmo rsrsrs. Abraços!
Memória é o que a gente leva pra sempre, né Marcia? Obrigada pelo comentário tão gentil! 🙂
Klécia
Acho que outono e primavera são as ùnicas estações que SP se torna bela e suportàvel!
rsrsrsrs
Mas me surpreendi em vê-la na tua lista
Zakynthos entrou na minha lista graças ao teu post! Talvez praia seja realmente o destino para quem pensa em ir para a Europa!
hehehehe
E adorei te ver novinha junto ao teu boneco de neve!
😉
haha Eu adoro SP, Ju, fico suspeita em falar. A cidade é minha NY brasileira… E Zakynthos é paraíso na terra, parece tirada de um conto de fadas!
Que bom que gostou da Ingrid 🙂
Klécia, show de bola o post! To querendo muito visitar Santorini 😀 Amei ver a dica por aqui!! Beijos
Santorini é um sonho que todo mundo deveria realizar, Livia! Suspiros eternos por aquela ilha! <3
Klécia, adorei sua seleção! Não conheço a maioria desses destinos e gostei de sabe qual a melhor época para visitá-los. Gostei que vc colocou 2 ilhas gregas, mas especificou o porquê de cada uma ser melhor em épocas diferentes. Adorei seu post! Suas fotos tb estão super divertidas.. Beijo grande!
Que bom que gostou, Polly! A Grécia tem atrações pro ano todo, dá vontade de voltar sempre e sempre! Espero que aconteça um dia! 🙂