Conheça os 9 maiores estádios de futebol do mundo (e o maior estádio do Brasil)

‘A bola é redonda, o jogo dura noventa minutos e todo o resto é apenas teoria’, já dizia o sábio Josef Sepp, jogador e treinador da seleção alemã por muitos anos.

Mais do que um esporte, futebol para muita gente é religião, é paixão, é estilo de vida. Em comemoração ao Dia Nacional do Futebol (19/07), a gente resolveu dar um giro turístico pelos maiores templos da bola com vocês.

Preparamos uma lista com 9 maiores estádios de futebol para conhecer pelo mundo. E no final ainda vamos te contar qual é o maior estádio de futebol do Brasil!

Pode preparar o caderno de anotações, que a sua lista de desejos de viagem vai aumentar agora!

Leia também: 15 estádios de futebol mais bonitos do mundo

Tem para todo gosto: arena ultramoderna, estádio histórico, estádio com estrutura milionária, estádio com design super arrojado e estádio raiz, com arquibancada de concreto e torcedor em pé no alambrado.

Nossa seleção tem estádios representando os 5 continentes, afinal futebol é paixão mundial. Vem conferir nossa lista de 9 maiores estádios de futebol do mundo:

Descubra quais são os 9 maiores estádios de futebol do mundo:

1 – Estádio Primeiro de Maio Rungrado (Pyongyang, Coréia do Norte)

Aposto que você não sabia que o maior estádio do mundo fica na Coréia do Norte.

O Estádio Primeiro de Maio Rungrado tem capacidade para 150 mil pessoas.

15 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Primeiro de Maio Rungrado. Foto: Reprodução.

O nome desse estádio monumental deriva da ilha onde ele foi construído (Rungra) e do dia de sua inauguração – no dia do trabalho, em 1 de maio de 1989.

Com 8 andares, 60 metros de altura e 22500 m2 de área construída, o gigante coreano ostenta sua estrutura de 16 arcos que tem a forma de uma magnólia.

A capacidade do estádio também impressiona: o estádio Primeiro de Maio de Rungrado por acomodar até 150 000 espectadores!

Infelizmente, apesar de toda essa grandeza, o estádio recebe poucos jogos. Apenas a  Seleção Coreana de Futebol joga por lá, vez ou outra.

O estádio hoje acaba sendo mais utilizado para o festival Arirang, que ocorre todo ano com shows de ginástica e dança em homenagem ao líder coreano Kim Jong-il.

2 – Estádio Salt Lake (Kolkata, Índia)

A Ásia é cheia de estádios monumentais. O segundo maior estádio do mundo fica na Índia.

Com capacidade para 120 mil pessoas, o Estádio Salt Lake foi inaugurado em 1984.

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Salt Lake. Foto: Reprodução.

É a sede da Seleção Indiana de futebol, e de mais quatro pequenos clubes do país, com capacidade para 120 mil pessoas.

Uma curiosidade: O estádio Salt Lake foi escolhido para o jogo de despedida do goleiro alemão Oliver Kahn (lembra dele, Brasil?), no jogo amistoso entre Bayern Munich e o Mohun Bagan.

3 – Michigan Stadium (Michigan, EUA)

Também conhecido como The Big House, o terceiro maior estádio de futebol do mundo é na verdade um estádio de… futebol americano.

O Michigan Stadium é o maior estádio de futebol dos Estados Unidos, e o segundo maior do mundo. Foi construído em 1927 e inicialmente foi projetado para 72 mil pessoas.

Hoje acomoda oficialmente 106.201 torcedores, mas já houve relatos de um jogo de futebol americano nesse estádio com mais de 115.000 espectadores (NCAA x Notre Dame, em 2013).

MIchigan Stadium - maiores estádios de futebol do mundo
Foto: Missy Caulk via Flickr (Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)

É a casa do time de futebol americano universitário do Michigan Wolverines, da Universidade de Michigan.

4 – Melbourne Cricket Ground (Melbourne, Austrália)

O maior estádio de futebol da Austrália também é um dos maiores do mundo!

O Melbourne Cricket Ground, também chamado de MCG, é o principal estádio de futebol do país.

Foi inaugurado em 1853, quando o primeiro campo de cricket (esporte tradicional na Austrália) foi construído ali.

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Melbourne Cricket Ground. Foto: Reprodução.

Depois de várias reformas, o estádio passou a acomodar até 120000 pessoas (sendo que o recorde de ocupação é de 121696 torcedores no jogo final da liga de futebol australiano (AFL) em 1970.

Hoje, o estádio recebe até 100024 torcedores, o que faz dele o quarto da nossa lista de maiores estádios de futebol do mundo.

Melbourne Cricket Ground: maiores estádios de futebol do mundo
Foto: Sportz Fotos via Flickr (Attribution-NoDerivs 2.0 Generic)

Além dos jogos da AFL, o Melbourne Cricket Ground também recebe jogos de futebol, principalmente os jogos da seleção Australiana.

Já foi palco inclusive de um jogo amistoso entre o Brasil e a Austrália, em 2017. O Brasil ganhou de 4×0.

5 – Camp Nou (Barcelona, Espanha)

A casa do Futbol Club Barcelona, também conhecido como Barcelona e popularmente como Barça, não podia faltar na lista!

O Camp Nou foi inaugurado em 1957, é o quinto maior do mundo e o maior estádio da Europa. Está localizado na cidade de Barcelona, na Catalunha, Espanha.

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Camp Nou. Foto: Reprodução.

Até 2001, o nome oficial do estádio era Estadi del Fútbol Club Barcelona, mas uma votação com os torcedores oficializou o nome pelo qual o conhecemos até hoje: Camp Nou, que significa “Campo Novo”.

O nome também se explica no passado clube, já que esse é o terceiro estádio de futebol na história do clube mais famoso de Barcelona.

Inicialmente, tinha capacidade para 150 mil lugares, mas depois de algumas reformas, hoje acomoda 99786 pessoas.

Além dos jogos do Barcelona, o Camp Nou também já foi o palco de partidas de Copa do Mundo (1982) e muitas finais da Taça UEFA (atual Liga Europa).

Nós já tivemos a oportunidade de visitar o Camp Nou em um tour guiado, que inclusive é um dos passeios mais procurados de Barcelona. Em 2010, mais de 1.300.000 pessoas fizeram o tour pelo estádio Camp Nou.

O estádio também ostenta o recorde de maior público numa partida de futebol feminino, com 91553 pessoas assistindo a vitória do Barcelona sobre o Real Madrid (5×2) em 30 de março de 2022.

Confesso que ainda sonho com o dia que assistir uma partida da Champions League no Camp Nou. Prometo que sobrevivo a emoção para contar tudo aqui no blog!

6 – Estádio FNB ou Soccer City (Joanesburgo, África do Sul)

O Estádio FNB foi inaugurado em 1989, com capacidade para 104.700 espectadores.

15 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Soccer City. Foto: Reprodução.

Quando a África do Sul foi escolhida como sede da Copa do Mundo de 2010, o estádio foi reformando, recebendo um revestimento inspirado em cerâmica tradicional africana, e passando a acomodar 94.700 espectadores.

Foi durante a Copa do Mundo da África do Sul em 2010 que o estádio começou a ser chamado de Soccer City.

Popularmente conhecido como Calabash (pote africano), é a casa da Seleção Africana e do Kaizer Chiefs F.C.

Hoje, o Soccer City é o maior estádio da África e símbolo dos desejos de avanço para o continente africano. Mas a vizinhança do estádio não esconde a história mais triste do país.

Bem do lado do Soccer City fica Soweto, o bairro negro que já foi o mais violento do mundo, um símbolo da segregação racial consequência do Apartheid.

Para selar a importância social do estádio, foi nele que Nelson Mandela fez o primeiro discurso depois de sua libertação, em 1990.

7 – Rose Bowl Stadium (Los Angeles, EUA)

O Rose Bowl é mais um estádio de futebol americano na lista de maiores estádios de futebol do mundo.

Rose Bowl - maiores estádios de futebol do mundo
Foto: jmartcmu via Flickr (Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

O nome vem de um campo de rosas plantado no entorno do estádio, com mais de 100 variedades.

É aqui que acontece o lendário Rose Bowl Game do futebol americano universitário, o mais antigo dos chamados bowl games (que marcam o final de temporada).

Rose Bowl também já sediou 5 vezes o Super Bowl, na liga principal de futebol americano.

O estádio abriga oficialmente 92 542 espectadores. Mas alguns eventos já extrapolaram esse número, como o show do U2, em 2009, que reuniu aproximadamente 100.000 fãs da banda no Rose Bowl.

Apesar de, em sua maioria, receber jogos de futebol americano, o Rose Bowl já foi palco de várias partidas do nosso futebol, por exemplo:

  • Jogos Olímpicos de 1984;
  • Copa do Mundo FIFA de 1994 e
  • Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 1999.

8 – Estádio de Wembley (Grande Londres, Inglaterra)

O antigo estádio lendário de Wembley foi demolido em 2003, mas o novo complexo inaugurado em 2007 é tão impressionante quanto o original, e segue fazendo história.

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio de Wembley. Foto: Reprodução.

É o maior estádio da Inglaterra, com capacidade para 90 mil pessoas, e o sétimo estádio da nossa lista de maiores estádios do mundo. Na Europa, só perde para o Camp Nou.

Sua estrutura chama atenção, com um enorme arco de metal de 133 metros de altura.

Wembley é a casa principal da Seleção Inglesa, além de sediar os jogos finais do campeonato inglês.

Já presenciou também as finais da Liga dos Campeões da Europa em 2011 e 2013, os Jogos Olímpicos de 2012 e, desde 2007, Wembley vem recebendo pelo menos um jogo por ano da milionária Liga de Futebol Americano (NFL).

9 – Estádio Azteca (Cidade do México, México)

Voltamos para as Américas, para apresentar esse que é o maior estádio de futebol das Américas (aqui estamos falando do nosso futebol, sem contar o futebol americano, que já emplacou dois estádios nessa lista).

O Estádio Azteca, inaugurado em 1966, tem capacidade para pouco mais de 105 mil pessoas. É a casa da seleção mexicana de futebol e do time de futebol Club América.

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Azteca. Foto: Reprodução

Particularmente, eu acho o Azteca um dos estádios mais bonitos do mundo. Cheio de estilo, o estádio tem um design reconhecido mundialmente.

Pra nós, brasileiros, o Azteca ainda tem o gostinho especial de ter sido a sede da final da Copa do Mundo de 1970, quando a gente ganhou o Tricampeonato Mundial.

Quer mais história? Foi no Azteca que Diego Maradona fez o lendário Gol do Século, ajudando a classificar a Argentina para as finais da Copa do Mundo de 1986, para ganhar seu segundo título do torneio.

O astro driblou 7 jogadores ingleses (incluindo o goleiro) antes de finalizar a gol e decretar a vitória de 2 a 0 sobre a Inglaterra nas quartas de final.

Curiosidade: Qual é o maior estádio de futebol do Brasil?

O maior estádio de futebol do Brasil é o famoso Maracanã, no Rio de Janeiro, também chamado de estádio Jornalista Mário Filho.

16 estádios de futebol para conhecer pelo mundo
Estádio Maracanã. Foto: Pixabay.

O mais famoso estádio brasileiro já foi o maior do mundo, mas as várias reformas reduziram sua capacidade de público para 78 mil pessoas.

Hoje ele aparece na 25a posição na lista dos maiores estádios do mundo, mas ainda assim é o maior estádio de futebol do Brasil.

Inaugurado na década de 1950, o nosso Maraca já presenciou momentos de glória e de tristeza do nosso país do futebol.

Já foi palco momentos históricos, como o milésimo gol do Pelé, final da Taça Libertadores da América e da Copa do Mundo.

Infelizmente, quando o assunto é Copa do Mundo, a gente não tem muitas lembranças boas por aqui, né?

Maiores estádios de futebol do mundo: qual deles você já conheceu?

Tem muito estádio bacana nessa lista. Muitos deles, não tive a chance de conhecer ainda – e não vejo a hora!

Se você também é um apaixonado por futebol, conhecer algum dos maiores estádios do mundo pode ser uma oportunidade única na sua viagem.

Você também pode conferir essa outra lista, com os estádios de futebol mais bonitos do mundo, tenho certeza que vai adicionar alguns sonhos na sua lista de viagem!

Qual o estádio mais legal que você já conheceu? Conta pra gente aqui nos comentários! Fala também se você tem o sonho de conhecer algum dos estádios dessa lista de maiores estádios de futebol do mundo!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
DAGOBERTO MARCHETTI disse:

Morumbi! SPFC!

Peterprac disse:

Citaria apenas mais um que faltou aí , San Siro em Milão.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Peter, Assim como o San Siro, ou Giuseppe Meazza (como chamam os torcedores da Inter de Milão), muitos outros estádios mereciam estar na lista!
Porém, pelas últimas notícias, quem quiser conhecer o Estádio vai ter que colocar Milão na lista de próximas viagens, visto que os clubes estão cogitando construir uma nova arena para substituí-lo!
Abraços e boas viagens!

Sandro disse:

Que crime!!

RoadTrio disse:

Conheço muita gente que ia amar esse post e que daria qualquer coisa para conhecer pelo menos 1/3 desses estádios listados! hehe Mas até quem não é chegado no esporte adora conhecer. Muito legais as dicas!

Klécia disse:

Haha aposto que você conhece mesmo! Eu sou a primeira a querer zerar a lista 😀

Fabricio disse:

Não sou fã de futebol, mas tem alguns estádios que ela história e arquitetura já valem muito a pena. Eu quase chorei quando vi Wembley, não por causa dos jogos, mas por causa dos shows históricos que já acontecerem lá. Michael Jackson, Quenn, INXS, Madonna… só monstro.

Klécia disse:

O mais legal é que eles transcendem futebol mesmo! E marcam a gente de várias formas! Também já vi shows inesquecíveis em estádios mundo afora <3

bstorquato disse:

Confesso que não sou fã de futebol e visitar estádios é a última coisa da minha lista. Mas tenho que dizer que as construções são impressionantes, realmente obras de arte da engenharia.

Klécia disse:

Muito bacana né? São monumentos incríveis! 😀

Que legal! Adorei essa lista! Perfeita pra amantes de futebol, hein?! Parabéns pelo post!

Klécia disse:

Obrigada, Alessandra!

Mariana Bueno disse:

Só conheço os brasileiros, mas taí uma lista que quero incluir nos roteiros futuros. Adoro futebol e acho estádios lugares mágicos!

Klécia disse:

Não tem palavra melhor, Mariana! Mägicos! Tenho cada lembrança boa em estádios!

Gisele Rocha disse:

Eu que não sou tão fã de futebol achei esse post interessantíssimo. Imagino que os fanáticos pirem nesse roteiro.
Dos 16 que vc citou, só fui a 3: o de Buenos Aires, o de Barcelona e o de Londres. Cabe o mundo dentro deles!

Klécia disse:

Que bacana, Gi! Você já visitou alguns dos meus favoritos 😀

Em primeiro lugar preciso dizer que nesta lista está faltando o mais mais de todos: a Vila Belmiro! 🙂 Segundo, para ver o Boca, só mesmo aqui no FSV ou quando o SFC disputar outra final por lá. rsrsrs

Em segundo, eu AMO estádio de futebol e o esporte!! A lista está massa e posso dizer que já vi jogo no Maraca mais de uma vez e é emocionante! Já fui campeã no Pacaembu e no Centenário. Já assisti jogo no Azteca e no Camp Nou e o resto está na lista.

Em viagem à Itália, compramos ingressos para ver a Inter de Milão jogar no San Siro em Milão. Chegamos no dia do jogo, deixamos as coisas no hotel e partimos para estádio (suuuuper longe). Chegando lá surpresa: o jogo tinha sido antecipado e acontecido na noite anterior. Perdemos os ingressos e a partida. rsrsrs Hoje torço sempre contra a inter!!! rsrsrs bjus

Klécia disse:

Bem, tenho que torcer pra que vc volte ao La Bombonera numa final então! Você já foi no Azteca! Quero isso pra minha vida! Acho ele tao lindo!
E essa história de Milão merece post no EPM 😀 que coisa louca!