Paris com chuva: 17 dicas de passeios em Paris para curtir mesmo assim

Paris é tem seu charme em qualquer época do ano, até mesmo em dias chuvosos. Se você está se perguntando o que fazer em Paris com chuva, saiba que há muitas opções para aproveitar a cidade fugindo do mal tempo!

Mesmo naqueles dias de céu cinzendo, existe uma diversidade de experiências que você pode colocar no seu roteiro em Paris, desde conhecer museus até visitar cafeterias e cantinhos charmosos da cidade.

Neste post, vamos compartilhar algumas dicas imperdíveis de o que fazer em Paris com chuva, para você não perder nem um dia do seu roteiro nessa cidade repleta de magia!

Ainda sem hospedagem em Paris? Veja as ofertas do Booking.com

O que fazer em Paris com chuva? Dicas de passeios!

Explore um dos mercados cobertos de Paris

Uma ótima opção em dias de chuva é explorar os mercados cobertos de Paris.

O Marché des Enfants Rouges, localizado no Marais, é um dos mais antigos e interessantes para colocar no roteiro em um dia de chuva em Paris.

Mercados cobertos em Paris
Imagem de Jill Wellington por Pixabay

Esse mercado é coberto e tem uma variedade muito boa de produtos locais, como queijos e doces, e você pode se aventurar na cultura gastronômica francesa sem se preocupar com a chuva que está caindo lá fora.

Além de ser uma experiência deliciosa, é uma oportunidade para conhecer um lado bem autêntico e nem tão turístico da cidade.

Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?

Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!

>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<

Visite as passagens cobertas

As passagens cobertas de Paris são um verdadeiro tesouro escondido da cidade. Datadas do século XIX, elas foram criadas para proteger os parisienses do frio e da chuva, oferecendo uma série de lojas, cafés e galerias de arte.

E se os parisienses do passado já se aproveitavam desses lugares encantadores para fugir de um dia chuvoso, por que você não faria o mesmo, não é?

Passagens cobertas de Paris
Passagens cobertas de Paris. Foto: Fui ser viajante

São diversas passagens pela cidade, e algumas ficam relativamente perto umas das outras, se quiser visitar várias.

Existem inclusive opções de tour guiado, onde o guia vai te apresentar detalhes e histórias desses lugares fascinantes!

A Passage des Panoramas é a mais antiga, repleta de lojas de artesanato, pequenos cafés e antiquários que convidam a uma tarde de exploração tranquila, longe da chuva em Paris.

Mas a minha favorita é mesmo a Galerie Vivienne! Esse lugar é um paraíso de beleza, com sua arquitetura luxuosa, vitrais coloridos e mosaicos no chão.

Caminhar por ela é como voltar no tempo, apreciando o charme da Paris de antigamente.

Esse é um lugar imperdeivel para quem aprecia moda, cultura e história, e se esse é seu caso vale incluir no roteiro mesmo que não esteja chovendo em Paris!

Se impressione com as Catacumbas de Paris

As Catacumbas de Paris são uma atração intrigante e misteriosa da cidade, que pode ser uma opção interessante para os viajantes curiosos sem ideias sobre o que fazer em Paris com chuva.

Este ossuário subterrâneo, que guarda os restos mortais de mais de seis milhões de parisienses, vai te deixar de boca aberta, enquanto você desvenda um dos maiores mistérios subterrâneos da cidade luz!

A visita às catacumbas exige um pouco de coragem, e também disposição para encarar os degraus que te levam até os corredores cheios de ossos no subsolo da cidade – todos dispostos de maneira artística e misteriosa.

Catacumbas de Paris
Catacumbas de Paris. Foto: Fui ser viajante

Além de ser uma experiência histórica, é uma ótima maneira de explorar o lado mais obscuro e curioso da cidade de Paris.

Recomendo levar um casaquinho, pois lá embaixo além de tudo, pra completar o clima macabro, ainda corre um vento bem fresquinho.

Reserve aqui: Ingresso catacumbas de Paris

Faça um tour guiado pela Opéra Garnier

A Opéra Garnier é um dos prédios mais impressionantes de Paris, tanto pela sua beleza arquitetônica quanto pela história. Sabia que esse foi o local que inspirou a famosa obra “O Fantasma da Ópera”?

É possível visitar seu interior em um passeio guiado ou visita livre com áudio guia uma excelente atividade para fazer em dias de chuva em Paris.

Na visita, você vai poder se encantar com os detalhes desse prédio do século XIX, de estilo neobarroco e interior deslumbrante, incluindo o famoso salão dourado e o auditório com teto pintado por Marc Chagall.

Reserve seu ingresso: Ópera Garnier

Se encante com a beleza das Galeries Lafayette

Uma visita à Galeries Lafayette é praticamente obrigatória, seja para fazer compras ou para admirar a impressionante arquitetura.

O edifício de estilo Art Nouveau é uma obra de arte por si só, com sua grandiosa cúpula de vidro colorido e detalhes luxuosos.

Pode deixar a chuva esteja caindo lá fora, enquanto você pode relaxa caminhando pelos diversos andares, repletos de lojas de todos os tipos.

Galeries Lafayette Paris
Galeries Lafayette Paris. Foto: Fui ser viajante

Afinal, esta é uma das maiores lojas de departamento de Paris, então lá dentro você vai encontrar inúmeras boutiques de luxo, cosméticos e acessórios.

Além disso, durante a época natalina, as Galeries Lafayette se transformam e viram uma atração da época, com decorações elaboradas que atraem muitos visitantes que chegam só para conferir como está a decoração do ano!

Roteiro Paris 5 dias - Galerias Lafayette

É o local perfeito para uma tarde protegido da chuva e imerso em um dos principais centros comerciais de Paris.

Se delicie no Le Bon Marché Rive Gauche

Seguindo com as dicas de lojas de departamento que valem a pena visitar em Paris em um dia de chuva, preciso te indicar a minha favorita: Le Bon Marché.

Embora essa também seja uma das lojas de departamentos mais icônicas de Paris, é bem menos famosa entre os turistas que as Galeries Lafayette. Mas preciso te confessar: eu gostei bem mais de visitar esta aqui!

Inaugurado em 1852, Le Bon Marché foi o primeiro grande armazém de Paris e até hoje mantém seu status de referência em moda, design e produtos de luxo.

O edifício em si já é uma atração, com sua arquitetura elegante e atmosfera sofisticada, convidando você a explorar suas seções de roupas, cosméticos e alimentos gourmet.

Além das compras, o Le Bon Marché oferece uma experiência maravilhosa no piso superior, onde você encontra uma ampla área de delicatessen, onde você pode saborear iguarias francesas.

É um ótimo lugar para passar horas apreciando o melhor que Paris tem a oferecer, sem se preocupar com o clima lá fora. Uma excelente opção para dias chuvosos!

Que tal uma degustação de queijos e vinhos?

Eu aposto que uma visita ao Le Bon Marché vai te deixar com água na boca!

Por isso quis trazer logo em seguida essa outra dica de passeio, que vai satisfazer esse seu desejo de provar o melhor da gastronomia francesa, e também serve para ocupar seu roteiro em um dia de chuva em Paris.

Diversas lojas oferecem sessões de degustação que combinam os melhores queijos franceses, como brie, camembert, roquefort, entre outros, com vinhos selecionados de diferentes regiões da França.

Durante a experiência, você aprende sobre a história e a produção desses produtos, além de descobrir como harmonizar os sabores de maneira perfeita.

Esse tipo de experiência proporciona um mergulho na tradição vinícola e gastronômica da França. Para os amantes de boa comida, é uma atividade ideal para os dias em que a chuva em Paris.

Reserve aqui: Degustação de vinhos e queijos em Paris

Passeie com o ônibus gastronômico de Paris

Ainda na pegada dos passeios gastronômicos, outra opção para os dias chuvosos é o Ônibus Gastronômico de Paris.

Esse passeio combina o conforto de um ônibus turístico com a experiência da gastronomia francesa. Durante o tour, você percorre as ruas de Paris enquanto degusta um menu repleto de pratos típicos.

Tudo isso em um ambiente que oferece janelas panorâmicas que permitem apreciar as paisagens da cidade, mesmo com chuva.

É uma forma criativa e saborosa de conhecer Paris, unindo o turismo e a gastronomia em um só lugar.

Reserve seu ingresso: Bustronome (ônibus gastronômico de Paris)

Faça um tour no Stade de France

Se você é fã de futebol, uma ótima maneira de aproveitar um dia chuvoso em Paris é fazer o tour pelo icônico Stade de France.

Inaugurado em 1998 para a Copa do Mundo, o estádio é o maior da França, com capacidade para mais de 80.000 pessoas.

Durante o tour, você terá a oportunidade de visitar áreas exclusivas, como os vestiários, a sala de imprensa e os demais bastidores do estádio.

Ainda é possível pisar no gramado (e até vale a pena pegar um pouquinho de chuva para ter essa oportunidade única por alguns minutos!).

Reserve aqui: Tour pelo Stade de France

Passeie por bibliotecas ou livrarias de Paris

Se você ama livros e cultura, os dias chuvosos em Paris são uma ótima desculpa para explorar algumas das bibliotecas e livrarias mais fascinantes da cidade.

A Bibliothèque Nationale de France (BnF) Richelieu é uma obra de arte em si, com salas magníficas repletas de livros históricos e raros.

Outra opção é a icônica livraria Shakespeare and Company, localizada às margens do Sena e bem pertinho da Catedral de Notre Dame.

Livraria Shakeaspeare and Company - Paris
Foto: Fui ser viajante

Com suas prateleiras abarrotadas de livros em inglês, e uma história fascinante, essa livraria já acolheu grandes nomes da literatura e é o refúgio literário perfeito para te acolher enquanto a chuva estiver caindo lá fora.

Aprecie a vida em um dos cafés parisienses

Se a previsão indicar chuva, aproveite para experimentar os famosos salões de chá dos cafés parisienses.

O Angelina, por exemplo, é famoso pelo seu chocolate quente e seu ambiente refinado, com uma atmosfera histórica que transporta você para a Belle Époque. Recomendo MUITO que faça uma reserva, pois é bem concorrido!

Outro café icônico é o Ladurée, famoso por seus macarons. Os salões de chá dessa confeitaria são lugares ideais para se abrigar da chuva com estilo e cercado de guloseimas francesas.

Faça uma aula de culinária em Paris

Uma excelente maneira de aproveitar um dia chuvoso em Paris é participando de uma aula de culinária francesa.

Diversas escolas e chefs oferecem experiências imersivas onde você pode aprender a preparar pratos clássicos como croissants, macarons, quiches e muito mais.

A aula geralmente começa com a escolha dos ingredientes, às vezes em mercados locais, o que proporciona uma visão completa da gastronomia francesa, desde a seleção até a finalização do prato.

Ao final da experiência, além de saborear suas próprias criações, você leva consigo técnicas e receitas que poderá reproduzir em casa.

É uma maneira única de se conectar com a cultura francesa, fazer uma atividade divertida e, claro, escapar do mau tempo enquanto explora os segredos da culinária parisiense.

Concerto de música clássica na Madeleine

A Igreja da Madeleine, além de ser um ícone arquitetônico de Paris, frequentemente abriga concertos de música clássica.

Em um dia de chuva, assistir a uma apresentação nesse espaço grandioso é uma maneira sublime de passar o tempo.

Os concertos costumam incluir obras de grandes compositores como Bach, Mozart e Vivaldi, executadas por orquestras e corais de renome.

A acústica da igreja e seu ambiente suntuoso proporcionam uma experiência musical única e inesquecível. É

Reserve aqui: Concerto de música clássica na Madeleine

Oficina de perfumes Fragonard

Participar de uma oficina de perfumes na famosa Fragonard é uma atividade interessante para os apreciadores de perfumes franceses.

Durante a oficina, você aprenderá sobre a história da perfumaria francesa e terá a oportunidade de criar sua própria fragrância personalizada, guiado por especialistas da perfumaria.

É uma experiência sensorial e educativa, que permite que você leve um pedacinho de Paris consigo na forma de um perfume criado por você!

Reserve aqui: Oficina de Perfumes Fragonard

Visite um dos museus de Paris menos conhecidos

Aposto que quando você pensou sobre o que fazer em Paris num dia de chuva, de cara imaginou opções óbvias como os museus do Louvre e o Musée d’Orsay.

E sim, eles seriam ótimas opções – se todo mundo na cidade não estivesse pensando o mesmo que você!

Por serem famosos, esses museus de Paris costumam ficar extremamente lotados em dias chuvosos.

Uma alternativa é explorar museus menores e menos conhecidos, como:

  • o Museu de l’Armée, para conhecer o prédio lindíssimo do Hôtel National des Invalides, e também o túmulo de Napoleão I.
  • o Musée Picasso, dedicado ao gênio espanhol, que abriga uma vasta coleção de suas obras, desde pinturas e esculturas até cerâmicas e desenhos.
  • o Musée du Quai Branly, que exibe artes da Oceania, Ásia e África, proporcionando uma perspectiva única e fascinante sobre culturas de todo o mundo.
  • o Petit Palais, que tem uma linda arquitetura e abriga um museu de Belas Artes com visitação gratuita
Les Invalides Paris
Les Invalides Paris. Foto: Fui ser viajante

Visite um dos tradicionais cabarés parisienses

Assistir a um espetáculo de cabaré é uma forma de viver um clássico parisiense, uma verdadeira experiência cultural.

Locais icônicos como o Moulin Rouge, Lido de Paris ou Crazy Horse oferecem shows cheios de sensualidade e glamour, com performances de dança, música e teatro, em uma atmosfera que é a cara de Paris.

Roteiro Paris 5 dias - Moulin Rouge

Além de ser uma opção para os dias de chuva em Paris, ir a um show de cabaré é uma oportunidade de reviver o espírito da Belle Époque, que ainda ecoa nos salões desses locais históricos.

Sobrevoe a cidade com a experiência Fly View Paris

Para os apaixonados por realidade virtual, esse passeio vai te levar para um sobrevoo pela cidade, passando pelos pontos turísticos mais famosos de Paris, sem precisar se molhar na chuva, na verdade sem nem precisar sair do chão!

É uma forma interessante de continuar explorando a cidade, apesar da chuva! Boa dica para quem é fã de tecnologia e quer um passeio em Paris fora do comum.

Reserve aqui: Ingresso Fly View Paris

Dicas para aproveitar Paris mesmo com chuva

Quando chove em Paris?

Historicamente, os meses que mais chovem em Paris são: março, maio e dezembro

Verifique a previsão do tempo regularmente

Confira a previsão do tempo cerca de 2 dias antes da sua viagem. Se houver previsão de chuva, você terá tempo de recalcular a rota e incluir alguns desses passeios que listamos no seu cronograma.

Leve acessórios adequados para chuva

Se ficar sabendo que há previsão de chuva, coloque um guarda-chuva compacto ou uma capa de chuva leve na bolsa.

Esses itens ocupam pouco espaço e garantem que você não seja pego desprevenido por mudanças no clima.

Escolha calçados apropriados

Use calçados confortáveis e impermeáveis, especialmente se planeja andar bastante pelas ruas de Paris. Sapatos adequados evitam desconfortos e permitem que você aproveite melhor os passeios.

Use o transporte público com sabedoria

Nos dias de chuva, os ônibus e metrôs de Paris são seus melhores aliados para evitar longas caminhadas ao ar livre. Verifique os aplicativos de transporte para escolher as melhores rotas e invista em um cartão Navigo.

Em dias de chuva, dê preferência a atrações menos populares

Museus como o Louvre e o Musée d’Orsay tendem a ficar lotados em dias de chuva. Opte por locais menos conhecidos e evite filas, garantindo uma experiência mais tranquila.

Evite áreas próximas ao Rio Sena em dias de chuva intensa

Fique atento aos avisos de enchentes, pois o nível das águas do Sena pode subir rapidamente durante chuvas fortes. Mantenha-se seguro e priorize áreas menos suscetíveis a alagamentos.

Não deixe a chuva atrapalhar seu entusiasmo

Paris é charmosa em qualquer clima. Encare a chuva como uma oportunidade para explorar a cidade sob um novo ângulo e descobrir atrações que talvez você não tivesse planejado visitar.

Continue planejando sua viagem a Paris

Aqui no blog temos diversos posts com mais dicas de passeios em Paris, para você continuar planejando sua viagem com nossas dicas. Confira algumas publicações:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *