Café da manhã nos Estados Unidos: 12 pratos típicos para experimentar 

 O café da manhã nos Estados Unidos é levado muito a sério e é mais do que uma simples refeição; é um perfeito exemplo da diversidade culinária e cultural que caracteriza a comida americana.

De costa a costa, cada região tem suas próprias especialidades e tradições que refletem um pouco sobre a história e os ingredientes locais.  

Por isso, podemos considerar que a mesa dos americanos no café da manhã não é exatamente igual em todo o país. E os pratos tradicionais do café da manhã americano vão muito além do bacon e ovos, eu juro!

Café da manhã americano
Foto: KleeAlee por Pixabay

Seja em casa, em um diner à beira da estrada ou em um sofisticado café urbano, existem pratos típicos americanos de café da manhã que existem em certos estados, mas não são tão populares em outros! 

Um outro fato interessante sobre o café da manhã nos EUA é que, normalmente, ele acaba sendo a única refeição onde as famílias estão juntas.

Repare bem na cultura pop: você rarissimamente verá uma família estadunidense almoçando junta, e jantares são para ocasiões especiais. Mas o café da manhã é tradicional, super comum.  

Neste post, vamos explorar alguns dos pratos de café da manhã mais icônicos dos Estados Unidos.

Procurando hotel nos Estados Unidos? Veja ofertas no Booking.com

Pratos típicos do café da manhã nos Estados Unidos

Preparado para conhecer as delícias matinais que fazem parte do café da manhã americano?

Cada prato vai vir acompanhado de uma com uma breve descrição, lugares dos Estados Unidos onde onde ele é mais tradicional e as melhores cidades para você experimentá-lo (com dicas de restaurantes onde provar cada um!).

Confira as dicas:

Panquecas (Pancakes) 

As panquecas são um dos pratos mais emblemáticos do café da manhã americano. Quem nunca viu em filmes ou séries os personagens comendo suas panquecas no café da manhã? As crianças são super fãs! 

Receita de panquecas americanas
Foto: Fui Ser Viajante

São feitas com uma massa simples de farinha, leite, ovos e fermento, e geralmente são servidas empilhadas, acompanhadas de xarope de bordo e manteiga. Algumas variações incluem frutas, chocolate ou nozes na massa.

As panquecas americanas são populares em todo o país, mas especialmente tradicionais no Nordeste e no Centro-Oeste. As cidades mais recomendadas para consumir boas e tradicionais panquecas são Nova York e Chicago. 

Em Nova York, o Clinton St. Baking Company faz aquelas que são chamadas as “melhores panquecas da cidade”.

O menu deles conta com panquecas douradas e fofas, e as mais pedidas são as de gotas de chocolate, as com mirtilos do Maine ou banana e nozes, tudo coberto com manteiga de bordo quente e xarope do restaurante. 

Em Chicago, o Wildberry Pancakes and Cafe é o mais famoso point para saborear panquecas.

O cardápio deles inclui sabores como rolo de canela, creme de coco com banana e a Signature Berry Bliss, que tem um recheio doce de mascarpone com frutas vermelhas.  

Vai viajar para os Estados Unidos e ainda não fez seguro viagem?

Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 16% para os leitores do FUI SER VIAJANTE!

>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<

Bacon and Eggs 

Um outro clássico que consiste em fatias de bacon crocante servidas com ovos, que podem ser fritos, mexidos ou cozidos. É uma escolha comum em diners e é frequentemente acompanhada de torradas ou hash browns. 

Bacon and Eggs - prato de café da manhã nos Estados Unidos
Bacon and Eggs. Foto: Fui ser viajante

Assim como as pancakes, eu tenho certeza que você já viu em um filme uma família tomando café da manhã e alguém pergunta ‘como você vai querer os ovos acompanhando o bacon?’ ou alguma variação disso. 

Também são bem tradicionais e comuns em todo o país, mas especialmente associado ao estilo de vida dos estados do Sul e do Centro-Oeste.

Por isso, as cidades mais recomendadas para saborear bons ovos e bacon no café são Dallas e Kansas City. 

Em Dallas, especificamente, há um diner super tradicional e simples, mas que serve não apenas bacon e ovos, mas quase todas as opções aqui listadas de café da manhã estadunidense.

Ele se chama Original Market Diner e vale a visita. 

Bagels 

Caso você não esteja ligando o nome à imagem, bagels são pães em formato de anel, geralmente cozidos em água antes de serem assados, o que lhes dá uma textura densa e irresistível.  

É bem comum serem servidos com cream cheese e, às vezes, com salmão defumado (também chamado de lox). 

Bagel - café da manhã dos Estados Unidos
Bagel – café da manhã dos Estados Unidos. Foto: Romjan Aly por Pixabay

Costumam ser uma especialidade de Nova York, onde a influência judaica é forte, por isso, as cidades mais recomendadas para saborear bons bagels são Nova York e Filadélfia. 

O Russ & Daughters é um marco de Nova York e serve deliciosos bagels há mais de um século.

Já os habitantes de Filadélfia saboreiam bagels na Kaplan’s New Model Bakery há mais de um século, esta que é uma das padarias judaicas mais antigas da cidade.  

Grits 

Um pouco mais desconhecido dos brasileiros do que os pratos anteriores, esse é um prato feito de milho moído, cozido até obter uma consistência cremosa. Sua aparência é próxima a de um cural.

Pode ser servido simples ou com queijo, manteiga, ou até camarão. 

Shrimp and grits, camarões e grits
Grits com camarões. Foto: Cayobo via Flickr (CC BY 2.0)

Grits são mais populares no sul dos Estados Unidos. Então os lugares mais recomendados para experimentar grits tradicionais temos algumas cidades da Carolina do Sul e Atlanta (Geórgia). 

O World Grits Festival é realizado todo mês de abril em St. George, na Carolina do Sul, autoproclamada a Capital Mundial dos grits.

Já em Atlanta, você pode encontrar o restaurante South City Kitchen em 4 endereços na cidade, servindo deliciosos grits combinados com camarão. 

Waffles 

Waffles também costumam ser vistos nas telas da TV, em cenas onde um estadunidense toma café da manhã.

Em geral, o waffle é similar às panquecas, mas com uma textura mais crocante devido ao uso de uma máquina de waffles (parecida com um grill). Normalmente são servidos com xarope de bordo, frutas ou chantilly. 

Waffles, pratos típicos dos Estados Unidos
Foto: Jill Wellington por Pixabay

Waffles são populares em todo o país, com variações regionais. No entanto, as cidades mais recomendadas para saborear essas delícias são Los Angeles e Portland. 

Quer saber onde provar waffles deliciosos? Se estiver em Los Angeles, o lugar para ir é o The Waffle, um marco em Hollywood em funcionamento desde 2008.

Com 17 variedades diferentes, que vão desde blueberry até bacon e jalapeños. Se preferir escolher uma receita clássica, aposte nos waffles maltados. Outra opção é o lendário waffle de red velvet.

Já os waffles estilo Liège do Waffle Window em Portland são feitos com massa fermentada e cobertos com açúcar de pérola que carameliza na chapa.

Eles têm ainda os waffles mergulhados em chocolate amargo e cobertos com sorvete de caramelo, ou opções salgadas com bacon, brie e manjericão. 

Breakfast Burrito

Pensa em uma tortilla recheada com ovos mexidos, queijo, carne (como bacon ou chouriço) e, às vezes, batatas. Pode ser servido com salsa ou abacate. 

Esse prato originário da comida mexicana vem se tornando cada vez mais popular dentro do cardápio de café da manhã nos EUA.

Breakfast Burrito - comida de café da manhã nos Estados Unidos
Breakfast Burrito. Foto: ALFONSO CHARLES por Pixabay

A tradição de começar o dia com um “breakfast burrito” começou no sudoeste dos Estados Unidos, região especialmente influenciada pela culinária mexicana. Mas a iguaria já pode ser apreciada em outras partes do país. 

O Cofax Coffee em Los Angeles tem o “Pastrami Breakfast Burrito”, que é uma versão aprimorada com tater tots, um ovo frito, queijo e mostarda em conserva.

Outra boa dica é o Tia Sophia’s, em Santa Fe no Novo México.

O diferencial é que nem todos os ingredientes vão dentro do burrito e você escolhe entre bacon, salsicha ou presunto para colocar dentro da tortilla com algumas batatas.  

Chilaquiles

Outro quitute que veio da cultura mexicana e que está cada vez mais popular nas mesas estadunidenses. São tortillas fritas cortadas em pedaços e cobertas com molho verde ou vermelho, queijo, ovos e, às vezes, frango. 

Chilaquiles
Chilaquiles. Foto: Alfredo Herrera por Pixabay

São saboreados com mais frequência no sudoeste do país, região com forte influência mexicana. As cidades recomendadas para comer chilaquiles no café da manhã são San Diego e Phoenix. 

Se você estiver em San Diego, conheça o Cocina 35 Brunch em Liberty Station. Eles são especializados em itens tradicionais de café da manhã e oferecem chilaquiles que são uma verdadeira delícia. 

Agora se você se estiver visitando as redondezas de Phoenix no Arizona, a versão do The Bread and Honey House merece toda a sua atenção.

Eles cortam tortilhas inteiras em seis partes e as fritam. Um molho vermelho feito com chiles guajillo e pasilla fritos, dão um sabor único.  

Sausage Gravy and Biscuits 

Biscoitos (ou um tipo de pão diferenciado) cobertos com um molho cremoso de salsicha. É uma comida bastante típica do café da manhã sulista americano há várias gerações. 

Sausage Gravy and Biscuits, comidas americanas
Foto: Jeffreyw via Flickr (CC BY 2.0)

É popular em todo o sul dos Estados Unidos, mas as cidades mais indicadas para apreciar sua versão mais tradicional são Nashville e Charleston. 

O Biscuit Love em Nashville começou como um food truck em 2012, e os biscoitos servidos por eles se tornaram tão populares que até abriram um restaurante físico em The Gulch (bairro chiquérrimo na cidade).

O “East Nasty,” um sanduíche de biscoito com frango frito, cheddar e sausage gravy, é um verdadeiro espetáculo. 

Já em Charleston, o Hominy Grill é onde você encontra os melhores ‘biscoitos com molho’.

Os biscoitos são altos, em camadas, leves e ligeiramente mastigáveis, e o molho de salsicha (feito com salsicha caseira, é claro) é a perfeição absoluta. 

Smoothie Bowl 

Aqui temos a combinação de duas palavras que pouco a pouco estão sendo cada vez mais vistas nos restaurantes brasileiros.

Trata-se de uma tigela de smoothie grosso (nada mais do que a boa e velha vitamina), geralmente feito de frutas congeladas e leite (ou alternativas), coberto com granola, frutas frescas e sementes. 

Smoothie bowl - café da manhaã americano
Smoothie bowl. Foto: ratrvash por Pixabay

Em geral, é popular nas áreas urbanas e litorâneas, com um foco na alimentação saudável. 

As cidades recomendadas para apreciar boas ‘tigelas de vitamina’ no café da manhã são as famosíssimas Los Angeles e Miami. 

Uma opção curiosa para quem quiser experimentar um café da manhã que já é típico nos EUA, mas ao mesmo tempo matar a saudade do Brasil, é fazer uma visita ao Ubatuba Açaí.

Lá você pode escolher entre sete tigelas diferentes, sendo a tigela Ubatuba, coberta com banana, morangos, granola e um fio de mel, a mais popular.  

Um clássico smoothie bar em Miami é o Pura Vida. Lá, ingredientes locais e orgânicos são utilizados sempre que possível e as estrelas também são os bowls de açaí. O café da manhã é servido o dia todo.  

Cereais 

Literalmente são grãos secos de cereais, geralmente servidos com leite. Variam de opções saudáveis como granola e aveia, a variedades açucaradas para crianças. 

Tenho certeza que você já viu diversas vezes na cultura pop, crianças e adolescentes tomando seus cereais pela manhã. 

Cereal - café da manhã americano
Cereal – café da manhã americano. Foto: Aline Ponce por Pixabay

É um hábito popular por todo o país, não só entre as crianças, mas também entre muitos adultos. É difícil recomendar cidades específicas, mas caso você esteja em Los Angeles há uma recomendação bem interessante.  

O Gizmo’s Cereal Bar tem uma premissa bem legal: um bar todo dedicado a cereais.

Quem quer se deliciar com açúcar e se sentir como uma criança novamente precisa conhecer a atmosfera alegre e o menu completo de tigelas de cereal para escolher.

Por lá, você vai encontrar muitas opções com cereais raros, que você talvez nunca tenha experimentado antes. 

French Toast 

Aqui temos pães embebidos em uma mistura de ovos e leite, depois frito até dourar. Geralmente servido com xarope de bordo, frutas ou açúcar de confeiteiro. 

French Toast - café da manhã americano
French Toast. Foto: Larry White por Pixabay

Parece muito com nossa rabanada, tão popular aqui no Brasil na época de fim de ano, especialmente no Natal. 

É bem popular em todo o país, mas com raízes europeias. As cidades mais recomendadas para saborear deliciosas receitas tradicionais de french toasts são Nova Orleans e San Francisco

O French toast do Flour & Branch em San Francisco não é para amadores.

Eles têm o “Mashugana” (um termo na língua Yiddish que significa loucura) é basicamente pão challah e chocolate babka, embebidos em creme, depois recheados com biscoito e chips de manteiga de amendoim.

Acha que acabou? Tudo ainda é cobertos com uma crocante camada de açúcar mascavo e cacau.  

Já o Surrey’s Cafe, localizado no Lower Garden District de Nova Orleans, serve o melhor french toast de bananas foster que você poderá experimentar.

Trata-se de uma baguete espessa, embebida em creme, assada e polvilhada com açúcar de confeiteiro.

O toque especial é rechear o pão com cream cheese de banana e cobrir com um molho de bananas foster feito de açúcar mascavo, manteiga e rum. 

Avocado Toasts 

Com novas tendências alimentares saudáveis surgindo nos EUA o tempo todo, o toast de abacate acabou ganhando um espaço nesta lista.

Não apenas é uma escolha de café da manhã deliciosa, mas também contém muitos nutrientes e antioxidantes que seu corpo precisa para funcionar. 

French Toast - Café da manhã nos Estados Unidos
French Toast. Foto: Bernadette Wurzinger por Pixabay

O toast de abacate também é fácil de personalizar. Pode ter diferentes tipos de pão e também dos vegetais e temperos que o acompanham.

Da mesma forma, você também pode encontrar esse prato no café da manhã em várias partes do país. 

No The Friendly Toast, em Boston, você pode experimentar uma versão que vem em um pão ciabatta grelhado com carne de lagosta do casco, bacon e um ovo frito. Há abacate em ambos os lados, e tudo é coberto com aioli de alho. 

Já no Cindy’s Rooftop, em Chicago, a torradinha de pão ciabatta é coberta com pimentas em conserva e brotos picantes. E ainda tem o bônus de ser apreciada do alto do Chicago Athletic Association Hotel. 

Quem disse que não existem pratos típicos americanos?

O café da manhã nos Estados Unidos é levado muito a sério e é um verdadeiro reflexo da diversidade cultural e regional do país.

De panquecas fofinhas no sul, aos burritos criativos no oeste e os tradicionais bagels na costa leste, cada prato conta um pouco da tradição culinária americana, que recebeu influência única de tantas partes do mundo!

Cada região tem pratos de café da manhã característicos, e isso é o que torna o momento do café da manhã americano tão fascinante e interessante culturalmente, para quem viaja para o país.

Na sua próxima viagem aos Estados Unidos, não deixe de experimentar pelo menos um desses pratos típicos. Embarque nessa jornada culinária e explore a variedade que o café da manhã americano tem a oferecer.  

Agora queremos saber de você! Conta aqui pra gente sobre as suas experiências de café da manhã nos Estados Unidos. Quais são os seus pratos favoritos? Onde você saboreou o melhor café da manhã?  

Compartilhe esse post com seus amigos que vão visitar os EUA e ajude outros viajantes a descobrir novos sabores. 

Salve a lista completa de pratos típicos do café da manhã americano:

  • Panquecas  
  • Bacon e ovos 
  • Bagels 
  • Grits 
  • Waffles 
  • Breakfast Burrito 
  • Chilaquiles 
  • Sausage Gravy and Biscuits 
  • Smoothie Bowl 
  • Cereais 
  • French Toast 
  • Avocado toasts 

Continue planejando sua viagem pelos EUA

Temos diversos outros posts publicados aqui no site, com dicas de viagem para os Estados Unidos, testadas e comprovadas!

Confira alguns posts que podem ser úteis no seu planejamento de viagem:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *