Rolé fotográfico no Rio de Janeiro: a beleza de um ensaio fotográfico no RJ
Recentemente, celebramos 11 anos de casamento (e também 11 anos morando no Rio de Janeiro). E tivemos a chance de comemorar de uma forma muito especial: com um ensaio fotográfico no Rio de Janeiro.
Escolhemos fazer um rolé fotográfico no Rio de Janeiro – que é um passeio conduzido pela Pilar, que é fotógrafa no Rio de Janeiro na empresa Naturalmente Pilar.
Aqui em casa, nós dois somos apaixonados pela Cidade Maravilhosa, então pensar em eternizar o nosso amor tendo a fotografia do Rio de Janeiro como pano de fundo de cara pareceu a combinação perfeita!
A gente estava um pouco receoso, porque nunca tínhamos feito um ensaio fotográfico antes, ainda mais de casal. Mas confesso que a experiência superou em tudo as nossas expectativas!
Nesse post, vou contar um pouco mais da experiência e mostrar como ficaram as fotos pra vocês.
E o melhor: conseguimos um cupom de desconto para você fazer o ensaio fotográfico no Rio de Janeiro com a Pilar! Te contamos no final do post!
Como funciona o rolé fotográfico no Rio de Janeiro? Agendamento e preparativos
O primeiro passo para fazer um rolé fotográfico pelo Rio é falar com a Pilar, que é uma ternura de pessoa, e foi maravilhosa com a gente em todas as etapas.
Marcamos uma reunião online para conversar um pouco sobre o que a gente esperava das fotos no Rio de Janeiro e da gente, como casal inseridos nesse cenário.
Ela perguntou que lugar do Rio de Janeiro a gente gostaria de fazer as fotos, e confesso que tive um pouco de dificuldade de escolher, afinal não faltam opções de lugares lindos para fotos no Rio.
Procurando hotel no Rio de Janeiro? Veja ofertas no Booking.com
Fiquei em dúvida entre fazer as fotos no Parque Lage e Jardim Botânico, no centro do Rio (Rio Antigo), ou ainda na Ilha de Paquetá.
Mas no fim, escolhemos fazer as fotos no bairro da Urca, que tem cenários diversos, com praia, mata na Pista Cláudio Coutinho, e o charme da mureta da Urca.
Lugar decidido, também definimos a data e horário, com base na previsão do tempo. Queríamos aproveitar a luz maravilhosa do nascer do sol na Praia Vermelha, então agendamos de nos encontrar 5:30h da manhã na praia.
E no dia anterior ao ensaio, Pilar mandou mensagem logo cedo para confirmar e passar dicas dessa etapa de preparação para o ensaio.
Sempre de uma maneira simples e segura, ela foi nos tranquilizando quanto a todas as inseguranças de quem vai fazer um ensaio pela primeira vez.
– “Não sei posar!” Tudo bem, eu vou ajudar e conduzir vocês!
– “Não sei o que levar! Não sei o que vestir!” Me manda foto de tudo que te ajudo a escolher.
Fizemos uma malinha com duas trocas de roupa, uma roupa de banho, alguns itens que representavam nosso casamento, e tudo pronto!
A experiência do ensaio: como foi ser fotografado por um fotógrafo profissional no Rio de Janeiro
Fotos na Praia Vermelha ao nascer do sol
Quando chegamos na praia Vermelha, a Pilar já estava lá esperando por nós.
A gente estava bem tímido nesses momentos iniciais, mas aos poucos fomos conversando e nos soltando.
Começamos com algumas fotos na areia, de diferentes ângulos, aproveitando a luz do sol nascendo atrás do Pão de Açúcar!
Para descontrair, a Pilar ia fazendo umas brincadeiras com a gente. Por exemplo: vocês tem que ir falando nomes de cores, e quando os dois falarem a mesma cor, precisam se abraçar.
Parece bobo, mas funcionou tanto! A gente ria, se movimentava pela praia e o resultado foram fotos muito mais naturais e espontâneas, com muito movimento.
Ficou realmente espetacular, e a Pilar foi realmente maravilhosa em toda a direção das fotos, ideias dos lugares e poses, se fosse necessário. Mas eu amei que a maioria das fotos não eram posadas.
Era a gente vivendo, rindo e se divertindo na praia, enquanto ela registrava tudo!
A ideia é que não seja um ensaio fotográfico convencional, mas sim um rolé fotográfico!
Como se a gente estivesse conversando com uma amiga, rindo, se divertindo e se emocionando (e a Pilar batendo um monte de fotos enquanto isso).
Essa descontração e informalidade tornou todo o processo muito mais gostoso pra gente!
Depois de acabar as fotos na areia, a gente até caiu na água, nadamos e nos divertimos mais um pouco, enquanto a Pilar ficou na areia, registrando tudo!
Fotos na Pista Cláudio Coutinho
Fotos na Praia Vermelha concluídas, seguimos para a Pista Cláudio Coutinho, que fica bem ao lado da praia, mas oferece um cenário completamente diferente, com muitas árvores, verde e natureza.
Fomos caminhando e conversando, e quando a gente percebia, lá estava a Pilar tirando mais algumas fotos!
Tudo realmente bem descontraído, não dá nem pra pensar em ficar tenso por estar sendo fotografado! É um rolé fotográfico, lembra? Não é um ensaio fotográfico comum!
Fomos até a entrada da trilha do Morro da Urca, onde tem um gazebo onde paramos para mais alguns registros. E aqui a Pilar surpreendeu de novo: trouxe caixinha de som, e botou música pra gente dançar.
Amei, a gente ficou ali dançando e rindo, e isso também rendeu fotos espontâneas e maravilhosas!
Fotos na Mureta da Urca
Próxima parada, seguimos caminhando até a Mureta da Urca. A essa hora a fome estava começando a dar sinais (já estávamos dando rolé e fotografando a mais de uma hora), mas a Pilar tinha levado uns petisquinhos.
Pensa em tudo essa fotógrafa, gente!
Na Mureta, seguimos caminhando, e experimentando alguns cenários diferentes. A Paróquia Nossa Senhora do Brasil foi um dos lugares que mais amei! As fotos aqui ficaram tão lindas!
Outro lugar que rendeu fotos maravilhosas foi a própria mureta da Urca.
De vários ângulos diferentes, a beleza desse lugar sempre me impressiona. Quantas cervejinhas e conversas já tivemos nessa mureta. E agora finalmente ter fotos nossas registradas ali é algo muito especial!
E o quadrado da Urca, gente? Não podia faltar. É outro lugar do bairro da Urca que sou apaixonada!
E foi aqui que encerramos nosso rolé fotográfico pelo Rio de Janeiro. Clicamos as últimas fotos no Quadrado da Urca, e depois nos despedimos da Pilar.
Cerca de uma semana depois, ela estava nos entregando as fotos editadas, e gente, eu só posso dizer que fiquei apaixonada!
Do começo ao fim da experiência, vivemos momentos leves e felizes, e ao ver o resultado das fotos, eu não poderia estar mais feliz.
Estava bem ali: nosso amor um pelo outro, e pela Cidade Maravilhosa, eternizados juntos naquelas fotos, com o Rio de Janeiro como cenário do nosso amor. Como vem sendo, há 11 anos!
Pra quem é o rolé fotográfico no Rio de Janeiro?
O ensaio fotográfico no Rio de Janeiro é uma experiência incrível que se adapta perfeitamente a diversos públicos.
Pra mim, é um serviço que interessa tanto os turistas em viagem pelo Rio de Janeiro, quanto os moradores da cidade, que querem comemorar, ou eternizar suas memórias e até vida cotidiana na cidade mais bonita do mundo!
Fotografia no RJ para turistas:
Se você é um turista, viajando sozinho ou com a família e amigos, o rolé fotográfico é uma oportunidade de voltar pra casa com as memórias da sua viagem eternizadas na fotografia.
Olha para as fotos que a gente fez, e pensa se não vale muito a pena guardar esses registros!
Fotos lindas da sua viagem, ao invés de voltar pra casa somente com selfies mal enquadradas ou ficar pedindo para estranhos tirarem suas fotos (que nem sempre ficam como esperamos).
Fotografia no RJ para moradores do Rio:
Para moradores, que como a gente são apaixonados pelo Rio de Janeiro, um rolé fotográfico no Rio de Janeiro é uma oportunidade para celebrar datas especiais, ou eternizar uma amor ou amizade querida com uma foto!
Registrar essas pessoas ou momentos importantes, ou mesmo detalhes do seu cotidiano na cidade que você ama, é uma chance de redescobrir e registrar a gente sendo feliz, na cidade mais bonita do mundo!
Outra coisa boa, que vale para moradores e turistas, é essa chance de (re)descobrir a cidade por uma perspectiva nova, por meio desse olhar tão atento e poético de um fotógrafo como a Pilar.
Você vai de dar um rolé pela cidade indo além dos pontos turísticos famosos, acompanhado de um fotógrafo do Rio de Janeiro, uma pessoa que mora na cidade e conhece os “cantinhos”, os famosos e os menos conhecidos!
Um rolé fotográfico é um baita passeio no Rio de Janeiro, com certeza!
Vale a pena fazer o rolé fotográfico pelo Rio?
Eu amei a experiência, e só posso recomendar! Se puder, viva esse momento, de se ver pelo olhar de uma outra pessoa – especialmente se ela tiver um olhar tão poético e mágico como o da Pilar!
Além disso, o que dizer das fotos no Rio de Janeiro? É a cidade mais linda do mundo, gente! É a cidade que a gente mora, e eu não canso de me admirar!
Adorei ter escolhido o bairro da Urca para essa sessão de fotos no Rio de Janeiro, porque é um dos meus bairros favoritos da cidade!
Tem toda a beleza do bairro, que rende fotos lindas, e a segurança por ali também conta muito, já que é uma região muito tranquila do Rio, para ir passeando com câmeras e tudo mais!
E outra: a Urca também é um bairro mais pacato, e fica mais vazio, especialmente de manhã cedo. Então, a gente fica com menos vergonha do que se a rua estivesse lotada!
Cupom de desconto para ensaio fotográfico no Rio de Janeiro
A coisa boa é que a Naturalmente Pilar ofereceu um cupom de 10% de desconto no rolé fotográfico, para quem entrar em contato com ela dizendo que veio aqui pelo site do Fui ser viajante.
Manda uma mensagem para ela no WhatsApp (21) 998339550 ou Email pilarestevao@gmail.com e fala: Hey, vi seu ensaio com a Lila e o Rafa do Fui ser viajante e quero saber mais (e aproveitar o desconto!).
Você também pode ver mais detalhes do rolé fotográfico pelo Rio no site da Naturalmente Pilar.
Ah, e depois marca a gente nas fotos? Vamos adorar ver você fazendo um rolé fotográfico no Rio de Janeiro junto a Pilar!
Precisa de ajuda para montar seu roteiro no Rio de Janeiro?
Nós podemos te ajudar com nosso serviço de roteiros personalizados ou consultoria especializada!
Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e saiba mais!
Continue planejando sua viagem pelo Rio de Janeiro
- Como visitar o Cristo Redentor
- Tour Maracanã
- Bondinho do Pão de Açúcar
- Grafites do Rio de Janeiro: conheça a street art do Rio
- Trilha do Morro da Urca
- Tour Pequena África
- Parque Nacional da Floresta da Tijuca
- O que fazer no Rio de Janeiro com chuva
- Comidas típicas do Rio de Janeiro
- Músicas sobre o Rio de Janeiro
Onde ficar no Rio de Janeiro: hotéis que valem a pena
- Hospedagens caprichadas (diárias acima de R$1000):
- Hospedagens com diárias entre R$401 e R$999:
- Hospedagens com bom custo benefício (diárias até R$400):
- Hospedagens econômicas (diárias até R$300):
- Hostels
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
A gente quer que você saiba: O blog Fui ser viajante fez o ensaio fotográfico no Rio de Janeiro a convite da Naturalmente Pilar.
Em respeito aos nossos leitores, todas as informações que estão descritas nesse post representam nossa opinião real sobre a experiência.