Rota do Queijo em Valença RJ: melhor passeio no Vale do Café
Quando eu soube que existia uma Rota do Queijo em Valença RJ, tratei logo de entrar em contato e reservar um lugar para participar da experiência!
A cidade de Valença fica a cerca de 3h do Rio de Janeiro, e nós fizemos um bate e volta de 1 dia para fazer o passeio. Como o passeio começa entre 8h e 9h da manhã, precisamos sair do Rio bem cedo (por volta das 5h da manhã).
Deu tempo certinho, mas para que fique mais confortável recomendo é pernoitar pelo menos uma noite em Valença ou em Conservatória, que também nessa região do Vale do Café no Rio de Janeiro.
Eu adorei o passeio e recomendo pra todo mundo! É uma forma deliciosa e enriquecedora de conhecer um pouco mais sobre as tradições e sabores que fazem parte da cultura do interior do Rio de Janeiro.
Vou te contar os detalhes sobre a Rota do Queijo em Valença, para que você também possa planejar sua experiência:
O que é a Rota do Queijo em Valença RJ?
A Rota do Queijo em Valença RJ é um passeio que celebra a tradição queijeira da região do Vale do Café, sendo uma experiência imperdível para os amantes de queijos artesanais.
A rota do queijo no Rio de Janeiro permite aos visitantes conhecer diversas fazendas produtoras de queijos, produzidos com leites de diferentes animais (cabras, vacas e até búfalas!).
E ainda degustar produtos premiados, aprendendo sobre o processo de produção artesanal que torna esses queijos tão especiais.
A rota foi inaugurada no final de 2023 na cidade de Valença, um dos municípios da região do Vale do Café no Rio de Janeiro.
Como funciona o passeio da Rota do Queijo de Valença?
Para participar da Rota do Queijo, nós fizemos a reserva pelo perfil do Instagram da empresa que opera o passeio, a agência de turismo Mundo Woods (veja aqui o Instagram).
O valor inclui o guia, o transporte em veículo adequado para as estradas de terra, uma xícara de café de recepção do tour, almoço e todas as degustações de queijos nas fazendas.
No dia indicado, basta se apresentar no ponto de encontro informado e participar do passeio. Fizemos o pagamento no dia, com cartão.
Veja opções de hospedagem em Valença RJ
Empório Rural: ponto de encontro
O ponto de partida desse passeio é o Empório Rural, uma loja muito charmosa de Valença, que trabalha vendendo produtos de pequenos produtores locais.
O Empório Rural em Valença está localizado na RJ-145, a estrada que dá fácil acesso à cidade.
Logo que chegamos, os funcionários do estabelecimento nos ofereceram um café coado de boas vindas, e também degustação de alguns produtos da loja.
O empório rural de Valença não serve apenas como ponto de encontro, mas também é um loja de produtos locais, como mel, café, pimenta, cachaça e cervejas artesanais, todos produzidos na região.
Então caso goste de fazer compras desse tipo de produto, é o local ideal!
Na hora marcada para o começo do tour, os organizadores nos reuniram por alguns minutos para explicar toda a dinâmica do dia.
Apresentaram a proposta da rota e deram uma introdução sobre os lugares que iríamos visitar ao longo do dia.
Em seguida, nós embarcamos na van do passeio, que iria nos levar às fazendas participantes da rota.
Nosso carro ficou estacionado no terreno ao lado do Empório Rural.
Visita às fazendas da Rota do Queijo em Valença
Fazenda Capril do Lago
A primeira parada da rota é a Fazenda Capril do Lago, especializada na criação de cabras e produção de queijos de cabra.
Um dos destaques desta fazenda é que essa é uma fazenda premiada.
Em um concurso realizado na França – o paraíso dos queijos! – um dos queijos da fazenda Capril do Lago foi premiado como um dos 12 melhores queijos de cabra do mundo.
Esse reconhecimento conferido ao queijo Caprinus do Lago colocou essa fazenda no radar internacional da produção de queijos de alta qualidade.
A fazenda possui uma certificação chamada Bio Leite, que garante a produção de leite de forma natural, sem a adição de hormônios e com os animais criados no pasto.
Durante a visita, os turistas podem conhecer o curral, interagir com os animais e até provar o leite fresquinho tirado na hora.
Um momento fofura do passeio foi quando a gente podia interagir com os animais, e até dar de mamar a uma cabritinha.
Todo mundo que quisesse poderia participar, mas a gente tinha uma turista mirim que ficou particularmente empolgada com essa atividade:
A degustação de queijos é um momento especial, com orientações sobre como apreciar cada sabor de forma adequada.
Provamos 10 queijos, todos produzidos na fazenda, inclusive o queijo caprinus do Lago, que foi premiado internacionalmente.
No final, você pode separar os nomes dos queijos que mais gostou para comprar na lojinha da fazenda (aceita pagamento em cartão).
Fazenda do Vale
A segunda fazenda visitada é a Fazenda do Vale, onde a produção é focada em queijos de leite de vaca.
Esta fazenda também possui queijos premiados internacionalmente e um método de maturação único.
Os queijos são envelhecidos em uma caverna, que foi construída artesanalmente pelo proprietário.
Esse ambiente confere aos queijos algumas características especiais de sabor e textura.
O proprietário nos recebe contando a história da sua família, tocando berrante e explicando um pouco sobre o manejo dos animais e como é feito todo o processo de ordenha e preparo dos queijos.
E agora, pode se preparar para o melhor. A degustação aqui é um verdadeiro banquete, com uma variedade de queijos dispostos na bancada para que os visitantes possam experimentar à vontade.
Eles apenas deixam sugerido que é mais interessante para a experiência você ir seguindo uma sequência que vai dos sabores mais suaves aos mais intensos.
Mas na verdade, fica todo mundo livre para provar de novo e de novo qualquer queijo – e manteiga, e doce de leite, e creme de queijo… Há uma infinidade de produtos!
Após a degustação dos queijos, quando você estiver bem satisfeito, não pense que acabou!
Eles desmontam a mesa de queijos e montam um belíssimo almoço com comida de roça, preparado no fogão a lenha. Tinha até uma broa deliciosa de sobremesa, e copo de leite fresco para acompanhar!
Tudo pensado realmente pra que o turista volte pra casa falando que foi o melhor passeio que já fez no Vale do Café!
Da mesma forma que aconteceu na fazenda de caprinos, aqui também podemos comprar os queijos, doces de leite e demais produtos para trazer pra casa.
Fazenda Latte Buono
A última parada do nosso passeio pela rota do queijo foi na Fazenda Latte Buono, especializada na produção de queijos de búfala.
Esta fazenda oferece uma visão fascinante sobre a criação de búfalos e a produção de produtos derivados do leite de búfala.
Sentamos em torno de uma mesa farta e vamos provando diferentes produtos da fazenda, como cachaça, iogurte, mozzarella e outros queijos deliciosos.
Fiquei admirada ao ver o proprietário preparando um queijo mozarella de búfala bem ali, na nossa frente. O famoso quem sabe faz ao vivo.
Ao final, mais uma vez podemos visitar a loja da Latte Buono para comprar os queijos e outros produtos da fazenda diretamente na lojinha da propriedade.
E então, com a mochila cheia de queijos, nos reunimos em frente à sede da fazenda e recebemos nosso “certificado de participação” na Rota do queijo!
Isso mesmo, tem certificado e tudo!
Por fim, voltamos para o Empório Rural, onde encerramos o passeio Acertamos o pagamento do passeio com a agência e pegamos nosso carro para voltar para o Rio.
Onde se hospedar em Valença RJ?
Caso prefira pernoitar em Valença para não precisar ainda fazer todo o deslocamento para o Rio durante a noite, aqui tem algumas opções de hotéis bacanas em Valença:
Você também pode se hospedar na charmosa Conservatória, que é distrito de Valença:
- Pousada Martinez
- Pousada Castelinho Conservatória
- Hotel Fazenda Vilarejo (all inclusive)
Pagamos R$250 por pessoa, e vale cada centavo e até mais! Eles aceitam cartão e transferência bancária.
Informações importantes para quem vai fazer a rota do queijo de Valença RJ
Transporte e estradas:
A rota do queijo de Valença é percorrida em uma van confortável, o que é uma vantagem significativa, pois as estradas da região podem ser desafiadoras para carros comuns.
Muita gente me perguntou se dava pra ir de carro próprio, mas só recomendo se o seu carro for 4×4. Caso contrário, vale mais a pena optar pelo transporte oferecido pelo passeio para uma experiência mais tranquila e segura.
Produtos Locais:
Tanto no Empório Rural quanto nas fazendas, os visitantes têm a oportunidade de comprar os queijos e outros produtos locais a preços de fábrica.
Essa é uma ótima oportunidade para levar para casa um pedaço da experiência e saborear os deliciosos produtos depois da visita. Eu voltei cheia de queijos e outros produtos pra casa, como salame, doce de leite e mais!
Recomendações: Para aproveitar ao máximo a Rota do Queijo, recomenda-se que os visitantes usem roupas confortáveis e estejam preparados para caminhar e interagir com os ambientes rurais.
É uma experiência imersiva que combina gastronomia, educação e contato com a natureza.
Vale a pena fazer a Rota do Queijo de Valença?
A Rota do Queijo não é apenas uma experiência de degustação, é uma celebração da cultura local e da excelência das fazendas da região na produção de queijos artesanais.
Os visitantes aprendem sobre a produção de queijos, a história das fazendas e as diferenças entre produtos artesanais e industrializados. A interação com os animais e a possibilidade de ver de perto os processos de produção enriquecem ainda mais a visita.
A Rota do Queijo em Valença é um passeio que agrada não apenas aos amantes de queijos, mas a todos que apreciam uma boa experiência gastronômica e um contato mais próximo com a natureza e a história rural.
Com certeza este é um dos melhores passeios do Vale do Café RJ!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.