Roteiro Colômbia: planejamento de viagem pelas principais cidades
A Colômbia sempre esteve na minha lista de desejos, e depois de muito planejar, essa viagem à Colômbia finalmente aconteceu! Fizemos um roteiro pela Colômbia incluindo as principais cidades, e foi uma viagem incrível!
Esse país é repleto de destinos incríveis, cada um com suas próprias características e atrações únicas.
Dependendo de quanto tempo você tem para explorar, você consegue fazer uma viagem com bastante diversidade cultural e paisagens completamente diferentes, de grandes cidades a praias paradisíacas.
Nesse post, vou compartilhar com você sugestões de roteiros pela Colômbia, e contar detalhes do nosso roteiro de 18 dias na Colômbia, opinando sobre as cidades que visitamos e o tempo que ficamos em cada uma. Vamos nessa?
Viagem para a Colômbia: quantos dias? Quais destinos incluir?
A coisa mais importante na hora de planejar uma viagem a Colômbia é determinar quantos dias você vai ficar no país, e quais lugares da Colômbia você quer visitar.
Preparei pra você nesse post algumas sugestões de roteiro na Colômbia, para 7 dias, 14 dias, 20 dias ou 30 dias na Colômbia.
E também uma descrição caprichada do meu roteiro de 18 dias na Colômbia, que considero que foi um tempo bacana para conhecer a diversidade e a riqueza cultural e belezas naturais do país.
Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?
Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Conhecemos cidades em diferentes partes do país – e uma coisa legal foi que conseguimos passagens aéreas com ótimos preços para voos internos dentro da Colômbia, o que ajudou muito a otimizar os deslocamentos pelo país.
Ah, e uma coisa importante: vou fazer uma análise crítica do roteiro, indicando em quais lugares eu achei que o tempo foi suficiente, e onde queria ter ficado mais dias.
Roteiro Colômbia: sugestões de itinerários para 7 dias, 14 dias, 20 dias e 30 dias no país
Roteiro Colômbia 7 dias
Com apenas 7 dias, a sugestão é fazer um roteiro básico, visitando a capital do país (geralmente a porta de entrada na Colômbia de quem vem do Brasil) e uma boa temporada relaxando e curtindo o mar do Caribe em San Andrés.
- Dias 1 e 2: Bogotá
- Dia 3: bate e volta a Zipaquirá (Catedral de Sal)
- Dia 4 a 7 – Ilha de San Andrés
Roteiro Colômbia 14 dias
Com 15 dias, você consegue aproveitar um pouco mais da diversidade cultural da Colômbia.
Além da capital colombiana e da Ilha de San Andrés, você pode incluir mais uma cidade que faz muito sucesso entre os brasileiros, que é Cartagena. Veja a sugestão de roteiro:
- Dias 1 e 2: Bogotá
- Dia 3: bate e volta a Zipaquirá (Catedral de Sal)
- Dia 4 – deslocamento para Cartagena
- Dia 5 a 8 – Cartagena
- Dia 9 – deslocamento para San Andrés
- Dia 10 a 14 – Ilha de San Andrés
Roteiro Colômbia 20 dias
Com 20 dias na Colômbia, além dos lugares que citamos até então (Bogotá, Cartagena e San Andrés), você pode incluir Medellín, uma cidade que amei visitar, e acho que vale demais a pena ter no roteiro!
- Dias 1 e 2: Bogotá
- Dia 3: bate e volta a Zipaquirá (Catedral de Sal)
- Dia 4 – deslocamento para Medellín
- Dia 5 a 8 – Medellín
- Dia 9 – deslocamento para Cartagena
- Dia 10 a 13 – Cartagena
- Dia 13 – deslocamento para San Andrés
- Dia 14 a 20 – Ilha de San Andrés
Roteiro Colômbia 30 dias
Com 30 dias, você consegue fazer um roteiro muito completo na Colômbia, incluindo cidades, belezas naturais, gastronomia e muito mais.
- Dias 1 a 2: Bogotá
- Dia 3: bate volta a Zipaquirá (Catedral de Sal)
- Dia 4 – deslocamento para Medellín
- Dia 5 a 8 – Medellín
- Dia 9 – bate volta a Guatapé
- Dia 10 – deslocamento para Cali
- Dia 11 a 13 – Cali
- Dia 14 – deslocamento para Villa de Leyva
- Dia 15 a 16 – Villa de Leyva
- Dia 17 – deslocamento para Cali / Santa Marta
- Dia 18 – Santa Marta
- Dia 19 – bate volta a Minca
- Dia 20 e 21 – Parque Tayrona
- Dia 22 – deslocamento para Cartagena
- Dia 23 a 25 – Cartagena
- Dia 26 – deslocamento para San Andrés
- Dia 27 a 30 – Ilha de San Andrés
Nosso roteiro Colômbia: 18 dias viajando pelas principais cidades do país
Chegou a hora de apresentar pra vocês o roteiro que executamos na Colômbia.
Eu considerei nosso roteiro bem completo, focado em fazer uma imersão cultural e gastronômica na Colômbia.
Uma coisa que surpreendeu muitas pessoas, e quero te contar logo, é que nessa viagem não incluímos San Andrés – um dos destinos preferidos dos brasileiros na Colômbia.
A gente tem uma história curiosa com a ilha. Já planejamos e compramos 2 vezes passagem pra lá, mas sempre precisamos cancelar por algum motivo.
Por isso, dessa vez decidimos deixar a ilha de fora, quase numa “superstição” pra conseguirmos realizar essa viagem, sem cancelamentos, hahaha
Mas mesmo sem San Andrés, conseguimos visitar praias na Colômbia, tanto em Santa Marta quanto no Parque Tayrona.
Essa foi também a parte mais aventureira da viagem, então se você prefere um destino mais tranquilo, eu diria para trocar nossos dias em Santa Marta – Tayrona por uns dias bem tranquilos curtindo as praias em San Andrés.
Colômbia dia 1 e 2 – Bogotá
Chegamos na Colômbia por Bogotá, em um voo direto São Paulo – Bogotá. Como chegamos na madrugada, fizemos contato com o hotel e reservamos um early checkin.
Nosso hotel era charmoso demais! O Hotel Santa Lucia Boutique Spa funciona em um prédio histórico no bairro de La Candelária, bem pertinho do centro histórico.
O hotel tinha uma área de convivência linda, com um pátio ajardinado, pra onde a gente tinha vista desde o ambiente de café da manhã. Ficamos em um quarto no último andar, super amplo e confortável!
Depois de fazer a reserva via Booking, entramos em contato para solicitar o early checkin, já que chegaríamos na madrugada, e foi tudo super fácil de resolver (a recepção tem funcionário disponível 24h).
O bairro La Candelaria é o mais próximo das atrações do centro de Bogotá, mas é verdade que anda meio abandonado. À noite, não é considerado seguro para caminhadas.
A gente escolheu ficar em La Candelária mesmo, pois a maioria parte das coisas que a gente queria visitar ficava ali no centro e pra nós fazia sentido. Fizemos o trajeto do aeroporto até a hospedagem de Uber e deu tudo certo.
Fique sabendo: de dia foi tranquilo caminhar pelo centro / La Candelária, apenas tomando os cuidados de sempre com os pertences. Só a noite que ficava meio deserto e não é recomendado caminhar sozinho pelas ruas.
Caso prefira, você pode se hospesdar em regiões mais modernas e tranquilas de Bogotá, como Chapinero ou Usaquén. Essas áreas estão sendo cada vez mais procuradas por turistas para se hospedar em Bogotá.
Mas lembre que, para visitar os pontos turísticos do centro de Bogotá, você vai encarar entre 20-30 minutos de carro, ou de ônibus
Como não somos viajantes noturnos, pra nós não foi um problema. Nos dias que saímos à noite para jantar, fizemos uso do serviço de Uber para ir e voltar e deu tudo certo.
Com o early checkin, ainda tivemos tempo de tirar um cochilo antes do dia amanhecer, e daí começamos a explorar Bogotá ainda nesse primeiro dia, após o café da manhã no hotel.
Nesse dia 1, visitamos o Museu del Oro e caminhamos pelo centro, conhecendo igrejas, o Cafe Pasaje, praças. Fomos também até o Cerro Monserrate, para fazer o passeio de teleférico.
No dia 2, exploramos outros lugares no centro, como o Museu Botero, e fizemos um tour gastronômico.
Aqui você pode ver nosso roteiro completo em Bogotá
Colômbia dia 3 – Catedral de Sal e Bogotá
No terceiro dia, fizemos um bate e volta de Bogotá para a Catedral de Sal de Zipaquirá, considerada a principal atração da Colômbia.
Saímos cedo de Bogotá e, após cerca de uma hora e meia de viagem, chegamos a Zipaquirá. A Catedral de Sal é realmente impressionante, com diferentes capelas e esculturas, tudo escavado no sal.
Você pode ler mais sobre a visita à Catedral de Sal aqui.
Quando voltamos a Bogotá, fizemos uma parada no bairro de Usaquén, para curtir a feirinha que rola aos finais de semana.
À noite, terminamos o dia na Zona T, uma área famosa por seus bares e restaurantes em Bogotá. A Zona T é o lugar ideal para quem quer experimentar a vida noturna de Bogotá.
Colômbia dia 4 – ida a Santa Marta
Seguimos para o próximo destino. Pegamos um voo curto de Bogotá para Santa Marta, a cidade mais antiga da Colômbia.
A cidade serve como base para quem vai explorar diversos destinos, como Parque Tayrona, Minca ou Sierra Nevada.
Chegamos no início da tarde. Nosso hotel foi o Hotel 1525 by GEH Suites, confortável e numa área tranquila, e a uma caminhada curta da praça central de Santa Marta.
Ainda tivemos tempo para, no dia da chegada, caminhar e conhecer um pouco da cidade. Visitamos o Museu del Oro Tayrona e passeamos na praia, e fomos jantar na movimentada Carrera 3.
Veja aqui nossas dicas de Santa Marta Colômbia
Colômbia dia 5 – Santa Marta
No dia seguinte, seguimos explorando Santa Marta. Visitamos a Quinta de San Pedro Alejandrino, onde Simón Bolívar passou seus últimos dias, e depois fizemos um bate e volta até uma praia próxima, Taganga.
Colômbia dia 6 – Parque Tayrona
Acordamos cedo, e pegamos um ônibus em Santa Marta para ir ao Parque Nacional Natural Tayrona.
Fizemos a trilha até Cabo San Juan, e pernoitamos no camping da praia.
É um lugar imperdível para quem ama natureza e aventura. Vale cada minuto da caminhada pela floresta para chegar lá e ver esse visual:
O camping do Cabo San Juan é o mais famoso do parque.
Você pode reservar sua hospedagem na entrada do parque (há opções de redes, barracas de camping de diferentes tamanhos e cabanas, tudo com banheiro compartilhado).
Confira o post completo sobre a experiência no Parque Tayrona.
Colômbia dia 7 – ida a Cartagena
Saímos cedo do camping no Parque Tayrona e fizemos toda a caminhada de volta até a entrada do parque, e pegamos transporte de volta para Santa Marta.
Almoçamos no centro da cidade e fomos para a rodoviária, pegar um ônibus para Cartagena. A viagem durou todo o resto da tarde, e quando chegamos em Cartagena já era noite.
Só tivemos tempo de fazer checkin em nosso hotel (Ethnic Thematic Hotel) dentro da cidade muralhada, e saímos para jantar no bairro de Getsemaní. Depois, cama porque estávamos exaustos.
Colômbia dia 8, 9 e 10 – Cartagena
Cartagena é simplesmente mágica. Ficamos passeando tanto dentro quanto fora da cidade amuralhada. Visitamos o Castelo de San Felipe de Barajas, o convento de La Popa e nos perdemos pelas ruas coloridas de Getsemaní.
Foram dias perfeitos de sol, calor e muita energia. Voltei pra casa apaixonada, como achei que fosse ficar desde antes de chegar lá.
Nosso dicas de Cartagena estão aqui para você conferir. Também fizemos um post com dicas de onde comer em Cartagena, porque visitamos uns restaurantes bem legais!
Colômbia dia 11 – Cartagena e ida para Medellín
Ainda tivemos mais uma manhã em Cartagena, que aproveitamos para caminhar mais um pouco pelas ruas, sem roteiro, só absorvendo e fotografando as belezas da cidade.
Um pouco antes do almoço, pegamos nosso voo rumo a Medellín.
Desembarcamos em Medellín por volta das 14h, e pegamos um Uber para ir até nosso hotel no bairro de Laureles (Bolivariana Plaza Medellín). Achei o hotel uma graça, bem confortável e com um bom café da manhã.
O aeroporto fica bem afastado da cidade, então conte aí com cerca de 1 hora de deslocamento (usamos Uber).
Saímos para almo-jantar, caminhamos um pouco pelo bairro e voltamos para o hotel para descansar.
Colômbia dia 12 e 13 – Medellín
Em Medellín, exploramos a famosa Comuna 13, o Parque Arví, a Plaza Botero e muito mais.
Meu maior arrependimento nessa viagem foi não ter deixado mais dias em Medellín. Com 2 dias inteiros, conseguimos visitar muitos pontos turísticos clássicos, mas muita coisa ficou de fora.
E senti que faltou tempo para “sentir” a cidade, viver um pouco no ritmo de Medellín, indo além dos cartões-postais.
A cidade é interessante demais, tem tanta coisa pra ver. Se puder, reserve mais dias em Medellín.
Colômbia dia 14 – Guatapé
Neste dia, fizemos um bate e volta de Medellín a Guatapé. Conhecemos a Pedra El Peñol, fizemos um tour na represa e visitamos a cidade de Guatapé, uma das mais coloridas da Colômbia.
Para facilitar todo esse deslocamento, preferimos contratar um tour – foi bem mais fácil que fazer tudo por conta própria. Foi um dia cheio, mas bem legal!
Colômbia dia 15, 16 e 17 – Eje Cafetero
Saímos de Medellín e pegamos um avião para a cidade de Pereira, de onde começaríamos a explorar o Eje Cafetero na Colômbia, a região que ficou famosa como principal local de produção de café no país.
Alugamos um carro, o que considero essencial para visitar a região contando com autonomia.
Precisa alugar um carro para sua viagem?
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
Fizemos pernoites em cidades diferentes: ainda no dia da chegada, fomos para Santa Rosa de Cabal e visitamos as piscinas termais dentro do incrível hotel Termales Santa Rosa de Cabal, o melhor hotel de toda a viagem.
No dia seguinte, fomos para Salento e Filandia. Escolhemos nos hospedar em Salento, pois a cidade tem mais estrutura. Nosso hotel foi o Casa Salento (simples, mas atendeu as expectativas).
Ao longo do dia, visitamos a fazenda de café El Ocaso e conhecemos o famoso Vale de Cocorá, onde avistamos as palmas de cera que são a árvore símbolo da Colômbia. E ainda tem o centro histórico das duas cidades, uma graça!
No terceiro e último dia, fomos mais para o sul. Nos hospedamos no charmoso hotel Hacienda Combia na cidade de Calarca (com piscina de borda infinita e tudo mais).
Visitamos mais fazendas de café e uma plantação orgânica de cacau.
Nosso roteiro pelo Eje Cafetero pode ser conferido nesse post.
Colômbia dia 18 – Retorno ao Brasil
No último dia, entregamos o carro no aeroporto de Armênia, e pegamos um voo para Bogotá, para pegar nosso voo de retorno ao Brasil.
Dicas práticas para planejar seu roteiro na Colômbia:
- Transporte: Viajamos principalmente de avião entre as grandes cidades. Conseguimos passagens com a Avianca Colômbia, que emitimos com ótimos preços com milhas Smiles. No trecho Parque Tayrona – Cartagena, usamos ônibus. E para o Eje Cafetero, alugamos um carro.
- Alimentação: Aproveite para experimentar a gastronomia local em cada cidade. Os mercados e restaurantes regionais são uma ótima pedida. Fizemos um post contando as principais comidas típicas da Colômbia, vale a pena conferir antes de ir.
- Segurança: A Colômbia é um destino cada vez mais seguro para turistas, mas especialmente no centro das grandes cidades, vale a regra universal: esteja sempre atento aos seus pertences e evite caminhar sozinho à noite por regiões desertas.
Vale a pena visitar a Colômbia?
Vivemos dias incríveis na Colômbia! O país nos surpreendeu e encantou várias vezes. Em muitas coisas, lembra o Brasil.
O povo é animado, as cidades carregam muitas cores, é um lugar onde o brasileiro consegue se identificar e se sentir muito feliz.
Cada cidade tem uma identidade própria, por isso considero que vale muito a pena explorar o país de norte a sul, visitando diferentes lugares e explorando culturas, gastronomia e paisagens únicas de cada região.
Minha dica principal é essa: vale a pena experimentar diferentes partes do país, e perceber como a Colômbia é, de certa forma, vários destinos em um.
No mais, aproveite cada momento e descubra a riqueza cultural e natural deste país fascinante!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.