Londres em 1 dia: roteiro a pé com atrações clássicas e fora do óbvio

Você tem apenas um dia em Londres? A cidade tem tantos atrativos, que é bem difícil escolher o que fazer com tão pouco tempo, não é mesmo?

Então aproveite este nosso roteiro de 1 dia em Londres, que vai te levar para conhecer os pontos turísticos mais icônicos de Londres, num passeio a pé.

Fizemos esse roteiro nós mesmos, na nossa primeira vez em Londres, e foi ótimo para conseguir conhecer os principais atrativos de Londres, aqueles grandes cartões-postais, sabe?

O que fazer em Londres em 1 dia
O que fazer em Londres em 1 dia. Foto: Fui ser viajante

Nesse post tem tudo que você precisa:

a lista de atrativos com tudo que visitamos em 1 dia em Londres (incluindo lugares para comer, beber e lugares para fotos em Londres),
mapa com a localização dos atrativos e, por fim,
descrição do roteiro em Londres, passo a passo.

Confira e se ficar qualquer dúvida, compartilhe com a gente nos comentários ao final do post, que se pudermos, vamos ter muito prazer em te ajudar.

Londres em 1 dia: o que fazer em um roteiro a pé

  • Picadilly Circus
  • Picadilly
  • Green Park
  • Buckingham Palace e troca de guarda
  • Victoria Memorial
  • Clarence House
  • St. James Park
  • Westminster Abbey
  • Parliament Square
  • Big Ben
  • Westminster Bridge e Rio Tâmisa
  • Ponto para foto: Bridge Arc
  • Southbank
  • London Eye
  • Opcional: Brewdog Waterloo e Graffitti Tunnel

Londres em 1 dia: mapa de pontos turísticos

Roteiro de 1 dia em Londres: confira o vídeo

Agora vamos descrever o roteiro de 1 dia em Londres no detalhe. Como comentei, esse roteiro foi testado e aprovado por nós durante nossa primeira viagem em Londres.

Gravamos um vídeo da experiência, que você pode conferir aqui:

.

Dependendo do seu ritmo, é possível fazer esse roteiro em 4 ou 5 horas, finalizando com uma parada numa das cervejarias mais legais que já visitamos, para um almoço ou happy hour.

Roteiro de 1 dia em Londres: lista de atrativos

Piccadilly Circus

Quando começamos a pesquisar sobre Londres, lemos que Picadilly Circus seria como a Times Square londrina, por conta do movimento e dos painéis de LED instalados nas fachadas dos prédios.

Ao chegar ao local de fato, não pude deixar de achar que essa comparação é um tanto quanto exagerada – Picadilly Circus perde e muito em tamanho para a avenida americana.

Picadilly Circus Londres
Picadilly Circus Londres. Foto: Fui ser viajante

Mas sim, é uma rua super movimentada, que recebe fluxo de carros de 4 grandes avenidas de Londres: Regent Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly e Coventry Street.

Picadilly Circus será o ponto de início do nosso roteiro a pé por Londres, e para chegar até lá você pode desembarcar na estação de metrô que fica na própria praça, Picadilly Circus Station.

Essa é uma área bem comercial, então você vai encontrar muitas lojas, além de muita gente também. Picadilly Circus também já foi cenário de filmes, como a saga Harry Potter em Londres.

É ali também que acontece a celebração de Revéillon em Londres, e essa aréa também está bem próxima de cinemas e teatros de West End Londres.

Tem uma fonte na praça, que é outro símbolo da Picadilly Circus. A pequena figura no topo, inicialmente seria para representar o filantropo Anthony Ashley Cooper, mas muita gente acredita que represente Eros, o cupido.

Picadilly

Nosso passeio segue pela Piccadilly, uma rua icônica de Londres que se estende desde Piccadilly Circus até Hyde Park Corner.

Essa rua é um charme, repleta de prédios elegantes, como o Royal Academy of Arts, cafés e lojas como a icônica Fortnum & Mason, com seus biscoitos, chocolates e chás finos, que eram os favoritos da família real inglesa.

Picadilly Londres
Picadilly Londres. Foto: Fui ser viajante
Picadilly Londres
Picadilly Londres. Foto: Fui ser viajante

Caminhe e explore a rua até chegar à porta da nossa próxima atração: o Green Park.

Green Park

O Green Park é um dos oito Parques Reais (Royal Parks) de Londres – que são assim chamados pois ficam ao lado de residências oficiais da monarquia.

Entrar nesse parque foi como encontrar um oásis no meio de Londres, depois de caminhar em meio à loucura de Picadilly Circus.

Diferente de outros parques reais, o Green Park não possui lagos ou fontes. Mas tem um gramado amplo, perfeito para esticar uma canga, relaxar ou fazer um piquenique. E você vai ver muitos esquilos por lá também!

Green Park Londres
Green Park Londres. Foto: Fui ser viajante

Outra coisa curiosa é que, em dias de cerimônia de troca de guarda no Palácio de Buckingham, você vai ver uma migração de pessoas atravessando o Green Park pela manhã.

O público atravessa pelo parque para chegar em frente ao palácio e assistir à cerimônia da troca de guarda, que acontece por volta das 10:45h-11h.

Buckingham Palace e troca de guarda

Depois de atravessar o Green Park, nós também vamos chegar ao Buckingham Palace, o palácio que vem funcionando como residência oficial da monarquia britânica desde 1837, quando a Rainha Victoria assumiu o trono.

É um ponto turístico dos mais visitados em Londres, claro. Muita gente prefere apenas passar em frente e registrar uma foto, e outros tantos querem estar lá para conferir a tradicional cerimônia da troca de guardas em frente ao palácio.

Palácio de Buckingham Londres
Palácio de Buckingham Londres. Foto: Fui ser viajante

A Troca da Guarda é uma cerimônia militar e é um evento gratuito, mas concorridíssimo, por isso quem quer assistir precisa chegar cedo para conseguir um bom lugar, mais perto da grade.

Os soldados se reúnem no Palácio St James e nos Quartéis Wellington a partir das 10h e marcham até o Palácio de Buckingham acompanhados por música.

Eles chegam em frente ao palácio de Buckingham por volta das 10:45h e a cerimônia dura cerca de 45 minutos.

É importante dizer também que a cerimônia da troca de guarda em frente ao Palácio de Buckingham em Londres não acontece todos os dias.

Existe uma agenda liberada pelo governo, indicando os dias em que a cerimônia está prevista para acontecer – você pode consultar a agenda aqui.

Outro detalhe importante é que a cerimônia de troca de guardas pode ser cancelada de última hora, até mesmo na hora de acontecer, por questões adversas como chuva e tempo ruim.

Troca de guarda montada: uma segunda opção menos lotada

A Troca da Guarda em frente ao Palácio de Buckingham pode ser meio frustrante para alguns viajantes, pois costuma estar sempre lotada e nem sempre é possível conseguir um bom lugar para assistir à cerimônia.

Uma alternativa para quem quer assistir a um evento do tipo, mas com menos multidão, é assistir a Troca de Guarda Montada, a chamada King’s Life Guard, que são os guardas a cavalo, responsáveis por guardar a vida do rei.

Ao contrário da troca de guarda em frente ao palácio, a troca de guarda montada acontece todos os dias, no Horse Guards Parade, um prédio perto do Palácio de Buckingham.

Nos dias úteis, a Guarda da Vida do Rei parte de Hyde Park às 10:28h e cavalga até o Horse Guards Parade (Whitehall, Londres SW1A 2ET), passando por Hyde Park Corner, ao longo da Constitution Hill e The Mall.

Então, os cavalos e cavaleiros chegam por volta das 11h no Horse Guards Parade, onde a cerimônia de troca de guardas acontece de fato.

Aos fins de semana, não há o desfile pelas ruas. Toda a cerimônia acontece no Horse Guards Parade, onde o oficial de serviço inspeciona as tropas às 11h aos sábados e às 10h aos domingos.

A cerimônia da Horse Guards Parade recebe um público bem menor, por isso é bem mais tranquilo chegar lá e assistir, mesmo em cima da hora.

E se você não puder passar por lá na hora da cerimônia de fato, ainda pode visitar ao longo do dia para uma foto, já que a entrada do prédio é guardada por dois sentinelas a cavalo, durante a maior parte do dia.

Você vai sempre encontrar dois guardas a cavalo por lá até às 16h, quando o oficial de serviço faz a inspeção e todo o pessoal, montado e a pé, é dispensado do serviço.

Victoria Memorial

Bem em frente ao Palácio de Buckingham, um monumento gigantesco vai logo chamar sua atenção.

O Victoria Memorial é uma homenagem à Rainha Vitória, uma das monarcas que reinou por mais tempo, ao longo da história britânica.

O monumento foi inaugurado em 1911, mais de uma década após a morte da rainha.

Victoria Memorial Londres
Victoria Memorial Londres. Foto: Fui ser viajante

Nele, você encontra uma estátua da Rainha Vitória sentada em seu trono, várias esculturas alegóricas representando a Justiça, a Constância, a Maternidade, e outros temas relevantes para a Era Vitoriana.

E, principalmente, você vai notar muita água, fontes ornamentadas e outras referências ao poder naval britânico.

Admire a beleza do monumento, registre sua foto e vamos seguir caminhando para o próximo ponto de interesse dentro do nosso tour

Clarence House

Caminhando pela rua bem em frente ao Palácio de Buckingham, vamos chegar à Clarence House, mais uma das residências da monarquia em Londres.

Esta casa foi construída entre 1825 e 1827 e serviu originalmente como a residência do Duque de Clarence, que mais tarde se tornou o Rei William IV.

A Clarence House foi habitada por outros membros da família real ao longo dos anos, até se tornar, em 2003, a residência oficial do Príncipe de Gales e da Duquesa da Cornualha, Camilla Parker Bowles.

Clarence House Londres
Clarence House Londres. Foto: Fui ser viajante

E mesmo depois de subir ao trono, o Rei Charles seguiu morando em Clarence House, enquanto esperava a reforma do Palácio de Buckingham.

Por isso, apesar da casa não ser aberta a visitação, vale a pena passar em frente e dar uma espiadinha.

St James Park

Próxima parada: St James’s Park. Basta atravessar a rua em frente a Clarence House e você vai entrar neste que é um dos parques reais mais antigos e famosos de Londres.

O Parque St James é muito bonito, com um lago, pontes ornamentadas, gramados bem cuidados e muitos animais como cisnes, patos e pelicanos, passeando livremente.

Enquanto caminha pelo St. James Park, aproveite para desfrutar das paisagens e vista para importantes monumentos de Londres, como o Palácio de Buckingham e a London Eye.

St James park Londres
St James park Londres. Foto: Fui ser viajante

Westminster Abbey

Caminhamos agora por alguns quarteirões até a Westminster Abbey, uma das igrejas mais importantes para a história de Londres.

Essa é uma igreja do século XI, e vem sendo usada ao longo dos séculos para coroações, casamentos reais e enterros de figuras importantes ao longo dos séculos.

Westminster Abbey Londres
Westminster Abbey Londres. Foto: Fui ser viajante

Assim como o exterior, o interior da abadia é grandioso, com presença de diferentes estilos arquitetônicos, vitrais e esculturas.

No entanto, o interior da abadia não é aberto ao público em geral. Para conhecer as belezas do interior da abadia de Westminster, você precisa comprar o ingresso.

De forma geral, o ingresso das igrejas de Londres é bem caro. Por isso, a gente decidiu somente espiar a abadia somente por fora. Aproveitamos para ver e fotografar também com uma cabine vermelha que fica ali nos arredores.

Westminster Abbey Londres
Westminster Abbey Londres. Foto: Fui ser viajante

Se você visitar a abadia por dentro, conta pra gente nos comentários se você gostou?

De graça, a gente conseguiu entrar no “Dean’s Yard”, o pátio da Westminster Abbey. Ele abriga a Escola de Westminster, uma escola independente associada à abadia.

Dean's Yard Londres
Dean’s Yard Londres. Foto: Fui ser viajante

É um lugar tranquilo, dá pra caminhar um pouco por lá e sentir o contraste com a área externa, com a agitação da cidade cheia de turistas.

Parliament Square e Palácio de Westminster

Bem pertinho da Abadia de Westminster, está a Parliament Square, a praça do parlamento de Londres.

A praça está cercada por monumentos e edifícios importantes. Também há várias estátuas de líderes e figuras históricas, incluindo Winston Churchill, Abraham Lincoln e Nelson Mandela.

Num dos cantos da praça, está Palácio de Westminster, que é a sede do Parlamento do Reino Unido.

Bem ao lado dele, o famoso Big Ben. E na calçada da rua Great George St, uma fileira de cabines telefônicas vermelhas, clássicas de Londres. Há várias, com um ângulo perfeito para fazer fotos delas com o Big Ben ao fundo.

Praça do parlamento e Big Ben
Praça do parlamento e Big Ben. Foto: Fui ser viajante

Esse é um dos lugares mais procurados para fotos em Londres. Tanto que ao longo do dia vão se formando longas filas ao lado das cabines. Se quer tirar uma foto por lá, o ideal é chegar bem cedo.

Reserve um tour:
Ingresso do Palácio de Westminster com audioguia
Tour pelo Parlamento Britânico e Palácio de Westminster

Big Ben

Tem clássico maior que o Big Ben em Londres? Com certeza, uma das principais atrações turísticas da cidade.

Praça do parlamento e Big Ben
Praça do parlamento e Big Ben. Foto: Fui ser viajante

O Big Ben fica na extremidade norte do Palácio de Westminster e faz parte do conjunto arquitetônico que inclui também a Torre do Relógio (Clock Tower) – que tem uma altura de 96 metros.

Popularmente, o nome “Big Ben” é frequentemente usado para se referir ao sino, e também para designar toda a estrutura da Torre do Relógio.

Mas, estritamente falando, o termo “Big Ben” é somente o nome do sino que fica localizado dentro da torre, e não à torre, e nem ao relógio.

O sino tem um diâmetro de cerca de 2,7 metros e um peso de cerca de 13,7 toneladas. Ele é oficialmente chamado de “Great Bell”, e foi instalado na Torre do Relógio em 1859, como parte integrante do mecanismo do relógio.

Em 2017, a Torre do Relógio passou por um extenso processo de restauração, que durou 5 anos e custou muito dinheiro.

Durante esse período, o sino ficou silenciado. Somente em 2022, ele voltou a marcar mais uma vez o ritmo dos dias na capital britânica.

Westminster Bridge

Chegou a hora de atravessar o rio Tâmisa. Vamos cruzar a ponte de Westminster, que fica bem ao lado do Big Ben.

Rio tâmisa Londres
Rio tâmisa Londres. Foto: Fui ser viajante

A dica é pra cruzar exatamente pelo lado que fica mais próximo ao Big Ben.

Então pare no meio da travessia, olhe para trás e descubra um dos melhores ângulos para fotos do Big Ben e do Palácio de Westminster.

Ponte de Westminster
Ponte de Westminster. Foto: Fui ser viajante
Ponte de Westminster
Ponte de Westminster. Foto: Fui ser viajante

Bridge Arc – ponto para fotos

Depois da travessia, você vai ver uma escada ao fim da ponte. Ela leva para a parte baixa, pertinho do rio.

Desça por ela mas não siga em frente – volte e olhe a ponte de Westminster de frente, e comece a caminhar para passar por baixo dela.

Ponte para Queen's Walk Londres
Ponte para Queen’s Walk Londres. Foto: Fui ser viajante

No caminho, você vai precisar passar por um túnel embaixo da ponte de fato, e aí vem uma boa surpresa.

Na entrada desse túnel, um arco forma uma moldura incrível para você registrar uma foto maravilhosa do Big Ben.

Bridge Arc Londres
Bridge Arc Londres. Foto: Fui ser viajante

South bank – Queen’s Walk

South bank é uma região muito vibrante e cheia de atrações em Londres. Esse lado do rio tem muitas surpresas interessantes!

Esse caminho beirando o rio na margem sul do Rio Tâmisa se chama Queen’s Walk e é uma rota fascinante que combina a bela vista do rio Tâmisa, uma arquitetura impressionante e uma atmosfera cultural vibrante.

Southbank Londres
Southbank Londres. Foto: Fui ser viajante

Caminhando por essa área, você vai ver muita gente, movimento e animação. Em alguns dias, a Queen’s Walk é animada por mercados ao ar livre e feiras, e também é possível ver muitos artistas de rua e músicos por lá.

Outro destaque da Queen’s Walk é a paisagem: uma encantadora vista do Rio Tâmisa, com bancos onde você pode relaxar à beira do rio.

Veja também: Cruzeiro pelo Tâmisa ao entardecer

Em pouco tempo de caminhada, você já vai avistar a nossa próxima atração: a famosa London Eye.

London Eye

Outro clássico de Londres! A roda-gigante oferece vistas panorâmicas excepcionais da cidade e com certeza é uma das atrações mais populares entre os turistas em Londres.

A London Eye foi inaugurada em 31 de dezembro de 1999, por isso também ficou conhecida como Millennium Wheel, para marcar a virada do milênio.

London Eye
London Eye. Foto: Fui ser viajante

Sua altura é impressionante: são 135 metros, o que faz dela uma das maiores rodas-gigantes de observação do mundo.

A London Eye gira lentamente, tão lentamente que ela nem estaciona para que as pessoas possam embarcar e desembarcar.

As cápsulas de observação são fechadas e com ar-condicionado, oferecendo aos visitantes uma experiência confortável. Como as paredes são de aço e vidro, a experiência é de uma vista panorâmica.

A volta completa dura cerca de 30 minutos, o que rende tempo para admirar a paisagem e tirar muitas fotos. Aproveite a vista, lá de cima dá pra ver vários dos principais pontos turísticos de Londres.

Lá de cima, a visão pode se estender por até 40 quilômetros em um dia claro.

E uma ótima dica é comprar o ingresso da London Eye no dia da sua visita, para ter certeza que o céu vai estar claro e a observação vai ser perfeita, sem o famoso fog londrino.

Isso vale para quem viaja na baixa temporada – fora do verão na Europa. Quem viaja nos meses de verão PRECISA comprar tudo antecipado, para garantir que vai viver a experiência e não vai perder tempo em filas.

Garanta seu ingresso: Ingresso London Eye

Brewdog Waterloo e Graffitti Tunnel (opcional)

Para fechar nosso passeio, que tal sair do óbvio um pouquinho e conhecer um lugar nem tão famoso, mas super maravilhoso em Londres?

A cervejaria Brewdog Waterloo é uma das unidades da cervejaria BrewDog, uma cervejaria escocesa conhecida por sua abordagem inovadora e cervejas artesanais disruptivas.

Brewdog Waterloo
Brewdog Waterloo. Foto: Fui ser viajante
Brewdog Waterloo
Brewdog Waterloo. Foto: Fui ser viajante

A unidade Brewdog Waterloo fica dentro da estação de trem Waterloo (London Waterloo), uma das principais e mais movimentadas estações ferroviárias em Londres.

Ela fica no subsolo da estação, num tipo de “shopping”. E vocês não vão acreditar no tamanho da cervejaria!

Ela tem dois andares e vários ambientes, incluindo uma área de boliche, escorregador, várias áreas de serviço e muito mais.

Brewdog Waterloo
Brewdog Waterloo. Foto: Fui ser viajante

Foi um dos lugares mais surpreendentes que visitamos em Londres!

Você pode ir até lá para almoçar, ou um happy hour depois do passeio, com cerveja e petiscos.

E depois do passeio na cervejaria, você pode aproveitar para conhecer uma atração super legal que fica bem ao lado da estação: o Graffitti Tunnel.

Graffitti Tunnel Londres
Graffitti Tunnel Londres. Foto: Fui ser viajante

Também conhecido como Leake Street Arches, esse local tem várias intervenções artísticas, galerias de arte e até lojas e restaurantes, tudo funcionando nos túneis sob as vias férreas na Leake Street.

Uma característica única do Graffiti Tunnel é que a arte nas paredes está em constante mudança.

Graffitti Tunnel Londres
Graffitti Tunnel Londres. Foto: Fui ser viajante

Os artistas frequentemente atualizam as obras, por isso a cada vez que você visitar, vai encontrar uma nova experiência.

É um local nem tão famoso em Londres, mas que certamente pode te surpreender se você gosta de arte. E também rende fotos incríveis!

Graffitti Tunnel Londres
Graffitti Tunnel Londres. Foto: Fui ser viajante

Continue planejando sua viagem para Londres

Esse roteiro de 1 dia em Londres vai te levar para conhecer os principais clássicos da cidade. É ideal para quem tem pouco tempo na cidade, e quer visitar os principais cartões-postais nesse tempo.

E se precisar de mais dicas para continuar planejando sua viagem a Londres, pode conferir os outros posts que temos publicados sobre a cidade:

O que fazer em Londres em 1 dia
O que fazer em Londres em 1 dia. Foto: Fui ser viajante

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Marília Cassemiro (Lila) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Selma Tiago disse:

Se eu tiver uma escala de 9h em Londres consigo fazer esse tour? Como ir do aeroporto ao ponto de partida?

Lila Cassemiro disse:

O aeroporto de Londres fica afastado do centro, e depende um pouco do meio de transporte que você escolher para contabilizar quanto tempo vai levar até o centro. Eu diria que até o Picadilly Circus você vai levar cerca de 1h. É preciso contabilizar também o tempo de imigração no aeroporto, que pode demorar muito pouco ou ser uma fila imensa, depende do dia.

Vamos dizer que você leve 2h – 2h30min entre desembarcar e chegar em Picadilly Circus, e para reembarcar você precisa chegar ao aeroporto com cerca de 3h de antecedência (pois vai precisar passar por toda checagem de segurança, pode ter fila, etc), mais uma hora de transporte do centro até o aeroporto, seriam 4h no total entre volta mais reembarque. Você gastaria umas 5h30min-6h só para sair e voltar ao aeroporto, e teria 3 horas para o passeio. Tem que ver se vale a pena para você, porque fica bem apertado. Talvez em vez de fazer todo o roteiro, fazer uma visita diretamente ao Big Ben e de lá caminhar até o London Eye.