Restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro: os melhores da cidade
A cena gastronômica do Rio de Janeiro está mais quente do que nunca. Hoje há vários restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro, e isso é ótimo tanto para os moradores, quanto para os turistas vegetarianos que chegam ao Rio.
Sempre há uma novidade para conhecer na cidade, focada em pratos veganos, vegetarianos e alimentação saudável.
São tantos endereços, que decidimos preparar essa lista para te apresentar alguns dos melhores restaurantes vegetarianos do Rio de Janeiro, e o mais legal é que muitos deles tem um cardápio com opções veganas!
São lugares que você que é praticante do veganismo ou vegetarianismo precisa conhecer e salvar, para visitar todos e comer muito bem!
Vamos nessa?
Ainda sem hospedagem no Rio de Janeiro?
Veja as ofertas do Booking.com
Melhores restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro
Teva
Teva, em hebraico, significa natureza. E isso tem tudo a ver com esse restaurante vegetariano no Rio, no bairro de Ipanema. O ambiente do Teva é elegante em estilo industrial, e o cardápio é totalmente focado em vegetais.
A proposta do Teva é promover uma experiência culinária consciente e sustentável, preocupada com o que serve à mesa, e o impacto na comunidade e no meio ambiente.
Buscam usar ingredientes sazonais e frescos em cada prato, cultivados localmente e, sempre que possível, orgânicos.
O cardápio oferece opções exclusivas para o almoço, como as almôndegas maranhenses, feitas de fibra de caju, acompanhadas de chimichurri de azedinha e coentro, baião de dois, mandioca frita e mozzarella.
Além disso, há um menu do dia que inclui salada, prato principal e sobremesa.
Essas delícias ainda podem ser acompanhadas por drinques autorais, como o Moça Prosa, uma mistura de cachaça, Cynar, suco de maçã, limão, melado e hortelã.
E você pode comer no restaurante, ou pedir entrega na sua casa. Vem tudo super organizado e em casa é tão delicioso quanto!
Ainda tem as sobremesas, como o crepe de chocolate e avelã, recheado com ganache vegana, acompanhado de sorvete Naveia de baunilha, caramelo salgado, morango em calda e farofa de praliné.
Onde fica? Av. Henrique Dumont, 110 – Loja B – Ipanema, Rio de Janeiro
Prana Vegetariano
Esse é um restaurante a la carte que também é vegetariano, mas sempre apresenta entre os pratos do dia pelo menos uma opção vegana.
Um bom exemplo são as entradas irresistíveis do cardápio do Prana Vegetariano, como o gyoza de cogumelos na brasa e o acarajé de fradinho.
Também há opções de sanduíches, como o de sanduíche de couve-flor crocante, e o smash burguer de gorgonzola.
E os pratos principais, como o nhoque de aipim e a feijoada de cogumelos e legumes, também são de lamber os dedos de tão gostosos!
Onde fica? R. Lopes Quintas, 37 – Jardim Botânico.
Refúgio Veg
Já imaginou um lugar especializado em lanches veganos? Assim é o Refúgio Veg, que atende tanto no presencial quanto através dos aplicativos de delivery.
O cardápio oferece uma variedade de hambúrgueres, como o Salada Mix Burger (com burguer de feijão fradinho com bacon de soja ou de falafel), e o Zeca Tofu (burguer de tofu marinado com especiarias e empanado na farinha panko).
E para aqueles que não dispensam um clássico nacional, a feijoada vegana é um verdadeiro espetáculo, preparada com linguiça calabresa vegetal, carne de soja, abóbora e temperos.
Tem ainda porção de batata com cheddar e bacon (ambos veganos, claro!), bolinhos de feijoada, dadinhos de mandioca, palitos de queijo e almôndegas de soja.
Onde fica? Av. Nossa Sra. de Copacabana, 1313 – B – Copacabana, Rio de Janeiro
Brota Restaurante
E tem restaurante indicado no guia Michelin na nossa lista de restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro!
O Brota Restaurante entrou na lista Bib Gourmand do guia Michelin em 2024, que são os restaurantes com bom preço e ótima qualidade.
O cardápio é vegetariano, mas tem diversas opções veganas.
Foi todo pensado para compartilhar. Você escolhe uma, duas ou três comidinhas e divide entre todos da mesa, pra todo mundo comer junto. Mas que pode muito bem ser aproveitado por uma pessoa sozinha, claro!
Hommus, Brotinhas (bolinhos de arroz frito recheados), falafel rosa, bolinho de feijão, tabule de quinoa, cheesecake de queijo de cabra, e muito mais delícias criadas pela chef Roberta Ciasca.
Além da indicação como Bib Gourmand no Guia Michelin 2024, o Brota já foi premiado como o melhor vegetariano do Rio de Janeiro no prêmio Veja Rio Comer e Beber.
Onde fica? Rua Conde de Irajá, 98 – Botafogo, Rio de Janeiro
Naturalie Bistrô
Para quem estiver buscando uma experiência gastronômica ainda mais refinada, uma ótima pedida é o Naturalie Bistrô, que tem uma abordagem mais gourmet, tanto na apresentação quanto nos ingredientes.
O local é charmoso, um pequeno casarão antigo de Botafogo, decorado com charme.
Já os pratos são cuidadosamente elaborados, incluindo opções vegetarianas e veganas, sem glúten e sem lactose. O foco é a valorização do frescor e da sazonalidade dos ingredientes em receitas autorais, cheias de estilo.
Você tem opção de pedir a la carte, com pratos principais a partir de R$59,90, ou escolher o executivo do dia (entrada, principal e sobremesa OU bebida, por R$76,90), sendo este um menu fechado, indicado pelo restaurante a cada dia.
Um dos sucessos do cardápio é a couve-flor empanada, com molho agridoce asiático levemente picante, e o ceviche de manga com picles de cebola roxa, temperado com pimenta agridoce, coentro e limão.
Também babei nessa massa do dia, que vem acompanhada de cogumelos e espinafre, e um molho bechamel de castanhas e “queijo” de amêndoas. Veio acompanhada de uma saladinha de folhas também (que não fotografei).
Os sucos são super naturais e coloridos, uma coisa linda. E as sobremesas são também deliciosas, vale pedir e aproveitar.
Uma das melhores é o crumble de maçã e também vale dar uma atenção ao brownie de amêndoas com calda de caramelo e castanha-de-caju, servido quentinho e acompanhado por sorbet de banana.
Onde fica? R. Visc. de Caravelas, 5 – Botafogo, Rio de Janeiro
Vegan Vegan Espaço Vegetariano
Esse restaurante vegetariano em Botafogo é uma graça! Em um espaço todo verde, cercado de plantas, e você pode se sentar se deliciar com as receitas do cardápio, que é uma delícia!
Todo dia, o Vegan Vegan tem duas opções de cardápio, sempre harmonizando legumes, verduras, condimentos, feijões, cogumelos, glúten ou seitan, grãos e derivados de soja.
A refeição inclui sempre uma sopa de entrada, prato principal que varia entre opções como feijoada, moqueca, escondidinho e acompanhamentos como farofas, legumes e arroz integral.
O destaque do cardápio é a feijoada light, maravilhosa!
Os ingredientes do menu são cuidadosamente selecionados com base na sazonalidade e são divulgados nas redes sociais do restaurante.
A decoração deles é super aconchegante e cheia de plantas. Ah, e eles só funcionam no almoço (terça, das 12h às 16h, quarta das 9h às 17h, quinta a sábado, das 12h às 22h30, e domingo das 12h às 20h.
Onde fica? R. Hans Staden, 30 – Botafogo, Rio de Janeiro
Spazziano
Esse restaurante tem uma curiosidade bem interessante: ele está localizado dentro de um spa, o Spa Maria Bonita em Ipanema.
O Spazziano conta com um buffet 100% vegetariano, incluindo opções veganas, e proporciona uma ampla variedade para atender a todos os gostos.
Os pratos são deliciosamente preparados de acordo com os princípios da Alimentação Inteligente, funcional e rejuvenescedora.
São utilizadas verduras e brotos orgânicos diretamente de uma horta própria, frutas, grãos, cereais integrais e molhos temperados com condimentos e ervas naturais, e pães fabricados artesanalmente no Spa Maria Bonita de Friburgo.
Além disso, eles também têm uma preocupação com a sustentabilidade, fazendo uso de embalagens biodegradáveis e incentivando a prática da reciclagem.
O cardápio oferece excelente opções, como o risoto de cogumelos e o hambúrguer de grão de bico, ambos super saborosos.
Onde fica? R. Prudente de Morais, 729 – Ipanema, Rio de Janeiro
Reino Vegetal
Esse restaurante fica no centro do Rio de Janeiro, perto do Real Gabinete Português de Leitura e da Praça Tiradentes.
O cardápio do Reino Vegetal é 100% vegetariano, com algumas opções veganas, o que o transforma em uma opção para ambos os públicos, e também para quem está no processo de transição.
Por estar no centro do Rio, está localizado em um casarão antigo, com paredes de pé direito alto construídas com tijolos maciços e pedras.
Eles só funcionam no horário de almoço, entre 11h30 e 15h30, e o preço é acessível. O cardápio costuma variar com certa frequência, mas você pode conferir o cardápio do dia nas redes sociais.
Entre os principais destaques do cardápio, estão a feijoada de soja, o bobó de palmito e o acarajé vegano.
Onde fica? R. Luís de Camões, 98 – Centro, Rio de Janeiro
Green
Com uma tradição de mais de 40 anos, o Green é outra opção de restaurante vegetariano no centro do Rio de Janeiro.
O Green funciona com um conceito interessante: por um valor fixo você tem uma refeição completa que inclui um buffet de saladas à vontade, uma sopa, um prato quente (o famoso PF) e uma sobremesa.
Você também pode ficar só com o prato quente, pagando um valor menor, claro. Esse prato quente normalmente é vegetariano, mas eles oferecem a opção de torná-lo vegano, basta solicitar a algum atendente.
A comida é elogiada pela qualidade, generosidade nas porções e pelo preço bastante acessível.
No cardápio, você encontra desde entrada e petiscos como o pãozinho e as torradinhas, até uma renomada feijoada vegetariana, uma lasanha de berinjela e um saboroso bife de beterraba.
Onde fica? R. do Carmo, 38 – sobreloja – Centro, Rio de Janeiro
Allma de Verdade
Com uma gama deliciosa de opções veganas, o Allma adota a definição de flexitariano: a ideia é fazer escolhas conscientes sobre o que vai para o prato, permitindo que cada pessoa decida seu próprio estilo de vida.
O conceito envolve a redução dos alimentos de origem animal, sem restringir as preferências e desejos individuais. Ou seja, há uma certa ‘licença’ ali para incluir carnes (brancas, somente).
O nome “Allma” é uma fusão das palavras “alma” com “all”, que significa “todos”. Em outras palavras, é um espaço que surge para quebrar preconceitos e, ao mesmo, nos incentivar a fazer escolhas mais saudáveis.
Esse restaurante priorizapequenos produtores locais e usam técnicas artesanais em seus preparos. A ideia é desperdício zero, tentando sempre extrair sempre o melhor de cada alimento.
No cardápio, há uma entrada que se destaca: o tartar de beterraba assada com mostarda Dijon. Outra boa escolha é o trio de pastas, que inclui queijo vegano, coalhada e hummus.
Não se esqueça das sobremesas, muitas delas veganas e todas muito saborosas. Destaque para o cheesecake vegano com morango, com uma massa crocante feita de farinha de coco e adoçada com tâmaras.
Onde fica? Av. Armando Lombardi, 949 – loja h – Barra da Tijuca
.Org Bistrô
Um grande diferencial do .Org Bistrô é a proposta, que é criar pratos genuinamente originais utilizando ingredientes frescos do dia, ou seja, tudo orgânico e sazonal.
Os pratos têm uma apresentação linda, sendo sempre muito completos, coloridos e criativos.
O ambiente é pequeno e aconchegante. Tem uma varanda com uma horta viva com várias espécies de PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e pratos servidos em louças garimpadas ao redor do mundo.
No cardápio, há criações como o ceviche verde, com cogumelos em leite de tigre de coentro, acompanhados por uma tapioca crocante com algas.
E também um sushi vegano preparado com arroz negro, melancia maçaricada, creme de wasabi, gengibre caramelado e gergelim.
De noite, o grande sucesso é a pizza brotinho com massa de batata-doce coberta por molho de tomate, queijo vegano e “peperone”, que na real é beterraba defumada. Outra atração é a limonada com mascavo.
Onde fica? Av. Olegário Maciel, 175 – loja g – Barra da Tijuca
Reserve seu carro no Rio com facilidade
e pague em até 12x e sem IOF!
>> Faça a cotação gratuita aqui! <<
Conhece outros restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro?
Tem cada vez mais restaurantes veganos e vegetarianos no Rio de Janeiro, e isso é ótimo pois a gente percebe que a comunidade ganha com mais opções de lugares para comer e sabores para provar.
Seja curtindo uma feijoada vegetariana (uma comida tradicional no Rio de Janeiro, que recebe diferentes adaptações nos restaurantes da cidade), ou se deliciando com um doce vegano, não faltam opções de delícias para provar!
E é bom saber que, ao frequentar esses estabelecimentos, a gente ganha de dois lados: satisfazemos nosso paladar e praticamos um estilo de vida mais saudável e sustentável.
E você, conhece e recomenda algum outro restaurante vegetariano no Rio de Janeiro que não esteja nessa lista? Conta aqui pra gente!
Agora conta pra gente nos comentários qual d de incluir essas atrações no seu roteiro e mergulhar na vibe única do Rio à noite. Depois conta aqui pra gente qual você mais curtiu!
Aproveite 15% de desconto no seu seguro viagem!
Use o cupom exclusivo FUISERVIAJANTE15 e viaje tranquilo!
>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<
Continue planejando sua viagem ao Rio
Esperamos que este guia tenha ajudado você a conhecer alguns dos melhores restaurantes vegetarianos do Rio de Janeiro.
Se você gostou deste post, pode aproveitar para continuar navegando pelo site, pois temos vários outros posts com dicas do Rio de Janeiro. Confira:
- O que fazer no Rio de Janeiro à noite
- Roteiro Rio de Janeiro – 3, 5 e 7 dias
- Jardim Botânico no Rio de Janeiro
- Tour Maracanã
- Onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro
- Bondinho do Pão de Açúcar
- Grafites do Rio de Janeiro: conheça a street art do Rio
- Trilha do Morro da Urca
- Tour Pequena África
- Parque Nacional da Floresta da Tijuca
- O que fazer no Rio de Janeiro com chuva
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.