Serra da Mantiqueira: onde fica? Quais são as principais cidades?
A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas com mais de 500 km, localizada no sudeste do Brasil, abrangendo os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Com tantas belezas naturais na região, as cidades da Serra da Mantiqueira estão cada vez mais conquistando seu espaço como destino turístico no Brasil, verdadeiros paraísos para amantes da natureza, ecoturismo e relaxamento.
Além disso, a gastronomia e a atmosfera acolhedora das pessoas são outros destaques da região, que completam a experiência de viagem.
Por isso, te convido a conhecer um pouco das cidades da Serra da Mantiqueira junto comigo nesse post. Vamos?
Quais as cidades que fazem parte da Serra da Mantiqueira?
Com 500km de belezas, a Serra da Mantiqueira tem várias cidades em seu território. Dentre tantas, nesse post vamos trazer 6 cidades e regiões com vocação turística na Serra da Mantiqueira.
São elas:
- Campos do Jordão,
- Monte Verde,
- Gonçalves,
- São Bento do Sapucaí,
- Penedo e
- Visconde de Mauá.
Vamos conferir um pouquinho de cada uma delas?
Campos do Jordão – São Paulo
Campos do Jordão é uma das mais conhecidas e visitadas cidades da Serra da Mantiqueira.
A cidade é famosa pelos seus festivais de inverno, parques como o lindo Parque Amantikir, jardins e pela movimentada Via Capivari, com diversas opções de lojas, restaurantes e cafés bucólicos e bem charmosos.
É uma ótima opção para casais curtirem o frio juntinhos. A cidade oferece excelentes opções de hospedagem, além de restaurantes maravilhosos.
O que fazer em Campos do Jordão
Belezas naturais, esportes radicais, bons restaurantes. Campos do Jordão é democrática para todos os tipos de viajantes. Vale separar cerca de 2 a 3 dias na cidade.
Aqui vamos deixar algumas das principais atrações da cidade.
Capivari
O centro turístico da cidade. Capivari é um bairro charmoso e conhecido pela sua arquitetura ímpar, típica de cidades alemãs.
É possível encontrar lojas de grife, restaurantes chiques, chocolaterias e bares bem animados, como o bar da Baden Baden, por exemplo – uma das cervejarias mais famosas do país com sede em Campos do Jordão.
Amantikir
O parque mais visitado da cidade. Ele é dividido em vários jardins temáticos, como o Jardim Francês, Jardim Oriental e Jardim das Sensações. Além de lindo, é um ótimo passeio para você ir com aquele contatinho ou o mozão.
Teleférico
O teleférico de Campos do Jordão te leva até o Morro do Elefante, um dos pontos mais altos da região. Lá de cima é possível ter uma vista panorâmica deslumbrante da cidade e das montanhas que cercam.
O legal é que o Governo de São Paulo trocou as antigas cadeirinhas suspensas por cabines fechadas e até espaço pet, deixando o passeio bem mais seguro e agradável.
Gruta dos Crioulos
Uma caverna que pode ser visitada com a ajuda de guias locais. Conta a história que ela servia de esconderijo para pessoas escravizadas que fugiam das fazendas das cidades do Vale do Paraíba.
Onde ficar em Campos do Jordão?
– Pousada Jordão
– Hotel Garnier
– Wanderlust Experience Hotel
– Pousada de Charme Vila Natal
Precisa de um carro para sua viagem?
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
Monte Verde – Minas Gerais
Monte Verde, em Minas Gerais, é outra cidade encantadora da Serra da Mantiqueira.
De clima calmo e frio, é um refúgio romântico para casais que buscam sossego, mas também é um ótimo destino para quem busca aventura, seja sozinho, em casal ou em grupo.
A região é conhecida por suas trilhas, cachoeiras e pela famosa Pedra Redonda, que proporciona uma vista panorâmica deslumbrante, além do centro da cidade com artesanato, comidas locais e uma fábrica de chocolate.
O que fazer em Monte Verde
Centro de Monte Verde
O centrinho é de um charme só e possui diversas lojas com artesanatos e roupas de frio, restaurantes e cafés.
Além disso, a fábrica de chocolates Gressoney fica bem no início da avenida principal, que leva o mesmo nome da cidade, é um ótimo lugar para um chocolate quente no final da tarde.
Pedra Redonda
É a principal atração de Monte Verde. No topo dela, há um mirante de onde é possível ter uma vista panorâmica que vai tirar o seu fôlego de toda a região.
Também há outras diversas opções de trilhas como a do Chapéu do Bispo, por exemplo.
Fazenda Radical
O parque oferece uma variedade de opções para todas as idades e gostos como arvorismo, passeios de quadriciclo, paintball e a atração principal: a mega tirolesa.
Com 500 metros na ida e 550 na volta e 75 metros de altura, quem resolver se aventurar vai passar acima das árvores. Uma verdadeira sensação de estar voando!
E se vale a dica, o passeio de quadriciclo foi o que eu mais gostei de fazer e rende fotos lindas!
Voo de parapente
Monte Verde também é conhecida como uma cidade bem popular para o voo de parapente.
A partir das montanhas espalhadas pela região, os aventureiros podem desfrutar de vistas panorâmicas da região enquanto voam.
Onde ficar em Monte Verde
– Estalagem Monte Verde
– Hotel Portal das Videiras
– Kuriuwa Hotel
– Pousada Spa Mirante da Colyna
Gonçalves – Minas Gerais
Se você procura um lugar para relaxar, esquecer da agitação da cidade, cercado de verde, encontrou. Seja bem-vindo a Gonçalves, em Minas Gerais!
Com diversas atrações como vales, riachos, aquele climinha de serra, boa comida e um centro com construções coloniais, a cidade basicamente te convida a se encantar e querer voltar diversas vezes.
O que fazer em Gonçalves
Centro de Gonçalves
Com um centro bem charmoso e acolhedor, com casas em estilo colonial, restaurantes e diversas lojas de artesanato e de itens da região.
É um ótimo lugar para passear, se deliciar com a gastronomia local e conhecer toda a história da cidade.
Cachoeira do Simão
A Cachoeira do Simão tem fácil acesso, e possui um poço sem correnteza perfeito para tomar aquele banho relaxante. A entrada é gratuita.
Cervejaria 3 orelhas
Uma cervejaria em meio ao verde, e que usa os ingredientes da região para produzir as cervejas.
A cervejaria 3 orelhas conta com um espaço lindo de viver, com uma bela paisagem para harmonizar com as deliciosas e premiadas cervejas da casa. Também há um restaurante que serve pratos e petiscos.
Onde se hospedar em Gonçalves
– Canto da Montanha
– Chalés Conforto Mineiro
– Chalé horizonte azul
São Bento do Sapucaí
Essa charmosa cidade na Mantiqueira paulista combina o encanto da região serrana com uma atmosfera artística e cultural.
Com diversas galerias de arte, ateliês e espaços culturais, além de proporcionar acesso a trilhas e cachoeiras deslumbrantes, como a famosa Pedra do Baú, São Bento do Sapucaí oferece atrações para todo tipo de gosto.
O que fazer em São Bento do Sapucaí
Centro de São Bento do Sapucaí
Com um centro charmoso, ruas tranquilas, casas antigas, lojas de artesanato e restaurantes aconchegantes, a cidade é um ótimo lugar para passear, conhecer a cultura local e desfrutar a ótima gastronomia local.
Igreja Matriz
Ainda no centro da cidade, vale a visita à Igreja Matriz. Construída em 1906, tem um estilo colonial e uma arquitetura encantadora.
Pedra do Baú
Esse é um dos cartões-postais mais famosos da cidade. Com seus 1.950 metros de altura, a Pedra do Baú te presenteia com uma vista panorâmica e espetacular das montanhas e vales.
E para os mais aventureiros, é possível escalar a pedra, com diferentes níveis de dificuldade.
Cachoeira dos Amores
Com uma infraestrutura pouco comum, com lojas, restaurantes e até pontos com Wi-Fi, a cachoeira ainda mantém o clima de mata.
A sua queda d’água possui aproximadamente 15 metros e é super tranquila para nadar e passar o dia de uma forma tranquila e prazerosa.
Onde ficar em São Bento do Sapucaí:
– Pousada Encanto das Estações
– Pousada Canto da Lua
– Pousada Lua Bonita
Penedo
Penedo não é exatamente uma cidade, mas um distrito que pertence a cidade de Itatiaia no Rio de Janeiro.
Com forte influência finlandesa e conhecida por ser a “Cidade do Papai Noel”, Penedo tem muita coisa a oferecer além da casa do bom velhinho.
As suas casinhas coloridas no centro, as lojas de artesanato e gastronomia típica, além das diversas cachoeiras da região torna a cidade um destino único.
O que fazer em Penedo?
Pequena Finlândia
É o principal ponto turístico de Penedo. Inspirado na cultura finlandesa, esse complexo arquitetônico conta com casinhas coloridas, lojas de artesanato, restaurantes e cafés.
É um lugar perfeito para caminhar, fazer compras e saborear doces típicos.
Cachoeira de Deus
Uma das cachoeiras mais populares da região, a Cachoeira de Deus é um cenário paradisíaco. Com uma queda d’água imponente e uma piscina natural, é ideal para um mergulho refrescante e contato com a natureza.
Parque Nacional do Itatiaia
Por mais que não esteja especificamente em Penedo, o Parque é uma atração próxima da cidade que vale a pena visitar.
Ele é conhecido por abrigar a parte mais alta da Serra da Mantiqueira, com a Pedra do Sino e o Pico das Agulhas Negras, uma das montanhas mais altas do Brasil e é repleta de trilhas, cachoeiras e mirantes.
Cervejaria Penélope
Uma cervejaria em Penedo, com vista para um belo lago, cervejas deliciosas e ainda a opção de se hospedar na cervejaria.
A cervejaria Penélope oferece tudo isso, uma baita experiência cervejeira para viver quando você estiver em Penedo.
Onde ficar hospedado em Penedo
– Pousada Quintal das Pedras
– Chalé das Carpas
– Hotel Titanic
Visconde de Mauá
A cidade fica bem na divisa entre os estados do Rio e Minas e é bem famosa pelo ecoturismo e a gastronomia espetacular dos dois estados.
Cercada por uma natureza exuberante, vales, montanhas, cachoeiras… Visconde de Mauá é um verdadeiro convite a todos os visitantes a conhecerem a biodiversidade do local.
Além de ser um destino perfeito para quem procura fugir da agitação dos grandes centros.
Uma dica importante: mesmo no verão, vale levar um casaco na bagagem.
O que fazer em Visconde de Mauá:
Cachoeira do Escorrega
Uma das atrações mais populares da região, a Cachoeira do Escorrega possui uma queda d’água que forma um tobogã natural.
Você pode escorregar pela rocha e cair na piscina natural abaixo e eu te garanto que vai ser bem divertido.
Cachoeira da Santa Clara
Com diversas quedas d’água e piscinas naturais, a Cachoeira da Santa Clara é um local perfeito para banhos relaxantes e renovadores.
O acesso pode ser feito por trilha e oferece uma experiência imersiva na natureza.
Vale Alcantilado
É um local que parece que o ser humano nunca esteve lá. Abriga diversas cachoeiras, trilhas e piscinas naturais. Você vai se encantar com a beleza natural do lugar!
Pico da Pedra Selada
Bem perto de Visconde de Mauá, o Pico da Pedra Selada tem aproximadamente 2.560 metros de altitude.
A trilha para o topo é desafiadora, mas recompensa os visitantes com uma vista deslumbrante das montanhas da região.
Vila de Maringá
Uma das vilas de Visconde de Mauá, Maringá é conhecida por suas lojas de artesanato, restaurantes aconchegantes e arquitetura charmosa, além de um bocado de pousadas românticas.
O mais legal é que existem duas Marigás. A Fluminense e a Mineira, e você pode facilmente transitar entre elas pela ponte que conecta as duas vilas.
Onde se hospedar em Visconde de Mauá
– Pousada Bolo Húngaro
– Pousada Recanto da Serra
– Pousada Portal dos Ventos
– Pousada Casa Bonita
Qual sua cidade favorita na Serra da Mantiqueira?
Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco das principais cidades da Serra da Mantiqueira.
Se quiser mais dicas, vale consultar esse post do blog Trilhas e cantos – a Lili apresenta uma seleção de cidades da Mantiqueira para conhecer no inverno que está maravilhosa!
Se você tem um destino favorito na região, conta pra gente nos comentários, vamos adorar conhecer!
E não esqueça: Se for em algum dos lugares, não esqueça de postar e marcar o Fui Ser Viajante nas redes sociais! Aproveita e segue a gente no Instagram @fuiserviajante.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.