Comida típica de Pernambuco: conheça 22 pratos deliciosos!
Você conhece algum prato da comida típica de Pernambuco? A culinária pernambucana é uma celebração da cultura e tradições do estado, e por isso uma das principais atrações para quem viaja por esse estado do Nordeste.
A riqueza dos ingredientes locais, como a mandioca, o coco, o feijão verde e as especiarias, se combinam em pratos que são verdadeiros tesouros culinários!
Não é a toa que a sua capital, Recife, ostenta o título de primeiro pólo gastronômico do Nordeste e terceiro do Brasil, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Então, se você está planejando visitar Pernambuco ou simplesmente deseja se deliciar com uma culinária que nunca experimentou, este artigo é para você!
Conheça a seguir quais são os principais pratos pernambucanos.
História da comida típica de Pernambuco
Assim como as comidas típicas da Bahia e de outros lugares do Brasil, Pernambuco tem sua culinária baseada nas tradições e costumes indígenas, africanos e europeus.
Os índigenas nativos da região usavam muitos ingredientes locais, como mandioca, milho, feijão e frutas, para fazer suas comidas.
Os africanos, que foram trazidos como pessoas escravizadas para Pernambuco, também trouxeram suas próprias técnicas de fazer comida, principalmente com o coco.
Os portugueses, por sua vez, introduziram novos ingredientes e técnicas culinárias, como o uso de carne de porco, vinho e azeite de oliva.
A mescla de tudo isso resultou em pratos com sabores fortes e marcantes, com uso de ingredientes apimentados, leite de coco, queijo coalho e frutos do mar.
Principais comidas típicas de Pernambuco
Pernambuco é cenário de uma culinária muito rica em sabores, aromas e ingredientes. E quais são, afinal, os principais pratos da comida típica de Pernambuco? Segue:
1 – Carne de Sol: comida tradicional de Pernambuco
É um dos pratos mais icônicos da região Nordeste do Brasil e super popular em Pernambuco.
Ele consiste em carne bovina salgada e seca ao sol, geralmente servida com mandioca cozida na manteiga de garrafa e queijo coalho.
Quando servido com carne-de-sol, o queijo coalho ajuda a quebrar a salinidade da carne e a criar uma combinação de sabores maravilhosa!
2 – Baião de Dois: comida típica do Pernambuco
O Baião de dois é bastante tradicional na culinária pernambucana e nordestina em geral.
Ele é feito com arroz, feijão verde, queijo coalho, carne seca desfiada e temperos como cebola, alho e coentro.
O termo “baião de dois” é por causa da presença de dois ingredientes fundamentais do seu preparo: o arroz e o feijão.
3 – Buchada de Bode: comida típica de Pernambuco
A buchada de bode é uma iguaria que desperta polêmica, porque ao ouvir do que se trata, nem todo mundo quer provar.
Mas quem provou e amou, defende com unhas e dentes essa comida tradicional de Pernambuco e outros estados do Nordeste.
O prato é preparado a base de miúdos de bode, como o estômago, fígado e baço), que são temperados com tomate, cebola, pimentão, coentro, colorau, cominho, alho e pimenta do reino.
Por fim, essas vísceras temperadas são colocadas dentro de um bucho, para cozinhar – por isso o nome.
Há algumas variações de ingredientes e modo de preparo, dependendo da receita da família e da região (uma buchada de Pernambuco geralmente é diferente de uma buchada do Ceará por exemplo).
O bode é amplamente consumido no sertão de Pernambuco, com destaque para Petrolina, onde há o Bodódromo, um complexo gastronômico com mais de 10 restaurantes especializados em pratos só em carne do bode!
Já no Recife, há diversos restaurantes que oferecem pratos típicos com carne de bode, como o Restaurante Bode do Nô. Por isso, aproveite para dar visitar e provar dessa iguaria regional!
4 – Carne de Bode
A carne de bode também é muito popular em Pernambuco, e pode ser consumida de diversas maneiras.
As mais comuns são o churrasco e a carne guizada. A carne de bode tem um sabor bem diferente (mais marcante) que a carne de gado, por isso não estranhe. Mas se arrisque a provar: é uma carne macia e suculenta!
5 – Tripa de bode
Outra forma de servir as tripas de bode é em formato de petisco. Elas são limpas, picadas e preparadas como torresmo, para ficarem bem pururucadas.
Servidas com limão para acompanhar a cachaça ou a cerveja, é impossível comer uma só!
6 – Sarapatel: comida típica de Pernambuco
O sarapatel é uma comida típica de Pernambuco perfeita para você que gosta de comidas com um sabor mais intenso.
Tem origem portuguesa, mas adaptada no Brasil com a adição de temperos africanos.
Ele é um prato feito com as vísceras do porco, como fígado, coração, rins e pulmão, cozidos em um molho bem temperado, com pimenta, cebola, alho e vinagre.
7 – Feijão de Coco: comida tradicional de Pernambuco
O feijão de coco é um prato típico da Semana Santa em Pernambuco e tem origem africana. É feito com feijão-fradinho, leite de coco, cebola, alho e temperos.
O feijão é cozido com o leite de coco e os temperos, até formar uma espécie de creme de consistência leve e muito perfumada. Ele é geralmente servido com arroz branco e farofa.
8 – Peixada pernambucana: comida típica do Pernambuco
A peixada pernambucana é um ensopado de peixe feito com diversos tipos de peixe fresco, como robalo, dourado e pescada.
Essa comida típica de Pernambuco pode ser preparada com tomate, cebola, coentro, pimentão e temperos típicos da região.
9 – Galinha à cabidela: comida tradicional de Pernambuco
É um prato de origem portuguesa. Em Portugal, esse prato era feito com os miúdos e extremidades da galinha, pés e asa, que lá eles chamam de cabos. Por isso o nome cabidela.
A galinha à cabidela é feita com galinha caipira cozida em seu próprio sangue, temperada com vinagre, alho, cebola, pimenta e outros temperos, resultando em um molho escuro e saboroso.
É a versão pernambucana do frango ao molho pardo, uma das principais comidas típicas mineiras.
10 – Comidas de Milho: comida típica de Pernambuco
Outro dos pratos típicos pernambucanos são as delícias preparadas com milho durante o período junino.
O São João é a maior festa de Pernambuco e conta com pratos especiais que só são feitos nessa época do ano. Com o milho é possível preparar alguns pratos como:
- milho cozido
- bolo de milho
- canjica (curau ou mingau)
- pamonha
- munguzá
Ah! E vale lembrar que canjica é conhecida em outras regiões como curau ou mingau de milho. Já o munguzá, em outros estados do Brasil é chamado de canjica. Todos são comidas de origem africana!
11 – Arrumadinho: comida típica do Pernambuco
É uma mistura de feijão verde cozido com charque desfiado, farofa de mandioca, vinagrete, macaxeira frita e queijo coalho, servido em camadas.
O prato leva esse nome por causa da disposição “arrumadinha” que seus ingredientes são postos no prato. Claro, também é uma delícia!
12 – Rabada: comida típica de Pernambuco
Comum não somente em Pernambuco mas em todo o nordeste, a Rabada é um prato feito com a cauda do boi.
A cauda é cozida em um molho de tomate encorpado e temperado com diversos ingredientes, como cebola, alho, cheiro-verde e pimenta.
Se você gosta de comidas gordurosas, essa é perfeita para você!
13 – Bolo de Rolo: comida pernambucana
O bolo de rolo é uma comida típica de Pernambuco, feita com uma massa fina de pão-de-ló e uma camada leve de goiabada. É talvez a sobremesa mais conhecida de lá!
Após prontos os ingredientes, a massa do bolo de rolo é enrolada e cortada em fatias finas. Apesar de parecido, o bolo de rolo se diferencia do rocambole pela espessura bastante fina.
É um doce muito saboroso e é considerado um Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco desde 2007.
14 – Cartola: comida típica de Pernambuco
A Cartola é mais uma sobremesa típica do estado de Pernambuco. Para fazer essa delícia é preciso: banana-da-terra frita, queijo coalho, canela e açúcar.
A banana-da-terra é frita em óleo quente até ficar dourada e crocante. O queijo coalho é cortado em pedaços pequenos e frito também.
Já a canela e o açúcar são polvilhados sobre a banana e o queijo antes de servir. Só de ler, dar água na boca, não é mesmo? A Cartola é uma sobremesa perfeita para acompanhar um café ou um chá.
15 – Caldinho: comida típica de Recife Pernambuco
O caldinho é um tira-gosto típico dos bares de Recife feito com feijão, camarão, peixe, feijoada ou ‘cabeça de galo’.
É acompanhado de ovo de codorna, charque bem passada. torresmo, milho ou azeitona
É servido bem quente em um recipiente pequeno e, geralmente, junto a um copinho de cachaça (de preferencia da amrca Pitú). Por isso, o caldinho é conhecido também como “Ele e Ela”.
16 – Bolo Souza Leão: comida de Pernambuco
O Bolo de Souza Leão tem uma história de um século e meio e foi servido à realeza brasileira em uma de suas visitas à Pernambuco.
A receita mistura influências portuguesas com ingredientes brasileiros, sendo considerada um luxo e servida em ocasiões especiais.
Ainda bastante tradicional em Pernambuco, o bolo é feito com massa de mandioca, coco ralado, leite de coco, açúcar e outros ingredientes, resultando em uma textura úmida e saborosa.
Por sua história e importância para o país, ele é também um patrimônio cultural e imaterial do estado de Pernambuco.
17 – Caldeirada de Peixe: comida tradicional de Pernambuco
É um cozido de peixe feito com diferentes tipos de peixe, como robalo, pescada e siri, cozidos em um caldo de tomate com temperos típicos da região.
Essa comida típica de pernambuco é também uma herança dos portugueses.
18 – Mocofava: comida pernambucana
A Mocofava é um tipo de sopa feita com mocotó, fava, carne seca, bacon, linguiça e cheiro-verde. O mocotó é cozido com a fava, a carne seca, o bacon e a linguiça.
O cheiro-verde é adicionado ao final do cozimento da mocofava, que pode ser servida com arroz branco e farofa. Hiper saboroso!
19 – Chambaril: comida típica de Pernambuco
O chambaril é outra comida tradicional de Pernambuco, feita com carne de ossobuco, que é um corte de carne bovina retirado da perna do boi.
O chambaril é cozido lentamente em um molho de tomate, cebola, alho, vinho e temperos. É geralmente servido com arroz branco e farofa.
A carne de ossobuco é rica em proteínas e ferro, e o molho de tomate é uma boa fonte de vitaminas e minerais.
20 – Quibebe: comida típica de Olinda Pernambuco
O quibebe é um prato típico nordestino e tem sua origem na culinária africana e indígena.
É feito com abóbora e temperado com cebola, alho, sal e coentro. Algumas variações podem incluir carne seca, leite de coco e pimenta.
É servido como acompanhamento para diversos pratos, como feijão, arroz e carnes. É uma delícia!
21 – Leite maltado: comida típica do Pernambuco
O leite maltado é uma bebida gelada e saborosa, feita com sorvete de baunilha, leite e malte da semente do cacau.
Foi trazido para o Recife, no Brasil, em 1928 pelo imigrante cubano Fidélio Lago, que fundou a lanchonete “As Galerias” no Recife Antigo, que existe até hoje.
Então, já sabe que é um lugar que você não deve deixar de visitar e experimentar essa delícia refrescante, certo?
22 – Sorvetes de Frutas Regionais: comida pernambucana
Com o calor intenso, nada é mais refrescante que experimentar os sabores das frutas tropicais comuns na região de Pernambuco, como o cajú.
Há uma grande variedade de sabores, mas os mais “diferentões” são:
- umbu
- cajá
- graviola
- pinha
- pitomba
- umbúcajá
- mangaba
- araçá
É possível encontrar doces, sucos e sorvetes desses sabores. Por isso, durante a sua viagem por Pernambuco, aproveite a oportunidade para experimentar essas delícias incomuns e se viciar!
Qual a sua comida típica favorita em Pernambuco?
Conseguiu escolher uma comida favorita? Qual comida típica de Pernambuco todo mundo precisa provar pelo menos uma vez na vida?
Deixe a sua opinião nos comentários!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.