Comida peruana típica: conheça os pratos tradicionais do Peru
A comida peruana é conhecida por sua variedade, sabor e cor. Da costa à Cordilheira dos Andes, o Peru tem uma rica tradição culinária, que além de sabores locais, recebeu influência de culturas da Europa e Ásia.
Faz alguns anos que o Peru se destaca entre os países da América Latina, como um verdadeiro destino gastronômico.
Muitos chefes se destacaram, e outros tantos chefes renomados vieram para o Peru abrir restaurantes.
Pra você ter uma ideia, na lista 2021 do ranking Latin America’s 50 Best Restaurants, tivemos um total de 16 restaurantes peruanos.
Das entradas aos pratos principais, das bebidas típicas até as sobremesas mais amadas pelos peruanos, esse post reúne algumas das maiores delícias da culinária peruana.
Então, se você quer descobrir os pratos típicos do Peru para provar na viagem, ou pensar em receitas peruanas para experimentar na cozinha, confira essa lista de pratos peruanos típicos e solte a criatividade:
Comida peruana: petiscos e aperitivos
Tiraditos
Este é um prato tradicional peruano que vem da influência da cultura japonesa no país. Um exemplo das múltiplas culturas que se encontram na culinária do Peru.
Veja também: tour gratuito a pé em Lima
É feito com peixe cru, acompanhado de um molho picante frio e ácido, e servido como aperitivo, ao lado de pedaços de batata-doce cozida e milho descascado.
Versões mais elaboradas podem adicionar frutos do mar, como vieiras ou polvo.
Para o preparo, o peixe é filetado, num formato intermediário entre o sashimi e o carpaccio, e marinado em suco de limão. O prato não leva cebola, o que o difere do ceviche (além da forma de cortar o peixe, que também é diferente).
A cor e o sabor do tiradito de pescado difere de acordo com o molho que o acompanha. É comum combinar o suco de limão com um creme de pimentão amarelo ou com molho de pimenta rocoto vermelha (tradicional do Peru).
Também há uma forma de preparo que combina os dois molhos citados, e ainda acrescenta azeitonas pretas. O resultado é um molho de cor arroxeada, chamado de tiradito à oliveira.
Papa a la Huancaína
Um prato de entrada típico do Peru, servido como uma salada aperitivo, com molho levemente picante. Também pode ser acompanhamento.
O nome é devido a origem da receita, da cidade de Huancayo no Peru.
O preparo é feito com com batatas cortadas, que são cortadas e cozidas al dente, e um molho em creme, preparado com queijo, pimentão amarelo, leite e os temperos que desejar.
A montagem do prato é feita com uma folha de alface, algumas rodelas de batata e o molho por cima. Pode ser decorado ainda com uma metade e ovo cozido e azeitonas pretas.
Causa Rellena
Também conhecido como Causa Limeña, esse prato da gastronomia peruana é cheio de tradição. Sua história vem desde a era pré-colombiana e é servido como aperitivo.
O prato é preparado com um prensado de batata amarela (papa amarilla), misturado com suco de limão, azeite e pimenta picada (ají amarillo), e recheado com atum, frango, frutos do mar ou outra carne.
Pode ser decorado com azeitonas, ovos, tomate, salsinha e folhas de alface.
Causa Limenã
Causa limeña é um prato da comida peruana muito parecido com o anterior. O que dá a especidade dessa entrada dentro da gastronomia peruana é que ela é preparada comabacate e frango, além do purê de batatas.
Uma versão que pedimos uma vez veio assim, com essa cobertura de maionese também envolvendo todo o purê.
Rocoto Relleno
Este é um prato tradicional peruano, que surgiu na cidade de Arequipa. Também é servido como entrada ou aperitivo.
O preparo é feito com uma pimenta rocoto. Esse é um tipo de pimenta tradicional do Peru, bem arredondada e grande, e com bastante picância, semelhante à pimenta malagueta.
Ela é aberta e recheada. Os recheios podem ser variados, desde o mais tradicional com carne moída ou carne picada, até frango ou peixe.
A carne escolhida deve ser temperada com cebolas, azeitonas, amendoim, pimenta, cominho. Pode colocar uma fatia de queijo por cima e levar ao forno, para derreter o queijo e assar a pimenta.
Cancha
O milho é um dos alimentos mais tradicionais do Peru. Há inúmeras variedades de milho, usadas em diferentes receitas. Essa é uma delas.
Esse é um petisco tradicional da região andina, tanto no Peru quanto em outros países como Bolívia e Equador.
Chamado de cancha, ou cancha serrana, trata-se de milho torrado, que pode ser servido como aperitivo, ou acompanhamento de pratos como ceviche, ou bebidas.
Choclo con queso
Este é mais um comida peruana que leva milho no preparo. É um prato bem simples, servido principalmente como comida de rua no Peru. É uma opção de lanche, aperitivo ou acompanhamento de pratos principais.
Choclo é uma das variedades de milho que encontramos no Peru, uma espiga com grãos bem grandes. O milho é cozido e servido com um queijo cremoso e salgado – esse é o choclo con queso!
Anticuchos
Mais um prato típico do Peru cheio de história e tradição.
Os anticuchos se originaram na era pré-colombiana, e hoje seguem muito populares no país, sendo um dos principais pratos da comida de rua no Peru.
O cheiro e a fumaça que sai das anticucheras (churrasqueiras onde se preparam os anticuchos) tomam conta das ruas e atraem as pessoas para provar o espetinho na brasa.
Anticuchos são, basicamente, espetos de carne de coração de boi grelhados.
Antes da grelha, a carne é colocada para marinar em vinagre temperado com alho, cominho, sal e pimenta, principalmente a ají panca, uma pimenta desidratada.
A porção de anticucho é servida com batata, milho andino e molho de pimenta, sendo um prato de comida de rua que faz parte do dia a dia peruano.
São muito populares em festas de rua e celebrações tradicionais pelo país.
Comida peruana: pratos principais
Ceviche
Esse é um dos pratos mais tradicionais da comida peruana, e você provavelmente já ouviu falar dele, ou até já provou. O ceviche é a comida peruana que ficou mais famosa mundo afora.
O ceviche é preparado com peixe cru fresco marinado em suco cítrico e temperado com pimentas e cebola, e servida com batata doce e milho.
Lomo Saltado
Esse prato da comida peruana é feito com tiras de bife salteado em uma frigideira com cebola e tomate e temperos.
Muito tradicional e popular no Peru, o lomo saltado normalmente é servido com arroz, mas também já encontramos o prato com macarrão.
Ají de Gallina
Ají de gallina é o equivalente ao ensopado de frango peruano, um prato bem caseiro, que também entra para a lista dos pratos mais tradicionais do Peru.
O prato é preparado com frango desfiado e um creme preparado com leite evaporado e pasta de pimenta-aji amarela.
Essa é uma pimenta originária do Peru, da qual existem diversas variedades. É uma pimenta parente bem próxima da nossa pimenta dedo-de-moça.
Esse prato da comida peruana pode ser acompanhado de batatas cozidas, ovos, arroz e azeitonas pretas.
Chupe de Camarones
Uma sopa peruana, típica da cidade de Arequipa, no sul do Peru, e representa a mistura dos sabores locais com os trazidos pelos colonizadores.
A receita original do Chupe é preparada com camarão e batatas, pimentões e ervas. Com a chegada dos espanhóis, esse prato passou a ser servido com arroz, e vemos queijo, ovos e leite sendo introduzidos na receita.
Também é possível encontrar uma variação da receita usando frango (chupe de pollo).
É um dos pratos mais deliciosos da região, que você precisa provar ao visitar Arequipa.
Arroz con Pato
Esse é um prato típico da região norte do Peru, especialmente da cidade de Chiclayo.
O sabor e o aroma do prato são únicos, graças ao sabor de ingredientes como o coentro e a Chicha de Jora, uma bebida fermentada natural do Peru, que existe desde a era pré-inca, preparada à base de jora (milho maltado).
Para o preparo, a carne de pato deve ser marinada com os temperos e a chincha de jora por um longo tempo (cerca de 8 horas), para incorporar os sabores.
Depois, o arroz de grãos longos é cozido com essa marinada e mais vários temperos. Por fim, pedaços de carne de pato assadas são servidas para acompanhar o prato.
Tallarines Verdes con Bistec
Este é um prato clássico peruano feito com espaguete, cozido em molho verde e servido junto a com bife de carne ou frango a milanesa.
É uma adaptação da tradicional massa italiana aos sabores peruanos – e fica deliciosa!
Cuy al Horno
Aqui no Brasil pode parecer estranho, mas no Peru é muito tradicional. O porquinho da índia, lá chamado de cuy, é assado e servido com batatas e milho, uma das maiores iguarias da comida peruana.
Carapulcra
Esse prato tradicional do Peru se trata de um cozido feito com batatas, pimenta e outros temperos, amendoim e carne de porco ou bovina. É normalmente servido com arroz branco.
A carapulcra é servida com arroz branco ou mandioca fervida.
Pollo a la Brasa
Pois é, o nosso conhecido frango assado também é um dos pratos típicos do Peru. Exatamente como aqui no Brasil, ele geralmente é servido acompanhado de batatas fritas, arroz e salada.
Arroz Chaufa
Outra cultura com grande influência na cultura e gastronomia peruana é a chinesa.
O Peru recebeu muitos imigrantes chineses, e essa fusão de sabores sino-peruanos deu origem à cozinha chamada chifa, que mistura técnicas e pratos peruanos e chineses, dando origem a sabores únicos.
E dentr os principais pratos que representam a cozinha chifa, temos o arroz Chaufa. É um prato que não existe em num outro lugar além da cozinha peruana, criado a partir desse mix de culturas.
Cada família tem sua própria receita de arrosz chaufa, mas a base geralmente leva arroz, gengibre ralado, ovos, açúcar, cebolinha, óleo de gergelim e uma proteína, que pode ser frango, carne de boi, pato, porco ou frutos do mar.
Comida peruana: sobremesas e doces
Picarones
Picarones são uma sobremesa tradicional peruana feita com batata doce, abóbora ou massa de abóbora, que é frita por imersão em óleo, e servido coberto por um xarope feito de melaço de cana de açúcar e especiarias.
Provamos esse prato em feiras e barracas de rua no Peru.
Mazamorra Morada
Este é um popular pudim de milho roxo, servido frio com pequenos pedaços de frutas e canela, que costuma ser servido como sobremesa ou lanche para crianças no Peru.
Suspiro Limeño
Suspiro Limeño é uma sobremesa clássica peruana que nasceu na cidade de Lima há mais de 200 anos, por isso o nome. No entanto, no passado ela era chamada de Manjar Real do Peru.
E embora o nome engane muitos de nós, a receita não leva limão. O Limeño do nome está falando somente da sua origem geográfica mesmo.
A receita dessa sobremesa tradicional do Peru leva apenas leite condensado, leite, ovo, merengue e canela.
Sorvete de Lucuma
Este é dos sabores de sorvete mais tradicionais do Peru, preparado a partir de uma fruta nativa chamada lucuma.
Essa fruta tem uma textura muito peculiar e um sabor muito doce, sendo assim um ingrediente perfeito para um sorvete delicioso!
Arroz con Leche
Este é um pudim de arroz tradicional feito com leite condensado adocicado e canela. Sim, parece muito com o arroz doce que temos aqui no Brasil. É normalmente servido como sobremesa ou lanche.
Leche Asada
Esta é uma sobremesa tradicional peruana feita com ovos, leite, e açúcar, servido com uma camada de caramelo. Um tipo de “creme brulee” a moda do Peru.
Bebidas peruanas
As bebidas peruanas são uma parte importante da cultura e da culinária do país. Aqui vai uma lista das bebidas típicas do Peru que você precisa provar na sua viagem.
Pisco sour
Uma das bebidas alcoólicas mais populares do Peru é o Pisco Sour, um coquetel feito com pisco peruano, suco de limão, calda, claras de ovo e Angostura bitters.
A bebida é tão importante para o país que até ganhou um dia para ser celebrada. Desde 2004, é celebrado um feriado anual no Peru, todo primeiro sábado de fevereiro: o Dia do Pisco Sour.
Há diversas histórias sobre a origem do pisco, e se ele teria surgido no Peru ou no Chile.
Os peruanos defendem que, com a proibição de vinho no Peru por parte do rei da Espanha, os locais precisaram ser criativos, e inventaram essa nova versão de bebida alcóolica destilada a partir de uvas, no final do século 16.
Há uma denominação de origem para o pisco peruano, assim como para os champagnes franceses.
A versão do drink preparado com pisco no Peru surgiu já no início do século XX, em um bar em Lima.
E se por aí bateu a dúvida de qual a diferença entre o pisco peruano e o chileno, eu te explico:
No Chile, é permitido que se manipule o destilado, podendo adicionar mais água para diminuir o teor alcóolico, por exemplo.
Já no Peru, do jeito que o pisco foi destilado, ele é consumido. Ninguém mexe na concentracnao de álcool.
Chilcano
Essa bebida típica do Chile é uma variação do pisco sour, que combina pisco com ginger ale e lima.
Chicha morada
Chicha morada é uma bebida não alcoólica feita de milho roxo, especiarias e abacaxi, também muito consumida no Peru.
Inca Kola
O Inca Kola é o refrigerante mais popular do país, e com certeza é uma bebida típica do Peru que você precisa provar!
Chá mate de coca
A Coca Mate é um chá feito com folhas de coca e outras ervas. Acredita-se que tenha propriedades medicinais, além de ser um estimulante.
Cerveja Cusqueña
Claro que não ia faltar a dica dos amantes de cerveja. E anote aí o nome da cerveja mais consumida do Peru: A cerveja Cusqunã.
Tours gastronômicos para experimentar no Peru
Já pensou em participar de um tour gastronômico na sua viagem ao Peru, e aprender mais sobre a comida peruana diretamente com um morador local?
Confira algumas opções de tour gastronômico disponíveis em diferentes cidades do Peru:
Tour de comida peruana em Lima:
- Tour gastronômico pelo centro de Lima
- Lima: tour gastronômico + city tour
- Tour gastronômico por Barranco e pelo Bairro Chinês
- Lima: tour privado de comida caseira do Peru
Tour de comida peruana em Cusco:
Tour de comida peruana em Arequipa:
Qual comida peruana você ficou tentado a provar?
A comida peruana é uma experiência culinária única, que já é reconhecida como uma das melhores gastronomias do mundo.
Está com viagem marcada para o Peru? Então dê mais uma olhada nessa lista de comidas tradicionais do Peru para escolher quais você vai provar!
Ou ainda: que tal viajar sem sair de casa, preparando uma das receitas tradicionais do Peru na cozinha da sua própria cozinha. Com estas bebidas e pratos tradicionais peruanos, você pode experimentar a cultura do Peru.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.