10 atrações para visitar em Downtown LA: roteiro de 1 dia
Antes dos anos 1990, o centro de Los Angeles (Downtown LA) era uma área um tanto quanto abandonada, e bem pouco visitada pelo turistas na cidade.
Mas vai por mim: quem conheceu o centro de Los Angeles nessa época dificilmente pode fazer qualquer comparação com a região nos dias de hoje.
Depois de receber investimentos e passar por muita revitalização, o centro de Los Angeles se transformou num grande centro cultural e um dos maiores centros comerciais do país.
Leia também:
– O que fazer em Santa Barbara Califórnia
–
Downtown LA está cheia de lugares legais para explorar, que vão desde museus a restaurantes, prédios históricos e livrarias surpreendentes.
Essa região central de Los Angeles merece muito entrar no seu roteiro pela cidade, e nesse post vamos te mostrar o porquê.
Vamos te mostrar os lugares que visitamos no centro de Los Angeles, em um roteito completo pela região (incluindo muitas atrações gratuitas!).
Então, do que você está esperando? Vem conhecer Downtown LA com a gente!
Downtown LA: entenda a região
O primeiro grande período de crescimento da Downtown LA ocorreu na década de 1880, com a construção das primeiras linhas de bonde da cidade.
O boom populacional do sul da Califórnia no início do século XX levou à rápida urbanização e o centro da cidade tornou-se o lar de grandes instituições financeiras, empresas e estúdios de cinema.
Foi durante esse período que o centro de Los Angeles viu seu crescimento arquitetônico mais dramático, com edifícios importantes como a Prefeitura sendo construídos.
No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, a suburbanização levou a um declínio na população e nos negócios do centro da cidade, à medida que as pessoas se mudavam para novos bairros em Los Angeles.
Em um esforço para reverter essa tendência, algumas pessoas, incluindo o prefeito Tom Bradley, recrutaram empresas e incorporadores residenciais para dar nova vida ao centro de Los Angeles nas décadas de 1970 e 1980.
Isso levou a uma renovação do centro de Los Angeles, com a construção de novas torres de escritórios, edifícios residenciais, parques e museus.
Hoje, Downtown Los Angeles (DTLA) é o terceiro maior centro comercial dos Estados Unidos, atrás apenas de Midtown Manhattan (Nova York) e The Loop (Chicago).
Pra você ter uma ideia, o centro de Los Angeles tem quase 3 milhões de metros quadrados de área e é composto por 15 distritos, sendo que a maior parte dos negócios acontece na região do Financial District, Historic Core e Old Bank District.
Downtown LA tem muito a oferecer. Os lugares que nós vamos visitar nesse roteiro se concentram no Civic Center, Historic Core e Financial District.
Outros distritos do centro de Los Angeles que também podem ser interessantes de incluir no seu roteiro em Los Angeles são Little Tokyo e Arts District.
Como chegar no centro de Los Angeles
O centro de Los Angeles é bem servido por transporte público, com ônibus e metrô que circulam na região. Você também pode vir de carro.
Considere o Grand Central Market como seu ponto de referência, pois é lá que o roteiro que vamos apresentar nesse post começa e termina.
Para chegar no Grand Central Marlet de Los Angeles, você pode:
- De carro: estacionar em alguns dos estacionamentos privados da região. Há um no próprio Grand Central Market ($4 por 90 minutos), e também encontramos um estacionamento coberto e fechado mais em conta na esquina da Broadway com a 2nd Street ($7, valor único).
- De metrô: Pegue a linha vermelha ou roxa para a Estação Pershing Square, que fica a aproximadamente 1 quarteirão do Grand Central Market.
- De ônibus: há várias linhas de ônibus (chamados de Metro local em Los Angeles) com parada nas proximidades do Grand Central Market. Você pode planejar o melhor itinerário no site do Metro, de acordo com seu ponto de partida.
Que tal se hospedar em Downtown Los Angeles?
Se você procura um lugar para ficar em Los Angeles com bom custo benefício e boas opções de deslocamento para outras partes da cidade, ficar em Downtown LA pode ser uma boa opção para você.
Há uma boa seleção de hotéis nessa parte da cidade. Confira algumas opções:
InterContinental Los Angeles Downtown
Se você está procurando um hotel de luxo em Downtown Los Angeles, essa é uma boa opção de lugar pra ficar. Este hotel está localizado no coração do centro de LA e oferece vistas deslumbrantes sobre o horizonte da cidade.
Veja mais informações e reserve
Designer Downtown Los Angeles Loft
Outra excelente opção na região, mas que costuma esgotar muito rápido, é esse loft de 2 quartos, excelente para quem quer contar com mais alguma estrutura.
Viajar e contar com sua própria cozinha e máquina de lavar roupas pode ser uma mão na roda e trazer economia.
Veja mais informações e reserve
Kawada Hotel
Se você procura uma opção mais econômica, esse hotel aqui é uma boa opção. O Kawada Hotel fica a apenas 5 minutos do Walt Disney Concert Hall, em Downtown LA.
Os quartos tem wi-fi, ar condicionar, TV a cabo, microondas, geladeira e mesa de trabalho, além de um bom lugar para tomar café da manhã, bem ao lado do hotel.
Veja mais informações e reserve
Seguro viagem Estados Unidos
Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de viajar para os Estados Unidos!
O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.
Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.
10 atrações para visitar em Downtown LA
As atrações do centro de LA são bem diferentes entre si, por isso a região rende um roteiro tão diversificado e interessante, com potencial de agradar diferentes tipos de viajante.
Confira a lista dos lugares que visitamos nesse roteiro de 1 dia explorando o centro de Los Angeles:
- Grand Central Market
- Angels Flight
- Museu de Arte Contemporânea
- The Broad
- Wald Disney Concert Hall
- Los Angeles City Hall
- The Last Bookstore
- Bradbury Building
- Golden Road Brewery
Grand Central Market
Nada melhor que dar o pontapé nesse roteiro pelo centro de Los Angeles com um bom café da manhã. E o lugar que escolhemos para isso é o maior e um dos mais antigos mercados públicos de Los Angeles.
Localizado no coração do centro de LA, o Grand Central Market já tem mais de 100 anos e faz parte da história da cidade e com certeza é uma parada imperdível para os amantes da gastronomia.
Quando foi inaugurado em 1917, o Grand Central Market era um local para os agricultores venderem seus produtos diretamente ao público.
No entanto, com o tempo, o mercado evoluiu para uma praça de alimentação, com barracas que trazem sabores do mundo todo para o centro de Los Angeles.
São mais de 30 barracas de comida, que vendem desde culinária mexicana (muito tradicional na Califórnia) a sushi, tailandês, donuts, massas e muito mais.
Além disso, há as barracas de produtores, que vendem queijos, temperos e legumes. Uma verdadeira explosão de sabores em Los Angeles!
Com o renascimento da região central de Los Angeles, o Grand Central Market também passou a atrair mais pessoas. Hoje é considerado um dos melhores mercados de alimentos do país.
Nós visitamos num sábado, e logo que chegamos o mercado estava bastante movimentado. Mas quando terminamos o passeio e voltamos pra lá, por volta das 14h, ele estava completamente abarrotado!
Muita gente, entre turistas e locais, se misturam e transformam a experiência de visitar o Grand Central Market LA em uma experiência única, uma verdadeira imersão na cena gastronômica popular de Los Angeles!
Deixe-se guiar pelos cheiros e temperos, e escolha a barraca que mais chamar sua atenção no Grand Central Market para tomar seu café da manhã.
Existem algumas barracas mais recomendadas no Grand Central Market, como:
- a Villa Moreliana, onde você pode provar a tradicional carnitas, um preparo tradicional do México, no qual a carne é cozida lentamente e servida picada “grosseiramente” com um Cutelo.
- José Chiquitos, uma das barracas mais antigas ainda em funcionamento,
- Eggslut, que foge ao tradicional por ser uma barraca mais moderna, especializada em preparos gourmet com ovos.
O Eggslut é uma franquia de muito sucesso, com 3 casas em Los Angeles (além do Grand Central Market, tem uma em Venice Beach e outra na Broadway.
No Grand Central Market, é uma das barracas mais concorridas e provavelmente vai ter fila. Chegue cedo (o mercado abre às 8h), e se delicie com os sanduíches.
São poucos itens no cardápio, todos com ovos. Nós pedimos um Bacon-egg-cheese e um Egg-salad mais 2 cafés e pagamos $30.
Outra opção interessante é pedir o prato que deu nome ao restaurante, o Eggslut, os ovos são cozidos lentamente em um potinho de vidro, e servidos com pão.
Também tem uma cervejaria local no Grand Central Market, a Golden Road Brewery.
É uma cervejaria de Los Angeles especializada em produzir cervejas inspiradas nos sabores e no clima da Califórnia.
Vale parar por lá no final do roteiro por Downtown LA para um brinde!
Viaje para os Estados Unidos com Chip de Celular América Chip – e tenha internet de alta velocidade desde a hora que desembarcar!
Veja planos e preços aqui
Angels Flight
Bem em frente ao Grand Central Market, você pode aproveitar para conhecer outro ponto turístico cheio de história em Los Angeles.
O Angels Flight é um sistema de ferrovia funicular de bitola estreita (762 mm), que conecta as ruas Hill e Grand Street no centro de LA.
O transporte operou de 1949 a 1959, como uma maneira de facilitar o deslocamento entre as ruas (a subida é bem inclinada!). Em 1959, depois de alguns acidentes, o Angels Flight foi desativado.
Hoje, parte do sistema foi reativado como atração turística. Essa é literalmente a menor ferrovia do mundo em funcionamento.
O Angels Flight funciona com dois carros funiculares, chamados Olivet e Sinai, que correm em direções opostas em um cabo compartilhado.
Em frente ao Grand Central Market, você vai pegar o trem subindo. Não há bilheteria na parte de baixo, por isso basta entrar e pagar o bilhete na parte de cima (custa $1 por pessoa, por trecho de subida ou descida).
Viajar no Los Angeles Flight é ter a chance de experimentar, mesmo que por poucos minutos, um pedacinho do passado de Los Angeles.
Museu de Arte Contemporânea (MOCA)
O centro de Los Angeles tem alguns museus interessantes que você pode incluir no roteiro, especialmente por serem gratuitos. O primeiro que quero citar é o Museu de Arte Contemporânea (MOCA).
É um dos maiores museus do gênero no mundo. Em seus 3 andares, o MOCA recebe exposições temporárias incríveis, de artistas do mundo inteiro.
Se arte contemporânea faz o seu estilo, é uma boa dica de lugar para visitar no centro de Los Angeles. A entrada principal fica na Grand Avenue no centro de Los Angeles, muito pertinho da estação superior do Angels Flight.
Lembre-se que o ingresso para o MOCA é gratuito, mas é preciso reservar seu ingresso pela internet. O museu fecha às segundas-feiras. Nos demais dias, abre às 11h.
The Broad Museum
Não dá para falar de museus em LA sem citar o The Broad.
Assim como o MOCA, esse museu de Los Angeles é focado em arte contemporânea, com mais de 2 mil obras de arte, incluindo peças de artistas como Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Jean-Michel Basquiat.
Para não fazer nada na correria, a gente decidiu visitar apenas um dos museus do centro de Los Angeles. Escolhemos o The Broad, e olha… Não me arrependo. Valeu muito a experiência.
O The Broad ficou marcado como um dos melhores museus que já visitei!
O museu foi fundado em 2013 pelos filantropos Eli e Edythe Broad. Assim como o MOCA, o The Broad tem entrada é gratuita mas é preciso reservar antecipadamente pela internet.
Além da reserva para visitar a exposição principal, vale também fazer a reserva para a instalação Infinity Mirrored Room —The Souls of Millions of Light Years Away.
Ela fica no primeiro piso, e cada grupo tem direito a ficar 1 minuto na sala, onde luzes e espelhos brincam com nosso cérebro e a nossa percepção de infinito.
Walt Disney Concert Hall
Nossa próxima parada no roteiro por Downtown LA é no Walt Disney Concert Hall.
Este impressionante edifício é a casa da Orquestra Filarmônica de Los Angeles e possui uma das arquiteturas mais arrojadas e interessantes que você vai encontrar na cidade.
Com isso, você tem pelo menos dois motivos para visitar o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles.
- Se você é fã de arquitetura, vai ficar impressionado pelo edifício inteiro. O exterior é revestido em aço inoxidável, cheio de curvas e ângulos surpreendentes.
- Se você gosta de música clássica, precisa conhecer a sala de espetáculos. O lobby é decorado com murais e esculturas e a sala foi projetada de forma que todos os espectadores tenham uma visão desobstruída do palco.
Além disso, os jardins do Walt Disney Concert Hall foram projetados pelo arquiteto paisagista Lawrence Halprin, e o paisagismo é de cair o queixo.
Diferentes plantas, fontes, esculturas e caminhos por onde você pode explorar os jardins e as diferentes vistas da cidade.
Se você estiver interessado em aprender mais sobre os jardins e a sala de concertos do Walt Disney Concert Hall, pode fazer um áudio tour gratuito (baixa se identificar na portaria).
O áudio tour está disponível em inglês, espanhol e mandarim e fornece informações interessantes sobre a história do prédio e seus jardins.
Los Angeles City Hall
A prefeitura de Los Angeles (Los Angeles City Hall) é outro ponto turístico que você pode conhecer no centro de LA.
O imponente edifício branco se destaca e pode ser avistado de vários pontos do centro. É a sede do governo de Los Angeles e é um marco histórico da cidade.
A Prefeitura está aberta ao público em tours guiados, que são uma ótima maneira de aprender mais sobre a história do prédio e de Los Angeles como cidade.
Mas para conhecer o prédio do city hall por dentro, é preciso fazer esse roteiro durante um dia de semana.
Os passeios são oferecidos de segunda a sexta, e são gratuitos, mas é preciso fazer reserva por e-mail. Também há um museu no primeiro andar, que pode acrescentar mais algumas informações interessantes ao seu passeio.
Outro detalhe que precisa ser citado é que no 26º andar do city hall de Los Angeles existe um deck de observação, de onde você pode apreciar uma vista panorâmica da cidade.
A visita ao mirante da prefeitura de Los Angeles também é gratuita, e não precisa de reserva. Basta se apresentar com um documento com foto na portaria do prédio, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
The Last Bookstore
Chegamos em uma das minhas paradas favoritas desse roteiro pelo centro de LA. Se você, assim como eu, também é um amante dos livros, vai vibrar ao conhecer The Last Bookstore.
Essa loja é simplesmente a maior livraria independente da Califórnia. Eles vendem livros novos e usados, além de quadrinhos, revistas e muito mais.
A loja também abriga uma série de curiosidades interessantes. Por exemplo, ela funciona dentro de um prédio histórico, onde antes funcionava um banco. O cofre da antiga agência está repleto de livros em edições raras.
Caminhando pelos dois andares da livraria, você ainda vai encontrar atêlies de artistas, um labirinto de prateleiras, um túnel de livros, a cabeça de um mamute na parede e mais um punhado de lugares que valem uma foto.
The Last Bookstore funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 19h. Não é permitido entrar com mochilas grandes na livraria, mas eles tem um guarda-volumes logo na entrada.
Bradbury Building
O Bradbury Building é outro prédio histórico no centro de Los Angeles. Inaugurado em 1893, pouco tempo depois da morte do seu idealizador, Lewis Bradbury, o prédio de 5 andares custou uma verdadeira fortuna na época.
A arquitetura é um dos seus principais atrativos, já que o prédio possui uma mistura dos estilos romântico e renascentista e vários detalhes forjados em ferro.
O Edifício Bradbury foi projetado pelo arquiteto George Wyman e é um dos edifícios mais antigos e bonitos do centro de LA.
Apenas o primeiro andar é liberado para visitas públicas, com entrada gratuita. E para os cinéfilos, uma curiosidade: cenas do filme Blade Runner foram filmadas aqui, no Bradbury Building.
Golden Road Brewery
Se você é fã de cerveja artesanal, a melhor dica para o seu roteiro é voltar para onde começamos, no Grand Central Market de LA.
Vamos brindar nosso roteiro com cervejas locais, visitando o estande da Golden Road Brewery que fica dentro do mercado.
Esta cervejaria de Los Angeles se especializou em produzir cervejas com “os sabores da Califórnia”, por isso espere encontrar cervejas com sabores refrescantes, além das regionais e potentes West Coast IPA.
Uma outra curiosidade sobre a cervejaria é que, graças à influência mexicana na cultura da Califórnia, você também pode pedir para que te sirvam uma michelada.
Se você nunca ouviu falar nisso, uma michelada poderia ser traduzido para o português como “minha cerveja gelada”.
Trata-se de um tradicional drink mexicano preparado com cerveja e pimenta, muito consumida em encontros de amigos, que costumam compartilhar o mesmo copo.
Na Golden Road Brewery, você tem uma chance de fazer mais essa imersão cultural no mundo da cerveja!
Outros pontos turísticos do centro de Los Angeles
Além dos lugares que visitamos nesse roteiro, existem mais dois lugares no centro de Los Angeles que quero indicar.
Eles ficam perto dos pontos turísticos que citamos até aqui, e se você estiver com disposição, pode esticar seu roteiro até lá:
Olvera Street
A Olvera Street é a rua mais antiga de Los Angeles, e é o lugar da cidade mais relacionado com a cultura latina e imigrantes mexicanos em Los Angeles.
Na rua, você vai encontrar uma variedade de lojas e restaurantes mexicanos, além de alguns museus que ajudam a contar a história de Los Angeles, como o Avila Adobe Museum, the Chinese American Museum, and the Folk Art Museum.
Como o Grand Central Market estava lotado, deixamos para almoçar na Olvera Street e tivemos a chance de viver mais essa experiência culturalmente única em Los Angeles.
Ainda demos a sorte de visitar a cidade durante a festa do Dia de los Muertos (final de outubro / começo de novembro), e pudemos apreciar várias apresentações de dança e música acontecendo pela rua.
Little Tokyo
Los Angeles são várias cidades existindo dentro da mesma cidade.
E isso vai ficar ainda mais claro pra você quando, saindo da Olvera Street, você caminhar alguns blocos para chegar na Little Tokyo, o coração da cultura japonesa em Los Angeles.
É um bairro pequeno, mas são muitas lojas e restaurantes típicos. As ruas decoradas vão te transportar para a Ásia por alguns instantes.
Se você quiser experimentar culinária asiática para seu almoço, esse é o lugar para ir em Los Angeles!
Preparado para visitar Downtown Los Angeles?
Desde sua revitalização, o centro de LA percorreu um longo caminho até se tornar essa referência como destino turístico da cidade.
De fato, são muitas atrações atrações culturais e muitos prédios comerciais que despertam nossa curiosidade, por isso montar um roteiro “com um pouco de tudo” é a melhor opção.
Confesso pra vocês que essa foi uma das partes da cidade que mais gostei de visitar.
Como disse acima, Los Angeles às vezes me fez sentir como se fossem várias cidades dentro da mesma cidade.
É tudo muito grande, muito longe, com bastante trânsito, e parece que você consegue captar pequenos fragmentos, mas é difícil captar o todo em apenas alguns dias de turismo em LA.
Mas essa região do centro de Los Angeles me deu a sensação de “imergir na cultura de fato”. Talvez por ter esse gostinho de ver turistas e moradores locais se misturando de forma tão intensa.
Downtown LA tem uma atmosfera interessante e muito vibrante. Virou um dos meus lugares favoritos na cidade, e espero que você passe por lá também para conhecer – e depois volte aqui pra me contar o que achou!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.