O que fazer em Curitiba com chuva?
Há quem diga que em um único dia, você é capaz de ver as 4 estações do ano em Curitiba. Por isso, esse post vem responder uma questão de utilidade pública: o que fazer em Curitiba com chuva?
Se você planeja visitar a cidade, precisa ficar sabendo que, entre os moradores, a cidade é conhecida como Chuvitiba. Você já deve imaginar o porquê, não é mesmo?
O problema de visitar Curitiba com chuva aparece quando você se dá conta que boa parte dos passeios em Curitiba são ao ar livre. Só pra você ter uma ideia, Curitiba tem 33 parques e bosques.
E claro que esse tipo de passeio fica muito prejudicado com a previsão de chuva.
Mas fique tranquilo: mesmo com chuva, há várias opções de passeios interessantes para fazer em Curitiba. E vamos te entregar uma lista completinha nesse post. Confira:
Índice – O que fazer em Curitiba com chuva (clique para navegar):
O que fazer em Curitiba com chuva? 14 dicas de passeios para fazer na cidade
Museu Oscar Niemeyer
Uma visita ao Museu Oscar Niemeyer (ou Museu do Olho, ou simplesmente MON) será sempre um dos passeios mais indicados em Curitiba, faça chuva ou faça sol.
Além de ser lindo por fora (projetado pelo próprio Niemeyer), ele é bem grande por dentro.
Já vale a visita se você considerar apenas a beleza e arquitetura, mas além disso, ainda tem o acervo permanente e as exposições temporárias, que sempre são interessantes.
Em 2018, o Museu Oscar Niemeyer foi eleito um dos 5 melhores museus do Brasil pela Travellers’ Choice, do TripAdvisor. E não é pra menos!
Em dias de chuva em Curitiba, é certamente uma ótima pedida, tanto para adultos como para as crianças. Ah, e às quartas-feiras a entrada é gratuita entre às 10h e 18h.
O museu fica no Centro Cívico e dá pra fazer um combo com outros passeios, tanto à céu aberto (como o Passeio Público, o ParCão ou o Bosque do Papa) ou fechados, como o Shopping Mueller (que falaremos mais adiante).
Museu Egípcio e Rosacruz
Esse é um museu em um bairro um pouco mais afastado do centro, o Bacacheri. Mas como é um bairro residencial, pode ser que você se hospede na região e pode aproveitar pra fazer um passeio nas redondezas.
Além disso, o museu em si é bem interessante, com um visual fascinante.
Outra razão pela qual você pode incluir esse museu em Curitiba no seu roteiro, é o fato de que ele fica exatamente ao lado do Parque Bacacheri.
Então se você estiver curtindo o dia no parque e de repente rolar uma chuva, já dá para emendar a visita ao museu e não perder o dia de passeio.
Na verdade, não se trata apenas de um museu, mas sim um complexo: o Museu Egípcio e Rosa Cruz, o Complexo Luxor e o Museu Tutankhamon. O primeiro trata de cultura, arquitetura e riquíssima história do Egito antigo.
Lá tem uma múmia de verdade, a Tothmea, com cerca de 2700 anos. Também podem ser vistas por lá várias estátuas de deuses como Anúbis e Osíris e um grande acervo.
Junto a esse museu fica o Complexo Luxor, a céu aberto onde você pode passear por entre esfinges, estátuas de imperadores um obelisco e até uma pirâmide de vidro. Se a chuva der uma folguinha, vale a pena conhecer.
O Memorial Rosacruz é um local dedicado à meditação e busca pela paz interior. O ambiente todo cercado de verde contribui bastante para isso, mas provavelmente não vale a pena em dias de chuva também.
Já o Museu Tutankhamon é exclusivamente dedicado a esse faraó. São dois andares onde você passeia desde a Descoberta da Tumba, passando pela vida do rei e conhecendo um pouco sobre a religião chegando até ao sepultamento.
Outros Museus em Curitiba
Além do Museu do Olho e do complexo egípcio, Curitiba tem vários outros museus interessantes que podem ser ótimos passeios para dias de chuva.
Um dos mais famosos é o Museu do Holocausto. Não é uma visita simples, visto que o tema é muito delicado e impactante.
Porém, é também importantíssimo, ainda mais nos dias em que vivemos onde infelizmente vemos pessoas negando que tal barbaridade tenha mesmo acontecido, ou estejam distorcendo os fator.
No acervo do museu do Holocausto você encontra fotos, objetos e relatos de quem viveu na pele esse momento sombrio da história da humanidade.
O museu abre todos os dias, excetos quintas e sábados. Se quiser a companhia de um guia, vá no domingo. Importante: não são permitidas crianças menores de 12 anos.
Outro museu com temática parecida, mas ponto de vista diferente, é o Museu Expedicionário. Nele há um acervo (inclusive bélico) bem completo sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Logo à frente dele fica a Praça do Avião, com outras relíquias de guerra. Outro lugar que você pode aproveitar para conhecer, caso a chuva dê uma trégua durante o passeio.
Resolveu curtir a feirinha do Largo da Ordem em um domingo e a chuva atrapalhou os planos? Corre pro Museu Paranaense!
Ele fica bem pertinho, no Palácio São Francisco e conta com um acervo de cerca de 3 mil itens focando em arqueologia e antropologia, em especial peças de origem indígena. Foi o primeiro museu do estado do Paraná.
Ainda na mesma região, dá pra dar uma esticadinha no Memorial de Curitiba.
Ele tem uma arquitetura bem bonita de ser apreciada por si só também, mas além disso, sempre rola alguma exposição por lá e até apresentações artísticas de música e dança.
Outro museu que pode ser combinado com um parque e pode ser uma boa caso a chuva te pegue no caminho, é o Museu do Automóvel, que fica bem no meio do Parque Barigui.
Ele é considerado um dos mais importantes com essa temática no Brasil.
Lá você pode ver até mesmo uma McLaren pilotada pelo Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, além de muitos outros carros incríveis que todo apaixonado por esses veículos vai amar.
Seguindo essa ideia de ‘ir a um passeio ao ir livre e precisar fugir da chuva’, outro ‘mini museu’ que vale a visita é o Memorial Ucraniano.
Ele é pequeno, mas tem um acervo interessante focado no período sombrio no início da década de 1930 na Ucrânia. Inclusive, os imigrantes ucranianos tiveram grande influência na cultura curitibana.
E ainda tem mais museus:
- o Museu da Imagem e do Som, que reúne mais de 1 milhão de itens (!!) entre fotos, discos, documentos, câmeras e tudo mais relacionado ao audiovisual;
- o Museu da Vida, que leva informações e faz refletir sobre saúde, nutrição, educação e cidadania através de exposições e ações educativas;
- o Museu Municipal de Arte (MuMA) com um acervo de artistas locais;
- o Museu de Arte Contemporânea do Paraná;
- o Museu de Arte Sacra e
- o Museu Casa Alfredo Andersen.
Ainda tem o Museu Ferroviário, mas esse falaremos mais adiante quando citarmos os shoppings.
Torre Panorâmica
Você gosta de ter uma bela vista das cidades que visita? Então a Torre Panorâmica é um lugar que você precisa conhecer em Curitiba!
Lá você tem uma linda vista de 360° da cidade a quase 110 metros de altura no bairro das Mercês, um dos mais altos da cidade em termos geográficos.
Como se só a vista incrível não fosse o suficiente, lá dentro da torre ainda dá pra aprender um pouco mais sobre a história da cidade com um painel que mostra desde os imigrantes até a modernização da cidade.
Como o lugar funciona como uma torre telefônica, lá dentro também há um pequeno Museu do Telefone.
Certamente um ótimo passeio para um dia de chuva em Curitiba, mas é melhor torcer pra abrir o tempo enquanto estiver lá. Imagina apreciar um arco-íris desse ponto vista?
Tour guiado na Arena da Baixada
Se assim como nós aqui do blog é apaixonado por futebol e adora visitar estádios, não pode deixar de conhecer um dos mais modernos da América Latina.
A Arena da Baixada, estádio do Athletico Paranaense, foi todo reformado à época da Copa do Mundo de 2014 e ficou absolutamente lindo.
Primeiro grande estádio do Brasil com grama sintética e único da América Latina com teto retrátil.
E isso pode tornar o passeio ainda mais interessante. Vai que você se empolga com o tour guiado e calha de estar na cidade em dia do jogo no estádio?
Sem dúvida vai ser um ótimo passeio com chuva em Curitiba, porque você nem vai saber que está chovendo!
O tour segue o mesmo roteiro de outros estádios que oferecem esse tipo de passeio:
Conhecer as dependências do estádio, inclusive algumas áreas exclusivas enquanto conhece um pouco melhor a história do clube e do estádio.
Vale bastante a pena, o estádio é lindo e não deixa nada a desejar a outros gigantes do Brasil e do mundo.
Hard Rock Café Curitiba
E já que falamos de passeios únicos na América Latina, que tal conhecer um dos restaurantes mais famosos no mundo e que tem apenas 3 filiais no Brasil?
Estamos falando do Hard Rock Café, e pasme: O de Curitiba é o maior deles.
Além do ambiente incrível que todos os fãs de rock n’roll vão amar, cheio de relíquias expostas pelas paredes, você ainda pode saborear deliciosos pratos, tomar uns drinks e curtir um bom som, inclusive ao vivo.
É claro que tanto glamour pode pesar um pouquinho no bolso, e o lugar é bastante disputado. Mas se você escolher um bom dia e horário pra fazer uma reserva, vale bastante a pena. Todo fã de rock merece curtir essa experiência.
Ópera de Arame
A Ópera de Arame é um dos pontos turísticos mais diferentes de Curitiba. É uma construção muito bonita arquitetonicamente e, aliada à beleza natural do local onde ela se encontra, fica perfeita.
Os eventos culturais por lá não são tão frequentes, mas se você estiver na cidade e tiver evento marcado, é uma ótima oportunidade que eu recomendo que você deve aproveitar.
Mas mesmo quando não há eventos marcas, é possível visitar a Ópera de Arame em Curitiba, basta comprar o ingresso lá na hora.
Na parte de baixo, em um deque bem bonito, tem um restaurante onde vale a pena passar umas horinhas curtindo a vibe do lugar.
Teatro Guaíra
Ainda falando de cultura e arte, uma boa opção para quem curte esse tipo de passeio e quer fugir da chuva durante uma viagem a Curitiba é o Teatro Guaíra. Ele fica bem na região central da cidade e tem muito fácil acesso.
Com uma bela arquitetura, ele é um espetáculo por si, para além das obras que você pode apreciar lá dentro.
A estrutura é boa e tem ótima acústica. Sempre tem algum espetáculo interessante rolando, tanto de teatro mesmo, ou de música. Grandes artes costumam passar por lá.
Então, enquanto estiver na cidade, procure saber se vai rolar alguma apresentação que possa te agradar por lá e mantenha no mínimo como carta na manga em caso de chuva.
Ou até mesmo inclua no seu roteiro, por que não?
Cine Passeio
Na mesma pegada cultural do Teatro Guaíra, o Cine Passeio ainda vai mais longe: tem um charme todo especial e vale muito a pena conhecer, independentemente se estiver chovendo em Curitiba ou não.
Ele foi restaurado há poucos anos depois de uma fase, digamos, decadente. É um cinema de rua, como se vê pouco hoje em dia. E essa restauração deixou ele lindo.
Além de assistir filmes mais independentes que costumeiramente não teriam muito espaço nas salas de cinema em shoppings, ele também coloca em cartaz filmes antigos, clássicos ou com alguma temática específica escolhida pela (ótima) curadoria.
Também rolam matinês com valor especial, bem abaixo da média de outras salas. Ótimas oportunidades para levar crianças. Além disso, há um espaço no subsolo dedicado a ações de formação, como aulas e palestras.
Como se não bastasse, ainda tem um terraço onde acontecem eventos e, de vez em quando, até mostras de cinema a céu aberto e projeções nas paredes, inclusive para o público assistir da rua mesmo.
Obviamente essas não são boas opções para dias de chuva, mas merecem nota.
O Cine Passeio vai ainda além da pipoca, pois tem uma cafeteria com produtos selecionados e locais que completam ainda mais a experiência cultural.
Se estiver pelo centro da cidade, esse é literalmente um baita de um ‘passeio’ para dias chuvosos ou não.
Mercado Municipal
Que tal um passeio onde você pode fazer um mercado, comprando frutas, legumes e todo tipo de especiaria, incluindo produtos orgânicos e importados?
E, ao mesmo tempo, pode matar a fome com pratos deliciosos de variadas culinárias?
O Mercado Municipal é uma ideia bem diferente para quem não sabe o que fazer em Curitiba na chuva e já estiver por ali na região central da cidade.
É um espaço bem grande, com produtos alimentícios para todos os gostos, uma ótima dica para quem estiver hospedado em um AirBnb, por exemplo, e quiser rechear a geladeira com comidinha natural e caseira.
É um passeio bem diferente que não se faz em qualquer destino por aí, ainda mais em um lugar fechado e com tantas opções interessantes.
Shoppings de Curitiba
Se você curte um bom passeio no shopping e quer aproveitar pra fazer umas comprinhas, Curitiba tem ótimas opções que vêm bem a calhar em tantos dias chuvosos.
Se você estiver pelo centro histórico ou no centro cívico, o shopping mais próximo é o Mueller.
Não é nada excepcional, mas cobre bem as necessidades de quem está, por exemplo, no Passeio Público, e quer fugir da chuva e aproveitar pra comer ou comprar alguma coisinha. Fica a uns 500m do parque.
Outro bem ao lado de um parque (é só atravessar a BR) mas que nesse caso é enorme, um dos maiores da cidade, é o Park Shopping Barigui.
Dá pra pensar na mesma ideia do anterior: estava no Parque Barigui e foi surpreendido pela chuva, ou quer fazer um lanche/almoçar? Corre pro shopping!
Nesse há muito mais variedade de lojas e ele é cercado de verde, o que deixa o visual ainda mais legal.
Um pouco mais distante da maioria dos pontos turísticos está o Palladium. É um ótimo shopping também, e tem um diferencial.
Está a fim de aproveitar o dia de chuva e assistir aquele filme que você queria muito assistir e calhou de estrear bem no meio da sua viagem? Pois nesse shopping fica a única sala IMAX da cidade.
Se você já assistiu um filme em uma sala dessas, sabe que faz muita diferença.
Falando em shoppings com diferenciais, o Jockey Plaza tem uma peculiaridade: fica bem ao lado do Jockey Clube do Paraná, e tem uns restaurantes onde você consegue sentar com vista para a pista enquanto come.
Além disso, sempre tem alguma atração especial para a criançada no espaço de entrada, por exemplo, na época em que se texto é escrito tem uma pista de patinação no gelo.
Ele é o shopping mais novo da cidade, foi inaugurado em 2018 e é de fácil acesso pra quem estiver no centro.
Por fim, o que na minha opinião é o shopping mais legal de Curitiba: o Shopping Estação. Ele fica em um local que costumava ser uma estação de trem mesmo e tem até uma locomotiva de verdade lá dentro.
Lá também fica o Museu Ferroviário, que mencionamos mais acima.
É pequenininho, mas dá pra aprender bastante sobre o assunto e apreciar um pequeno acervo, umas maquetes e até umas estátuas que emulam como seria a bilheteria da estação original.
Além disso, ele tem todos os atrativos comuns a um shopping center, com uma boa variedade de lojas e restaurantes.
Se você estiver na cidade na época do carnaval, por lá costuma rolar um bailinho muito legal pra curtir com a família. As crianças se esbaldam.
A localização dele é privilegiada, fica bem na parte central da cidade, perto da maioria dos hotéis e principais hospedagens.
Se quiser, dá até pra fazer um combo de shoppings, pois o Shopping Curitiba fica a apenas um quilômetro dele, mas esse é apenas um shopping comum, sem nada de especial.
Bares e restaurantes
Tendo sido fundada por diversas culturas, Curitiba tem uma culinária local bem ampla.
E isso pode ser apreciada em toda a cidade, pois cada região tem uma colônia diferente. São alemães, poloneses, ucranianos, japoneses, italianos, até restaurantes temáticos em Curitiba… Tem comida para todos os gostos!
Até mesmo por isso, a oferta de comida nos bares e restaurantes da cidade é ótima! Dá pra fazer um baita tour gastronômico pela cidade e aproveitar os dias de chuva para encher o bucho.
Viva essa experiência: Tour gastronômico em Curitiba
Um dos restaurantes mais interessantes da cidade fica em um bairro mais afastado, Santa Felicidade.
Mas para quem estiver na região do Parque Barigui dá pra dar uma esticadinha facilmente. Estamos falando do Madalosso, que carrega o título de maior restaurante da América Latina.
Ele é especializado em comida italiana e funciona com rodízio. São vários salões diferentes e tem um espaço kids com playground.
Só o passeio por si só em um restaurante tão grande já é válido, mas a boa comida completa a experiência.
Aproveita que tá na região, e visita a Vinícola Durigan. Rola degustação de vinhos e dá pra comprar vários itens de queijos variados a conservas.
O Bar do Alemão também é bem famoso na cidade, fica no Lago da Ordem e dá pra fazer aquele combo com a feirinha e os museus da região.
O ambiente é muito legal, parece uma taverna e o cardápio inclui pratos alemães, mas também outras comidas locais como o barreado.
Ainda falando de culinária típica, quem gosta de comida mexicana vai curtir o Taco El Pancho.
Todos aqueles deliciosos pratos mexicanos como tacos, burritos, nachos e guacamole em um ambiente bem descontraído e decorado a rigor. E dá pra ir com as crianças, a área kids deles é bem bacana.
Se estiver a fim de uma música ao vivo e tomar uma cerveja, bem ao lado, no mesmo endereço inclusive, tem o Sheridan’s Irish Pub, que também merece uma visita.
É um típico pub irlandês onde você pode ter uma ótima noite de rock n’ roll ao vivo regada a variadas cervejas.
Esse combo mexicano/irlandês fica no bairro mais badalado da cidade: o Batel.
Outro pub que vale muito a visita é o We Are Bastards.
Ele fica um pouquinho mais afastado do centro, no bairro Água Verde, mas vale a pena dar uma esticadinha até lá. Ideal para apreciar cervejas artesanais acompanhada de uma comida maravilhosa.
Esse pub já foi eleito algumas vezes o melhor lugar para beber cerveja em Curitiba e ainda conta com uma área de jogos, incluindo fliperama.
Viva essa experiência: tour pelos bares de Curitiba
Quando chove em Curitiba?
Historicamente, os meses com mais chuva em Curitiba são os meses de verão (dezembro, janeiro e fevereiro).
Os meses de março, setembro, outubro e novembro vêm logo em seguida, com altos níveis de precipitação, segundo a série histórica.
Os meses de abril a agosto são os meses que “normalmente” menos chove em Curitiba. Mas mesmo viajando nessa época, não espere contar apenas com dias de sol.
É bem comum Curitiba ter um dia de chuva pra quebrar uma sequência de dias de sol. O apelido de Chuvitiba não é à toa, hahaha
Ah, vale lembrar: entre os meses com menos chuva em Curitiba, junho e julho são os meses que fazem mais frio na cidade.
Onde ficar em Curitiba: hotéis que valem a pena
- Hospedagens caprichadas (diárias acima de R$1000):
- Hospedagens com diárias entre R$401 e R$999:
- Hospedagens com bom custo benefício (diárias até R$400):
- Hostels em Curitiba
Chuvitiba? Sim, mas não é tão ruim assim…
Hey viajante, sabia que Curitiba é considerada a capital mais fria do Brasil?
O apelido ‘Chuvitiba’ não veio à toa: não importa a época do ano em que você viaje, há uma grande chance de você pegar pelo menos um dia de chuva.
Em teoria, isso poderia estragar seus planos, pois os principais pontos turísticos da cidade são a céu aberto. Mas com essa nossa lista, temos certeza que você vai ter muito o que fazer em Curitiba com chuva.
Tem passeios culturais, históricos, para crianças e gastronômicos.
Temos certeza que você vai achar algum que consiga encaixar no seu roteiro, ou pelo menos deixar ali como opção caso precise mudar de planos sem perder tempo da viagem.
Mas agora, diga pra nós: você que conhece a cidade, o que ficou faltando na lista?
E quais desses você já foi e recomendaria mesmo sem ser em um dia de chuva? Conta pra gente nos comentários!
Continue planejando sua viagem a Curitiba
- 12 lugares para viajar perto de Curitiba + bônus
- Livrarias de Curitiba: endereços para conhecer
- Curitiba Geek: lugares e passeios para conhecer
- Melhores boates de Curitiba: onde curtir uma balada
- Onde curtir o carnaval em Curitiba
- Passeio de trem Curitiba a Morretes
- Onde ficar em Curitiba: melhores bairros
- Principais pontos turísticos de Curitiba
- Onde beber cerveja artesanal em Curitiba
- Linha de turismo em Curitiba
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Um grande problema para os turistas em Curitiba ou até mesmo em todo o estado do Paraná são as opções de horários e dias em restaurantes, inclusive em períodos de férias. O paranaense não é nada anfitrião quando se trata de oferecer espaços acolhedores até que comece o serviço de alimentação.