Boia cross e arvorismo no Cabanas Aventura em Bonito
Que tal colocar um pouco de emoção no seu roteiro em Bonito MS?
O receptivo Cabanas Aventuras funciona na estrutura do Hotel Cabanas, e oferece duas atividades que vão jogar sua adrenalina lá pra cima: o arvorismo e o boia cross em Bonito.
E claro que nós fomos conferir!
Quer saber se vale a pena colocar o boia cross e o arvorismo em Bonito no seu roteiro? Então confira o post:
Cabanas Aventura Bonito MS: como é o atrativo
O Hotel Cabanas é bem famoso em Bonito, por suas hospedagens que realmente são cabanas de madeira, uma ambientação perfeita de hospedagem em meio a natureza em Bonito.
Leia também:
+ O que fazer em Bonito: guia completo
+ Nascente Azul: passeio de flutuação em Bonito
+ Gruta do Mimoso: flutuação em Caverna em Bonito
A área verde é bem bonita, e é cruzada por dois rios: Formoso e Formosinho.
O pessoal aproveitou e construiu diversas estruturas para atividades na natureza.
Há 3000 metros trilhas nas margens dos rios, balneário com decks, espreguiçadeiras e redário, espaço de treino de arco e flecha, e muito mais à disposição dos hóspedes.
Mas não para por aí: hóspedes e não hóspedes podem aproveitar também as atividades do Cabanas Aventura.
O receptivo é dedicado a atividades de aventura em Bonito, e conta com duas atividades: Cabanas Arvorismo e Boia Cross Cabanas.
Você pode fazer as duas atividades no mesmo período. A gente fez os dois em uma tarde: primeiro fizemos o boia cross, depois de fazer a flutuação no Aquário Natural pela manhã.
Uau! Foi um dia cheio de atividades, mas valeu cada segundo!
Eu nunca tinha feito nem boia cross nem arvorismo, e AMEI as duas experiências. Se você também gosta de passeios com mais aventura, com certeza precisa colocar as atrações do Cabanas Aventura no seu roteiro!
Vou contar mais um pouquinho sobre cada uma delas, confira:
Boia cross em Bonito: regras e dicas
Logo que chegamos, fizemos nosso check in na recepção do Cabanas Aventura, eles nos passaram as instruções e o horário de saída do grupo.
Enquanto a gente espera, pode circular pelo lounge (tem wi-fi), ir na teria fazer um lanche ou descer até o balneário (5 minutos de caminhada), para curtir um mergulho de rio, pra já ir aquecendo os motores para as atividades!
Um pouco antes da hora marcada, passamos no vestiário para nos preparar e guardar a mochila no guarda-volumes.
- É preciso estar com roupa de banho; você também pode alugar uma roupa de neoprene lá, se achar que vai sentir frio no rio.
- eles disponibilizam colete salva-vidas para todos – incluso no valor da atividade
Para as meninas, recomendo ir pelo menos com um shortinho. E na parte de cima, use uma peça que fique bem ajustado ao corpo, porque o movimento de cair da boia na água nas corredeiras pode tirar tudo do lugar, hahaha.
Eu fui com um daqueles biquinis de manga comprida e foi perfeito até para proteger de galhos e tal.
- Pode ir com sandália / chinelo pela trilha até o ponto de entrar no rio. Lá, a equipe recolhe seu chinelo e leva direto até o ponto final da descida no boia cross
- Por segurança, é preciso retirar brincos, colares, tudo que puder prender, agarrar e te machucar
- Na mão, leve só o essencial. A gente levou somente a GoPro. Nem celular. Se você não tiver GoPro, não se preocupe – eles tem fotógrafo oficial do passeio, que registra tudo e depois você pode comprar as fotos.
Como é a atividade
Na hora marcada, fomos apresentados a equipe que iria descer o rio com a gente. Dois monitores e um fotógrafo deram todas as instruções, e começamos o caminho pela passarela suspensa, até a beira do rio.
Antes de cair no rio, algumas fotos para registrar o momento:
No Boia Cross Cabanas, fazemos uma descida de 1200 metros pelo rio Formoso, em boias individuais. A posição na boia é com a barriga pra baixo e peito bem pra frente na boia – assim você consegue remar com as mãos.
Passamos por 3 quedas d’água pequenas, que são o momento mais emocionante do passeio. Em duas delas, a gente na água e é uma adrenalina! hahaha
Não é preciso saber nadar, a equipe faz tudo de forma controlada, desce uma pessoa por vez na hora da corredeira, e eles tiram você da água rapidinho.
O importante é ouvir as recomendações de segurança, todas as instruções que eles derem a cada momento, que vai ser um passeio muito divertido e seguro!
Na hora de descer a primeira corredeira, ele me perguntou: come emoção ou sem emoção? Eu falei com emoção, claro! Eu fico muito corajosa quando estou de colete salva-vidas, hahaha
Ele girou minha boia e imagina a cena: descendo a corredeira, girando e gritando, hahaha E tchi-bun, acabei dentro d’água!
Tirando os momentos das corredeiras, o passeio segue bem tranquilo. É preciso remar bastante com as mãos, porque o rio praticamente não tem correnteza longe das quedas d’água.
Como eu não tinha nenhuma prática, dei uma cansada em um momento, e senti um leve incômodo na lombar pela posição que a gente fica na boia.
O monitor me sugeriu na posição de descanso, que é bem simples: você vira na boia e fica de barriga pra cima.
Nessa posição, você não consegue remar, mas o monitor dá uma ajudinha, e empurra a boia quando a gente começa a diminuir a velocidade.
O bom é que, de barriga pra cima, você consegue apreciar mais a beleza da mata e ver alguns animais.
Por falar em animais, o monitor falou que no grupo da manhã ele tinha visto um jacaré. A gente não deu essa sorte, mas imagina que louco ver um jacaré no rio!
Ao longo do passeio, o fotógrafo vai tirando fotos da gente em vários momentos.
É muito legal poder contar com esse suporte, porque mesmo com a GoPro, ele de fora consegue pegar os melhores momentos, quando estamos caindo das cachoeiras e fazendo caras e bocas!
As fotos do fotógrafo custam R$60.
No final do rio, podemos nos jogar da boia para um último mergulho do rio, e saímos no deck, onde nossas sandálias já estão esperando.
Daí, é só seguir pela passarela suspensa de madeira, e pegar uma carona na caçamba de uma caminhonete de apoio, de volta até a sede.
Lá você pode ver as fotos do passeio, e usar o vestiário para tomar uma ducha e trocar de roupa.
O que eu mais gostei, além da adrenalina de descer o rio em cima de uma boia, é que o Boia Cross uma atividade que todo mundo pode participar: mais atléticos, menos treinados, sabendo nadar ou não: o boia cross é pra todo mundo!
A única restrição é a altura. No caso das crianças, é preciso ter pelo menos 1,15 m.
Depois de fazer o boia cross Cabanas, você pode continuar na propriedade, fazendo uso da estrutura do balneário.
Arvorismo em Bonito
Antes de fazer o arvorismo em Bonito, eu jurava que essa era uma atividade somente para crianças.
Como eu estava enganada, hahaha
É muito mais difícil e divertido do que parece!
Quando terminamos o passeio do boia cross, fomos até o vestiário para fazer um pequeno ajuste nas roupas, antes de fazer o arvorismo em Bonito.
Você pode ir com roupas leves, e roupa de banho por baixo (no caso de querer fazer a tirolesa molhada no final, que é opcional).
As regras dizem que:
- sua camisa precisa cobrir a cintura (para você não machucar a pele nos equipamentos de segurança / amarração)
- use uma bermuda / short que possa molhar
- um sapato que fique preso no pé (a gente foi com uma papete, mas você pode usar tênis ou bota. Só não pode chinelo)
- câmera só é permitida se estiver amarrada ao corpo, pois as mães precisam estar livres. Nós levamos só a Gopro
- obrigatório o uso de capacete
Roupas e calçados, ok. Hora do equipamento.
A equipe prepara a gente com todo o equipamento de segurança: capacete, fitas, fivelas e cabos que vão manter a gente a salvo mesmo que a gente desequilibre.
Como é a atividade
O desafio começa com uma parede de escalada de 3 metros.
Outra coisa que eu nunca tinha feito, mas até aí tudo bem. Descobri que tenho bastante força nos braços e subi sem problemas.
Mas quando cheguei lá em cima, a brincadeira começou de verdade pra mim. hahaha
Bem presa pelo sistema de cabo continuo, comecei a atravessar cada um dos obstáculos – e a ter muitas crises de riso, porque era bem mais difícil do que eu imaginava.
No arvorismo do Cabanas Aventura, você chega até 15 metros de altura máxima, e passa por18 obstáculos.
O caminho é sempre em frente. Para desistir, você precisa avisar ao monitor, que ele vai descer você num sistema de rapel.
Mas se você escolher desistir, não tem como voltar atrás. Desceu, acabou a brincadeira.
No caminho, a gente ainda tem a chance de encontrar animais. Nós vimos um macaco bugio bem pertinho das árvores que estávamos, uma coisa impressionante!
Para terminar a aventura, tem duas tirolesas.
A primeira é uma tirolesa seca, que é bem curta mas já dá pra soltar uns gritos!
E depois tem uma tirolesa molhada, que cai diretamente no rio Formoso (e é opcional).
Quando o monitor me perguntou: – E aí, vai na tirolesa molhada? Eu: moço, se eu vim até aqui, você acha que não? Essa é a parte fácil, é só descer e gritar, hahahaha
A gente retira o capacete, a sandália, a blusa se quiser (nesse caso, vá com biquini por baixo), e pronto: Se joga!
E foi exatamente assim: fui descendo e gritando. Adrenalina lá em cima, uma delícia!
No fim do passeio, voltamos para a sede na garupa de um caminhão. É possível ver e comprar as fotos do fotógrafo oficial (R$60).
Vale a pena também pegar os registros, porque aqui as mãos ficam ocupadas no desafio, e é bem difícil tirar qualquer foto durante a atividade.
Nós nem levamos o celular, somente a GoPro, e pra fazer uma foto tinha que parar tudo para fazer o registro.
As fotos do atrativo são uma comodidade, e garantia que você vai ter esses momentos todos registrados, sem se preocupar com isso!
As fotos do passeio arvorismo em Bonito pelo fotógrafo oficial do Cabanas Aventura custam:
Fim do passeio: uma ducha no vestiário, uma roupa quentinha, e estava acabando nosso último dia em Bonito. Em grande estilo!
Existe uma restrição de idade / altura para esse passeio em Bonito: é preciso ter 6 anos, ou pelo menos 1,15 m de altura para fazer arvorismo em Bonito. Também não é permitido ter mais de 120kg, nem estar grávida.
Se ainda tiver tempo, ao final do passeio você pode curtir a estrutura do Balneário do Hotel Cabanas.
Dicas práticas do Cabanas Aventura
Qual o valor do ingresso? (2022)
Você pode comprar só o passeio de boia Cross Cabanas, ou só o arvorismo. Eles são vendidos separadamente.
Ou você pode fazer como nós, e pegar o ingresso combo, que inclui as duas atividades. Veja os valores:
Combo Arvorismo + Boia Cross Cabanas : valores
- Adulto: R$ 190,00
- Criança de 06 a 11 anos: R$ 157,00
Lembre que, como em todas as atrações de Bonito, você precisa de uma agência para comprar os passeios e fazer as suas reservas. Não é possível comprar direto com as atrações, nem no dia do passeio.
Todas as nossas reservas antecipadas desse roteiro em Bonito foram resolvidas pelo pessoal da Agência Acqua Viagens.
Eles fizeram um trabalho incrível montando um cronograma pra gente aproveitar ao máximo nosso tempo em Bonito, de forma a também não ficar exaustivo.
O equilíbrio perfeito entre passeios de adrenalina, contemplação e contato com a natureza.
Onde fica o Cabanas Aventura? Como chegar
O Hotel Cabanas, onde fica o Cabanas Aventura, fica a 8km de Bonito, cerca de 15 minutos de carro.
Você pode ir com carro próprio, ou contratar um transfer.
Se for por conta própria, basta colocar Hotel Cabanas no GPS que você vai achar sem problemas. Lembre de fazer essa pesquisa ANTES de sair de Bonito, pois a internet na zona rural e bem irregular.
Como a gente estava sem carro em Bonito, a agência Acqua Viagens reservou um transfer privativo pra gente, com a Ecodriver Bonito.
Nesse dia, a empresa fez todos os nossos deslocamentos: nos pegou no hotel de manhã, levou até o Aquário Natural, pegou a gente depois do almoço, trouxe até o Hotel Cabanas, e pegou no final do dia para voltar ao hotel.
O que levar para o passeio
Confira minha lista de itens essenciais para levar para esse passeio em Bonito:
- Roupa Leve
- Roupa de banho
- sapato fixo no pé (fomos de papete e atendeu para os dois passeios, boia cross e arvorismo)
- toalha (de preferência de microfibra)
- protetor solar
- repelente
- dinheiro / cartão para compras extras (lanches, água, fotos do passeio)
- Câmera Fotográfica
- uma mochila com roupa extra para trocar depois da atividade e ficar sequinho
Outros passeios de aventura em Bonito
O que não falta é opção de passeios de aventura em Bonito MS.
Além de outros lugares onde você pode fazer arvorismo e boia cross, você também pode fazer roteiros de bike, quadriciclo, rapel, cavalgada e muito mais.
Consulte o pessoal da Acqua Viagens sobre as opções de atrativos de aventura nas datas da sua viagem, e tenho certeza que eles podem te ajudar a montar um roteiro em Bonito que é a sua cara.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Declaração: O blog Fui Ser Viajante viajou para Bonito a convite da Agência Acqua Viagens. Em respeito aos nossos leitores, queremos deixar claro que apesar da visita aos atrativos, hospedagem e deslocamentos serem fruto dessa parceria, o relato que trazemos aqui retrata nossa experiência e impressões reais que tivemos no passeio.