Onde ficar em Atenas: melhores bairros para se hospedar

Atenas tem um centro urbano compacto, com diversos bairros que se misturam daquele jeito que a gente não sabe exatamente onde começa um e termina o outro.

Isso acaba fazendo a tarefa de escolher onde ficar em Atenas um tanto desafiadora, especialmente para um visitante de primeira viagem.

E sempre é bom lembrar que mão existe uma reposta única para a pergunta de qual é a melhor região para se hospedar em uma cidade.

Leia também:
O que fazer em Atenas: principais pontos turísticos
Bilhete combinado de Atenas: como economizar
Metrô de Atenas: como funciona

Isso depende de diversos fatores, como o tipo de viajante que você é e o seu orçamento, por exemplo.

Por isso, fizemos essa lista de melhores lugares para fica em Atenas na Grécia, analisando o que cada bairro oferece, assim você pode escolher a região de Atenas que mais atende suas necessidades.

Onde ficar em Atenas: melhores bairros

Plaka

Plaka (o Bairro dos Deuses) é o bairro mais central e uma das áreas mais antigas de Atenas. A Acrópole fica a sudeste e os bairros Monastiraki e Sintagma ficam a oeste e leste, respectivamente.

É um bairro que mistura o velho e o novo. Plaka transborda charme com suas ruas de paralelepípedos, cafés na calçada, restaurantes e pequenas lojas.

Centro de Atenas: Plaka
Foto: Fui Ser Viajante

Hoje, Plaka essa é uma das áreas de Atenas mais buscadas para propósitos residenciais, ao mesmo tempo que é uma das áreas mais visitada pelos turistas em Atenas.

Bem pertinho de lá, você encontrará Anafiotika, um emaranhado de ruas que leva à Acrópole. Uma parte da cidade que é linda de se ver, com edifícios cúbicos caiados de branco e buganvílias subindo pelas paredes.

A maior parte de Plaka é para trânsito exclusivo de pedestres. Alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade ficam por lá.

Dentre eles, quero destacar o Psarras Tavern (um dos restaurantes mais antigos em funcionamento em Atenas, especializado em frutos do mar) e o Brettos (uma destilaria e bar com mais de 100 anos).

Além de bem estruturado, o bairro de Plaka também é seguro, uma boa opção para quem viaja em família e não abre mão da comodidade de ter várias opções de passeios e restaurantes bem pertinho do hotel.

E por falar em atrações, em Plaka você pode visitar a Ágora Romana, a Torre dos Ventos, a Catedral Metropolitana de Atenas, o Arco de Adriano e o Museu Judaico da Grécia.

O acesso ao bairro se dá pela estação de metrô Monastiraki (linhas 1 e 3), que vão diretamente para o porto de Pireu e o Aeroporto Internacional de Atenas, respectivamente.

Além de hotéis, você também pode encontrar excelentes apartamentos para alugar por temporada nessa região.

Pode ser uma excelente opção para quem busca ficar perto das principais atrações de Atenas, mas sem abrir mão do conforto.

Onde ficar em Atenas: Plaka

Athens Ikon (hotel) – excelente localização, perto de cafés e restaurantes, e a uma curta caminhada das principais atrações turísticas da região. O hotel é moderno, tem um bar e recepção funciona 24h.

Há opção de transfer do aeroporto. A suíte é confortável, e você pode escolher um quarto com varanda ou terraço. O hotel serve café da manhã à la carte ou americano. Veja valores e reserve

Onde ficar no centro de Atenas
Foto: Booking

A77 Suites by Andronis (hotel) – Hotel com vista da Acrópole? Temos! A propriedade fica a 800 m da área de compras da Rua Ermou e a menos de 1 km da Praça Syntagma. Alguns quartos do A77 Suites têm varanda.

E pasme: eles tem uma suíte icônica com banheira de hidromassagem e vista da Acrópole.

O café da manhã diário oferece uma variedade de 6 menus exclusivos servidos no quarto. Veja valores e reserve.

Onde ficar em Atenas: A77 suites
Foto: Booking

Art Partheon (apartamentos e suítes) – muito charmoso! São apartamentos em uma vila tradicional neoclássica do século XIX.

As instalações foram modernizadas, mas as características originais da casa (pisos de madeira, tetos altos, móveis em estilo de época) foram mantidos.

A Acrópole fica a apenas 10 minutos a pé e há uma infinidade de lojas e restaurantes nas proximidades. Veja valores e reserve.

Onde ficar em Plaka
Foto: Booking

Step One (suítes de luxo) – Fica a 200 metros da Anafiotika, bem no centro da Acrópole e ao lado da estação de metrô.

Algumas unidades possuem área de estar e/ou varanda. O apartamento serve café da manhã continental ou à la carte. Veja valores e reserve.

Onde ficar em Atenas, Plaka
Foto: Booking

Ainda não achou seu hotel em Atenas, mas gostou da ideia de se hospedar em Plaka? Veja mais opções de onde ficar em Atenas nessa parte da cidade:

Psirri

Um bairro pequeno, com muita arte de rua (e pichações também). Estamos falando do bairro mais alternativo de Atenas, que foge bastante do que vamos encontrar em outras partes da cidade.

Psirri está bem perto de muitos pontos turísticos de Atenas, incluindo o bairro de Thissio e a Praça Monastiraki.

Assim como em Plaka, o acesso ao bairro se dá pela estação de metrô Monastiraki, com as linhas 1 e 3 oferecendo serviço direto ao porto e ao aeroporto, respectivamente.

As ruas de Psirri se enchem de pessoas à noite. É o lugar perfeito para quem busca conhecer a vida noturna de Atenas.

Em geral, Psiri é mais visitada por moradores locais e menos por turistas, apesar de estar a 5 minutos a pé do Mercado de Pulgas de Monastiraki, a 10 minutos da Ágora Antiga e a 20 minutos a pé da Acrópole.

Recentemente, a área foi revitalizada, ganhando ares um pouco mais modernos, embora o grande destaque continue sendo o seu clima alternativo.

Casas neoclássicas que até pouco tempo estavam abandonadas foram reformadas e transformadas em hotéis, galerias, tavernas, cafés, clubes e bares, muitos com música ao vivo.

Veja onde ficar em Atenas na região de Psiri:

  • L’Avventura Athens (hotel): oferece terraço, quartos antialérgicos, transfer (aeroporto) e café da manhã. Alguns quartos tem varanda. Veja valores e reserve.
  • Athens Stories (apartamento): com varanda, cozinha completa, wi-fi e a a 200 metros da Praça Monastiraki. Veja valores e reserve.
  • Synathens apartments & Studios (apartamento): apartamento bem equipado (cozinha completa) e bem localizado, pperto da praça Monastiraki. Algumas unidades em varanda e vista da Acrópole. Veja valores e reserve

Monastiraki

E já que o citamos a praça de Monastiraki, vamos falar desse bairro de Atenas que é menos turístico do que Plaka, mas tem uma vibe parecida, com uma mistura de ruínas antigas, igrejas bizantinas e arquitetura neoclássica.

O que fazer no centro de Atenas
Praça Monastiraki e o Mercado de Pulgas de Atenas. Foto: Fui Ser Viajante

É um bairro movimentado que fica na base da Acrópole, limitado por Plaka a leste e Psirri ao norte. É ótimo para fazer compras, apreciar bons restaurantes e curtir a vida noturna.

Já citamos o Mercado de Pulgas de Atenas. Nos seus arredores há várias lojas e restaurantes bem interessantes. Aos domingos, o movimento de vendedores ambulantes costuma aumentar por lá.

A Rua Ermou, a principal rua comercial de Atenas, fica em Monastiraki. É uma mistura de boutiques locais e lojas de marcas internacionais.

Os principais pontos turísticos desse bairro de Atenas incluem a Ágora Antiga, a Estoa de Átalo, a Biblioteca de Adriano e a Igreja Ortodoxa Dormição de Theotokou (o antigo mosteiro que deu nome ao bairro).

É até bem movimentado durante todo o dia, mas o bairro realmente ganha vida pela noite, quando seus cafés na calçada e bares na cobertura se abrem, muitos oferecendo vistas maravilhosas do Partenon.

Veja onde se hospedar em Atenas no bairro Monastiraki:

  • Residence Aiolou Hotel & SPA (hotel): o hotel boutique em Atenas, que funciona num edifício histórico com mais de 100 anos, renovado e decorado com elegância e requinte. Veja valores e reserve.
  • 24K Athena Suites (apartamentos): apartamentos compleos, com janela oferecendo vista da Acrópole de Atenas. Veja valores e reserve.

Syntagma

Uma revolta popular abalou a Grécia em 1843. O povo, com os militares às suas costas, exigiu que o primeiro rei da Grécia assinasse uma constituição.

A Praça Syntagma, também conhecida como Praça da Constituição, recebeu o nome do documento histórico.

A praça é uma parte importante da história política da Grécia e, até hoje, é lá que acontece a maioria dos protestos pelas ruas de Atenas.

O Edifício do Parlamento fica perto da praça, que está cercada de cafés. É uma área muito agradável, ótimo lugar para observar os locais em seu dia a dia em um café ao ar livre quando o tempo está bom.

O que fazer no centro de Atenas
Foto: Fui Ser Viajante

Em Sintagma há dois museus históricos, o Museu Numismático e o Museu Histórico Nacional.

A rua Valaoritou (exclusiva para pedestres) se comunica diretamente com a praça e abriga vários cafés chiques e restaurantes tradicionais.

A praça Karytsi é o centro da vida noturna da região, mas pode ter certeza que dia ou noite, tem sempre alguma coisa rolando em alguma parte desse bairro.

Entre as opções de lugares para ficar em Atenas, Sintagma é um bairro muito conveniente. Fica a uma curta caminhada de Plaka, Kolonaki e Monastiraki. Há ruas comerciais, muitos hotéis, restaurantes e cafés.

Onde ficar em Atenas no bairro de Sintagma:

  • Syntagma Luxury Living One (apartamentos): apartamento completo, bem decorado e perto da praça Syntagma. Veja valores e reserve
  • Belle Epoque Suites (suítes): um lugar charmosinho demais, nessa região incrível de Atenas. Alguns quartos tem varanda e a vista é tudo de linda. Veja valores e reserve

Koukaki

Cada vez mais popular entre os turistas, a região de Koukaki tem se tornado um dos bairros mais modernos de Atenas. Koukaki fica na base sul da Acrópole e do Monte Filopappou.

Koukaki fica a cerca de 5 minutos a pé do bairro de Plaka, a 10 minutos da Acrópole e a 20 minutos da Praça Sintagma.

A área de Koukaki (e Makrigianni, nas proximidades) é servida pelas estações Akropoli e Sygrou-Fix, na linha 2 do metrô de Atenas.

Se você já viu (e se ainda não, veja) nosso texto sobre os principais pontos turísticos de Atenas, sabe que essa é uma caminhada que vale muito a pena.

Você será recompensado com vistas da Acrópole e da casa do que se acredita ser a cela da prisão de Sócrates.

Ainda em grande parte desconhecida pela maioria dos viajantes, conta com muitas tavernas e cafés em suas praças e calçadas. O coração do bairro é a Rua Drakou, exclusiva para pedestres.

Você verá por lá o contraste em algumas ruas tranquilas com mansões elegantes na parte alta, e uma atmosfera mais vibrante e cosmopolita nas ruas baixas.

Aqui você não vai encontrar os bonitos becos que são a marca registrada de Plaka, mas os apartamentos tem preços mais em conta e não fica distante das principais atrações e museus.

Além dos passeios históricos, quem se hospeda nessa parte de Atenas está bem perto do moderno Museu Nacional de Arte Contemporânea, assim como do Museu de Joias Ilias Lalaounis, um passeio fora do óbvio em Atenas.

É também uma área residencial bastante segura e um dos melhores bairros de Atenas para ficar se você quer economizar na hospedagem, mas ainda encontrar boas opções.

Veja onde se hospedar em Atenas no bairro Koukaki:

Kolonaki

Kolonaki é um dos bairros mais antigos e mais chiques de Atenas, sendo conhecido por suas lojas de luxo, museus, galerias, e restaurantes mais sofisticados.

O bairro manteve um pouco do glamour dos velhos tempos, antes do colapso financeiro. Por isso, não há muitas novas construções e os hotéis e apartamentos aqui geralmente têm cerca de 40 a 50 anos, pelo menos.

Muitas de suas ruas são apenas para pedestres e cheias de boutiques de estilistas internacionais, especialmente ao longo de suas principais ruas comerciais, Voukourestiou e Stadiou.

A Avenida Vasilissis Sofias, que fica na fronteira sul de Kolonaki, é repleta de mansões neoclássicas convertidas em museus, incluindo o Museu Benaki, o Museu de Arte Cicládica, o Museu da Guerra de Atenas e o Cristão e Bizantino.

A vida noturna por lá é mais tranquila e sofisticada e até mesmo por isso, Kolonaki é um ótimo lugar para ficar em Atenas se você estiver procurando por acomodações tranquilas e seguras enquanto ainda fica perto de restaurantes, lojas e passeios turísticos.

Gazi

Gazi pode não estar no coração de Atenas, mas a maioria das principais atrações fica a apenas 15 a 20 minutos a pé ou de transporte público. Não fica muito longe do centro.

Por causa de onde está localizado, as opções de hospedagem são mais em conta e este é o lugar perfeito para ficar em Atenas se você estiver com orçamento limitado.

O nome do bairro vem de uma antiga fábrica de gás que foi transformada em museu e centro cultural, tornando-se o lugar perfeito para conferir o lado cultural e musical de Atenas (‘Gazi’ significa ‘gás’ em grego).

Há sempre algo legal acontecendo no bairro de Gazi. A vida noturna é bem animada, mas é injusto reduzir o bairro somente a isso. De dia, o bairro tem um ar moderno e boêmio.

É um ótimo mix entre a antiga tradição grega com a vida moderna e contemporânea. Por lá, você encontrará muitas tavernas familiares lado a lado com barzinhos mais descolados.

Outro destaque é o Athens Technopolis Jazz Festival, um evento ao ar livre gratuito que acontece nas ruas de Gazi todos os anos, geralmente realizado em Maio, com artistas de jazz de todo o mundo.

Por lá você vai encontrar mais apartamentos para alugar.

Veja onde se hospedar em Gazi:

Exárcheia

Exárcheia é uma parte bem interessante de Atenas. Você passeará por ruas cobertas de grafites carregados em política, livrarias ‘subversivas’ e lojas de discos de vinil raros.

É lá que você vai quando quiser ouvir música alternativa ao vivo.

Junto com a imagem de bairro anarquista, o bairro tem uma forte vocação para a gastronomia, com muitos restaurantes vegetarianos e veganos.

Vale a pena visitar o Museu Arqueológico Nacional de Atenas, o Cine Vox, o cinema mais antigo da cidade e a Strefi, uma colina de pedra calcária que também é um parque natural urbano.

A população por lá é majoritariamente mais jovem, e essa vibe mais juvenil às vezes acaba ‘colidindo’ com as autoridades locais. Você pode, por exemplo, do nada, se ver no meio de uma marcha anticapitalista em Exárcheia.

Se você estiver por lá em um sábado, pode visitar o Laiki Agora, um mercado ao ar livre que tem uma grande variedade de frutas e legumes.

Você poderá caminhar entre as barracas dos produtores e experimentar produtos sazonais.

Veja onde se hospedar em Exácheia:

Glyfada

Glyfada é um subúrbio do sudoeste de Atenas. É um bairro bem rico, pois nos anos 60, os atenienses de melhor situação financeira fizeram suas casas de praia por lá e ainda hoje é onde as celebridades locais costumam morar.

É uma ótima opção de onde ficar em Atenas perto da praia.

A ARCHELON, Sociedade de Proteção às Tartarugas Marinhas da Grécia, fica láe pode ser visitada. A equipe cuida de tartarugas marinhas feridas e doentes para devolvê-las à natureza quando estiverem recuperadas.

Se você estiver com o orçamento mais folgado, a Praia de Astir em Vouliagmeni é provavelmente o melhor lugar para descansar à beira-mar em Glyfada.

Ela pertence ao resort Astir Palace e é uma das poucas praias 100% arenosas em Atenas. O mar é raso, calmo e adequado para crianças.

Mas se quiser praias dentro de um orçamento mais ‘acessível’, tem a opção de Asteras (que também é operada por um resort), e a praia pública em Glyfada que fica a norte desse resort.

E, claro, Glyfada também tem ótimos restaurantes. Há bares mais ‘moderninhos’ para curtir cerveja e rock e outros mais elegantes, que oferecem noites de degustação de vinho e música ao vivo.

Além disso, Glyfada tem uma vida noturna bem agitada. Nas noites de verão, muitos moradores de outros bairros de Atenas se deslocam até lá para curtir.

Onde se hospedar em Glyfada:

Afinal, onde ficar em Atenas: comparando os bairros

A única resposta possível para essa pergunta é: depende do que você busca, do tipo de viajante que você é!

Atenas é uma metrópole com muitos hotéis de luxo, acomodações boutique e muito mais. E também acomodações mais econômicas, seja no centro ou um pouco mais afastada dos bairros centrais de Atenas.

Escolher um hotel em Atenas se resume à melhor área para ficar dependendo do que você gostaria de fazer na cidade, e de quanto você está disposto a gastar.

Aqui vão algumas considerações:

  • Se você estiver em Atenas para visitar os locais antigos e históricos, um hotel no centro, como em Plaka ou perto de Sintagma, é o ideal.

Esses locais podem ser mais caros, mas você não precisará se preocupar com todos os deslocamentos de metrô ou ônibus. Esses também são os melhores lugares para se hospedar se você estiver visitando Atenas pela primeira vez.

  • Gazi é a melhor área para ficar em Atenas se você estiver com orçamento limitado. Boa variedade de hotéis e fica a apenas 20 minutos a pé das principais atrações.
  • Kolonaki é o lugar perfeito para ficar em Atenas se você tiver filhos, e busca um ritmo de viagem mais tranquilo com as crianças. É repleto de museus, bem como ruas comerciais. É seguro e mais tranquilo do que outros bairros de Atenas, no geral.
  • Psirri é o distrito das boates de Atenas. Se você quiser experimentar a grande vida noturna grega, então este é o lugar onde você deve ficar.

Então, escolha suas prioridades, planeje seu orçamento e faça uma viagem incrível por uma das capitais europeias mais importantes na história da humanidade.

E você, já esteve em Atenas? Ficou em algum dos bairros que citamos ou em outro que não aparece na nossa lista? Fala aí pra gente sobre sua experiência na capital grega!

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Thiago Amaral
Thiago é professor de Inglês (e ainda vai ser jornalista). Escreve sobre assuntos aleatórios no seu blog pessoal (Cultura Random) e sobre viagens aqui no Fui Ser Viajante. Quando viaja, vai sempre acompanhado da sua esposa Marcela e filha Alice.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *