Principais pontos turísticos de Porto em Portugal: veja 10 lugares imperdíveis
Impossível não se encantar ao conhecer os principais pontos turísticos de Porto, em Portugal. A cidade, que é famosa pela produção de vinhos, está localizada às margens do Rio Douro, na região norte do país.
O Porto é a segunda maior cidade de Portugal, atrás apenas da capital, Lisboa. É, também, uma das mais visitadas.
E tem uma ótima infraestrutura para o turismo, tanto em relação a hospedagens, como restaurantes, possibilidades de passeios e comércio em geral.
As construções antigas e as ruas com calçamento de paralelepípedos são algumas das características do centro histórico do Porto, que é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Mas a cidade vai muito além disso.
É uma mistura harmônica de tradição e modernidade, entre pontes imponentes, construções antigas, espaços culturais, paisagens naturais, lojas e muitos restaurantes com ótima gastronomia.
Uma das ruas mais importantes e de maior movimento é a Avenida dos Aliados, que fica entre os atrativos turísticos mais visitados. Nela estão muitos monumentos.
Leia também: Cidades próximas ao Porto para um bate e volta
E, além disso, é palco de apresentações culturais, de manifestações e de grandes festas, como o Ano Novo e o São João.
Por tudo isso, o Porto é um destino que costuma agradar a diferentes perfis de viajantes. Confira quais são os pontos mais famosos para incluir no seu roteiro de viagem.
Conheça os 10 principais pontos turísticos de Porto em Portugal
1. Cais da Ribeira
Com suas casas coloridas às margens do rio, a Ribeira é um dos cartões-postais da cidade.
É, também, um local de grande importância histórica devido às instalações portuárias que no passado serviam para atividades comerciais e marítimas.
Embora haja registros de obras do século IV, como os mosaicos da construção que teria sido a Casa do Infante, a região da Ribeira só começou a se desenvolver mesmo a partir do século XIII, quando mais moradias e comércios foram surgindo.
Além da arquitetura que ainda hoje pode ser observada em muitos lugares ao andar sem pressa pelas ruelas, tem uma grande concentração de bares e restaurantes.
São ótimas pedidas para fechar o dia saboreando frutos do mar e tomando um vinho do Porto.
Para tirar fotos, a região fica ainda mais bonita quando vista do outro lado do rio, na cidade de Vila Nova de Gaia, especialmente no fim de tarde / começo da noite.
Viva essa experiência: Tour gratuito pelo Porto à noite
2. Ponte D. Luís
É a ponte que passa sobre o Rio Douro, ligando o Porto a Vila Nova de Gaia. Com sua grande estrutura metálica – tem 45 metros de altura e quase 400 metros de comprimento – é um dos ícones da cidade e já faz parte da paisagem.
A Ponte D. Luís foi construída na segunda metade do século XIX e tem dois andares, sendo o de baixo para carros e ônibus e o de cima para o metrô.
Ambos têm faixas exclusivas para pedestres, que podem fazer a travessia da ponte a pé.
Também é possível fazer passeios de barco e ver a ponte de um ângulo diferente. Há vários que saem do Cais da Ribeira.
Endereço: Cais da Ribeira.
3. Catedral da Sé
Fora da região da Ribeira, no bairro da Batalha, que fica na parte mais alta da cidade, está a igreja mais importante do Porto e uma das mais antigas de Portugal.
A Catedral da Sé foi construída no século XII, mas passou por diversas reformas ao longo dos anos e tem estilos variados, predominantemente as arquiteturas barroca, gótica e românica.
Ela também chama a atenção por suas grandes colunas, pelo claustro e pela decoração com azulejos que têm desenhos representando algumas passagens religiosas.
E, ao lado da igreja, estão algumas muralhas que, no passado, eram usadas como proteção da cidade.
Endereço: Terreiro da Sé, Centro Histórico.
4. Torre dos Clérigos
A Torre dos Clérigos é tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos principais pontos turísticos do Porto, presente no roteiro de qualquer viajante.
É o monumento mais alto da cidade, com 76 metros, e pode ser visto de diferentes pontos, o que fez com que se tornasse um dos principais símbolos locais.
Além de conhecer o conjunto arquitetônico, que data do século XVIII e tem características barrocas, também é possível subir os mais de 200 degraus da estreita escada que vai até o topo.
Do alto da torre, a vista panorâmica é belíssima. E a dica é subir no fim da tarde, para ver a cidade tanto durante o dia como ao anoitecer.
Endereço: Rua de São Filipe de Nery com Rua da Assunção.
5. Estação de São Bento
Os azulejos portugueses são uma tradição cultural, artística e arquitetônica do país. E estão presentes em várias construções, de igrejas a comércios.
No Porto, o melhor lugar para ver de perto estas peças é a Estação de São Bento.
São mais de 20 mil azulejos pelas paredes da entrada, com ilustrações que retratam a história de Portugal e que encantam pela riqueza de detalhes.
Mesmo que você não tenha nenhuma viagem de trem programada, vale incluir a Estação de São Bento no seu roteiro, pois é um dos principais monumentos da cidade.
Endereço: Praça de Almeida Garrett.
Viva essa experiência: Tour de azulejos no Porto
6. Livraria Lello
Saindo um pouco dos lugares históricos, a Lello é uma livraria que se tornou um dos pontos turístico mais famosos, chegando a ter longas filas para conhecer.
Ela está localizada no centro histórico, em um edifício com estilo neogótico, construído em 1906. E é considerada a livraria mais bonita da Europa.
O maior destaque é a escada central feita de madeira, que dizem ter sido a inspiração da autora de Harry Potter para criar as escadarias de Hogwarts, a escola de magia da famosa saga do bruxinho.
Além disso, tem belíssimos vitrais e enormes estantes que vão do chão ao teto, repletas dos mais diversos livros. Também recebe algumas exposições temporárias e instalações artísticas.
Endereço: Rua das Carmelitas, 144.
7. Fundação Serralves
Entre os atrativos modernos do Porto, um dos mais bonitos é a Fundação Serralves.
É um espaço que une natureza, arte contemporânea e arquitetura. Um projeto cultural, onde as pessoas podem circular por entre as obras e instalações.
Tudo isso em meio a uma extensa área verde e com muitos jardins, onde fica também o Museu de Serralves, que tem acervo de obras de artistas diversos, e a Casa de Serralves, com arquitetura da década de 1930.
Endereço: Rua Dom João de Castro, 210.
8. Jardins do Palácio de Cristal
Mais um lugar ao ar livre e de muito verde entre os principais pontos turísticos do Porto que vale a pena conhecer.
Tem esse nome porque no centro do jardim ficava o Palácio de Cristal, inaugurado no século XIX para receber uma exposição.
Já sediou também diversas exposições e apresentações culturais, até que foi destruído, dando lugar a outra construção.
Mas os jardins no entorno permaneceram e são um ótimo local para quem quer fazer caminhadas. Ou mesmo descansar depois de um dia intenso de passeios.
Por estar localizado na parte alta da cidade, tem uma vista incrível do Rio Douro. E conta também com um café.
Endereço: Rua de Dom Manuel II com Rua de Júlio Dinis.
9. Mercado Bolhão
Os mercados são ótimos lugares para quem gosta de conhecer mais sobre as tradições dos destinos. E, no Porto, o Mercado Bolhão se tornou um verdadeiro ponto turístico.
Construído no final do século XIX para atender à demanda de alimentos para abastecer a cidade, que estava em crescimento, tem muitas lojas tradicionais que funcionam ainda hoje.
A construção tem uma estrutura arquitetônica que foi um marco da época e que já passou por algumas reformas, mas sempre mantendo seu estilo.
Além de encontrar produtos frescos, como pães, peixes, legumes e outros, o Mercado Bolhão também tem bancas que vendem lanches e alguns restaurantes. Ótimo lugar para dar uma pausa entre um passeio e outro.
Endereço: Rua Fernandes Tomas próximo da Avenida dos Aliados.
10. Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa, como é mais conhecido o Palácio da Associação Comercial do Porto, foi criado inicialmente para ser um local onde os comerciantes portugueses pudessem discutir sobre negócios.
Hoje funciona como um espaço de eventos culturais, políticos e outros. E tem também diversas salas temáticas, como a Sala Árabe, que tem estilo mouro e é a mais imponente, e a Sala Dourada, com detalhes em ouro.
A construção, de meados do século XIX, foi feita sobre as ruínas de um convento e levou décadas para ficar pronta. É bastante luxuosa, com uma mistura de estilos arquitetônicos, predominando o neoclássico.
Endereço: Rua de Ferreira Borges com Rua da Bolsa.
Não esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório em toda viagem para a Europa.
O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Seguros Promo.
Você pode parcelar seu seguro viagem em até 6x no cartão. Tem 5% de desconto pagando no boleto. E com o cupom FUISERVIAJANTE5 você ganha mais 5%.
Quanto tempo ficar no Porto?
Porto está a cerca de 300 km de Lisboa.
A cidade não é muito grande, a maioria dos lugares ficam próximos e em três dias dá para conhecer o centro histórico, a Ribeira, e ainda fazer uma degustação nas caves de vinho que ficam em Vila Nova de Gaia.
Se tiver apenas dois dias, também é possível conhecer o básico, basta escolher quais são os lugares que mais te interessam e priorizar os passeios.
Além de visitar os principais pontos turísticos do Porto, o melhor ao fazer uma viagem à cidade é andar sem pressa pelas ruelas charmosas, aproveitando ao máximo a atmosfera local.
Aproveite para comer muito bem. O blog O Berço do Mundo é editado pela Ruthia, que morou muitos anos em Portugal, e tem ótimas dicas de onde comer no Porto.
E se você vai viajar apara o Porto com crianças, pode conferir as dicas do blog Viaje por aí com 10 dicas para fazer no Porto com crianças.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Foto em destaque: Frank Nürnberger via Pixabay