Para onde viajar em agosto no Brasil: 9 melhores destinos
Se você quer descobrir para onde viajar em agosto no Brasil, nossas dicas vão te ajudar a encontrar os melhores destinos para aproveitar nessa época do ano.
Com a grande extensão do território do nosso país, é possível encontrar lugares que ainda estão mais frios e outros onde o calor continua predominando.
Além disso, agosto é um mês de baixa temporada, quando os destinos estão bem mais vazios e é possível encontrar preços melhores – diferente do que acontece em julho, que é o período de férias escolares e o movimento turístico aumenta bastante.
Assim, agosto é uma ótima época para fazer a sua viagem no Brasil. E, para te ajudar a escolher para onde ir, listamos alguns destinos incríveis, espalhados de Norte a Sul do país.
9 melhores destinos para viajar em agosto no Brasil
Uma grande vantagem de viajar em agosto é que há opções de destinos no Brasil que vão agradar a diferentes perfis:
- aqueles que preferem as praias,
- os que querem o aconchego das montanhas,
- os que gostam de circular por cidades urbanas ou
- aproveitar lugares em meio à natureza.
Confira os melhores destinos para viajar em agosto:
Fernando de Noronha (Pernambuco)
O mar de Fernando de Noronha fica ainda melhor nos meses de agosto e setembro, quando as águas ficam mais calmas, ideais para quem gosta de relaxar e ótimas também para quem está viajando com crianças.
É, também a época com melhores condições de visibilidade para quem quer mergulhar – um dos programas muito recomendados em Noronha, para ter um contato mais próximo com a vida marinha.
Leia também: O que fazer em Fernando de Noronha
Além disso, o clima em agosto é muito agradável, pois não está tão quente como no verão, mas não chega a fazer frio, com as temperaturas ficando em torno dos 25 a 29 graus.
E não é uma época tão cheia. Assim você consegue aproveitar com muito mais tranquilidade as praias paradisíacas, o mar com tons de azul e verde, as belezas naturais e todas as paisagens fantásticas da região.
Fortaleza (Ceará)
O calor predomina o ano todo na capital do Ceará. Mas, no primeiro semestre, há mais possibilidades de chuva.
Já o período de julho a dezembro é mais seco, o que é muito positivo, pois praticamente todos os passeios na cidade são ao ar livre.
Em agosto você poderá curtir as praias, caminhar pelo calçadão e visitar a feirinha de artesanato de Meireles, assistir ao pôr do sol na orla de Iracema, conhecer a Catedral Metropolitana e muitos outros atrativos.
Leia também: O que fazer em Fortaleza em 3 dias
Fortaleza tem também passeios culturais, como o Centro Dragão do Mar e o Theatro José de Alencar, e boas opções para aproveitar a vida noturna nos bares e restaurantes, onde você pode saborear o melhor da culinária local.
Dependendo de quantos dias você ficar, pode aproveitar para fazer um bate e volta a praias próximas, como Cumbuco, Canoa Quebrada, ou ir ao Beach Park, considerado o maior parque aquático da América Latina.
Trancoso (Bahia)
O sul da Bahia é um ótimo destino para viajar em agosto no Brasil, pois é o mês com menor chance de chuvas na região. E a temperatura pode chegar perto dos 30 graus.
Entre as praias maravilhosas do sul do estado, um dos destaques é a charmosa vila de Trancoso.
Na alta temporada, esse é um destino muito badalado, principalmente pelas festas de Réveillon e Carnaval. Mas multidões podem atrapalhar um pouco quem procura um cenário paradisíaco, buscando relaxamento.
Em agosto, você tem a oportunidade de conhecer essa Trancoso mais sossegada, e aproveitar as praias com mais calma.
Além do mar de águas transparentes e dos cenários paradisíacos formados por coqueiros e por falésias em alguns trechos, o local mais famoso é o tradicional centro histórico, chamado de Quadrado de Trancoso.
Além da pitoresca igrejinha, no Quadrado você pode apreciar a culinária de ótimos restaurantes, que funcionam nas casinhas coloridas que fazem parte da história do povoado.
Vale aproveitar a viagem para conhecer também as vizinhas Arraial d’Ajuda e Porto Seguro, que é onde fica o principal aeroporto da região, sendo a porta de entrada e saída para quem escolhe visitar Trancoso ou qualquer um dos destinos próximos.
Campos do Jordão (São Paulo)
Se a ideia é aproveitar um pouco mais o clima frio em agosto, Campos do Jordão é uma ótima pedida de viagem no Brasil.
A cidade, localizada na Serra da Mantiqueira, costuma ter temperaturas mais amenas, que podem ficar abaixo dos 10 graus em agosto, principalmente à noite.
Leia também: O que fazer em Campos do Jordão
Considerada a “capital do inverno paulista”, é um destino que tem a cara do frio e é um dos mais visitados do estado, além de ser um destino romântico, muito procurado por casais.
As construções com estilo europeu e as muitas belezas naturais entre as montanhas dão o charme a Campos do Jordão, que também tem ótimos restaurantes e cervejarias.
Para quem gosta de um pouco mais de badalação, também há lugares para aproveitar a vida noturna.
A época de maior movimento é durante as férias de julho, quando acontece o Festival de Inverno. Depois disso, a cidade já não estará tão cheia, o que vai deixar os seus passeios mais agradáveis.
Por ser uma das cidades mais famosas e com turismo mais consolidado, Campos do Jordão acaba sendo um destino mais caro.
Uma boa opção se você quer aproveitar o clima, mas economizar, é se hospedar na cidade vizinha, Santo Antônio do Pinhal.
Belo Horizonte (Minas Gerais)
A capital mineira é um destino urbano, que une atrativos culturais, históricos, passeios ao ar livre e muitos bares. Em agosto, com o clima seco, as condições ficam perfeitas para explorar tudo o que a cidade tem a oferecer.
Leia também: O que fazer em Belo Horizonte
Entre os lugares que valem uma visita estão:
- a Praça da Liberdade e todos os museus ao seu redor;
- o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, onde fica a lagoa e a Igrejinha de São Francisco de Assis, obra do arquiteto Oscar Niemeyer; e
- o Estádio do Mineirão, também na Pampulha, que é um dos maiores do Brasil.
À noite, a região da Savassi é a melhor pedida. Com muitos bares e botecos, alguns deles com mesinhas nas calçadas, outros com música ao vivo, há opções para todos os gostos e todos os bolsos.
Um ótimo lugar para quem gosta de turismo cervejeiro, existem cervejarias incríveis para visitar em Belo Horizonte.
Jalapão (Tocantins)
Alguns dos cenários mais bonitos do Brasil estão no Jalapão, entre fervedouros de águas cristalinas, cachoeiras, chapadas, dunas, veredas e vegetação preservada.
E o destino vem recebendo um número de turistas cada vez maior, principalmente os que gostam de ecoturismo e aventuras.
No Jalapão, o sol é intenso em qualquer época do ano, mas é importante evitar os períodos de chuva. Por isso, viajar em agosto é uma boa escolha, já que as chances de chover são muito baixas e o clima seco predomina.
A principal forma de acesso é pelo Aeroporto de Palmas, na capital do Tocantins, de onde é preciso seguir mais 300 km – o que pode ser feito de carro ou com uma agência que já inclua todos os passeios.
Bonito (Mato Grosso do Sul)
Na região centro-oeste, um destino que está entre os melhores lugares para viajar em agosto no Brasil é Bonito. A cidade é cercada de lugares fantásticos, perfeitos para quem gosta de estar junto à natureza.
Leia também: O que fazer em Bonito MS
Bonito tem atrativos diferentes a cada estação, já que muitos dependem das condições do tempo. E agosto é uma boa época porque é quando menos chove.
Você vai encontrar temperaturas agradáveis, mesmo oficialmente ainda sendo inverno. Mas é bom levar um casaquinho porque à noite pode fazer um pouco mais de frio.
Outra vantagem de visitar a região neste período é que em agosto você irá encontrar os ipês cor de rosa floridos e os ipês brancos começando a florescer, o que deixa qualquer lugar ainda mais encantador.
Curitiba (Paraná)
Mais uma opção para quem gosta de destinos urbanos, agora no sul do Brasil, onde o clima é naturalmente mais baixo que nas demais regiões.
Portanto, em agosto ainda está frio em Curitiba, e é o período menos chuvoso, ideal para conhecer as muitas áreas verdes da cidade.
Leia também: Melhores atrações para curtir em Curitiba
O principal cartão-postal é o Jardim Botânico, presença certa em qualquer roteiro de quem visita Curitiba. Mas há outros espaços que valem uma visita, como o Parque Tanguá e o Parque Barigui.
E, de modo geral, a cidade é bastante estruturada e muito bem preparada para receber os turistas.
Outra boa dica é reservar um dia para fazer o passeio de trem até a charmosa cidade de Morretes, passando pela Serra do Mar, que é a maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil e tem paisagens de uma beleza singular.
Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul)
Os municípios da Serra Gaúcha são perfeitos para quem está procurando lugares para viajar em agosto, especialmente para quem quer aproveitar um inverno mais intenso.
Além de estarem na região sul, são cidades em meio a montanhas, o que deixa as temperaturas ainda mais baixas e a atmosfera mais agradável, principalmente para quem quer curtir a dois.
Alguns bons destinos na região são Gramado e Nova Petrópolis, que estão a apenas 35 km um do outro e podem ser visitados em uma mesma viagem.
O primeiro é uma das principais cidades turísticas do Brasil e a mais visitada da região. E em agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado, que reúne muitos artistas.
Já em Nova Petrópolis é a época do Festival Gastronômico, com muitos pratos tradicionais da culinária alemã.
Você também pode percorrer a Rota Romântica do Rio Grande do Sul, um roteiro perfeito para curtir a dois.
Escolheu um destino para viajar em agosto no Brasil?
Como você pode ver, há muitos destinos – e muitos bons motivos – para viajar em agosto no Brasil, seja para passar as férias ou mesmo um fim de semana.
É só escolher qual desses destinos tem mais a sua cara e desfrutar de experiências incríveis!
Precisa alugar um carro na sua viagem?
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Fui ano passado (2022) para Trancoso em agosto e só peguei muita chuva e frio. Que azar! Campos do Jordão em agosto também choveu um bocado.
O tempo está muito imprevisível.
Sim, Aline. Infelizmente está cada ano mais imprevisível!