Pontos turísticos de Atenas na Grécia: o que ver na cidade
Atenas é um destino desejado por 10 entre 10 viajantes que curtem passeios culturais e históricos. Além de todos os pontos turísticos de Atenas para visitar, e de tudo que se pode aprender e viver por lá, a cidade é lindíssima.
Ela não é apenas a capital, como também a maior cidade da Grécia. É movimentada, cosmopolita e preserva elementos de sua história e tradições até os dias de hoje.
É um destino perfeito para amantes de gastronomia, cultura e história.
Além disso, Atenas é a principal opção de base para explorar as tão desejadas ilhas gregas. Por lá, você encontra o principal aeroporto do país, Aeroporto Elefthérios Venizélos, e também temos o importante Porto de Piraeus.
Saindo de Atenas de avião ou de barco (ferry), você pode se deslocar por todo o Mediterrâneo, visitando as ilhas gregas, e também se conectar com outros destinos da Europa, Ásia e com o mundo inteiro.
Quando ir a Grécia?
A melhor época para ir a Grécia e curtir as praias é no verão Europeu. Os melhores meses para viajar são junho, julho, agosto, e podemos incluir setembro também por que neste mês ainda encontramos um tempo muito agradável no país.
Mas dentre esses 4 meses, encontramos diferenças.
Em julho e agosto, temos o auge da temporada, quando tudo fica mais cheio e mais caro (incluindo valores de passagem de avião e ferry, e hospedagem).
Por outro lado, é no alto verão vemos que, mesmo as cidades pequenas, vão estar fervilhando de movimento. Você pode viajar pelas ilhas mais remotas, sem medo de encontrar lugares fechados.
Leia também: Lugares para visitar na Grécia (e quando ir)
Além disso, a temperatura da água fica agradável e o tempo firme. São meses pra quem procura agito e badalação. Mas prepare-se para o calor!
Já os meses de junho e setembro são mais tranquilos, com menos turistas e preços razoavelmente melhores. O tempo segue bom, mas o calorão diminui o que já deixa o dia mais agradável para passear.
Isso ajuda para quem vai fazer turismo em Atenas. Para fugir do calor escaldante que toma conta das ruas no verão, a melhor época ara visitar Atenas são os meses de maio, junho, setembro e outubro.
No restante do ano, o país recebe menos turistas e é comum alguns encontrar negócios fechados, esperando a volta da temporada para reabrir as portas, especialmente nas ilhas.
Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!
> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).
O que ver em Atenas: principais pontos turísticos de Atenas
Claro que uma cidade tão antiga tem muita história pra contar. Ao visitar Atenas, você vai encontrar monumentos de todos os períodos históricos espalhados pela cidade.
Desde a Grécia Antiga, passando pela ocupação romana (Grécia Romana) até as eras bizantina e moderna, não faltam curiosidades, ruínas e muita história para ver em Atenas.
Como os melhores pontos turísticos de Atenas ficam a uma curta distância do centro da cidade, é fácil visitá-los a pé ou de ônibus.
Então vamos lá conhecer os principais pontos turísticos de Atenas!
1 – Acrópole de Atenas
Se tem um lugar que pode oferecer uma vista inesquecível de Atenas, essa é a Acrópole. Do alto do penhasco onde ela foi construída, fica fácil de vê-la a partir de várias partes da cidade.
Na rua Apostolou Pavlou, vários dos restaurantes oferecem vista para a Acrópole, e pode ser uma experiência incrível jantar em um dos restaurantes com cobertura e apreciar um vinho olhando para as luzes de Acrópole à noite
E ao visitar esse lugar histórico, você pode ter a vista oposta, apreciando a cidade que se abre a partir da montanha mais sagrada de Atenas.
Leia também: Como é a visita à Acrópole de Atenas
Lá em cima, o Partenon, templo de mármore dedicado a deusa Atena Pallas, resiste como pode ao tempo, e permanece vigiando a cidade como o monumento mais importante da história da Grécia.
Outras ruínas da Acrópole incluem o Templo de Atena Niké (dedicado à deusa Niké e à feminilidade) e o Erecteu (tempo dos deuses do campo), um complexo de antigos santuários construídos entre 421 aC e 395 aC.
Inclusive, o Erecteu é um dos templos mais bonitos da Acrópole de Atenas, por conta do Pórtico das Cariátides, seis estátuas de donzelas que sustentam o tempo no lugar das colunas.
Uma dica importante: é melhor visitar a Acrópole durante o período da manhã bem cedo, para fugir do sol (lá é tudo descampado). Outra opção é ir até a Acrópole para o pôr do sol.
Para visitar a Acrópole de Atenas e mais 6 sítios arqueológicos da cidade, você pode optar pelo bilhete combinado de Atenas, que permite fazer as 7 visitas por 30 euros.
Pode comprar na hora na bilheteria de qualquer uma das atrações. Prefira comprar em uma menos visitada que a Acrópole, para evitar as filas gigantescas (especialmente na alta temporada).
Você também pode garantir o ingresso online antecipado e não perder tempo na bilheteria:
Mas se você não tiver tempo ou interesse em visitar todos os pontos turísticos de Atenas que estão incluídos no bilhete combinado, é possível comprar o ingresso antecipado somente para visitar a Acrópole de Atenas.
Evite comprar na hora por causa das filas. O ingresso online oferece a opção de entrada sem filas OU entrada sem filas + tour guiado.
2 – Museu da Acrópole
Outra das principais atrações de Atenas, o Museu da Acrópole contém uma das mais valiosas coleções de arte grega antiga do mundo.
Atenas tem cerca de 20 museus, mas esse é o mais importante historicamente e mais procurado tanto pelos viajantes como até mesmo pelos locais.
A nova instalação do Museu da Acrópole foi inaugurada em 2009, logo abaixo da colina da Acrópole, e substituiu o antigo museu que ficava na colina de fato.
No total, a instalação do museu tem 25.000 metros quadrados, dos quais 14.000 metros quadrados são dedicados para as exposições.
Não deixe de visitar também as ruínas de antigas casas atenienses, que foram preservadas na construção e podem ser vistas na parte de baixo do museu. O acesso é pela área externa.
Visitar o Museu da Acrópole é uma das melhores coisas para fazer em Atenas quando as temperaturas estão subindo, por volta de meio-dia, já que o museu tem ar condicionado.
Eu recomendo que visite o Museu da Acrópole antes de visitar a Acrópole de Atenas. A visita ao museu vai te encher de informações importantes que vão deixar sua visita à Acrópole bem mais legal.
Especialmente se você viajar na alta temporada na Grécia (meses de verão na Europa), vale a pena investir na compra de ingressos antecipados pela internet. No local, a fila pode ser longa.
Você também pode comprar o ingresso combinado: Acrópole de Atenas + Museu da Acrópole.
3 – Bairros Plaka e Anafiotika
Entre as encostas norte da Acrópole e a Rua Ermoú, o bairro de Plaka é um ponto turístico de Atenas que vale muito a pena conhecer.
Esse é o bairro histórico e provavelmente um dos lugares mais turísticos de Atenas, é verdade. As lojas e os restaurantes costumam ser um pouco mais caros por aqui.
Mas é tão charmoso, que é impossível não passear por lá – mesmo que você não compre nada.
Essa parte da cidade tem vários becos e ruas estreitas onde só circulam pedestres, pequenas praças rodeadas por lojas de lembranças, de joias, ou outros produtos locais, como óleos, azeites e vinhos.
Um ponto de referência é a rua Adrianou, a mais antiga da cidade, que mantém o seu traçado desde a antiguidade.
As casas de moradores e restaurantes dividem espaço. É comum encontrar paredes enfeitadas com as fotogênicas buganvílias.
Leia também: O que fazer no centro de Atenas: Plaka e outros bairros
Por lá também encontramos igrejas históricas, como a Igreja Metamórfosis e a Igreja de Kapnikaréa.
O ideal aqui é caminhar sem pressa, explorando os cantinhos e as lojas.
Um dos bairros vizinhos a Plaka é Anafiotika, um dos mais lindos de Atenas. As casas brancas e azuis são como uma lembrança da ilha de Analfi.
Elas foram construídas por pedreiros que moravam nessa região, e vieram para Atenas para construir o Palácio do rei Oton.
Como sentiam muita falta de sua terra natal, construíram suas casas de forma a relembrar a arquitetura de casas brancas e azuis tradicional em Anafi.
Por muito tempo esse bairro construído aos pés da Acrópole não era considerado turístico, muito pelo contrário. Mas hoje as ruas antigas, repletas de pequenos cafés e restaurantes fofos, podem render um agradável passeio.
Nessas imediações, recomendo visitar algum dos restaurantes na escadaria da Rua Mnisikleous, como o café Yiasemi.
Essa área possui ainda dois importantes sítios arqueológicos que estão incluídos no bilhete combinado de Atenas: a Ágora Romana e a Biblioteca de Adriano, na rua Pepopida.
Você pode aproveitar para fazer um tour guiado nessa parte de Atenas, conhecendo mais sobre a culinária grega, e visitando cafés e lojas interessantes acompanhado de um guia.
4 – Psirri
Enquanto Plaka é para passear e fazer compras, o bairro Psirri assumiu o posto de melhor bairro de vida noturna de Atenas. Aos fins de semana, as ruas ficam cheias de boêmios até o amanhecer.
Psirri nem sempre foi um lugar procurado pelos visitantes, pois desde a fundação do estado grego moderno em 1828 até a década de 1990, a área não tinha uma reputação muito boa.
Mas nos últimos 20 anos ganhou uma boa variedade de lugares para apreciar música, bares, restaurantes, cafés e danceterias para todos os gostos.
E nem precisa pesquisar muito: basta escolher qualquer um dos vários restaurantes da região, sentar e comer bem com preços justos e bom atendimento.
Leia também: Centro de Atenas: Plaka, Psirri, Monastiraki e mais
5 – Jardim Nacional
Bem pertinho de Psirri e Plaka, o Jardim Nacional é um refúgio verde entre a antiga e a moderna Atenas.
Esse lugar já foi o Jardim Real, ao sul do Antigo Palácio Real no final da década de 1830.
Garanta alguns minutos de descanso, passeando através das palmeiras nos jardins desse ponto turístico de Atenas.
O Jardim Nacional pode ser um bom passeio para quem vai com crianças para Atenas. Além dos jardins para os pequenos esticarem as pernas, há duas lagoas onde é possível ver alguns animais, como patos e tartarugas.
Tem também um pequeno zoológico e um museu botânico no Jardim Nacional de Atenas.
6 – Estádio Panatenaico e Estádio Olímpico
O maior edifício da antiga Atenas, o Estádio Panatenaico, tem capacidade para 60.000 espectadores.
Construído por volta de 335 aC durante a era de Herodes Atticus, o local sediou os históricos Jogos Panatenaicos, onde os corredores competiam em corridas.
Por volta de 140 dC, o estádio foi atualizado com novos assentos de mármore. Conta a lenda que ali nasceu a maratona!
A estrutura que os turistas vêem hoje é uma réplica do estádio original, que foi reconstruído para os Jogos Olímpicos de 1896.
Este Estádio Olímpico da era moderna foi criado da mesma forma que o Estádio Panatenaico, com 47 níveis de assentos.
Hoje o local recebe concertos e outros eventos durante o verão. Assistir a um show por lá pode ser uma ótima maneira de passar uma noite única e inesquecível em Atenas.
7 – Monte Licabeto
Ao olhar para Atenas da Acrópole, você pode se perguntar o nome daquela colina que se destaca na paisagem, ao longe.
Trata-se do Monte Lykabettos (ou Licabeto, em português). Esse ponto turístico de Atenas não costuma ser muito divulgado, mas a vista lá de cima é uma das melhores que você pode ter da cidade de Atenas.
Com 227 metros de altura, o Monte Licabeto é o ponto mais alto da cidade e oferece uma vista única da Acrópole.
Você pode caminhar até o cume, ou fazer como a maioria das pessoas, e pegar o teleférico até o topo.
A vista lá de cima é bonita tanto de dia quanto de noite. No topo tem um bar que funciona também como mirante, e você pode tomar uma cerveja ou um drink admirando a paisagem.
8 – Olympieion: Templo de Zeus Olímpico
Dedicado a Zeus, o Templo de Zeus Olímpico, também chamado de Olympieion, era o maior templo da Grécia antiga.
Embora o Partenon esteja mais bem preservado, o Templo de Zeus Olímpico era uma estrutura ainda mais monumental em sua época.
O templo data do século VI aC, mas não foi concluído até o século II dC pelo imperador Adriano. Em frente ao Olympieion, não muito longe da entrada, fica o Arco de Adriano no final da rua Dionysiou Areopagitou.
Inúmeras colunas enormes de mármore sustentavam o grandioso santuário.
Hoje, apenas 15 colunas permanecem de pé, e outra coluna sobrevivente está no chão, mas a presença monumental das ruínas dá uma sensação do tamanho do edifício original.
A estrutura gigantesca era um santuário digno de Zeus, o deus todo-poderoso dos antigos gregos, conhecido como o Rei dos Deuses.
Ao norte do Olympieion, há um pequeno parque contendo as ruínas da muralha de Temístocles e os antigos banhos romanos.
Os banhos são bastante impressionantes, e tem entrada gratuita, valendo aquela esticada no seu passeio a pé nas redondezas do Olympieion. Eles estão localizados à beira da Avenida Vassilissis Amalias, ao lado da estrada.
O templo de Zeus Olímpico também está incluído no Bilhete Combinado de Atenas, ou você pode optar pelo ingresso apenas dessa atração.
9 – Ágora Antiga
A Ágora Antiga era o mercado e o centro da vida cotidiana na antiga Atenas.
A palavra grega “Ágora” significa “reunir e orar”, indicando que este edifício era um local para falar em público, um tipo de assembleia. Por lá eram tomadas as decisões cívicas.
Eventos esportivos e apresentações de teatro também foram realizados por lá.
Uma das características mais marcantes da Ágora Antiga é a Estoa de Átalo, que dizem ter sido o local do julgamento de Sócrates em 399 aC.
Outro local importante é o imponente Templo de Hefesto. Você chega até lá com uma caminhada pela trilha que leva até o Morro da Ágora (Kolonos Agoraios).
É um dos templos gregos antigos mais bem preservados, graças à sua conversão em igreja cristã, que o salvou da destruição.
Essa é mais uma atração incluída no Bilhete Combinado de Atenas. A visita inclui também o museu da Ágora.
Se você não tem tempo ou intenção de visitar os sete pontos turísticos de Atenas incluídos no bilhete combinado, eu recomendo que foque nessas dois principais e impressionantes: a Acrópole de Atenas e a Ágora Antiga.
10 – Ágora Romana e Biblioteca de Adriano
Coladinha à Ágora Antiga está a Ágora Romana. Embora tudo possa parecer um mesmo local, esses edifícios foram construídos em épocas distintas.
A Ágora Romana foi construída no final do século I aC pelos imperadores romanos Júlio César e Augusto e o objetivo era puramente ser um mercado ao ar livre.
Ao longo dos séculos e das inúmeras invasões, primeiro pelos venezianos e depois pelos otomanos, a Ágora Romana foi destruída e suas ruínas foram cobertas por casas, oficinas e mesquitas.
A Mesquita Fethiye construída pelos otomanos durante o século XVII ainda está de pé, no entanto, foi reaproveitada para uso de exposições e conferências.
Um dos locais facilmente reconhecíveis aqui é a Torre dos Ventos, que fica entre os distritos de Monastiraki e Plaka.
À beira da Ágora Romana está a antiga Biblioteca Adriana, fundada pelo imperador Adriano em 132 dC. A construção foi destruída por invasões e em seguida reconstruída.
Nos tempos bizantinos, três igrejas foram construídas no local da biblioteca.
Se quiser explorá-la melhor, pode aproveitar que o ingresso está incluído no Bilhete combinado de Atenas.
11 – Troca da Guarda na Praça Sintagma
Essa dica não é exatamente um lugar, mas um evento por assim dizer. Se bem que o lugar onde rola o evento, também pode ser considerado um dos principais pontos turísticos de Atenas.
Para muitos viajantes, assistir à Troca da Guarda na Praça Sintagma é uma experiência emocionante e memorável.
Os soldados da Guarda Presidencial ficam em frente ao Parlamento Helênico na Praça Sintagma 24 horas por dia, durante todo o ano.
Os guardas usam trajes tradicionais (e bem peculiares) completos com saias plissadas, borlas nas pernas (esse enfeite com fitas e uma franja) e sapatos de pompom.
A Troca da Guarda acontece diariamente, em frente ao monumento Tumba do Soldado Desconhecido, às 11h. Este monumento homenageia os soldados que morreram lutando pelo país.
O monumento apresenta um relevo de mármore que imita uma estela de túmulo de guerreiro dos tempos antigos.
12 – Museu Arqueológico Nacional
Um verdadeiro paraíso da arte antiga, é justo que o Museu Arqueológico Nacional apareça nessa lista como um dos principais pontos turísticos de Atenas. Esse é um dos maiores e mais ricos museus do tipo no mundo.
Por lá está a Máquina de Anticítera, o computador analógico mais antigo do mundo, que era usado para prever posições astronômicas e eclipses, como função de calendário e astrologia.
Há duas curiosidades interessantes sobre esse museu:
- ele foi inteiramente reformado durante as obras de preparação para as Olimpíadas de 2004;
- ele foi fechado durante a Segunda Guerra Mundial, por medo de que os nazistas destruíssem suas obras tão preciosas e antigas. Só foi reaberto ao fim da Guerra.
A visita ao museu já começa pelo seu belíssimo jardim na entrada, com diversas esculturas e design neoclássico. Um passeio muito bacana para fazer em Atenas.
13 – Museu de Arte Cicládica
A partir da década de 1960, o casal Nicholas e Dolly Goulandris acumulou a maior coleção do mundo de arte pré-histórica das Ilhas Cíclades, no Mar Egeu.
Isso foi suficiente para encher um museu, inaugurado em 1986. Há mais de 3.000 peças de arte das Cíclades, Grécia Antiga e Cipriota no museu. Mas são as esculturas de mármore que impressionam mesmo.
São 4 andares divididos da seguinte forma:
- arte cicládica no primeiro andar;
- arte da antiga Grécia no segundo andar;
- arte do antigo Chipre no terceiro e
- cenas da vida diária na antiguidade no quarto andar, onde estão expostos 142 objetos da antiguidade que ajudam a conhecer e entender o modo de vida dos antigos gregos.
14 – Odeão de Herodes Ático
Esta sala de concertos da era romana foi erguida em 161 dC por ordem do magnata ateniense Herodes Atticus, provavelmente em memória de sua esposa Aspasia Annia Regilla.
Naquela época, tinha um telhado feito de madeira de cedro e podia acomodar 5.000 pessoas até ser arrasado em 275 dC.
Nos 1.700 anos seguintes, o monumento desapareceu. No período medieval, ninguém tinha ideia do que eram as ruínas.
O teatro foi restaurado na década de 1950, quando as camadas de pedra foram reconstruídas com o mesmo mármore do Monte Pentélico.
15 – Monumento de Filopapo
A elevação coberta de pinheiros vizinha da acrópole a sudoeste é conhecida como Colina das Musas, ou Colina de Philopappos.
Esse nome vem de Gaius Julius Antiochus Epiphanes Philopappos, um príncipe do Reino de Commagene nos séculos I e II.
Diz-se que sua morte em 116 dC causou muita dor aos cidadãos de Atenas, em especial à sua irmã Julia Balbilla, que ergueu um monumento em sua memória.
Em seus dois andares, o monumento tem um friso em seu nível inferior mostrando Filopapo como um cônsul romano, em uma carruagem e precedido por seus guarda-costas.
A parte superior, que é mantida danificada, tem a escultura de Antíoco IV, o último rei de Commagene, e de Filopapo.
Esteja ciente: é preciso se esforçar para chegar no topo da colina, pois é bem alto! E se for um dia de calor, tudo fica ainda mais difícil. Mas a vista é uma grande recompensa.
O que fazer em Atenas – além dos pontos turísticos?
Atenas é um deleite de cultura e história. Pra quem curte passeios por museus e lugares históricos, é um destino quase obrigatório.
Mas não se engane: nem tudo em Atenas é ruínas e museus. Há muitos lugares para apreciar a gastronomia local e curtir locais mais ‘modernos’, como bares e baladas em Atenas.
A maioria dos bares mais descolados e modernos de Atenas podem ser encontrados no bairro de Psirri.
O que fazer em Atenas Grécia: faltou alguma dica?
Esses são os pontos turísticos mais famosos de Atenas. Deu pra perceber que a maioria são locais relacionados à história e cultura grega.
Mas e você: já conhece a capital grega e acredita que deixamos algum ponto turístico de Atenas importante fora dessa lista? Comenta aí pra gente o que ficou faltando!
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.