Estrasburgo França: o que fazer, onde ficar e outras dicas

A França está cheia de destinos encantadores, e Estrasburgo é um deles. Há muito o que fazer em Estrasburgo França, seja para uma viagem de um dia ou para quem tem a sorte de ficar mais tempo na cidade.

Strasbourg (em francês) é um dos principais destinos da região da Alsácia, na fronteira entre França e Alemanha.

Uma cidade que ficou especialmente conhecida por sediar um dos principais e mais bonitos mercados de Natal da Europa.

Leia também:
+ O que fazer na Alsácia, França
+ Pratos típicos da França
+ Aprenda o básico de francês para viagem

Nesse post, quero te apresentar as principais atrações de Estrasburgo, e contar um pouco da minha experiência visitando a cidade.

Espero te ajudar a planejar sua viagem para Estrasburgo, incluindo no roteiro experiências memoráveis, com o melhor que a cidade tem a oferecer.

Confira as dicas:

Estrasburgo França: planeje sua viagem

Onde fica Estrasburgo?

A cidade de Estrasburgo fica no leste da França, na região da Alsácia, na fronteira entre França e Alemanha, na margem esquerda do Rio Reno. A cidade fica a 491 km de Paris.

A localização de Estrasburgo sempre foi considerada privilegiada, um verdadeiro ponto de passagem para quem se deslocava pela Europa.

Justamente por isso, a cidade foi alvo de muitas disputas de território ao longo de sua história.

Leia também: Mapa da França: principais regiões turísticas

O que fazer em Estrasburgo França
Foto: Mayte Scaravelli

Como chegar em Estrasburgo?

Para chegar em Estrasburgo, você tem algumas opções.

A cidade conta com um pequeno aeroporto, que atende principalmente voos regionais. Ou seja, você precisaria pegar um voo para Paris, e de lá pegar um voo para Estrasburgo.

Outra opção é fazer o trecho Paris – Estrasburgo de trem TGV (os trens de alta velocidade operados pela SNCF). Esses trens saem da estação Paris Gare de l’Est, e a viagem pode levar de 2h a 4h, dependendo da rota operada.

Outra opção é ir de Paris a Estrasburgo é o ônibus, que costuma ser uma opção mais em conta (metade do valor da viagem de trem). Os ônibus saem da estação Bercy em Paris, e a viagem até Estrasburgo leva de 7-10h.

Por fim, temos a opção do carro alugado, que foi o que eu fiz, e recomendo demais , especialmente se você quer aproveitar para visitar outros lindos vilarejos da Alsácia na mesma viagem.

O carro alugado vai te dar flexibilidade e autonomia, e nem preciso descrever o quanto você vai se apaixonar ao explorar cada uma das cidades de conto de fadas dessa parte da França.

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Qual a melhor época para ir a Estrasburgo?

Sem sombra de dúvidas, a maioria dos turistas escolhe viajar para Estrasburgo em dezembro, para conhecer o seu famoso Mercado de Natal.

Estrasburgo no Natal
Foto: Railyiu via Pixabay

Coloque os agasalhos na mala, pois vai estar bem frio. E também prepare-se para conhecer uma cidade bem cheia de turistas e com preços mais altos.

Além de dezembro, Estrasburgo também é muito visitada nos meses quentes de verão, pois é alta temporada para o turismo na Europa.

Os meses mais quentes vão de maio a agosto. Os dias ficam mais longos, ideais para aproveitar bem a cidade.

Mas considere que os meses de calor também costumam vir acompanhados de uma incidência maior de chuva em Estrasburgo. E que a cidade também estará cheia, especialmente com turistas europeus.

O ideal para viajar nessas épocas é planejar tudo com antecedência, fazendo as reservas de onde ficar em Estrasburgo, do aluguel do carro, passeios e tudo mais necessário bem antes da data da viagem.

Quanto tempo ficar em Estrasburgo?

Você pode usar Estrasburgo como base para explorar a região da Alsácia. Considere ficar 3 dias em Estrasburgo, para ter tempo de conhecer a cidade com calma, e fazer passeios pelos vilarejos próximos.

Tem muita gente que conhece os pontos turísticos de Estrasburgo em 1 dia, e usa mais um dia para fazer um tour pela Alsácia. Pode ser uma boa opção também, caso você não tenha mais tempo.

Veja algumas opções de passeios saindo de Estrasburgo França:

Onde ficar em Estrasburgo: sugestão de pousadas

Você pode escolher se hospedar num dos hotéis / B&B (Bed and Breakfast) da cidade, ou alugar um apartamento que acomode sua família, o que for mais confortável pra você.

Há muitas opções nesses dois estilos de hospedagem em Estrasburgo. Veja algumas opções:

Bed and Breakfast em Estrasburgo:

Hoteis em Estrasburgo:

Apartamentos para alugar em Estrasburgo:

Pass-Alsace: cartão de descontos para viajar pela Alsácia

Se você pretende explorar a Alsácia por alguns dias, uma dica é comprar o cartão de descontos Pass-Alsace.

Ele inclui entrada em 58 atrações turísticas da região, e tem duração de 1-3 dias. Vale a pena consultar o que está incluído, e ver se são atrações que você tem intenção de visitar durante sua estada na região.

Algumas opções de passeios incluídos:

  • Le Vaisseau em Estrasburgo
  • Museus da cidade em Estrasburgo (você pode escolher 2 entre 9 museus)
  • Castelo de Fleckenstein em Lembach
  • e mais…

Leia mais aqui sobre o Pass-Alsace

Seguro Viagem França

Não esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório em toda viagem para a Europa.

O que nós fazemos na hora de contratar seguro viagem é pesquisar preços e coberturas em sites que comparam os planos de várias seguradoras, como o site da Real Seguros e da Seguros Promo.

Os dois sites fazem cotação gratuita de seguro viagem:

Real Seguros – fazendo uma cotação por esse link você ganha até 16% de desconto em qualquer seguro viagem. O valor também pode ser parcelado em até 12x no cartão sem juros!

Seguros Promo – parcele em até 6x no cartão ou ganhe 5% de desconto pagando no boleto. Utilize o cupom FUISERVIAJANTE5 e ganhe mais 5%.

História de Estrasburgo França

Infelizmente, a história dessa região é marcada por conflitos!

Estrasburgo já foi território romano. Na região, existia um campo militar fortificado que funcionava como uma das fronteiras do império Romano.

Em 1871, quando a cidade foi tomada pelo Império Alemão (após a Guerra Franco-Prussiana), os alemães fizeram de Estrasburgo sua vitrine, com o intuito de mostrar ao mundo e à França sua força e cultura.

Estrasburgo só retornou para o domínio da França após a Primeira Guerra Mundial.

Mas isso não durou muito: durante a segunda guerra mundial, passou novamente para o poder da Alemanha, para então retornar à França no final da guerra.

Nesse vai e vem, Estrasburgo recebeu, durante anos, influência tanto francesa quanto germânica, o que vai ficar bem evidente durante a sua visita. Hoje, felizmente a cidade vive dias de paz.

Estrasburgo França: o que fazer
Foto: Mayte Scaravelli

O que fazer em Estrasburgo França: 16 pontos turísticos para conhecer

E vamos às dicas de passeios em Estrasburgo! Confira minha seleção de 16 passeios e lugares para conhecer na cidade:

Passeio de batorama pelo rio Ill

Foi sobre as águas do rio Ill (um afluente do rio Reno, e que banha boa parte da planície da Alsácia) que tive minhas primeiras impressões da cidade de Estrasburgo.

Uma verdadeira cidade de conto de fadas, que mais parece toda feita de casinhas de chocolate.

Estava fazendo um frio beirando zero graus (era dezembro e eu fui a Estrasburgo para ver o Mercado de Natal).

Entrei no Batorama, uma pequena embarcação com teto de vidro e calefação, operada pela empresa de barcos turísticos em Estrasburgo.

Há diversas opções de passeios (rotas diferentes, barco aberto ou fechado, etc).

Os ingressos são vendidos com dia e hora marcados, e acontecerem várias saídas de passeios ao longo do dia (com intervalos de 15 a 30 minutos).

Escolhi fazer o tour “Strasbourg, 20 siècles d’histoire”, que me levou para navegar por boa parte do centro histórico – Grande Île, Neustadt (cidade nova) e Le Quartier Européen.

O passeio durou 1:30h e foi uma ótima chance de admirar com calma a arquitetura de Estrasburgo, enquanto aprendia mais sobre a história da cidade.

Passeio de batorama em Estrasburgo França
Foto: Mayte Scaravelli

Audioguia no ouvido, canal 10 (português de Portugal), começamos o tour pelas águas do rio Ill.

Navegamos pelo centro histórico, e passamos inclusive por antigas torres de defesa, da época que Estrasburgo era uma fortaleza militar.

O batorama é um passeio bem popular em Estrasburgo, e o barco tem capacidade para mais de 100 turistas. Se preferir, você pode fazer um tour em barco privativo pelo rio Ill, e viver uma experiência mais exclusiva.

Passeio a pé (ou de bike) pelo centro de Estrasburgo

O centro de Estrasburgo é pra ser apreciado com calma, e de preferência a pé.

Há inclusive opções de tour gratuito (com contribuição voluntária no final), para conhecer os principais pontos turísticos do centro de Estrasburgo.

Se você for um fã de passeios sob duas rodas, outra opção interessante é explorar a cidade com uma bicicleta de aluguel.

Qualquer uma dessas opções vai te oferecer um bom panorama da cidade.

Escolhi caminhar pelo centro de Estrasburgo por conta própria, seguindo a rota indicada no mapa que peguei no centro de informação turística de Estrasburgo.

Basiamente, você vai passar pelos mesmos pontos turísticos do tour guiado – mas sem as informações extras do guia.

praça Kleber Estrasburgo França
Foto: SofieLayla Thal via Pixabay

De uma forma ou de outra, é impossível não se apaixonar por Estrasburgo enquanto se caminha por suas ruas.

A cidade é repleta de pequenos edifícios coloridos, com no máximo três andares.

Todos decorados com uma arquitetura muito peculiar, que pode confundir um desavisado, como se os prédios tivessem bordas de chocolate.

Esse é o estilo enxaimel, que consiste em paredes montadas com hastes de madeira, encaixadas entre si em diversas posições.

Casas no Estilo enxaimel em Estrasburgo França
Foto: Mayte Scaravelli

Vou agora listar os pontos turísticos de Estrasburgo que você pode visitar a pé, ou na sua bike.

Aproveite para anotar seus favoritos e montar seu roteiro pelo centro de Estrasburgo:

Grande Île de Estrasburgo

A cidade de Estrasburgo é cortada pelo rio Ill. Em um de seus trechos, o rio se divide em 2 braços, deixando uma grande porção de terra no meio: a Grande Ilê (grande ilha em Francês), onde fica o centro histórico de Estrasburgo.

A região da Grande Ilê foi declarada patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1988, como exemplo de “um bairro antigo que exemplifica o contexto de cidades medievais”.

Centro de Estrasburgo - Grande Ilê
Foto: Mayte Scaravelli

Portanto, é aqui que você vai encontrar as principais atrações turísticas relacionadas com a história de Estrasburgo.

Na Grande Ilê você vai encontrar 5 igrejas, inclusive a Catedral de Estrasburgo, nossa próxima parada.

Catedral de Estrasburgo

A Catedral de Notre Dame de Estrasburgo está localizada na Place Guthenberg.

Com certeza essa bonita igreja não passará despercebida no seu passeio pela cidade. Por anos, ela foi considerada a igreja mais alta do mundo, perdendo o posto em 1880 para a Catedral de Colônia, na Alemanha.

Hoje a catedral de Estrasburgo é a nona igreja mais alta do mundo.

Catedral de Estrasburgo França
Foto: Mayte Scaravelli

A gente se sente muito, muito pequeno, quando estamos lado a lado com essa construção gigante.

Chega a ser engraçado ver todos em volta tentando diferentes posições para “fazer caber” a igreja numa foto. Já aviso que de perto, fica quase impossível.

Catedral de Estrasburgo França
Foto: Mayte Scaravelli

No blog Mulher Casada Viaja você encontra um texto muito interessante sobre a Catedral de Estrasburgo. Vou deixar aqui como mais uma sugestão de leitura, antes de você fazer uma visita por lá.

La Maison Kammerzell

Colada na Oficina de Turismo, está um dos pontos mais marcantes que visitei em Estrasburgo: La Maison Kammerzell.

Primeiro quando a avistamos, o marido entrou para pedir informação e eu fiquei fora, passando frio e tentando entender aquela construção.

Esse curioso edifício de 3 andares começou a ser construído em 1427, e é o edifício mais antigo de Estrasburgo.

Sua arquitetura mistura vitrais, esculturas em madeira, pinturas – uma mistura de diferentes influências e estilos europeus, como o gótico, o romano e o renascentista.

As janelas de La Maison Kammerzel são feitas com vidro, mais precisamente fundo de garrafa. O lugar funciona como hotel e restaurante (provavelmente, o mais icônico da cidade).

Não precisou de muito para que eu pudesse compreender o motivo desse prédio estar na lista do famoso livro: 1000 lugares para conhecer antes de morrer.

Sugiro que reserve com antecedência se quiser garantir sua mesa para almoçar ou jantar com vista para a Catedral de Estrasburgo.

Veja também: Passeio pelo mercado e excursão gourmet em Estrasburgo (2 horas de duração)

Grand’Rue

Essa rua é uma artéria pulsante no centro histórico de Estrasburgo. De um lado e de outro, está repleta de lojas de luxo e pequenos comércios charmosos.

Caminhando por toda sua extensão, você vai cruzar La Grande Ilê de leste para oeste.

Para os amantes de história, vale a pena procurar pela casa de no n°81.

Neste local, há uma placa celebrativa a Rouget de Lisle, o escritor de La Marseillaise, a canção patriótica da Revolução Francesa, que depois foi adotada pela França como hino nacional.

Sim, a primeira parte de La Marseillaise foi escrita em Estrasburgo, após a declaração de guerra da França à Áustria em 1792.

E se você procura um lugar para fazer compras em Estrasburgo, essa pode ser sua melhor opção. Tanto em La Grand’Rue, quanto nas ruas que partem dela.

Palais des Rohan

Existe um palácio bem no centro da cidade de Estrasburgo, junto à Catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo.

Infelizmente não conseguimos visitar seu interior pois chegamos em Estrasburgo dia 25 de dezembro, estava fechado.

Por isso, ficamos apenas de fora, admirando a arquitetura barroca do edifício, construído entre 1728 e 1741. Imagine que por ali já passaram tantos personagens ilustres, como o rei Luis XV, Maria Antonieta e Napoleão.

Se você tiver a oportunidade de visitar o interior, pode conhecer os museus e exposições que funcionam lá dentro:

  • o Museu Arqueológico (Musée archéologique, na cave),
  • o Museu de Artes Decorativas (Musée des Arts décoratifs, no piso térreo),
  • o Museu de Belas Artes (Musée des Beaux-arts, no primeiro e segundo andares), e
  • a Galerie Robert Heitz, numa das alas laterais do palácio.

Ao lado do palácio, ainda fica o Musée de l’Œuvre Notre-Dame, outro museu de artes decorativas e belas artes. No acervo, você pode espiar os planos de construção da Catedral de Estrasburgo.

Museus de Estrasburgo

Passei ainda em mais alguns museus de Estrasburgo nessa caminhada a pé pelo centro da cidade, mas que também estavam fechados por conta do feriado de 25 de dezembro. Anote as dicas:

  • Le Musée Historique,
  • Lé Musée Alsacien.

L’Église Saint-Thomas

Lembra que falei que são 5 igrejas na Grande Ilê? Outra que você pode visitar (ou apreciar de fora, como foi meu caso, pois ela também estava fechada dia 25 de Dezembro) é a Igreja de São Tomás em Estrasburgo.

É bem verdade que, depois de ver a Catedral de Estrasburgo, é quase impossível evitar as comparações, e a Igreja de São Tomás acaba ficando um pouco pra trás.

Mas também há beleza para ser vista aqui, especialmente se você é um fã de arquitetura gótica.

A entrada é gratuita e essa igreja fica bem no caminho para Le Petite France, então é bem provável que você passe por ela de toda forma.

No meu caso, deixei de lado qualquer frustração pelas atrações fechadas no feriado e aproveitei para apreciar ainda mais a paisagem.

A essa altura, eu já estava margeando o rio. Foi um típico passeio romântico, desfrutando do ambiente charmoso de Estrasburgo.

O que fazer em Estrasburgo França
Foto: Mayte Scaravelli

De mãos dadas (também para esquentar), caminhamos sem pressa. Namoramos um ao outro e também namoramos a paisagem. A arquitetura e até mesmo o francês, que a gente ia escutando na rua.

Le Petite France

Continuando nossa caminhada, chegamos até La Petite France. Se a França em si já é um encanto, o que esperar de um lugar que se chama: “a pequena França”?

O cantinho mais pitoresco de Estrasburgo.

As casinhas que mais parecem decoradas de chocolate invadem toda a margem do rio, que a essa altura já se divide em vários canais.

Quando o Batorama não está por lá, as águas se acalmam e é o momento ideal para ver a arquitetura enxaimel espelhada nas águas.

Tudo remete tranquilidade, então um único sentimento toma conta de você – a afeição por uma cidade que já passou por tanta coisa e hoje é capaz de transmitir paz e encantamento para aqueles que passam por ali.

São tantas construções, que podemos pensar que é “só mais uma casinha”. Mas é impossível cansar de vê-las! Cada casa é única em seus detalhes e seu charme, vale a pena olhar cada uma delas.

Sem dúvidas, um dos maiores destinos românticos da França!

Estrasburgo
Foto: Mayte Scaravelli

Agora, senta que lá vem a história:

Todos se encantam pela La Petite France, antes mesmo de chegar a Estrasburgo França. Mas a história do local não é tão bonita quanto indica seu nome.

“A pequena França” foi o nome dado para o espaço que abrigava o hospício dos sifilíticos, para onde eeram enviadas as pessoas com sífilis (DST), que foi chamado na época de a doença francesa.

Estrasburgo
Foto: Mayte Scaravelli

Pont Tourant

Passeie e se encante pela Pequena França até chegar na ponte Tourant. Mais uma vez, a imagem será das casinhas refletidas na água. Mas tudo bem, eu não me cansei em nenhum momento daquela vista.

Parece que cada esquina é uma descoberta. Como já disse, embora tudo seja parecido, o sentimento é sempre de surpresa ao estar diante daquele cenário.

Sinta-se livre para margear o canal. Esqueça o roteiro, esconda o relógio e apenas aprecie. Agora estamos em uma espécie de ilha, entre dois canais.

Se estiver com criança, deixe eles no parquinho enquanto você curte a vista.

Se estiver cansado, sente-se pelas muretas, enquanto você desfruta da paisagem (e quem sabe, da melhor companhia).

Estrasburgo
Foto: Mayte Scaravelli

Faça um piquenique em Estrasburgo

Se estiver com fome, esse é um ótimo local para montar um piquenique em Estrasburgo. Não consigo imaginar um cenário melhor para fazer um lanche.

Afinal, você está na França! Compre um vinho, uma baguete, embutidos,  queijos e “bon appétit”.

Aproveite que o local conta com estrutura de mesinhas para isso.

Estrasburgo
Foto: Mayte Scaravelli

E não esqueça de tirar muitas fotos. São tantos lugares lindos, tantas memórias inesquecíveis em Estrasburgo! A cidade é perfeita para o romance.

Deu pra entender o ponto, né? Espero que sim! Apenas aproveite esse lugar de conto de fadas!

Estrasburgo
Foto: Mayte Scaravelli

Pont Couverts

Um dos cartões de vista ou postais de Estrasburgo são as Pontes Cobertas de Estrasburgo. O nome foi mantigdo, apesar das pontes terem perdido a cobertura no século 18.

Esse monumento histórico fica em uma das extremidades de La Petit France. Na verdade, são 3 pontes e 4 torres, que foram construídas no século 14 para ajudar na defesa da cidade.

Pontes cobertas Estrasburgo França
Foto: Albert Siepe from Pixabay

É um dos lugares mais fotografados de Estrasburgo, já que se apanham os canais, as pontes e as torres no mesmo cenário. Se puder, visite esse ponto turístico de Estrasburgo perto do pôr de sol…

Le Barrage Vauban

Ao lado das Pontes Cobertas, temos a Barragem Vauban. A obra também fazia parte das estruturas defensivas da cidade de Estrasburgo, como barragem e ponte coberta, com 13 arcos.

Foi construída no final do século 17, para possibilitar que toda a parte sul da cidade fosse inundada em caso de uma invasão, protegendo a entrada sudoeste da Grande Ilê.

Barrage Vaugan Estrasburgo
Foto: Mayte Scaravelli

O grande atrativo aqui é o terraço panorâmico, com vista para a catedral de Estrasburgo, La petite France, outras pontes e canais.

É mais um cantinho muito charmoso, perfeito para fotos de casais e para ver o por do sol em Estrasburgo.

Institutos Europeus

Um pouco mais afastado do centro, no bairro europeu, estão os Institutos Europeus: o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa, o Palácio dos Direitos Humanos, entre outros…

Estrasburgo França é a sede de cerca de 20 instituições e órgãos como estes. Devido a isso, a cidade recebe o título de “Capital da Europa”.  

Institutos Europeus em Estrasburgo França
Foto: Bruno /Germany via Pixabay

Por exemplo, a sede do Parlamento está em Estrasburgo porque a cidade é símbolo da reconciliação franco-alemã.

No passeio do Batorama, você pode ter a chance de passar bem perto do bairro que abriga as instituições e até visualizar alguns prédios.

Parc de l’Orangerie

Aproveitando que você foi até o Bairro Europeu, que tal fazer mais uma parada, para relaxar no Parc de l’Orangerie? Criado nos anos 1600, ele foi batizado em nome das laranjeiras plantadas lá há muitos anos.

São 26 hectares de área verde, um ambiente é perfeito para caminhadas, remo no lago, ou para levar as crianças para conhecer o minizoo e os parquinhos.

Parc l'Orangerie Estrasburgo
Foto: Dušan Cvetanović via Pixabay

Lá também funciona o Le Jardin de l’Orangerie, um complexo com restaurante, boliche, piscina, terraço e bar.

O que fazer em Estrasburgo no inverno?

Já comentei acima que a melhor época para visitar Estrasburgo é em dezembro, para pegar o “Marché de Noël”, o famoso Mercado de Natal de Estrasburgo, uma tradição que se repete desde 1570.

Sim, você vai passar um bocado de frio.

Mas é um preço justo a se pagar para conhecer esse que já foi eleito diversas vezes como o melhor mercados de Natal da Europa, o que rendeu o apelido de “capital do natal na Europa” para Estrasburgo.

O Mercado de Natal de Estrasburgo acontece no centro histórico da cidade, distribuído por 12 pontos. E tem entrada gratuita.

Você vai conhecer a maior árvore de Natal da Europa, e provar as gostosuras da culinária francesa da época, como o pain d’épices (um bolo francês com mel e especiarias), vinhos, cervejas, bredele e mais.

De forma geral, os mercados de Natal nas cidades europeias são inaugurados na segunda metade de novembro e permanecem abertos até o final de dezembro.

Mas fique atento, cada cidade tem seu próprio calendário. Você pode ver as datas atualizadas para esse ano no site oficial do Mercado de Natal de Estrasburgo.

Gostou das dicas de Estrasburgo França?

Acho que já dá pra planejar uma viagem bem legal por Estrasburgo, hein?

E eu fortemente recomendo que você tire um ou mais dicas para fazer passeios nos arredores, seja na Rota do Vinho da Alsácia, ou nos vilarejos pitorescos da região.

Você pode ir de carro, por conta própria (veja as cotações de aluguel de carro na França aqui), ou reservar um tour / excursão.

Veja algumas opções:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Mayte Scaravelli
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *