Èze, França: o que fazer no vilarejo mais bonito da Cotê d’Azur
Uma viagem pelo sul da França é sempre repleta de encantos. E se você, como eu, é um apaixonado por vilarejos de contos de fadas, venho aqui te contar o que fazer em Èze, o vilarejo medieval mais bonito da Cote d’Azur.
Essa pitoresca vila fica no topo de uma colina, com vista para o mar Mediterrâneo, bem no caminho entre Mônaco e Nice – dois destinos bem badalados e muito visitados no sul da França.
Se você está fazendo um roteiro por essa região, incluir uma parada em Éze com certeza vai te arrancar alguns suspiros.
A vila é bem pequena e tranquila, e as paisagens são deslumbrantes. Um destino romântico, perfeito para uma viagem a dois.
A história do lugar também é bem interessante, e há um punhado de coisas pra fazer em Éze.
Nesse post, vou te falar sobre o que fazer em Éze, contando minha experiência de 1 dia no vilarejo. Espero que isso te inspire e ajude a descobrir as belezas de Éze na sua próxima passagem por essa região da França.
Éze, França: entenda o destino
Não, eu não me canso dos vilarejos medievais espalhados pela Europa. Sou fã de carteirinha desse tipo de lugar.
Por isso, fico muito feliz em falar de Éze, porque esse lugar se tornou um dos meus vilarejos favoritos na França, e precisa ser mais conhecido pelos brasileiros.
Sabe aquelas destinos que, de tão bonitos, parecem um cenário de filme? Assim é Éze, encravada sobre a colina, quase mergulhando dentro do Mar Mediterrâneo.
Leia também: O que fazer em Mônaco, na Riviera Francesa
Para melhor entendimento, a pequena Èze pode ser dividida em duas:
- Èze-sur-Mer, na parte baixa, colada no mar, e
- Èze Village, na parte alta da colina (que é onde está a maioria das atrações).
Pequena história do vilarejo de Èze
O pequeno vilarejo de Èze está localizado num pedaço de terra que foi, por anos, disputado por italianos e franceses.
Durante a idade média, a vila foi completamente destruída e reconstruída várias vezes por essas disputads. A cidade como a vemos hoje é resultado da última reconstrução, feita pelos franceses ainda na Idade Média.
As pedras que pavimentam as ruas e as casas em estilo medieval, que hoje abrigam restaurantes e lojas de lembranças, são fragmentos que ajudam a contar a história tão antiga de Èze.
Com a localização privilegiada a beira da encosta e do mar, e com as curiosidades históricas que um vilarejo medieval pode guardar, fica fácil entender porque Èze atrai tantos turistas.
Como chegar em Éze?
A maioria das pessoas que visita Éze vem de Nice, no esquema bate e volta.
Saindo de Nice, você pode visitar Èze de ônibus, trem, carro ou grupo de excursão.
De ônibus ou trem
Para chegar em Èze de ônibus, você pode usar a linhas 82. Antes de embarcar, verifique se pegou o ônibus que diz: Passage Èze Village. A viagem dura 25 minutos. E aproveite a jornada: a vista da janela é realmente espetacular.
Ir de ônibus pode ser a opção mais econômica, mas fique atento ao horário: os ônibus não funcionam à noite.
Já o trem pode não ser a melhor opção. O TER Menton sai da estação Nice Saint-Augustin e passa por mais 4 paradas até chegar em Éze-sur-mer (25 minutos de viagem, aproximadamente).
De lá é preciso subir toda a colina até Èze Village – vai ser mais uma hora de caminhada, subindo.
Por outro lado, a trilha de 4,2 km que comunica a parte de baixo e de cima de Èze tem um quê de curioso.
É chamado de Chemin de Nietzsche, e era o caminho por onde o filósofo alemão Friedrich Nietzsche costumava passear quando passava temporadas na Côte d’Azur.
Subir essa trilha a pé pode não ser tão convidativo, mas quem sabe você possa descer por ela, e ir embora de Èze com o trem. Um jeito de economizar e conhecer mais um ponto de interesse na vila.
Excursão saindo de Nice
Há várias empresas que oferecem excursão e tour guiado, saindo de Nice a Èze. A maioria dele ainda inclui Mônaco / Monte carlo no roteiro.
se você prefere viajar em grupo ou com guia, ou ainda se não quer alugar um carro, os grupos de excursão podem ser a melhor opção pra você.
Daí é só escolher se você prefere o passeio privativo ou em grupo (opção geralmente mais econômica), de dia inteiro ou meio período.
Veja algumas opções:
- Excursão de 1 dia a Èze e Mônaco
- Tour guiado a Èze, Mônaco e Monte Carlo (meio período)
- Tour particular Èze e Monte Carlo
De carro
Apenas 12,3km separam Èze do centro de Nice, seguindo pelas curvas cinematográficas da estrada Moyenne Corniche (RN7). Se você vier do aeroporto de Nice direto para Éze, são 18km (cerca de 30 minutos de carro).
Aqui é um daqueles casos clássicos que a estrada também faz parte da jornada. A estrada é sinuosa e fascinante.
O mar Mediterrâneo te acompanha por todo o trajeto. Conforme você vai chegando mais alto, vai se dando conta de quão imponente é a famosa costa azul francesa.
Em um dia de sol, quando estiver chegando perto de Èze, você vai avistar as encostas do vilarejo beijando o mar Mediterrâneo, e é capaz desse cenário já te deixar perdido de amores por esse pedacinho da França.
Eu não tive tanta sorte – visitei Éze em um dia com muitas nuvens, o que diminuiu um pouco o impacto dessa paisagem na chegada, mas de forma nenhuma atrapalhou meu passeio pelo vilarejo.
Viajar de carro pode ser muito útil para explorar o sul da França. Vai te dar liberdade nos deslocamentos e permitir que você explore tudo no seu tempo.
E aqui deixo uma dica de ouro se você decidir viajar de carro pelo sul da França: faça paradas sempre que o cenário convidar, saindo dos cronograma e dos roteiros tradicionais.
Você corre o risco de se apaixonar mil vezes por essa região!
O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.
O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.
A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.
Quando ir a Èze?
A melhor época para visitar Èze na França vai de maio a setembro. Nessa época chove pouco e os serviços (mesmo nas pequenas cidades) estão funcionando plenamente, por causa do verão europeu.
No entanto, prepare-se para encontrar preços mais altos e cidades mais cheias. Isso fica mais crítico em agosto, o mês de férias para os europeus.
Se puder, evite visitar no inverno, pois especialmente as pequenas cidades podem ficar desertas, com lojas fechadas e sem movimento.
Quanto tempo ficar em Èze?
A maioria das pessoas faz um bate e volta de Nice, e passa algumas horas no vilarejo.
Mas se você não tem pressa, pode ir mais devagar, explorando cada ruela.
Passe 1 dia inteiro em Èze, ou mesmo aproveite para pernoitar e aproveitar o vilarejo medieval depois que os grupos de turistas e excursões tiver ido embora.
Seguro viagem França
Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!
> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).
Onde se hospedar em Èze
Se você tiver a sorte de passar uma noite em Èze, poderá apreciar toda a beleza de um dos lugares mais bonitos da França quase de forma exclusiva, já que a maioria dos turistas se vai com o sol.
Há poucas opções de pousadas em Èze, em virtude do tamanho do lugar. Por isso, a concorrência também é alta e os preços podem ficar salgados, especialmente na alta temporada, de junho a agosto.
O ideal é reservar com antecedência para garantir a experiência de pernoitar em Èze.
Veja algumas opções de lugares para ficar em Èze:
- Chateau Eza – Este hotel funciona na estrutura de um antigo castelo medieval! Os quartos oferecem vista para o Mar Mediterrâneo e o hotel tem restaurante próprio. Veja disponibilidade e valores.
- La Chèvre d’Or – hotel de luxo, bem no centro de Èze Vilage. O hotel tem 4 restaurantes, todos com vista do mar. Veja valores e disponibilidade.
Os dois hotéis acima tem restaurantes premiados com estrela Michelin. Mesmo os não-hóspedes podem reservar um almoço ou um jantar e viver a experiência da alta gastronomia com uma vista espetacular!
- Les Terrasses d’Eze – Hôtel & Spa – Além da vista do mar, esse hotel tem uma piscina de borda infinita digna de cinema! Veja valores e disponibilidade.
Ainda não achou seu hotel? Veja outras hospedagens em Èze
O que fazer em Èze França: principais atrações
Depois de apreciar todas as belezas do caminho, você enfim chegou no vilarejo medieval mais charmoso do sul da França!
Lá está ela, a aldeia de Èze, toda cercada pela muralha e com suas construções à vista, esperando para ser explorada.
Vamos descobrir o que fazer em Èze? Confira as principais atrações:
Caminhar pelas ruas de Èze Village
A primeira coisa a fazer em Èze, com certeza, é caminhar sem rumo! Isso mesmo, permita-se se perder nessa vila medieval repleta de lugares fotogênicos.
Caminhe pelas ladeiras e ruelas de pedra desse típico vilarejo francês. Pense que este é um jogo de labirinto, e vá se perdendo e encontrando os tesouros de Èze pelo caminho.
Quase escondida dentro de um pequeno túnel, a pequenina capela da Santa Cruz (Chapelle de la Sainte Croix) passa praticamente desapercebida de todos os turistas.
Por toda parte, as antigas casas de pedra foram transformadas em lojas e pequenos ateliês. Gaste um punhado de tempo explorando sem compromisso. Com calma e sem pressa. Um beco aqui, um beco lá.
Uma pausa para uma foto, uma pausa para um suspiro e mais uma pausa para um beijinho (se você viaja acompanhado). =D
“Volta amor, aqui tem um bequinho que a gente ainda não viu!”. Digo em tom de animação.
As ruas labirínticas de Èze me despertaram uma vontade enorme de descobrir por inteiro aquele pedacinho do paraíso encravado nos Alpes da Provence.
A cada esquina, uma nova construção apaixonante. Um vilarejo que parecia, à primeira vista, ter uma só cor: o cinza das pedras nas construções. Mas eu não cansava de olhar cada canto das ruas de Èze.
Me apaixonei por cada detalhe: floreiras, luminárias e construções. Eu podia sentir o aroma da lavanda que exalava por todos os becos, o aroma que vinha das inúmeras lojas de sabonetes.
Me deliciei com um cappuccino, acompanhado de uma vista inesquecível e a minha melhor companhia.
Enamorei cada uma das lojinhas (são muitas) e como elas foram construídas, escavadas nas pedras, como se estivessem dentro de pequenas cavernas. O comércio nas ruas de Éze são parte da atração de caminhar pelo vilarejo.
Percorremos todas as ruelas daquela encantadora aldeia. Sem muito sacrifício, afinal não são muitas. Mas vale cada passo!
Igreja de Notre Dame da Assunção
No alto da colina de Èze, você certamente vai avistar a Igreja de Notre Dame de l’Assomption.
Além de estar numa localização de destaque, a igreja ainda tem uma característica marcante que a difere das demais construções de Èze: sua cor amarelo ocre.
Essa simples igrejinha é considerada um monumento histórico francês.
Se quando passar por lá, ela estiver aberta, suba as escadarias e aproveite para espiar lá dentro.
Construída no século 18, ela tem estilo neoclássico (mais simples) na fachada e decoração barroca (cheia de detalhes) em seu interior.
Jardim Botânico de Èze (Le Jardin Exotique)
Mal sabia que ainda não tinha vivido todas as experiências que Èze iria me oferecer.
No topo da vila encontra-se o Jardim Exótico e eu diria que essa é uma atração imperdível em Èze!
O Jardim Botânico de Èze foi construído no local de uma antiga fortaleza medieval, a 429 metros acima do mar. De lá, você pode apreciar uma das melhores vistas de Èze.
Até me arrisco a dizer, uma das melhores vistas da Riviera Francesa!
Além da vista privilegiada, a abundância de cactos e suculentas (de todas as partes do mundo!) me surpreendeu. A natureza é mesmo muito generosa e curiosa.
Dizem que foi olhando para essa paisagem de cactos que o filósofo Nietzsche, que costumava passar os verões em Èze, escreveu sua obra-prima, “Assim falou Zaratustra”.
Temos que concordar que o cenário é inspirador.
Olhei para o Mar Mediterrâneo, recuperei meu fôlego e subi até o ponto mais alto do jardim.
Dediquei muito tempo para admirar a paisagem. Seria um clichê se eu falasse que parecia um quadro, mas adivinha? Parecia um quadro!
Uma obra de arte que nem o Louvre é capaz de comprar.
Vista de cima, a vila de Èze ganhou outra cor, o laranja dos telhados.
O tom terroso contrasta com o verde que reluzia sua tonalidade mais potente, já ques estávamos viajando na estação mais colorida: a primavera.
O dia estava nublado, mas eu compreendi que a imensidão azul estava lá no fundo querendo fazer parte daquela paisagem impecável.
As nuvens me deram uma oportunidade, consegui enxergar a paisagem completa. Busquei um cantinho e fiquei ali, eu e meus pensamentos apenas saboreando aquele momento único.
O jardim botânico de Èze funciona todos os dias do ano.
- De janeiro a dezembro, das 9h às 16:30h.
- De abril a junho e outubro, das 9h às 18:30h.
- De julho a setembro, das 9h às 19:30
Lojas e fábricas de perfumes
Um dos pricipais destaques entre as várias lojas que você vai encontrar pelas ruas de Èze são as boutiques de perfumes.
Os aromas são únicos e elaborados pelos artesãos locais, e pode ser uma das lembranças mais autênticas que você pode trazer para casa de sua passagem por Èze.
E você ainda pode viver a experiência de visitar uma das fábricas de perfume de Èze.
A opção mais famosa é a visita na Fragonard Parfumeur, uma tradicional empresa de perfumes na Cote d’Azur, que possui 3 fábricas, sendo que uma delas fica em Èze!
O tour é gratuito e inclui uma visita ao laboratório de cosméticos onde são feitos os cremes da marca e outros produtos para o cuidado da pele, workshop de sabonetes, e muito sobre os perfumes, claro.
A fábrica da Fragonard em Èze abre todos os dias, das 9:30h às 18 (última visita às 17h).
Você também pode visitar a fábrica da Galimard, que produz perfumes e sabonetes em Èze.
A visita também acontece todos os dias, de forma gratuita. os horários de funcionamento são flexíveis, por isso é preciso fazer reserva pelo site.
Caminho de Nietzsche
Mais acima nesse post, já falamos do Chemin de Nietzsche, a trilha de 4,2 km que conecta Èze-sur-mer a Èze Village, e que era muito percorrido pelo filósofo aleão Friederich Nietzsche, durantes seus verões em Èze.
Por conta da relação com esse personagem tão embleméatico da história da humanidade, o caminho de Nietzsche é mais um item da lista de o que fazer em Èze.
Mas essa é uma atração para os mais dispostos e aventureiros.
A trilha não é exatamente fácil, já que a colina é íngreme. Descer pode ser uma ideia melhor que subir. Veja aqui o trajeto completo do Caminho de Nietzsche.
Praia de Èze-Sur-Mer
Apesar da maioria das atrações de Èze estarem acima da colina, em Èze Vilage, é na parte baixa que você pode curtir a praia.
A praia de Èze-sur-mer é bonita, embora seja um pouco diferente das praias que estamos acostumados. Tem pedras no lugar de areia e mar em tons de azul profundo.
Vale a pena conhecer Èze?
Èze é um daqueles vialarejos que você não espera muito, mas te surpreende em cada detalhe.
Quanto mais você sobe a colina, mais se encanta na paisagem e nos detalhes das casas de pedra.
Me despedi daquele destino com o sentimento de dever cumprido. Nunca iria me perdoar de ter ido para a região da Riviera Francesa e não ter conhecido essa vila tão envolvente.
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Foto em destaque: Pixabay.com