15 curiosidades sobre o Chile que você provavelmente não sabe

Apesar do Chile ser nosso vizinho na América do Sul, há muitas coisas sobre o Chile que a gente não sabe. Cultura, geografia, belezas naturais… Nesse post, vamos te apresentar 15 curiosidades sobre o Chile que vão te ajudar a entender mais sobre o país.

Com certeza esse post vai te ajudar, se você está planejando uma viagem para o Chile. Ou mesmo se você é um curioso e gosta de aprender sobre outras culturas, aqui tem muita coisa legal pra você descobrir.

Afinal, uma das coisas mais legais sobre viajar e conhecer novos lugares é aprender sobre o que torna cada um desses destinos especial e único.

E definitivamente, o Chile é um desses lugares que pode te surpreender.

15 curiosidades sobre o Chile (que você provavelmente não sabe)

1 – O Chile é um dos países mais propensos a terremotos no mundo

Devido à sua localização, dentro do Anel de Fogo e na junção de placas tectônicas em constante movimento, terremotos são uma coisa comum no Chile.

Embora na Indonésia eles ocorram com maior frequência, o Chile detém o recorde do maior terremoto registrado: o terremoto de Valdivia de 1960, colocado entre 9,4 e 9,6 na escala de magnitude.

Este fato poderia até fazer você repensar sua viagem, é verdade. Mas é importante você saber que a imensa maioria dos terremotos são cismos de baixa magnitude, praticamente nem dá pra sentir.

E para os tremores de maior força, também pode relaxar um pouco.

Por ser tão propenso a terremotos e vir lidando com isso há tanto tempo, o Chile possui alguns dos melhores códigos de engenharia estrutural e construção sísmica do mundo.

2 – O Deserto do Atacama no Chile é considerado o mais árido do mundo

Localizado na parte norte do Chile, entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, o deserto do Atacama é um dos lugares mais impressionantes da terra, com paisagens de cair o queixo.

E uma das curiosidades do Chile é que o Deserto do Atacama é o deserto mais alto e mais seco do mundo. Diz-se que algumas áreas do Atacama nunca receberam uma gota de chuva e este seria provavelmente o deserto mais antigo da Terra.

O deserto é um dos lugares mais visitados do Chile e não é à toa. Há muita coisa para fazer no Deserto do Atacama.

Entre os lugares que você pode conhecer, está a Laguna Cejar, com águas com uma salinidade tão alta que você nunca vai afundar, por mais que tente.

E também o Valle de la Luna e Valle de la Muerte, que tem esse nome devido às muitas formas de relevo que lembram o solo da lua e de outros planetas.

Não à toa, cientistas usam as duras condições do Atacama para testar os rovers (veículos exploradores) de Marte, pois acredita-se que o terreno do deserto e as condições climáticas são as mais próximas possível das encontradas no planeta vermelho.

Grande duna, Valle de la Luna, San Pedro de Atacama - deserto de Atacama
Foto: Fui Ser Viajante

3 – O Chile é um dos melhores lugares do mundo para observar estrelas

O Chile é uma das capitais mundiais da astronomia. O país é um ótimo lugar para observar as estrelas. Os astrônomos costumam amar o Deserto do Atacama!

Como já dissemos, este deserto raramente recebe chuva. Assim, entre o céu limpo, a precipitação escassa e a falta de cidades para criar poluição luminosa, esta área é o sonho de qualquer um que ama observar as estrelas!

Atualmente, o Chile abriga quase 40 observatórios internacionais, universitários, públicos e privados, tornando-se um centro para a comunidade científica mundial em astronomia.

Então, se você estiver interessado em observar as estrelas como um profissional, o Tour Astronômico é pra você. Há várias agências no Atacama oferecendo passeios noturnos no Deserto do Atacama para observar estrelas.

Tour astronômico no Atacama - agência SPACE
Foto: Fui Ser Viajante

4 – O Chile tem cerca de 2.900 vulcões

O Chile é um dos países com mais vulcões no mundo e alguns deles ainda estão ativos.

Três dos vulcões mais vigiados e historicamente ativos do Chile são o Cerro Azul-Quizapu, Monte Hudson e o Villarrica. Eles são todos vulcões compostos, às vezes chamados de estratovulcões.

Alpinistas de todo o mundo gostam de testar suas habilidades (e desafiar a morte) em caminhadas nesses vulcões.

Os especialistas não têm certeza da quantidade exata de vulcões ativos no Chile. Mas uma coisa é certa: o vulcão mais alto do mundo também fica lá, o Ojos del Salado, com 6.993 metros de altitude.

Se você curte esse tipo de passeio, vale muito a pena fazer um tour pelos mais famosos vulcões do país.

5 – A cidade mais ao sul do mundo fica no Chile

Puerto Williams superou Ushuaia na Argentina pelo título de cidade mais ao sul do mundo.

É verdade que algumas pessoas argumentam que, como Puerto Williams está em uma ilha e não no continente, ela não é considerada uma ‘cidade’ por definição. Não vamos entrar nesse mérito, apenas te contar essa curiosidade sobre o Chile.

Essa é uma daquelas coisas que é legal saber se você é um viajante que busca esses lugares mais insólitos e quer conhecer o mundo de ponta a ponta. Se for o seu caso, Puerto Williams precisa estar na sua lista.

Outras atrações da região, incluindo o Parque Nacional Torres del Paine, já são populares entre os turistas locais e estrangeiros por suas espetaculares geleiras branco-azuladas, picos andinos cobertos de neve e uma bela vista do oceano.

6 – O Chile abriga o arranha-céu mais alto da América do Sul

Você sabia que o edifício mais alto da América do Sul fica no Chile? A Gran Torre Santiago, localizada na capital chilena, tem 62 andares (alguns contam 64, vai entender!).

O prédio tem impressionantes 300 metros de altura e faz parte do Costanera Center, o maior shopping center da América Latina.

Uma das atividades turísticas mais populares em Santiago do Chile é visitar o mirante Sky Costanera, um mirante 360° nos andares 61 e 62 da Gran Torre.

Mirante Sky Costanera - vendo Santiago do Alto
Foto: Fui Ser Viajante

7 – Existem seis Patrimônios Mundiais da UNESCO no Chile

Além de belezas naturais, o Chile possui uma imensa riqueza cultural.

Hoje, existem 17 lugares no mundo reconhecidos pela UNESCO como patrimônios mundiais, sendo 15 sítios culturais e 2 sítios naturais. Desse total, existem 6 sítios localizados em território chileno

Anote os nomes para quem sabe visitar na sua viagem ao Chile:

  • as Igrejas de Chiloé,
  • o bairro histórico de Valparaíso,
  • as fábricas de nitrato de Humberstone e Santa Laura,
  • os caminhos incas de Qhapaq Ñan,
  • o Parque Nacional Rapa Nui na Ilha de Páscoa, e
  • a aldeia mineira de Sewell.
Viña del Mar e Valparaíso
Ruas de Valparaíso. Foto: Fui Ser Viajante

8 – A múmia mais antiga do mundo foi encontrada no Chile

A múmia mais antiga do mundo foi encontrada no Vale de Camarones, na costa árida do deserto do Atacama.

A cultura Chinchorro habitou essa região há mais de 7 mil anos. Esse povo era uma população de caçadores e coletores, para os quais os mortos eram muito importantes.

Os primeiros achados sobre as múmias Chinchorro aconteceram em 1917, pelo arqueólogo Friedrich Max Uhle. Alguns anos depois em 1983, a companhia de água local escavava o solo e encontrou por acidente um cemitério com 96 múmias.

Até agora, foram encontradas 120 múmias da cultura Chinchorro na região. Segundo os estudos de datação, tudo indica que as múmias mais antigas viveram a 5050 a.C.

Isso quer dizer que a cultura Chinchorro mumificava seus mortos até 2000 anos antes dos egípcios!

Com isso, as múmias de Chinchorro são as mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos. Hoje elas estão no acervo do Museu Arqueológico de San Miguel de Azapa, no Chile.

9 – O Chile já faturou 2 prêmios Nobel de Literatura

Enquanto o Brasil ainda espera seu primeiro Nobel, o Chile já teve dois ganhadores do prêmio literário mais cobiçado do mundo.

A poetisa chilena Gabriela Mistral foi a primeira sul-americana a ser premiada com o Nobel.

Ela recebeu o Prêmio de Literatura em 1945 “por sua poesia lírica, inspirada em emoções poderosas, que fizeram de seu nome um símbolo das aspirações idealistas do todo o mundo latino-americano”.

Mais tarde, em 1971, Pablo Neruda, muitas vezes considerado o poeta nacional do Chile, também recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

A motivação do prêmio foi “por uma poesia que com a ação de uma força elemental dá vida ao destino e aos sonhos de um continente”.

Devido ao sucesso dos poetas chilenos com o Prêmio Nobel, o Chile às vezes é chamado de “terra dos poetas”.

Nós aqui do FSV adoramos literatura e poesia, e já visitamos La Chascona, a casa-museu de Pablo Neruda em Santiago do Chile.

10 – O Chile é um dos 10 maiores produtores de vinho do mundo

O Chile tem o clima e o ‘terroir’ ideais para cultivar uvas e produzir vinho. As videiras foram trazidas para o país durante a colonização espanhola e se desenvolveram muito bem na região.

Há 14 regiões produtoras no país, como as vinícolas do Vale de Casablanca e o Vale de Maipo. No Chile, a produção de vinhos por lá está sempre crescendo e melhorando de qualidade.

Vinícolas de Casablanca
Foto: Fui Ser Viajante

Os vinhos chilenos disputam posições no ranking dos melhores do mundo, frente a frente com países com larga tradição como Itália, França, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Austrália e África do Sul.

O Chile já produz mais de 10 milhões de hectolitros de vinho por ano. Nós também adoramos um bom vinho e já visitamos a Vinícola Concha y Toro, a vinícola de Santiago mais amada pelos brasileiros.

11 – O Chile é um dos países mais longos do mundo

O Chile ocupa 756.096,3 km2, estendendo-se por 4.329 quilômetros de norte a sul. Por isso, muitas pessoas pensam que o Chile é o maior país do mundo em extensão.

Só que, se você medir de leste a oeste, a Rússia é o mais longo de fato. Além disso, o Brasil é um pouco mais longo de norte a sul.

Mesmo não sendo o mais longo, o Chile pode ser considerado o país mais estreito. Ele tem uma largura média de apenas 180 quilômetros.

Com todo esse litoral (a segunda maior costa litorânea do mundo), há muitos balneários maravilhosos no Chile.

E essa curiosidade sobre o Chile ser o país mais estreito do mundo abre espaço para o próximo item da nossa lista.

12 – Você pode esquiar e surfar durante a mesma viagem ao Chile

É claro que pode ser bem cansativo, mas tecnicamente é possível esquiar e surfar no mesmo dia durante uma viagem ao Chile.

Esse rolê aleatório envolveria esquiar em um resort na cordilheira dos Andes, como Valle Nevado, El Colorado ou Portillo, e depois dirigir diretamente para o oeste até o litoral.

Dependendo de onde você gostaria de esquiar e surfar, a viagem de uma atividade para outra levaria cerca de 3 a 4 horas, por exemplo de Valparaíso a Valle Nevado.

Pichilemu, a capital do surfe do Chile, fica a quatro horas de carro de Valle Nevado.

13 – Você pode ver pinguins em seu habitat natural no Chile

Pinguins não vivem apenas na Antártida (ou no zoológico), eles podem ser encontrados em várias áreas do sul do Chile, incluindo a colônia de pinguins Seno Otway.

Eles geralmente descansam na praia e se deslocam para ninhos próximos. Na verdade, existem vários lugares para ver diversas espécieis de pinguins no Chile.

Os pinguins do Chile vivem ao longo da costa do Pacífico. Algumas colônias vivem em ilhas inacessíveis para turistas, então os melhores lugares para avistar essas simpáticas aves são:

  • o Monumento Natural Los Pingüinos;
  • a Reserva Nacional Pingüino de Humboldt;
  • o Parque Pingüino Rey; e
  • a Ilha Grande de Chiloé.

14 – No Chile, você pode ver 3 espécies de flamingos

Existem 5 espécies de flamingos no mundo, e outra curiosidade sobre o Chile é que você pode ver 3 delas no país.

No passeio das Lagunas Antiplânicas no deserto de Atacama, você facilmente pode avistar as três espécies de flamingo no Chile: o flamingo andino, o flamingo chileno e o james.

Além disso, há outros pontos de observação de flamingos no Chile, como o Salar de Pujsa e Las Vegas de Quepiaco.

Salar de Atacama - Tour Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas no Deserto do Atacama
Foto: Fui Ser Viajante

15 – Cerca de 30% da população do Chile vive em Santiago

Atualmente, estima-se que a população do Chile esteja em torno de 19 milhões de pessoas. De todos esses habitantes, cerca de 6 milhões vivem na capital Santiago.

Quer dizer, o Chile é um país extremamente centralizado. Depois de Santiago, as regiões mais populosas são Valparaíso e Concepción. Todas essas áreas mais populosas fazem parte da região Central do Chile.

Então se você estiver mais para os extremos do país, vai sentir uma enorme diferença no que diz respeito a vivenciar a experiência no ritmo de vida, nos costumes e na interação com os moradores locais.

Seguro Viagem Chile

Não esqueça de contratar um Seguro Viagem antes de embarcar para o exterior!

> Faça uma cotação com a Real Seguros e aproveite o super desconto de até 16% no seguro viagem (11% OFF pelo link + 5% de desconto para pagamento em boleto).

E aí, ficou com mais vontade de conhecer o Chile?

Só de ler essas curiosidades sobre o Chile, dá pra perceber que estamos falando de um país de belezas naturais espetaculares, esperando para ser descoberto.

O Chile tem uma riqueza cultural maravilhosa e uma gente hospitaleira, que vai ficar muito feliz em partilhar sua cultura com você.

Seja pela impressionante história, pela gastronomia e os vinhos, os escritores e outras artes, além da beleza natural deslumbrante, o país inteiro é uma grande atração para todos os tipos de viajantes.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Ivonil Guimarães Dias de Carvalho disse:

Conheci o Chile com suas informações! Parabéns!

Lila Cassemiro disse:

que legal, Ivonil! Ficamos felizes em ajudar!