Melhores livros de viagem que você precisa ter na estante
Se você também não resiste a passar por uma livraria sem dar uma conferida na sessão de livros de viagem, esse post é pra você.
Uma curadoria caprichada para você conhecer novos autores e viajar no mundo dos livros!
Esses livros oferecem uma mistura de aventuras reais, reflexões filosóficas sobre viagem e histórias fictícias para quem tem alma de explorador e sonha em viajar o mundo!
Preparados? Então vamos nessa viagem com os livros!
10 livros de viagem para inspirar sua próxima aventura
Veja nossa curadoria completa de livros de viagem na Amazon
1 – On the Road – Jack Kerouac
“On the Road” é um romance semi-autobiográfico escrito por Jack Kerouac, publicado em 1957.
A narrativa segue o protagonista Sal Paradise (inspirado no próprio Kerouac) e Dean Moriarty em suas viagens pelos EUA, México e Canadá nos anos 1940.
A obra fala sobre a busca de significado na vida, enquanto aborda suas complexidades. O livro é um marco da Geração Beat, com sua busca por liberdade e autenticidade na sociedade pós-guerra.
Compre o livro: On the Road
2 – Cem Dias Entre Céu e Mar – Amyr Klink
A história de Amyr Klink ficou famosa: o navegador que pegou seu barco a remo e atravessou o Oceano Atlântico narrou suas aventuras em livro, desde os preparativos para a jornada inacreditável até a emoção da conquista.
São 3500 milhas de histórias, um mergulho na solidão, no medo, na aventura, na imensidão do horizonte azul. É com certeza um livro sobre superar limites – mas vai muito além.
Compre o livro: Cem dias entre céu e mar
3 – Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer
Um clássico dos livros de viagem, Na Natureza Selvagem conta a história real dos sonhos e aventuras de Christopher McCandless.
Filho de uma família com boas condições financeiras, Christopher um dia decide sair de casa em busca de viver com menos, e embarca numa jornada de sobrevivência no Alaska.
Sozinho na natureza selvagem, ele vai aprender muito – e também perder muito. Não vou dar spoiler, mas o livro é impactante de muitas formas.
A história verídica de Chris é contada no livro – parte com base nos diários encontrados no acampamento do viajante no Alaska. É a história de vida de um aventureiro solitário, em busca do seu “sonho de liberdade”.
Compre o livro: Na natureza selvagem
4 – Do for Love – Leticia Mello
Leticia é uma escritora independente, e escreveu esse livro durante uma viagem de voluntariado e autoconhecimento pela Tailândia, Camboja e Vietnã.
O livro leva a gente a refletir sobre como a gente pode viajar com mais propósito e fazer a diferença na vida das outras pessoas, quando saímos do nosso mundo e vamos ao encontro do outro.
Compre o livro: Do For Love
5 – Mil Milhas – Tamara Klink
Tamara Klink, com 24 anos, fez uma viagem em solitário, saindo com seu pequeno e recém-adquirido veleiro Sardinha, da Noruega até a França, o primeiro passo para se tornar uma navegadora.
O livro mistura relatos de viagem, poemas e desenhos que revelam a intimidade e os desafios dessa viagem que, embora planejada, trouxe enormes desafios e aprendizados.
Compre o livro: Mil Milhas
6 – Uma viagem pelos países que não existem – Guilherme Canever
Guilherme é brasileiro e já viajou para a Ossétia do Sul, Transnístria, Somalilândia, Abecásia, Nagorno-Karabakh… Nunca ouviu falar desses destinos? Pois é.
Esses são todos países independentes, mas não reconhecidos pela Organização das Nações Unidas.
Cada um com sua bandeira, fronteira, moeda própria. Alguns até emitem visto para visitantes. Mas não “existem” como países perante a ONU – e para grande parte do resto do mundo, que nunca nem ouviu falar deles. Louco, né?
Guilherme Canever visitou 16 desses países não reconhecidos pela ONU e transformou sua experiência em um livro.
Compre o livro: Uma viagem pelos países que não existem
7 – Terra de cabinha: Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão, por Gabriela Romeu
Esse livro vai te levar para uma viagem pelo sertão do Brasil, mais precisamente no Cariri, um pequeno oásis verde no sertão nordestino.
Você sabe o que é cabinha? É como um dminutivo para cabra da peste -> cabrinha ou cabinha. É como são chamados os meninos e meninas no sertão do Cariri.
O livro fala sobre a vida dessas crianças no semiárido, em meio a pinturas rupestres, lendas de encantados e muita fé em Padim Padre Cícero.
No Cariri, menino vira rei. O brincar tem muitos outros sentidos. E é essa realidade única da infância no Cariri que é retratada no livro.
A obra reune histórias, causos, brincadeiras, receitas, versos e adivinhas tradicionais da região, contados pelos locais ou observados pela escritora viajante.
Compre o livro: Terra de cabinha
8 – 30 jours a Paris: guia para uma viagem autêntica, por Carol Pio
Comprei o livro da Carol na minha primeira viagem a Paris, atraída pelo convite para uma viagem autêntica.
Me surpreendi com a estética apurada do livro (que fotografia maravilhosa!), e mais ainda com os relatos afetivos da autora. Visitei muitos lugares citados por ela – que não estariam incluídos no meu roteiro sem o livro, com certeza.
E para os lugares clássicos, Carol também foi capaz de colocar seu olhar de viajante e apaixonada pela cidade.
Confesso que minha paixão por Paris só aconteceu ao longo da viagem, e muito foi devido à narrativa tão conectada dela com a cidade.
Um livro para experimentar a cidade de uma forma muito diferente dos guias convencionais.
Compre o livro: 30 Jours à Paris: Inspirações para uma viagem autêntica
9 – A ilha: Um repórter brasileiro no país de Fidel Castro, por Fernando Morais
O repórter Fernando Morais lançou a primeira edição desse livro em 1976, depois de sua primeira viagem a Cuba.
E foi um sucesso absoluto no Brasil, se tornando a obra de referência no país sobre a ilha de Fidel Castro, com 30 edições esgotadas.
Na época o Brasil vivia o regime militar, e a gente sabia muito pouco – ou nada – sobre Cuba.
Houve muita polêmica, acusando o autor de fazer apologia a Revolução Cubana – dois estados proibiram a venda da obra, só pra dar um exemplo.
O curioso é que o jornalista visitou novamente a ilha de Cuba 25 anos depois da sua primeira viagem, e lançou uma reedição que compara os dois cenários.
Compre o livro: A ilha: Um repórter brasileiro no país de Fidel Castro
10 – Não conta lá em casa: Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo, por André Fran
Talvez você lembre desse nome por ter assistido ao programa do Multishow, no qual 4 amigos se aventuraram em conhecer destinos inusitados e perigosos ao redor do mundo.
Pois o programa virou livro, escrito por um dos aventureiros, o André Fran.
Os relatos são ao mesmo tempo divertidos, comoventes e chocantes, e mudam nossa percepção sobre o papel do turismo – e sobre acessibilidade e segurança de sair de casa para conhecer alguns destinos.
Compre o livro: Não conta lá em casa
Quer descobrir mais livros de viagem? Veja nossa lista completa no site da Amazon
Qual seu livro favorito de viagem? Conta pra gente nos comentários
Essa lista poderia seguir até o infinito: existem centenas de livros de viagem que valem a leitura – e certamente muitos deles eu ainda nem conheço!
Se você conhece algum livro de viagem que vale a pena ler e indicar, coloque o nome e o autor aqui no comentário desse post!
Vou ficar muito feliz de ler sua indicação e trazer ela pra cá, lado a lado com esses livros de viagem que já li e recomendo!
Leia também: Livros sobre o Rio de Janeiro para ler e ter na estante
Resolva sua viagem
Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!
Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.
Foto em destaque: StockSnap por Pixabay