Livrarias de Curitiba: endereços que valem a pena conhecer
Livrarias de Curitiba | Quem aí não dispensa uma passada em uma livraria local quando está viajando?
Seja porque coincidentemente passou por uma e achou interessante, ou porque já coloca no roteiro como indispensável, o fato é que todo viajante que também é leitor adora explorar os ares de uma livraria nova.
Aqui no blog já escrevemos sobre algumas livrarias que visitamos em viagens, como a Shakespeare and Company em Paris e uma seleção de livrarias em Buenos Aires.
É claro que as livrarias grandes e famosas são atrativas e recebem um grande público. Mas confesso que, na minha opinião, são nas pequenas livrarias, aquelas de bairro, que estão escondidos os maiores tesouros.
As livrarias independentes são o meu tipo favorito de livraria para visitar, e Curitiba tem alguns endereços assim, que merecem entrar na sua lista!
Ah, e se você é fã de livros, também precisa conhecer o projeto literário aqui do blog. O Legendi Mundi é uma volta ao mundo literária, com livros escritos por mulheres do mundo inteiro. A Klécia já garimpou muitos livros para o projeto visitando pequenas livrarias.
Por isso, pensando em ajudar os loucos por leitura que, assim como nós, curtem conhecer as livrarias locais enquanto viajam, preparamos essa lista com as pequenas livrarias de Curitiba que valem a pena conhecer.
Livrarias de Curitiba para por no roteiro
Livraria do Chain
Difícil falar de livrarias independentes em Curitiba sem começar pela Livraria do Chain. Ela é tida como a mais antiga da cidade que ainda está ativa, tendo mais de 50 anos.
O proprietário é o Sr. Aramis Chain, que do alto de seus mais de 70 anos de vida, se diz um apaixonado por clássicos de Victor Hugo e Mark Twain, e também pela HQs Tex (um dos personagens mais famosos do estilo ‘velho oeste’ da editora italiana Bonelli).
Sua livraria fica localizada em frente à reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em 1993, chegou a ser eleita a melhor do Brasil em uma votação realizada pela Folha de S. Paulo.
Quando ainda era um universitário, cursando História na própria UFPR, Aramis Chain teve a ideia de um negócio para ajuda a manter os estudos e também para se manter.
Seus professores lhe sugeriram abrir uma livraria, já que ele gostava tanto de livros e a comunidade acadêmica precisava de livros importados, naquela época de mais difícil acesso.
Então surgiu aa livraria “Uma Nova Ordem”, porém o nome não pegou, afinal, as recomendações e indicações sempre eram algo como ‘vai lá no Chain, do lado da Reitoria’. Então ele resolveu abraçar o nome que até hoje estampa a fachada da livraria.
Até hoje, o acervo da Livraria do Chain continua bem amplo, com opções para todos os gostos e necessidades. Inclusive, a fama na cidade é de que se um livro é difícil de ser encontrado, pode ir na Chain que você vai achar.
Se você estiver passando pelo centro de Curitiba, próximo ao famoso pólo comercial da Rua XV de Novembro, faça uma visita à Livraria do Chain. Você corre o risco de esbarrar com o simpático proprietário por lá e até bater um papo com ele, afinal, ele costumo abrir e fechar a loja todos os dias.
A livraria fica na Rua Gen. Carneiro, 441 – Centro
Itiban Comic Shop
Pra quem curte quadrinhos, Curitiba tem uma das lojas especializadas mais conceituadas do Brasil.
A Itiban Comic Shop é um sonho para qualquer colecionador e apreciador da chamada ‘nona arte’. Em 2019, completou 30 anos de existência e ostenta o título de primeira comic shop da cidade (e possivelmente do estado).
Sendo especializada em quadrinhos, é claro que a maior parte de seu acervo seja de títulos das grandes editoras como DC Comics e Marvel. Mas por lá você também encontra muitos mangás e obras de editoras independentes.
A Itiban também é ponto de encontro dos fãs de HQs, indo além das ‘funções básicas’ de uma comic shop, oferecendo palestras, um espaço para lançamentos e até mesmo pocket shows.
Além de tudo isso, também é referência quando o assunto é RPG e jogos de cartas colecionáveis, contendo itens relacionados à literatura fora do nicho dos quadrinhos mas que dialogue com essa linguagem.
Com toda essa oferta de nerdice, a Itiban já até foi eleita a melhor Comic Shop no Prêmio HQMix de 1998. Nem precisa dizer que é uma visita obrigatória para quem é quadrinhólatra como eu.
Ela fica na Av. Silva Jardim, 845 – Rebouças.
Arte & Letra
A Arte & Letra é uma das mais badaladas livrarias de Curitiba. Ela é uma mistura de livraria com café e editora.
Por lá, além de uma seleção refinada de títulos mais difíceis de serem encontrados nas grandes lojas, especialmente obras de escritores locais contemporâneos, você também encontra livros editados por eles mesmos.
Localizado no coração do Batel, um dos bairros mais agitados de Curitiba, esse cantinho literário parece até uma dimensão paralela quando observamos as ruas movimentadas do seu entorno.
Enquanto aprecia um dos cafés da casa e saboreia um bom livro, você ainda corre o risco de encontrar algum escritor (famoso ou iniciante por lá), talvez lançando um livro, quem sabe.
Outra opção é encontrar um dos donos e bater um papo com os responsáveis pela editora.
O local fica na Rua Desembargador Motta, 2011 – Batel
Joaquim Livros & Discos
Localizada bem no centro da cidade, a Joaquim Livros & Discos une os conceitos de livraria e sebo, oferecendo tanto títulos novos quanto usados.
Por lá você pode encontrar uma grande variedade de vinis e outros itens variados, além de praticamente todo tipo de livro. A variedade é realmente impressionante.
O nome da loja é uma homenagem tanto à revista criada nos anos 1940 por Dalton Trevisan (famoso escritor curitibano), quanto a Machado de Assis (cujo primeiro nome era Joaquim).
O espaço também costuma sediar eventos de lançamentos, pequenas apresentações e grupos de leituras, além de funcionar como um bar.
A loja fica na Rua Alfredo Bufren, 51 – Centro.
Livraria Vertov
Imagine uma livraria que não tem vitrine nem balcão de caixa. Na verdade, se não fosse pelas estantes lotadas de livros, talvez você nunca imaginaria que ali há uma livraria.
Até mesmo a placa para indicar o estabelecimento é discreta: pendurada sob a marquise, pouco maior que uma folha de caderno.
Ao avistá-la, você precisa subir dois lances de escada até o primeiro andar, chegar a um corredor com duas portas: uma delas o levará à Livraria Vertov.
O local onde hoje funciona a livraria, até 2010 era um apartamento residencial (o armário de cozinha embutido não nos deixa mentir).
Portanto, normalmente quem vai lá é porque sabe bem onde está indo ou foi indicado por alguém que conhece e curte. Ou leu aqui no blog 🙂
Essa livraria diferentona foi batizada em homenagem ao cineasta russo Dziga Vertov. Nas estantes, você vai encontrar alguns títulos de ouro para os amantes da ciências humanas. Desde Cinema e Arte, a Economia e Moda, passando por Sociologia e Antropologia, são cerca de 10 mil livros disponíveis.
Pelas escolhas da maioria dos títulos e autores que ali se encontram, o posicionamento político dos sócios (bem como daqueles que costumam consumir os itens do local) fica bem claro. Uma livraria independente e antifascista, sim senhor!
A curadoria dos livreiros preza claramente pela escola crítica e representatividade. Mais da metade dos autores nas prateleiras são negros, latinos e/ou indígenas.
A sessão infantil não fica de fora: nas capas ilustradas, vemos crianças negras, pardas, histórias indígenas e de refugiados.
Atrás da seção infantil, há uma sala utilizada para reuniões de grupos de estudos, exibição de filmes e documentários, discussões acadêmicas e oficinas.
A livraria fica na Rua Visconde do Rio Branco, 835, 1.º andar – Centro.
Café Livraria Solar do Rosário
Localizada no do Largo da Ordem, bem onde acontece a tradicional feirinha (não se engane pelo diminutivo, a feira é enorme) de artesanato e arte em geral, você pode encontrar um um cantinho com acervo especializado em arte.
O Solar do Rosário é um centro cultural que mostra a influência das várias etnias que formaram Curitiba (bem como todo o Brasil), unidas a presença do índio nativo, especialmente, do Paraná.
Por lá há galeria de arte, antiquário, casa de chá, jardim de esculturas, além de cursos, oficinas, lançamento de livros e exposições.
Assim sendo, o espaço literário é especializado em livros relacionados ao cenário artístico (inclusive títulos editados pelo próprio Solar do Rosário).
Com uma bela varanda aberta, o lugar também uma cafeteria que, além de uma variedade de café, oferece várias opções de bebidas especiais geladas, afinal, Curitiba é bem ‘temperamental’ em relação ao clima.
O local fica na Rua Duque de Caxias, 4 – São Francisco.
Livraria da Vila
Não apenas as livrarias independentes de Curitiba merecem sua visita. Existem algumas livrarias em Curitiba que, apesar de maiores, são bem charmosas e também merecem sua visita.
Uma delas é a Livraria da Vila, que fica no Shopping Pátio Batel.
A ideia é que o local seja um verdadeiro ponto de encontro para ler, bater papo e tomar café, ou até mesmo simplesmente relaxar e folhear alguma coisa das prateleiras.
Por lá, há lounges de leitura com sofás onde bate um solzinho, um ótimo espaço kids com mesinha e um quadro pros pequenos escreverem e se expressarem como quiserem. Há até mesmo um auditório, onde acontecem apresentações.
A música ambiente, a decoração, a enorme variedade de livros, o confortável café… Tudo isso deixa essa livraria de Curitiba ainda mais convidativa. Definitivamente, é uma grande livraria que merece sua visita.
Leia também:
+ Curitiba geek, lugares para visitar
+ Melhores museus de Curitiba
Planeje sua viagem para Curitiba
Leia outros posts aqui do blog e programe sua viagem completa:
– Onde se hospedar em Curitiba: melhores bairros
– Principais atrações de Curitiba
– Parques de Curitiba: os melhores para visitar
– Como ir de Curitiba a Morretes num passeio de trem
– Cervejarias para visitar em Curitiba
– Como funciona o ônibus da Linha Turismo Curitiba
Foto em destaque: Lubos Houska por Pixabay