Trilha da Urca: como subir o Morro da Urca no Rio pela trilha e de graça

Você sabia que é possível visitar o Morro da Urca de graça? Basta ter disposição para encarar a trilha da Urca! A caminhada te leva até o topo do Morro da Urca para apreciar uma das vistas mais espetaculares do Rio!

A trilha do Morro da Urca foi a primeira trilha que eu fiz depois que vim morar na cidade do Rio. Ela junta muitas facilidades: é curta, tem baixo nível de dificuldade e é uma das trilhas mais seguras da cidade!

Por meio dessa trilha, você tem acesso gratuito ao primeiro morro do complexo Pão de Açúcar: o Morro da Urca.

Quer saber tudo no detalhe? Te contamos tudo que você precisa saber para fazer a trilha do Morro da Urca nesse post!

Ainda sem hospedagem no Rio de Janeiro? Veja as ofertas do Booking.com

ou leia esse post: Melhores bairros para se hospedar no Rio

O que é o Morro da Urca? O que tem por lá?

O Morro da Urca é a primeira parada do Bondinho do Pão de Açúcar (a segunda é o morro mais alto, o morro do Pão de Açúcar).

Mas é no Morro da Urca que fica a maior parte da estrutura de lojas e restaurantes, o Espaço de Memória que conta um pouco da história do Bondinho, além de vários mirantes com uma vista incrível!

Trilha do Morro da Urca Rio de Janeiro
Morro da Urca Rio de Janeiro. Foto: Fui ser viajante

Quem sobe pela trilha tem a mesma oportunidade de aproveitar toda a estrutura no Morro da Urca, igualzinho quem sobe de bondinho.

Ou seja, com a trilha do Morro da Urca você pode conhecer uma das vistas mais incríveis do Rio de Janeiro, sem pagar nada!

E se quiser, ainda dá pra complementar a experiência com ingressos para o bondinho que são vendidos exclusivamente para quem fez a trilha (tanto para descer de volta para a praça, quanto para ir até o morro do Pão de Açúcar.

É uma oportunidade de economizar e viver a experiência completa!

Quer companhia para subir a trilha do Morro da Urca?

Esse tour gratuito oferece um passeio pelo bairro da urca, finalizando com a trilha da Urca. No final, você retribui ao guia com uma gorjeta.

Trilha do Morro da Urca: o que você precisa saber antes de ir?

Todo turista que chega ao Rio de Janeiro tem pelo menos dois sonhos: visitar o Cristo Redentor e passear no Bondinho.

Bondinho do Pão de Açúcar no RJ
Foto: Fui Ser Viajante

Mas muita gente desanima quando descobre que o famoso bondinho do Pão do Açúcar é também um dos ingressos mais caros entre os passeios no Rio de Janeiro.

Hoje, em 2024, o ingresso custa R$160 para turistas (moradores do Rio tem direito a desconto).

A trilha do Morro da Urca te permite viver pelo menos uma parte da experiência do bondinho, mas sem pagar nem um centavo?

A trilha do Morro da Urca te leva até o topo do Morro da Urca, a primeira parada do bondinho, de onde você pode apreciar a vista e toda a estrutura do Morro da Urca, sem doer no seu bolso!

A trilha do Morro da Urca é uma das trilhas mais conhecidas e frequentadas do Rio de Janeiro, classificada como trilha de intensidade leve a moderada (depende um pouco da sua disposição física, e tolerância a subir degraus).

Trilha do Morro da Urca
Trilha do Morro da Urca Foto: Fui Ser Viajante

Nós já fizemos essa trilha da urca algumas vezes. É muito comum encontrar gente no percurso, especialmente aos finais de semana.

Nós chegamos a gravar a experiência completa da trilha e publicamos em nosso canal do Youtube, então se quiser conferir em vídeo, é só clicar aqui e assistir:

Como chegar na Urca para fazer a trilha do morro da Urca

Para chegar ao bairro da Urca, você pode:

Ir de metrô + ônibus:

Desembarque do metrô na estação Botafogo e saia da estação pela saída E – Mena Barreto. Caminhe até o ponto final do ônibus 513 na Rua Voluntários da Pátria.

Peça ao motorista para desembarcar do ônibus na UNIRIO. De lá, caminhe cerca de 300m até a Praia Vermelha. No caminho, você vai passar bem em frente a estação do Bondinho do Pão de Açúcar.

Estação de embarque Bondinho - Praça General Tiburcio
Estação de embarque Bondinho – Praça General Tiburcio. Foto: Fui ser viajante

Ir de carro:

Para quem vai de carro, o mais fácil é estacionar nos arredores da Praça General Tibúrcio na Praia Vermelha (zona de estacionamento pago, controlado pela prefeitura).

Mas é preciso chegar cedo: depois que o bondinho começa a funcionar, encontrar uma vaga ali é missão bem difícil. No caso de quem planeja chegar mais tarde, vale mais a pena pegar um táxi / Uber.

Ir de bicicleta:

Para quem vai de bicicleta própria, uma opção é estacionar a bike na Praia Vermelha, ou próximo à banca de jornal em frente ao restaurante Árabe da Urca. Leve o seu cadeado.

Na Praia Vermelha, bem ao lado do acesso para a Pista Cláudio Coutinho, também está disponível uma estação da Bike Itaú (as bicicletas laranjinhas de aluguel).

Onde começa a trilha do morro da Urca?

O acesso à trilha do Morro da Urca fica no meio da Pista Cláudio Coutinho, no bairro da Urca. O acesso é totalmente gratuito, e o portão fica no canto esquerdo da Praia Vermelha.

Pista Cláudio Coutinho - Urca. Foto: Fui Ser Viajante
Pista Cláudio Coutinho – Urca. Foto: Fui Ser Viajante

A pista é frequentada por moradores da cidade, que vêm apreciar a vista ou praticar exercícios. A pista contorna o morro da Urca e entrega algumas paisagens incríveis.

Vale a pena caminhar por ela, mesmo se você não tiver intenção de subir a trilha!

Pista Cláudio Coutinho - Urca Rio de Janeiro
Pista Cláudio Coutinho – Urca Rio de Janeiro. Foto: Fui Ser Viajante

Para quem vai fazer a trilha por conta própria, pode ficar tranquilo porque é tudo bem sinalizado, tanto na Pista Cláudio Coutinho quanto na trilha do Morro da Urca em si.

Mas aqui vai uma dica pessoal: antes de começar a trilha, o passeio começa na Pista Cláudio Coutinho. O caminho é maravilhoso, então aproveite para apreciar a natureza ao redor.

Há diversas árvores, e dá para aproveitar a vista da praia e do mar aqui e ali, por entre as brechas das árvores. Com sorte, você pode até ver macaquinhos! É um lugar especial!

A pista no total tem 2,5km (ida e volta) e se você tiver disposição, vale percorrer todo seu trajeto, antes de começar a trilha!

Mas para quem vai fazer somente a trilha, o caminho é mais direto: depois de entrar na Pista Cláudio Coutinho, você vai andar por uns 5 minutos até achar o acesso para a trilha do morro da Urca, marcado por uma placa.

Placa de acesso - trilha do Morro da Urca
Placa de acesso – trilha do Morro da Urca. Foto: Fui ser viajante

Daí pra frente, é só subida. A trilha te leva morro acima, finalizando no topo do Morro da Urca.

É uma das trilhas mais seguras do Rio de Janeiro, pois fica dentro de uma área militar. Considero essa e trilha do Forte do Leme as duas trilhas mais seguras da cidade!

Qual o tamanho da trilha Morro da Urca no Rio de Janeiro? É difícil?

A trilha Morro da Urca tem cerca de 1,5km de extensão, sendo considerada uma trilha de dificuldade de leve a moderada, e uma das mais trilhas mais populares do Rio de Janeiro.

Em geral, a subida da trilha do Morro da Urca leva cerca de 40 minutos, um pouco mais ou menos dependendo do seu ritmo.

Não espere muitos desafios da subida. Na verdade, é bem comum ver famílias com crianças encarando o percurso.

Eu confesso que sofro um pouco por causa do joelho, já que há um bom trecho de subida com degraus, logo no início da trilha.

degraus na trilha Morro da Urca, Rio de Janeiro
Foto: Fui ser viajante

Mas depois desse primeiro “aperto”, é só caminhar e curtir a natureza, a beleza das paisagens a se mostram aqui e ali por entre as árvores, dar a sorte de encontrar algum pássaro bonito ou até pequenos macaquinhos.

Por tudo isso, a trilha Morro da Urca é uma boa pedida pra qualquer roteiro no Rio de Janeiro, seja você um iniciante ou iniciado no mundo das trilhas.

Como é a Trilha da Urca: passo a passo

Vou detalhar agora o passo a passo para quem vai fazer a trilha da Urca, desde onde você vai começar a jornada até como aproveitar a estrutura do Morro da Urca, e até como descer de bondinho, se você quiser.

Vamos as dicas:

Praia Vermelha e estação do bondinho

A sua aventura pela trilha Morro da Urca começa pela Praia Vermelha, uma das menores e mais bonitas praias do Rio de Janeiro.

A Praia Vermelha fica bem ao lado da Praça General Tibúrcio, onde está localizada a estação de embarque dos bondinhos do Pão de Açúcar. Não tem como errar.

Praia Vermelha, Rio de Janeiro
Foto: Fui ser viajante

Aproveite a praia, que eu considero uma das mais bonitas do Rio. Seja antes da trilha, ou depois que você voltar, um mergulho nesse mar vai te encher de energia!

A partir da Praia Vermelha, quando quiser começar a trilha Morro da Urca, siga para o canto esquerdo de quem olha o mar, procurando pelo começo da pista Cláudio Coutinho.

Pista Cláudio Coutinho - Urca. Foto: Fui Ser Viajante
Pista Cláudio Coutinho – Urca. Foto: Fui Ser Viajante
Pista Cláudio Coutinho - Urca. Foto: Fui Ser Viajante
Pista Cláudio Coutinho – Urca. Foto: Fui Ser Viajante

Pista Cláudio Coutinho

A pista Cláudio Coutinho é outra maravilha da cidade do Rio de Janeiro. Um trajeto curto que vai circundando o Morro da Urca, com a melhor vista do mar.

Tirando um pequeno pedacinho no começo da pista, que é pavimentado com paralelepípedos, o resto do caminho é todo asfaltado, em um total de 2,5km ida e volta.

Pista Cláudio Coutinho, Rio de Janeiro
Foto: Fui ser viajante

A Pista Cláudio Coutinho é explorada principalmente por quem quer fazer uma caminhada ou dar uma corridinha apreciando a vista.

Ah, e tem também os pescadores, que se concentram normalmente mais para o final da pista, onde lançam suas linhas de pesca.

Eu mesma adoro incluir a Cláudio Coutinho nos meus treinos de corrida, pois o cenário é tão bonito que ajuda a relaxar.

A pista é pequena (2,5km ida de volta), mas compensa em beleza. Você vai encher o trajeto com suspiros pela bela vista da Praia Vermelha, do Pão de Açúcar e do mar.

Horário de funcionamento da Pista Cláudio Coutinho: o portão da Pista Cláudio Coutinho abre de 6h da manhã e fica aberto até 18h, todos os dias. No verão, o horário costuma ser extendido até 19h.

Depois de entrar na Pista Cláudio Coutinho, você vai caminhar por uns 5 minutos até encontrar o acesso para a trilha Morro da Urca, no lado esquerdo.

Além da placa indicativa, há uma estrutura de madeira com bancos, que pode ser um ponto de apoio para descansar um pouco ou arrumar a mochila antes de começar a subida. Lembre de levar água!

Placa de acesso - trilha do Morro da Urca
Placa de acesso – trilha do Morro da Urca. Foto: Fui ser viajante

Subida até o Morro da Urca

Quando saímos da Pista Cláudio Coutinho e começamos a trilha Morro da Urca em si, a caminhada pela mata vai levando a gente cada vez mais pra cima.

Logo no começo da trilha, encontramos algumas escadarias de troncos, e essa é a parte mais sofrida do percurso porque é uma subida com uma boa inclinação.

degraus na trilha Morro da Urca, Rio de Janeiro
Foto: Fui Ser Viajante

O ideal é evitar fazer a trilha em dias de chuva, ou logo após um dia de chuva, porque esse trecho molhado escorrega muito, tanto pra subir quanto pra descer.

Já escorreguei uma vez aqui e adivinhem? Isso mesmo, dei com a bunda no chão! hahaha

Depois dos degraus, a caminhada se mantém subindo, mas com uma inclinação bem mais leve.

Trilha Morro da Urca, Rio de Janeiro
Foto: Fui ser viajante

É impossível se perder se você se mantiver na trilha demarcada, porque a trilha Morro da Urca é muito bem sinalizada e praticamente não existem bifurcações.

A única bifurcação relevante vai te levar, à direita, até um mirante.

Lá você vai curtir uma linda vista da Praia da Urca e do bairro da Urca – não é a toa que as atrações tem o mesmo nome.

Mirante Trilha Morro da Urca
Foto: Fui ser viajante

Depois é só voltar e continuar o seu caminho à esquerda e para cima. Você já está quase no fim da trilha!

Quando chegar no topo do Morro da Urca, você vai ver um portão que dá acesso ao complexo turístico do bondinho no Morro da Urca, onde ficam os mirantes, restaurantes e lojas.

ATENÇÃO: o horário de abertura desse portão é:

  • De segunda a quinta: das 9h – 17h
  • Sextas, sábados e domingos, das 8:30h às 17h.

Por isso, não adianta chegar muito cedo, pois vai estar fechado e você vai ter que esperar.

Portão fechado da trilha do Morro da Urca
Portão fechado da trilha do Morro da Urca. Foto: Fui ser viajante

Pela tarde, esse portão do Morro da Urca fecha às 17h. Então quem quer descer pela trilha precisa passar por esse portão antes desse horário!

E fique atento também porque a pista Cláudio Coutinho fecha às 18h, então você precisa levar no máximo 1h no seu trajeto de volta. Normalmente, a descida é feita entre 30 e 40 minutos, então marque seu tempo.

Complexo Turístico do Morro da Urca: de graça!

Depois que você chegar lá em cima, pode curtir todas as atrações do Morro da Urca, igual a quem comprou o bilhete do bondinho.

A vantagem é que você pode fazer isso, totalmente de graça!

E o que ver no Morro da Urca?

Tem a vista, claro. Preciso nem elogiar muito, você vai se apaixonar, tenho certeza. Há diversos mirantes em todo o Morro da Urca, com vistas diferentes para a cidade.

Vista do Morro da Urca
Vista do Morro da Urca. Foto: Fui ser viajante
Vista trilha morro da Urca
Vista trilha morro da Urca. Foto: Fui Ser Viajante

Também há outros atrativos históricos, que vão te ajudar a entender sobre a história do Bondinho do Pão de Açúcar.

Primeiro, na Praça dos Bondes, há alguns exemplares dos primeiros bondinhos que andaram pelos cabos do Pão de Açúcar, em exposição para que todos possam tirar várias fotos!

Antigo Bondinho do Pão de Açúcar
Antigo Bondinho do Pão de Açúcar. Foto: Fui ser viajante

Também há o Espaço de memória Cucuruto, um pequeno museu que fica perto da estação de embarque do bonde que sobe para o Morro da Urca.

Ali há diversos itens que contam a história do Bondinho e explicam seu funcionamento.

Espaço de Memória Cucuruto
Espaço de Memória Cucuruto – Parque Bondinho. Foto: Fui ser viajante

Para completar sua experiência, há um pequeno caminho no bosque, onde você pode apreciar a natureza.

E claro, precisamos falar sobre os mais diversos restaurantes e bares que funcionam lá no Morro da Urca, além das lojas de marcas cariocas e de lembrancinhas. Tem muita coisa pra vender lá em cima!

Só se prepare para o preço para comer e beber lá em cima do Morro da Urca: as coisas não costumam ser baratas nas lojas e restaurantes que ficam por lá.

E no meio de tudo isso, um grande toldo onde ficam mesas que podem ser usadas por todos os visitantes.

Há ainda o heliponto com bilheteria para venda de passeios – você pode comprar o passeio para sobrevoar a cidade do Rio de helicóptero!

Morro da Urca

Pra completar, tem estrutura de apoio com banheiros e trocador.

E todo o entorno do morro da Urca é cercado por grades que favorecem a vista, assim você pode apreciar a paisagem da cidade por diferentes ângulos!

Morro da Urca, Rio de Janeiro
Foto: Fui ser viajante
Morro da Urca, bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro

É preço de atração turística. Se quer economizar, a dica é levar seu próprio lanche na mochila.

Descida da trilha do Morro da Urca

Depois de chegar ao Morro da Urca por meio da trilha, e curtir bastante a experiência lá em cima, bate a dúvida de como fazer a volta. Bem, você tem algumas opções:

  • fazer o caminho de volta e descer a trilha da Urca a pé – gratuito. Você vai levar de 30 a 40 minutos, normalmente, para fazer o trajeto de volta. Lembre que o portão do Morro da Urca fecha às 17h, então você vai precisar começar a descida antes desse horário.
  • comprar o ingresso exclusivo para quem fez a trilha do Morro da Urca, e fazer o trajeto de volta de Bondinho

E aposto que você ficou curioso para saber como funciona esse ingresso do Bondinho exclusivo para quem fez a trilha, não é mesmo?

Pois fique tranquilo, que te explico tudo no detalhe agora, com valores atualizados (e ainda dou minha opinião se vale a pena ou não). Confira:

Ingressos do Bondinho para quem fez a trilha da Urca

Outra coisa que tem no morro da Urca é uma bilheteria, que fica bem ao lado do heliponto e funciona das 8:30h às 19:30h, vendendo ingressos do bondinho.

Fique atento porque o atendimento faz uma parada para almoço, das 12h-13h.

Lá você pode comprar o bilhete do bondinho vendido com um preço diferenciado, exclusivo para quem chegou no Morro da Urca pela trilha.

Ingressos bondinho exclusivo para trilha Morro da Urca
Ingressos bondinho exclusivo para trilha Morro da Urca. Foto: Fui ser viajante

Se você quiser viver a experiência de andar de bondinho, pode subir até o Morro da Urca de graça com a trilha, e lá comprar o bilhete do bondinho, mas avalie direitinho se vale a pena, porque o desconto não é lá grandes coisas.

Há duas opções de bilhetes. Confira os valores 2024:

Bilhete Trilha – Bondinho (turistas) ou Carioca Maravilha (moradores do Rio)

Custa R$130 para turistas e R$80 para nascidos e moradores da cidade do Rio e Grande Rio (mediante comprovação).

Com esse ticket, depois de subir de trilha, você pode pegar o bondinho para ir até o Morro do Pão de Açúcar e depois usar o bondinho para todo o trajeto de volta, até a Praça General Tibúrcio.

O desconto para o ingresso tradicional do Bondinho é de apenas R$30 para turistas, sinceramente não acho que vale muito a pena.

Bondinho do Pão de Açúcar. Vista da trilha Morro da Urca, Rio de Janeiro
Foto: Fui ser viajante

Bilhete descida

Custa R$55,00, tanto para turistas quanto para moradores da cidade do Rio e Grande Rio.

Você sobe a trilha da Urca, e com esse bilhete tem direito a fazer o trecho de volta de bondinho, saindo do Morro da Urca para a estação da Praça General Tibúrcio.

Não inclui visita ao morro do Pão de Açúcar! É a opção para quem subiu de trilha e quer ter a experiência de andar de bondinho.

Comparado para o valor do ingresso integral (R$160 para turistas, R$80 para cariocas), pode representar um desconto mais interessante.

Atenção: antigamente, depois de determinado horário, era possível pegar o bondinho para descer de graça. Isso acabou, tá?

Pra descer de bondinho, só pagando. Pra descer de graça, só fazendo o caminho de volta pela trilha mesmo!

Ou seja, a trilha do Morro da Urca te proporciona uma baita experiência e ainda te ajuda a economizar no Rio de Janeiro! Quer coisa melhor?

Dá pra ir de trilha para o Sunset no Morro da Urca?

Recentemente, o Morro da Urca começou a promover um evento com DJ, que eles chamam de Sunset. O DJ começa a tocar no meio da tarde, e o som fica rolando até depois do por do sol no Morro da Urca.

Sunset no Morro da Urca
Sunset no Morro da Urca. Foto: Fui ser viajante

O evento é bem animado, e é maravilhoso apreciar o por do sol lá de cima.

A questão que sempre perguntam é se é possível ir pela trilha e aproveitar o sunset – e a resposta é sim. Você pode subir pela trilha, e curtir o evento como todo mundo.

Mas na volta, como o portão da trilha já vai estar fechado, você vai precisar pagar o bilhete de bondinho para voltar.

O que levar para a trilha Morro da Urca?

Apesar de ser uma trilha bem fácil de fazer, é bom ir preparado com o básico.

  • repelente para insetos
  • protetor solar
  • roupa leve e confortável (ideal para prática de exercícios)
  • tênis
  • água e lanche
  • celular carregado ou máquina fotográfica

O ideal também é nunca entrar na mata sozinho, por questões de segurança. Se você torcer o pé, por exemplo, precisa de um amigo pra ajudar, certo?

Dá pra fazer a trilha Morro da Urca de chinelo? Dá. Mas a gente indica? Não. Entrar na mata sempre de tênis, por segurança também.

Outra coisa importante é levar uma sacolinha para recolher seu lixo. Nada de poluir o meio ambiente!

Também fique atento às regras de acesso à trilha, que proibem por exemplo ensaios fotográficos comerciais, uso de drones, entre outros.

Regras de visitação da trilha do Morro da Urca
Regras de visitação da trilha do Morro da Urca. Foto: Fui ser viajante

Horários para fazer a trilha Morro da Urca

Para fazer a trilha do Morro da urca, é importante ficar atento tanto aos horários de funcionamento da pista Cláudio Coutinho, quanto do portão que dá acesso ao Morro da Urca. Anote:

Pista Cláudio Coutinho – Horários de funcionamento

Todos os dias, das 6h às 18h (pode ser extendido até às 19h durante o verão.

Portão Morro da Urca – Horários de funcionamento

  • de segunda a quinta, das 9h às 17h
  • sextas, sábados, domingos e feriados, das 8:30h às 17h

Eu sempre prefiro fazer trilhas de manhã, o mais cedo possível para escapar do sol. No caso da trilha Morro da Urca, ir mais cedo também vai te salvar do fluxo de pessoas, que vai aumentando ao longo da manhã.

Considere que você vai levar 40minutos em média na trilha, e programe seu horário para ir subindo devagar e chegar no portão depois horário de abertura, de acordo com o dia da semana da visita.

E na hora de voltar, se preferir voltar de trilha, fique atento tanto ao horário de fechamento do portão do Morro da Urca quanto da Pista Cláudio Coutinho!

Horários de funcionamento Trilha da Urca
Horários de funcionamento Trilha da Urca. Foto: Fui ser viajante

Quem pode fazer a trilha Morro da Urca?

Dá pra dizer que essa é uma trilha para todas as idades.

Só é preciso ter uma boa disposição para caminhar e contar com força extra nos joelhos para encarar os degraus da subida mais íngreme, no comecinho da trilha. Depois é correr pro abraço.

Trilha Morro da Urca, com vista para o Pão de Açúcar
Foto: Fui ser viajante

Melhor época para fazer a trilha

É bom evitar subir a trilha Morro da Urca em dias de chuva, ou logo depois de um dia de chuva. Evite acabar como eu, escorregando pela trilha.

No Rio de Janeiro, a temporada de chuvas ocorre geralmente no verão, de janeiro a março. A partir daí, a chuva fica mais rara.

Nos meses mais frios do inverno, quase nunca chove no Rio de Janeiro. O clima fica perfeito para trilha!

Pão de Açúcar, trilha morro da urca

Dá pra ir até o Morro do Pão de Açúcar com trilha?

A resposta é sim, mas não é tão simples. A trilha até o Morro do Pão de Açúcar tem nível de dificuldade elevado, necessitando guia e equipamentos para fazer escalada.

E não é a mesma trilha do Morro da Urca!

Fique atento: A trilha do Morro da Urca não leva até o Pão de Açúcar, que é o morro mais alto e mais famoso do complexo.

Para chegar até o Morro do Pão de Açúcar, o que recomendo é que compre o ingresso do bondinho – ou contrate um guia para fazer a respectiva trilha junto com você.

Mas não se engane: não é porque é menor que o Pão de Açúcar que o Morro da Urca não impressiona: a vista é tão espetacular quanto!

Vista da praia Vermelha desde o Morro da Urca
Vista da praia Vermelha desde o Morro da Urca. Foto: Fui ser viajante

Combine a trilha do Morro da Urca com outros passeios na região

Quer deixar esse passeio ainda melhor? Você pode combinar a trilha Morro da Urca com mais algumas atividades bacanas no bairro da Urca, Rio de Janeiro:

Nascer do sol na Praia Vermelha

Contam que esse é um dos melhores lugares do Rio de Janeiro para ver o sol nascer, e eu tenho que concordar.

Ver o sol nascendo na Praia Vermelha é uma experiência única, tanto que tem tanta gente que monta lual e decide passar a noite por lá, somente para esperar esse espetáculo.

A gente não dormiu na praia, mas saiu de casa bem cedinho e conseguimos aproveitar o momento antes de fazer a trilha Morro da Urca.

Nascer do sol na Praia Vermelha, Rio de Janeiro

Só se programe direitinho: confira o horário do nascer do sol antes de sair de casa, e lembre-se que o portão do complexo turístico Morro da Urca só abre às 8h, por isso só vale a pena começar a trilha perto das 7h da manhã.

Que tal aproveitar o tempo que sobra entre uma coisa e outra para um banho de mar?

Cerveja na Mureta da Urca (ou na Pobreta da Urca)

Depois da trilha, que tal uma cerveja? A mureta da Urca fica ali pertinho, basta andar algumas quadras e você já vai curtir mais um cenário de cartão-postal no Rio de Janeiro.

O Bar Urca é uma instituição do Rio de Janeiro, e você pode aproveitar os quitutes e a cerveja de 600mL bem gelada, tudo à moda carioca: compra no bar, leva pra mureta e curte por lá.

Bar Urca - restaurante com vista no Rio de Janeiro
Bar Urca – restaurante com vista no Rio de Janeiro. Foto: Fui ser viajante

Outra opção, para quem quer pagar mais barato na cerveja, é caminhar mais um pouco até a “pobreta da Urca”, onde ficam os bares com preços mais populares.

Deixa eu te contar um segredo: além do preço, a vista da pobreta é também mais bonita, com Cristo Redentor e tudo!

Que tal fazer outras trilhas no Rio de Janeiro?

Gosta mesmo de trilhas? Uma boa dica é a trilha da Pedra Bonita ou a Trilha do Mirante da Cascatinha, na Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro. Mais uma paisagem espetacular!

Também tem a trilha até o Corcovado, que começa nos jardins do Parque Lage no Jardim Botânico.

Que outra trilha você gosta e indica aqui no Rio de Janeiro? Coloca aqui nos comentários que a gente quer ir lá conferir!

Onde ficar no Rio de Janeiro: hotéis que valem a pena

Vale a pena fazer a trilha do Morro da Urca?

O Rio de Janeiro tem algumas trilhas que ficaram bem famosas. E a trilha do morro da Urca é uma das mais fáceis dentro desse circuito de trilhas do Rio de Janeiro, muito popular entre moradores e turistas.

Primeiro, porque nem precisa de muito deslocamento. Ela fica dentro da zona urbana, e ainda melhor, na zona sul da cidade, a mais frequentada pelos turistas que vêm ao Rio.

Bondinho do Pão de Açúcar: Vista da trilha Morro da Urca, Rio de Janeiro
Foto: Fui ser viajante

Segundo, porque o trajeto é considerado leve a intermediário, com poucos trechos íngremes e completamente coberto por copa das árvores, ou seja, nada de sol. Só um pouco de calor e suor em dias com mais umidade.

Para mim, esse é um dos passeios mais interessantes para fazer no Rio se você gosta de natureza, e ainda quer economizar no seu roteiro.

E se você mora no Rio, aproveite para explorar esse lugar maravilhoso da sua cidade. Muito carioca nunca visitou o Bondinho, e essa pode ser uma oportunidade de unir o útil ao agradável, com saúde e sem doer no bolso!

Continue planejando sua viagem ao Rio de Janeiro

Esperamos que este guia tenha ajudado você a planejar sua visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e deixar um comentário contando como foi sua experiência. Boa visita!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Antônio Ferreira Aragão disse:

São belas trilhas msm .

Lila Cassemiro disse:

Muito lindas!

Cynthia Bezerra Marques disse:

Gostei muito das suas dicas, obrigada!

Flavio Teixeira Alvarenga disse:

Oi,
Sou portador de deficiente (amputação de membro inferior esquerdo), subo bem escadas e senti vontade de um dia fazer essa trilha, obrigado pelas dicas.

Rafael Cassemiro disse:

Oi Flavio,

Se você é ativo e tem boa mobilidade, é possível fazer a trilha sim.
Faça no seu tempo, contemple a paisagem e receba a recompensa no fim da subida!
Grande Abraço!

Fernanda Siciliano disse:

Dá pra fazer essa trilha com cachorro ou é proibida a subida deles?

Rafael Cassemiro disse:

Oi Fernanda, não existe sinalizaçào de proibição de animais na trilha, mas é proibido o acesso com animais no topo do morro da Urca.
Grande Abraço

Pamela disse:

Arrasou em enfatizar que a decida de graça não existe mais, apenas pagando… rs e sobre preços precisamos atualizar aqui. Obrigada

Lila Cassemiro disse:

Oi Pamela, obrigada pela dica aqui! Valores atualizados com sucesso 😀

Ary e Aline disse:

Quero saber mas sobre
Pois tenho interesse pra sexta feira 27/01

Luana Macedo disse:

Gente, não tem nada de leve kkkkkkkk é super íngrime.

Rafael Cassemiro disse:

ah Luana, nem é tão difícil assim :).
o início da trilha é um pouco mais puxado, e se tiver chovido recente, pode ficar bastante escorregadio, mas depois é bem tranquilo.
Grande Abraço e obrigado pelo comentário!

ANDREZIA ARAUJO DOS SANTOS disse:

Bem difícil! Mas consegui, de molho em casa!

Luiz Claudio Santos Macedo disse:

Dicas prefeitas e ótimo conteúdo. Parabéns ajudou bastante!

Cintia disse:

Nossa, vc pernambucana sabe mais do que eu carioca da gema kkkk. Adorei sua dicas, obrigada.

Reinaldo disse:

Obrigado! Tudo que eu precisava saber sobre a trilha do Morro da Urca você explicou. Parabéns, você é 10.

Marta Marapodi disse:

Eu ameeei o post!!
Sábado faremos essa trilha com crianças, então ajudou muito a acalmar o coração da mamãe aqui!!!
Obrigadinhaaa pelo conteúdo!!!

Rafael Cassemiro disse:

Oi Marta,

Ficamos super felizes em ajudar, curtam o passeio e a vista que é linda!

Grande Abraço

Monique disse:

a trilha irá funcionar no dia 12 de outubro, feriado?

Joselma Soares da Silva Melo disse:

Amei o post, parabéns! Dar até vontade de voltar lá, pela trilha.
Lugar lindo!

Bruno Meireles disse:

Pessoal, sem dúvidas, o melhor conteúdo sobre o morro da urca. Parabéns!!!!

Mariana Menezes disse:

O Rio de Janeiro continua lindo né Klécia? Adorei todos os detalhes nesse artigo super completo sobre a Trilha Morro da Urca. Moro em Niterói e ainda não fiz essa trilha, mas as fotos estão tão lindas que já quero um dia de sol para aproveitar bastante!

Klécia disse:

Yay! Tomara que seja em breve então! Beijos