Como é a visita a Sainte-Chapelle em Paris

Paris é uma cidade pontilhada de igrejas lindas, algumas muito famosas como a Notre Dame de Paris e a Basílica Sacré-Cœur, em Montmartre. Mas de todas as igrejas que visitei em Paris, teve uma que ganhou meu coração: a Sainte-Chapelle, a antiga capela real de Paris.

A capela em estilo gótico é bem pequena, mas é nos menores lugares que encontramos os maiores tesouros, não é mesmo?

A Sainte-Chapelle de Paris foi construída lá pelo século XIII, a pedido do rei Louis IX. Localizada no lado oeste da Ilé de la Cité, onde ficam as construções mais antigas da cidade de Paris, acaba disputando diretamente a atenção com quem visita essa região para ver a lendária Notre Dame, que fica mais para o leste.

Mas acredite em mim: vale a pena esticar a caminhada até a outra ponta da ilha para visitar essa pequena capela real. O pacote completo vai te oferecer um misto de beleza, luz e história que vai te surpreender.

Sainte-Chapelle: um pouco de história

A construção demorou menos de 7 anos. Sainte-Chapelle foi construída para ser a capela do Palácio Real, mas não só isso.

A ideia maior do rei Louis IX era construir um templo para abrigar antigas relíquias de Jesus Cristo, que o rei tinha acabado de comprar de Constantinopla.

A ideia era voltar os olhos dos europeus para essa cidade de Paris, que estava começando a se erguer. Transformar Paris numa “meca” para os cristãos.

Um centro de peregrinação para onde todos viessem saudar as relíquias católicas.

A igreja foi construída em dois pisos. No piso inferior funcionava a capela de oração aberta ao público que frequentava a residência do rei.

No andar superior, reservado à família real, ficariam guardadas as relíquias sagradas – incluindo uma coroa de espinhos!

Como é a visita à Sainte-Chapelle em Paris

A entrada é pelo piso inferior, que é bem bonito, mas carrega um tom mais sóbrio. Alguns poucos vitrais permitem alguma entrada de claridade, deixando o ambiente em meia-luz.

Cores vivas se destacam nas paredes, com tons de vermelho e azul, com a flor de lis, símbolo da monarquia francesa, desenhada em dourado no teto e nas colunas.

Bonito, mas nada realmente impressionante.

Sainte-Chapelle de Paris

Como assim, Klécia? Você tinha prometido que a gente ia conhecer a igreja mais impressionante de Paris, e agora vem com essa?

Calma, vem comigo subindo as escadas para o segundo andar da Sainte-Chapelle.

Agora, pode parar na porta e ali mesmo suspirar: Que lugar inacreditável!

Vitrais imensos e maravilhosos recobrem todas as paredes. A luz é o maior espetáculo da Sainte-Chapelle, por isso o ideal é tentar visitar a capela num dia de sol.

A luz entra por todos os lados, refletindo a história de Cristo que está sendo contada nesses vidros pintados à mão.

Sainte-Chapelle de Paris

Durante a história da França, a Sainte-Chapelle precisou sobreviver a guerras e revoluções, mas de alguma forma esses vitrais maravilhosos continuam lá.

Apesar de terem sofrido muito durante a revolução francesa, hoje estão passando por um longo processo de restauração e já dá pra notar a diferença na entrada de luz pelos vidros que já foram limpos e polidos, no lado esquerdo da capela.

Se já é lindo hoje, imagino quando terminarem a restauração. A Sainte-Chapelle vai ser uma explosão de cores e luz!

Sainte-Chapelle de Paris

Além de tudo, a igreja ainda tem um lindo trabalho em madeira em toda a sua volta, com detalhes que me relembram um pouco a riqueza da arquitetura moura e que também vêm passando por um processo de restauração.

Acreditem: essa igreja vai ficar ainda mais linda em alguns anos!

Sainte-Chapelle de Paris

Ingressos para a Sainte-Chapelle de Paris

A visitação é paga (€ 10) e dá direito a visitar os dois andares da Saint-Chapelle. Você pode comprar na bilheteria do local, que geralmente não tem muita fila (evite finais de semana e feriados em Paris).

Quem quer combinar a visita com o prédio vizinho do Conciergerie, que já foi residência real e também a suntuosa prisão de Maria Antonieta, pode pagar o ingresso combo de €15.

O ingresso dos dois prédios está incluindo no Paris Museum Pass e com esse cartão você ainda evita todas as filas nas atrações. Usamos e gostamos muito.

Outra boa dica é comprar os ingressos (ou mesmo o Paris Museum Pass) pela internet e evitar a fila no dia da sua visita.

A Sainte-Chapelle de Paris abre todos os dias. Para ver o horário de funcionamento atualizado e mais informações técnicas da visita, veja o site oficial da Sainte-Chapelle.


Esse post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes, com dicas de templos religiosos que valem a pena conhecer.

Se você gosta de visitar igrejas e templos nas suas viagens, confira também essas dicas:

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
MBlue disse:

A saint chapelle tem a particularidade de ficar no pátio do palacio da justiça. De todas as vezes que lá fui, foi preciso fazer um controlo de entrada igual ao do aeroporto. Para facilitar a entrada evite levar talheres ou outros objetos que possam representar alguma ameaça. Como diria Carl Sagan, só um poeta é capaz de descrever a beleza do lugar.

Michele da Costa disse:

Realmente, parece um local muito especial a igreja Saint Chapelle, em Paris! Essas luzes atravessando os vitrais.. nossa! Dica anotada. Valeu! Bjs

Klécia disse:

É sim, uma maravilha de lugar!

Estela disse:

Também acho belíssima esta igrejinha de dois andares, não sei qual dos dois eu amei mais!

Klécia disse:

muito lindinha né? <3

Maria Cristina disse:

Ainda não tive o prazer de conhecer a Sainte-Chapelle mas está na listinha dos sonhos! Esses vitrais e toda essa composição que fica ainda mais incrível ainda com os raios de luz me fascinam demais.

Klécia disse:

Pura maravilha né? Desejo que conheças em breve!

Eu ainda não conheci a Sainte Chapelle, mas a Viviane já foi e adorou. Que lindo.

Klécia disse:

Demais, né?

Lidiane disse:

Vou confessar um pecado: morava em Le Havre e fui muitas vezes a Paris, e sempre dizia pra mim mesma que eu tinha que ir na Sainte Chapelle. Não fui 🙁 Então, fica como desculpa pra voltar 🙂

Klécia disse:

Melhor desculpa que você poderia ter, Lidiane!

Deslumbrante! Simplesmente deslumbrante! Saint Chapelle tem que estar em qualquer roteiro pra Paris! Espero ir em breve!

Klécia disse:

Tomara que seja muito em breve, Roberta!

Vitor Martins disse:

Impressionante, fiquei sem palavras!obrigado por me mostrar um lugar onde tenho mesmo de ir..

Klécia disse:

Vale a pena, viu!

Ana Carolina disse:

É sempre bom saber sobre as atrações de cidades grandes e antigas. Paris é linda para onde se olha.

Klécia disse:

Linda de todos os ângulos!

Sainte-Chapelle é uma das igrejas mais bonitas da Europa, acho que estaria na minha lista das top 10, e pra vc ?

Klécia disse:

Pra mim também! Com certeza ficaria entre as mais lindas!

Mariana disse:

A Sainte-Chapelle é mesmo muito impressionante! Eu fiquei muito feliz quando visitei e pude apreciar todos os detalhes da sua arquitetura! É incrível! Faz bastante tempo e lendo seu post me deu vontade de voltar. 🙂

Klécia disse:

Quero voltar também! Tomara que nós duas consigamos isso em breve!

Bob Wolf disse:

Surpresa fantástica! Este lugar não poderia ficar de fora de nenhum roteiro em Paris! Obrigado por compartilhar conosco!

Klécia disse:

Nunca deveria ficar de fora mesmo! Um dos tesouros de Paris!

Lilian Azevedo disse:

Visitei a Saint Chapelle na primeira vez que estive em Paris e já não lembrava desse deslumbramento que é impossível não sentir diante de tanta beleza. Ler seu ótimo post me estimulou a voltar em breve pois Saint Chapelle merece. Beijocas

Klécia disse:

Ah, é uma gostosura lembrar de um lugar bonito assim, né Lilian!? Que bom que você viajou com a gente!

Esta é minha igreja preferida de Paris! Quando a conheci, não lia blogs de viagem (nem sei se existiam!) e ao chegar no térreo da capela pensei que fosse aquilo, só depois subi os degraus apertados e levei um susto bom com a beleza da Sainte Chapelle. As esculturas em madeira dos apóstolos são impressionantes e o fato de terem retirado todos os painéis de vitrais durante a segunda guerra também impressiona.

Klécia disse:

Sim, impressiona muito! Só não sabia sobre a retirada… Acreditava que eles tivessem sido cobertos com placas de madeira. Qual dos dois será? Vou ler mais a respeito 🙂

Lulu Freitas disse:

Essa igreja é simplesmente impressionante. A sensação de estar diante de seus vitrais é indescritível. Adorei os detalhes sobre ela. Aprendi muito com o post.

Klécia disse:

Que bom que o post sobre a Sainte-Chapelle foi útil pra você, Lulu! Obrigada por comentar!

Anna Claudia disse:

A Sainte Chapelle é realmente uma lindeza! estive nela das duas vezes que visitei Paris e ainda iria uma terceira vez! Adorei as fotos que vc tirou. Lindos registros!

Klécia disse:

Também quero ir de novo e de novo! <3

Os vitrais são realmente lindos! Vou incluí-la no meu roteiro na próxima viagem pra Paris. Que com a glória de Deus não vai demorar muito! Precisando demais tomar um café com vista pro rio Sena.

Klécia disse:

Uhuuu, coloca sim! A Sainte-Chapelle vale muito uma visita! 🙂

Já estive em Paris por duas vezes e não conheci esta igreja, não sei bem porquê cometi essa falha grave. Me arrependo amargamente, afinal, é de uma beleza impressionante e deve valer mesmo muito a pena uma visita à ela. Torcendo aqui para uma outra oportunidade na Cidade Luz! Beijos.

Klécia disse:

Torcendo para que seja mesmo muito em breve, Gisele! <3

Edileia disse:

É muito linda mesmo. Como já faz muito tempo que a visitei e daqui a alguns anos, com a restauração concluída, ela estará ainda mais especial, espero ter a oportunidade de voltar para conferir!

Klécia disse:

Também quero voltar quando terminar a restauração! 🙂

Edicléia Costa disse:

Estive nessa Capela a muitos anos atrás. Andando pela calçada, entrei sem pretensão, sem saber como era, apenas para agradecer ao divino a oportunidade do momento. Fiquei sem fôlego, sem palavras. Linda demais.

Klécia disse:

Sem fôlego, sem palavras! Essa é a definição para a Sainte-Chapelle!

Eu sou apaixonada pela Sainte-Chapelle, quando você chega no segundo piso é aquele momento de segurar o queixo de tão bela que ela é. Na minha humilde opinião deveria estar entre os lugares obrigatórios de visita a Paris.

Klécia disse:

É difícil segurar o UAU, né?

Ruthia disse:

Apesar de não ter a monumentalidade da notre dame, a Saint Chapelle é maravilhosa. Acho que também é a minha preferida em Paris.
Sete anos de construção foi um recorde para a época

Klécia disse:

Acho que ando numa fase que os pequenos tesouros me encantam mais, por isso a predileção por essa pequena jóia de Paris! Sainte-Chapelle é mesmo linda!

Diego Arena disse:

Acredita que fui à Paris e não visitei essa igreja? Só lembrei que queria visitar quando estava dentro do trem indo pra Londres… já era tarde… na próxima vez visitarei com certeza. Os detalhes parecem incríveis

Klécia disse:

Poxaaaa, que pena Diego! Ela é muito maravilhosa, espero que conheça em outra oportunidade!