O que fazer em Cabo Frio RJ: pontos turísticos e outras dicas

Esse é um dos destinos de praia mais queridinhos do Rio de Janeiro. Se você está procurando o que fazer em Cabo Frio RJ, nesse post vamos te apresentar para as principais atrações desta que é a maior cidade da Região dos Lagos.

Entre os principais atrativos de Cabo Frio, com certeza quem se destaca é o mar, que em dias de sol pode alcançar tons inacreditáveis de azul. Outra coisa boa sobre a cidade é a infraestrutura de hotéis, bares e restaurantes.

Cabo Frio
Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Vamos te contar nesse post o que tem pra fazer em Cabo Frio, com direito a lista de melhores praias, sugestão de roteiro para um final de semana em Cabo Frio e dicas de onde comer e beber na cidade.

Está preparado? Então vamos!

Vai de carro para Cabo Frio? Anote essas dicas de estacionamento em Cabo Frio

O estacionamento em Cabo Frio é controlado pela prefeitura. Você pode realizar o pagamento via parquímetro (quando houver) ou por meio do aplicativo Digipar.

Na orla da Praia do Forte e da Praia do Peró, funciona o sistema “vaga certa”. O valor de R$10, correspondente ao período de 5 horas de estacionamento contínuo (a cobrança funciona das 8h às 24h).

Em outras áreas da cidade, funciona o “Estacionamento Vaga Rotativa”. O valor cobrado é de R$2, correspondente ao período de 1 hora de estacionamento contínuo (a cobrança funciona das 8h às 24h).

Você pode saber mais sobre as tarifas e conferir as áreas de cobrança no site da Prefeitura de Cabo Frio.

O que fazer em Cabo Frio RJ: principais atrações

Confira no mapa de Cabo Frio a localização de cada uma das atrações que vamos descrever nesse post:

Forte de São Mateus

O Forte São Mateus é um dos maiores cartões-postais de Cabo Frio. Localizado na Praia do Forte, foi construído na época do Brasil colonial (1616) para proteger Cabo Frio contra invasores que chegassem pelo mar.

Forte de São Mateus - Cabo Frio
Forte de São Mateus – Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

As duas coisas mais legais da visita são:

  • a importância histórica lugar, e
  • a vista privilegiada, tanto para o lado do oceano quanto para o lado da Praia do Forte.
Forte de São Mateus Cabo Frio
Forte de São Mateus Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

A visita ao forte é gratuita. Se você der sorte, na hora da sua visita pode contar com o atendimento de professores de história que dão plantão no local para dar informações sobre o lugar.

Horário para visitação: Todos os dias. No Google consta que o horário de funcionamento vai das 8h às 17:45h. Mas quando fomos, era um sábado e a atração só abriu a partir das 9h.

Forte de São Mateus - Cabo Frio
Forte de São Mateus – Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante
Forte de São Mateus - Cabo Frio
Forte de São Mateus – Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Praias

Como não poderia deixar de ser em um cidade litorânea, uma lista com o que fazer em Cabo Frio precisa citar as praias.

E são bonitas, viu? Cabo Frio tem muita praia linda!

Cabo Frio tem praias bem movimentadas e com ótima estrutura, e também praias mais isoladas, perfeitas para quem busca calmaria. Confira algumas opções:

– Praia do Forte

A Praia do Forte é a praia mais famosa de Cabo Frio. É uma praia urbana, que fica a menos de um quilômetro do centro, é justamente a mais concorrida.

A praia tem areia bem branca e fina, e a orla é rodeada por prédios, restaurantes e pousadas, tornando-a um excelente local para se hospedar.

Praia do Forte Cabo Frio
Praia do Forte Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

É uma praia extensa, com uma ótima infraestrutura de quiosques e áreas para relaxar. As águas são super geladas, mas isso não desanima os banhistas, que lotam as areias da praia do Forte todo final de semana.

O calçadão foi reformado e caminhar por ele é bem gostoso. Tem até um letreiro para você garantir a sua foto!

Praia do Forte Cabo Frio
Praia do Forte Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

É também na orla dessa praia em Cabo Frio que acontece o famoso carnaval de Cabo Frio, um dos principais eventos do calendário na cidade.

Entre os atrativos da praia do Forte, você pode visitar o Forte São Mateus, um conhecer a vila de pescadores e também ter acesso para a trilha do Mirante do Arpoador (tudo no canto esquerdo da praia, olhando pro mar).

O mirante estava meio abandonado quando visitamos, mas a vista é realmente espetacular!

Mirante do Arpoador Cabo Frio
Mirante do Arpoador Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Ah, e também ali entre o Forte São Mateus e a colônia de pescadores, durante a maré baixa, a água fica muito cristalina e se formam algumas piscinas naturais, o que atrai muitas famílias com crianças.

– Praia das Dunas

Seguindo para a direita da Praia do Forte, chegamos na Praia das Dunas, pra mim a praia mais bonita de Cabo Frio.

A Praia das Dunas tem um visual incrível, com grandes dunas de areia protegidas por uma área de preservação ambiental.

O acesso é um pouco mais difícil, pois do calcadão até chegar na beira do mar você vai precisar caminhar cerca de 5 a 10 minutos pela areia fofa.

Praia das Dunas Cabo Frio
Praia das Dunas Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Aqui a infraestrutura é limitada. Você encontra poucos barraqueiros com pontos móveis, somente aos finais de semana e feriados. Durante a semana, a praia costuma ficar vazia. Melhor levar com você tudo que planeja consumir.

Nesse trecho de litoral, o mar costuma ser mais bravo, então fique atento à sinalização dos bombeiros quanto aos locais onde o banho é seguro. Nunca se arrisque no mar em locais de bandeira vermelha!

Os ventos fortes que ajudam na formação das dunas também atraem praticantes de esportes com vento, e é bem comum encontrar essa galera por lá.

O visual da Praia das Dunas deixa a gente de boca aberta. Rústico, preservado, aquela pinta de paraíso, sabe?

Em muitos trechos, a praia fica mais deserta, o que é ótimo para relaxar longe das multidões que tomam conta da praia do Forte e de outras praias famosas da Região dos Lagos, especialmente no verão.

Caso você opte por passear pelas dunas, ter alguém por perto com um bom senso de direção é essencial. Além disso, leve protetor solar e água. É um passeio bem bonito e diferente, vale a pena.

Quando estiver por lá, vale a pena visitar também a Grande Duna, uma das atrações mais impressionantes de Cabo Frio. Localizada no Parque das Dunas, essa formação natural é uma das maiores dunas móveis do Brasil.

A Grande Duna de Cabo Frio tem mais de 30 metros e oferece uma vista panorâmica da região, incluindo as praias e a vegetação nativa da Restinga.

– Praia do Foguete

A Praia do Foguete é ideal para quem busca tranquilidade. Localizada a cerca de 15 minutos de carro da Praia do Forte, é menos frequentada e possui pouca estrutura, com poucos quiosques, bem espalhados na praia.

Nessa praia existem algumas opções de hospedagem, para quem prefere ficar em uma área mais calma.

Praia do Foguete em Cabo Frio
Praia do Foguete em Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Use o Clube Militar de Cabo Frio como referência no GPS para chegar à barraca na praia. Bem ao lado do Clube Militar há um quiosque, onde você pode montar sua base.

É uma praia que costuma ter mar agitado, por isso vale ficar atento à sinalização das bandeiras do Corpo de Bombeiros. Também é uma praia de ventos fortes, muito procurada por praticantes de esportes como kitesurf.

Uma coisa curiosa sobre essa praia é que, ao lado do mar, também existe uma lagoa, onde você pode tomar banho avistando o mar.

A lagoa da Praia do Foguete tem águas escuras e não é uma área controlada, por isso o banho é liberado em qualquer hora do dia.

– Praia das Conchas

A menorzinha de Cabo Frio! A praia das Conchas tem só 600 metros de extensão, mas é a prova que dá pra ocupar um pequeno espaço com muita beleza!

A Praia das Conchas também é uma das minhas favoritas em Cabo Frio.

Tem esse nome devido ao formato da enseada, que lembra uma concha quando vista de cima. A enseada tem águas muito calmas, é uma praia realmente linda!

A praia das Conchas fica dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. É preciso pagar uma taxa de preservação para fazer a visitação.

O melhor é ir de carro, pois fica afastada do centro de Cabo Frio. E desde a passagem da cancela do parque até o local onde a gente estaciona, é bem distante (trecho em estrada de terra).

Logo depois da cancela, a estrada se divide em duas. Para a direita, vai pro estacionamento da Ilha do Japonês, e para a esquerda, segue rumo a praia das Conchas.

Parque Estadual da Costa do Sol
Parque Estadual da Costa do Sol. Foto: Fui ser viajante

O estacionamento da Praia das Conchas fica bem perto da área onde ficavam os quiosques, e coladinho com a praia. Eram 10 quiosques no passado, mas muitos foram demolidos em 2024 para restaurar a área de preservação.

A promessa é que os quiosques que sobraram também sejam demolidos, mas o processo ainda está na justiça.

Mas por enquanto, eles seguem por lá e oferecem uma boa estrutura para os visitantes, com cadeiras, banheiros, duchas e atendimento de comida e bebida na areia.

De cada lado da praia das Conchas, há um morro. O morro do canto direito é a Pedra do Arpoardor, e comum as pessoas subirem para avistar a praia do mirante desde a parte alta (a subida dura cerca de 10 minutos).

Praia das Conchas, Cabo Frio
Praia das Conchas, Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Já o morro do canto esquerdo separa a Praia das Conchas da Praia do Peró, e se chama Morro do Vigia, e também existe uma trilha para cima do morro.

Também no canto esquerdo, você encontra a famosa Barraca do Pescador, a barraca de praia mais antiga da região, que ficou famosa depois de virar cenário de novela.

Na novela Avenida Brasil, exibida pela Globo em 2012, a barraca era a casa do Tufão, personagem de Murilo Benício. Desde então, cada vez mais pessoas passaram a visitar a barraca, para conhecer o local que era cenário da novela.

– Ilha do Japonês

Depois da Praia do Forte, a Ilha do Japonês é possivelmente o ponto turístico mais visitado de Cabo Frio. O que atrai tanta gente é a beleza pitoresca do lugar, além das águas calmas e super transparentes.

A Ilha do Japonês é uma ilha artificial, famosa por suas águas calmas e rasas, e é provavelmente a praia mais paradisíaca de Cabo Frio.

Ilha do Japonês Cabo Frio
Ilha do Japonês Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

A travessia até a ilha pode ser feita a pé durante a maré baixa, a partir do estacionamento do Parque Estadual da Costa do Sol, ou de barcos operados por moradores.

Há diversos pontos de embarque, como perto da Praia do Forte, no bairro da Passagem e na Orla Scliar.

Outra opção é fazer um tour de catamarã em Cabo Frio, ou mesmo um passeio de escuna, pois a Ilha do Japonês é um dos pontos de parada regular desses passeios.

A ilha é bem pequena, e você consegue dar a volta completa em cerca de 10 minutos.

Mas somente na maré baixa, pois quando a maré sobe a água chega a cobrir diversos galhos, o que obriga que os deslocamentos sejam feitos pelo interior da ilha, em pequenas trilhas.

Na ilha não há estrutura, mas aos finais de semana o local fica lotado de turistas, o que atraiu os vendedores.

Geralmente há um atendimento volante, com muitos barcos “bar” estacionam por ali, e atendem os turistas na praia, oferecendo drinks e até petiscos.

O que atrai tanta gente é a cor da água. Na maré baixa, ela fica com um azul espetacular – que são as fotos que geralmente vemos nas redes sociais. Mas quando a maré sobe perde um pouco esse tom, ficando mais escurecida.

Minha dica é, que se for visitar a Ilha do Japonês aos finais de semana, vá o mais cedo possível.

Tanto para fugir do grande volume de turistas, quando para aproveitar os tons de azul mais bonitos na água, que geralmente são vistos pela manhã mais cedo.

Atenção: a taxa de preservação que você paga para acessar a Praia das Conchas também inclui o acesso para o estacionamento da Ilha do Japonês. Ou seja, dá pra fazer uma dobradinha, visitar as duas atrações e economizar.

– Praia do Peró

A Praia do Peró é linda, mas fica afastada do centro (cerca de 15 km). Acaba virando opção para quem quer fugir do agito do centro de Cabo Frio, especialmente no verão.

São 7 km de praia, e hoje em dia os terrenos ao lado da praia foram completamente tomados por condomínios, pousadas e quiosques. Há boas opções de hospedagem por lá, inclusive.

Praia do Peró Cabo Frio
Praia do Peró Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Isso faz com que essa seja uma praia extremamente movimentada, especialmente aos finais de semana em Cabo Frio.

Há muitos vendedores ambulantes, quiosques e aluguel de barracas, além de escolinhas de surf.

Quer ver as praias de Cabo Frio em vídeo?
Confira nossa publicação no Youtube:

– Praia Brava

Essa é uma praia bem pouco comentada entre os pontos turísticos de Cabo Frio. Embora seja menos conhecida, tem um ar rústico que eu acho lindo demais.

Com apenas 400 m de extensão, eu considero essa praia é bem diferente das outras praias de Cabo Frio, principalmente por 2 motivos.

Primeiro, ela fica mais isolada e não oferece nenhuma estrutura ao visitante. No canto direito há um paredão rochoso que protege a praia e dá o tom de paraíso perdido pro lugar.

Segundo, ela é procurada por dois públicos bem específicos: surfistas e praticantes de naturismo. Sim! Tem um trecho da praia no canto direito reservada para a prática do nudismo.

Ficou curioso para conhecer a Praia Brava?

A trilha de acesso é plana na maior parte do percurso, com um descida mais inclinada no trecho final que dá acesso ao mar.

O ponto de acesso da trilha é um pouco antes dos quiosques que estão à frente da Ilha do Japonês. Há um totem explicativo, que possui um QR code com informações sobre o Parque e seus atrativos.

É uma trilha bastante descoberta, então leve chapéu e protetor solar.

– Ilha dos Papagaios

É a maior ilha de Cabo Frio e ganhou esse nome porque lá vive uma quantidade enorme de maritacas. Para aproveitar as águas calmas da ilha, você precisa navegar em média 30 minutos.

Como as praias da Ilha do Papagaio são bem rasas, o passeio é ideal para quem viaja com criança. Outra galera que está bem frequente por lá são os praticantes de canoa havaiana.

Muitos turistas escolhem a Ilha dos Papagaios para fazer mergulho de cilindro em Cabo Frio, já que as águas são muito transparentes.

A diversidade de animais impressiona, desde tartarugas, muitos peixes e bonitos arrecifes de coral.

Para chegar até lá, você pode fazer um passeio de escuna, ou ainda um tour com os tradicionais catamarãs, que passam por vários pontos turísticos como o Forte São Mateus, a Ilha do Japonês e finalizam o tour na Ilha dos Papagaios.

– Unamar e Aquarius

Uma curiosidade a respeito de Cabo Frio é que uma parte dentro do seu território é cortada por Búzios. É como se fosse um recorte dentro do seu território, que pertence à outra cidade.

Assim sendo, acima da região mais central da cidade, há toda uma parte de Cabo Frio que é menos frequentada pelos turistas, mas que é até maior em extensão e que também tem bastante a oferecer.

As duas principais atrações em termos de praias estão nos bairros de Unamar e Aquários, ambos no distrito de Tamoios.

A Praia de Aquarius tem um mar bonito, com tons que variam entre o azul e o verde, além de uma areia bem amarelada, que faz um contraste espetacular.

A infraestrutura da Praia de Aquarius é excelente, por isso é um dos destinos mais concorridos durante o verão.

Ainda assim, na alta estação você vai encontrar menos gente em Aquarius que nas praias mais centrais de Cabo Frio, como a Praia do Forte.

Já a Praia de Unamar é bem procurada pelos surfistas, por conta do mar agitado. A orla também tem boa estrutura de quiosques e é uma praia bem procurada pelos turistas na hora do por do sol em Cabo Frio.

Rua dos Biquinis

Quem não gosta de comprar um biquini no precinho, não é mesmo? A Rua dos Biquínis é um pequeno conjunto de lojas, onde a maioria dos comércios é focado em roupa de banho (mas há também moda fitness e moda íntima).

São mais 100 lojas, muitas vendendo produtos a preço de fábrica.

Pra vocês terem uma ideia, a Rua dos Biquinis em Cabo Frio foi eleita pelo Guiness Book como o maior shopping de moda praia a céu aberto do mundo.

Rua dos Biquinis em Cabo Frio
Rua dos Biquinis em Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Os preços variam, de R$30 a R$300 reais. Vale a pena espiar as vitrines, garimpar e tenho certeza que alguma coisa vai chamar sua atenção.

Horário para visitação: todos os dias, das 9h às 20h

Museu do Surf de Cabo Frio

Para os apaixonados por surf e cultura, o Museu do Surf de Cabo Frio é uma visita imperdível. É o maior com essa tema na América Latina, e o terceiro do mundo.

Localizado na Praia do Forte, o museu apresenta um acervo impressionante, que conta a história do esporte no país.

Museu do Surf Cabo Frio
Museu do Surf Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

O Museu tem dois andares, e realmente me surpreendeu muito! Achei bem legal todo o acervo e aprender mais sobre as histórias dos nossos surfistas do passado e do presente.

São cerca de 2500 itens no acervo, incluindo vários objetos relacionados ao surf, como pranchas, troféus, revistas, quadros, miniaturas, skates e outros equipamentos.

O destaque fica por conta das pranchas de surf. São quase mil peças, inclusive modelos bem raros. A prancha que o Gabriel Medina usou no título mundial de surf em 2014 está no acervo.

Horário para visitação: Segunda a quarta, das 9h às 17h. Quinta e sexta, das 9h às 20h. Sábado e domingo, das 17h às 20h.

Feirinha de artesanato na Praça da Cidadania

Bem ao lado ao Museu do Surf, você vai logo ver uma praça bem ampla, com algumas estruturas de barracas fixas, e mais um monte de food truck estacionado.

Nas barracas fixas funciona a feirinha de artesanato, com artistas locais vendendo suas obras, e também um mercado popular de itens como óculos escuros, chaveiros e ímas que podem virar lembrancinhas de viagem.

Feirinha de artesanato Cabo Frio
Feirinha de artesanato Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Quando chega o fim da tarde e a noite, o movimento se transfere para as barracas de comida e food trucks. São várias opções de comida de rua, como pizza, pastel, churro, comida chinesa e mais.

Pode ser um lugar legal para comer em Cabo Frio se você quer economizar, ou só fazer um lanche.

Bairro da Passagem

Prontos pra conhecer o bairro mais charmoso de Cabo Frio?

O bairro da Passagem tem origem portuguesa e é considerado o bairro mais antigo de Cabo Frio (construído entre 1616 a 1660).

Bairro da Passagem Cabo Frio
Bairro da Passagem Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Passear por suas ruas é como fazer uma volta no tempo, com casarões preservados e tombados com patrimônio histórico e cultural.

O nome “Passagem” tem origem na função inicial do bairro, que servia como ponto de apoio para travessia de mercadorias e pessoas pelo canal do Itajurú.

Igreja de São Benedito Cabo Frio
Igreja de São Benedito Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

É impossível não se encantar com o cenário bucólico do bairro, com as ruas apertadas e as casas de antigamente.

Um dos pontos altos do bairro é o charmoso Hotel Solar dos Arcos (uma das hospedagens mais lindas do Estado do Rio) e também o Beco do Príncipe, que rende lindas fotos.

Bairro da Passagem Cabo Frio
Bairro da Passagem Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Quem conhece, pode fazer uma relação com a encantadora Paraty, que fica na Costa Verde, na outra extremidade do estado (respeitadas as devidas proporções, porque o bairro da Passagem é bem menor).

No Bairro da Passagem, tudo converge para o Largo São Benedito, onde fica a Igreja de São Benedito.

Historicamente, o Largo ficou conhecido por ser cenário de várias festas religiosas e manifestações da cultura negra.

Bairro da Passagem Cabo Frio
Bairro da Passagem Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Orla Scliar

Desde a primeira vez que vi esse lugar, achei um dos mais charmosos de Cabo Frio.

A Orla Scliar está localizada às margens do Canal do Itajuru, e oferece um convite para um passeio relaxante, seja a pé ou de bicicleta.

Orla Scliar em Cabo Frio
Orla Scliar em Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

A vista é muito bonita, e no entorno você encontra diversos bares e restaurantes. Uma boa opção é o Restaurante Picolino, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, com cozinha refinada e ambiente elegante.

Além disso, a orla reformada rende um ótimo passeio, com direito a deck de madeira, esculturas e um centro de artesanato.

Casa-museu Carlos Scliar

Para os amantes de arte, ali também fica a Casa-museu Carlos Scliar, embora o horário de visitação seja bem restrito (não abre aos finais de semana).

O pintor gaúcho Carlos Scliar foi uma das maiores referências do modernismo no Brasil, e morou em Cabo Frio por 40 anos.

Casa Museu Carlos Scliar
Casa Museu Carlos Scliar. Foto: Fui ser viajante

Ele reformou um antigo sobrado do século XVIII bem nessa rua, e é justamente esse espaço que hoje foi transformado em casa museu.

Além do trabalho de Scliar, o museu ainda conta com obras de outros pintores que serviram de inspiração para o artista, como Bonadei, Pancetti, Guignard, Glauco Rodrigues e Anna Letycia.

Horário para visitação: terça a sexta, das 15h – 18:30h.

Convento Nossa Senhora dos Anjos

O convento de Cabo Frio é uma edificação franciscana que foi construída durante o período colonial (século XVII), e batizado em homenagem a Nossa Senhora dos Anjos.

Todo o conjunto arquitetônico, que inclui claustro, convento, Capela dos Terceiros e cemitério foi tombado pelo Iphan em 1957.

Convento Nossa Senhora dos Anjos
Convento Nossa Senhora dos Anjos. Foto: Fui ser viajante

A visitação é gratuita, e você tem acesso à igreja, aos jardins e também ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART), que funciona dentro do prédio.

Horário para visitação: Terça a sexta, das 10h às 17h. Sábado e feriados das 10h às 13:40h.

Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART)

Esse museu de Cabo Frio está sediado dentro do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, que compõe a paisagem cultural da cidade de Cabo Frio (RJ).

Ele possui peças de arte religiosa, e também recebe algumas exposições temporárias de temas relacionados.

Horário para visitação: Terça a sexta, das 10h às 17h. Sábado e feriados das 10h às 13:40h.

Morro da Guia e Capela da Nossa Senhora da Guia

A Capela de Nossa Senhora da Guia foi construída em 1740, no topo do Morro da Guia, e também foi tombada pelo Iphan no mesmo ano que o convento Nossa Senhora dos Anjos.

A arquitetura é bem curiosa, como se a igreja tivesse uma pequena varanda ou alpendre em frente à capelinha.

Existe uma lenda muito curiosa que explica a dedicação da igreja à Nossa Senhor da Guia.

Contam que o Convento Nossa Senhora dos Anjos foi construído primeiro, no pé do morro. Lá existia uma imagem de Nossa Senhora da Guia, que teimava em “fugir para o alto do morro”.

Do nada, os religiosos iam ver e pah. Estava lá a imagem em cima do morro, de novo, sem nenhuma explicação lógica pra isso.

Depois da terceira fuga, construíram a capelinha no topo do morro e dedicaram a Nossa Senhora da Guia, para a imagem ficar de vez lá em cima.

É preciso subir o morro a pé (há uma área de estacionamento embaixo, algumas vagas gratuitas e outras pagas). A subida é íngreme e leva uns 15 minutos, mas o esforço vale a pena.

Lá de cima, o cenário é um espetáculo. Tanto que até construíram um deck com mirante bem perto da igreja. Aprecie a vista: dá pra ver todo o centro de Cabo Frio, o Canal Itajurú e a Praia do Forte.

Horário para visitação: o morro fica sempre aberto, sendo possível visitar a qualquer hora do dia. Recomendo que evite ir ao local durante a noite.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Conta a tradição que essa é a sétima igreja mais antiga do Brasil

A construção foi iniciada século XVII, logo quando o povo começou a se deslocar do bairro da Passagem para fundar o povoado de Santa Helena (antigo nome de Cabo Frio).

E aqui tem mais uma história curiosa: conta a lenda local que o capitão do povoado tinha mandado vir de Portugal a imagem de outra santa, que ele queria homenagear com uma igreja.

Quando chegou a encomenda, a imagem que veio para o Brasil foi a de Nossa Senhora da Assunção. Pois bem, com a confusão, Nossa Senhora da Assunção ganhou a igreja em Cabo Frio. Atualmente, essa é a igreja matriz da cidade.

Charitas – Museu e Casa de Cultura José de Dome

Hoje o prédio abriga a Casa de Cultura de Cabo Frio, mas o antigo prédio da Charitas, construído em 1837, tem muita história pra contar.

No local, já funcionou um orfanato. O nome Charitas quer dizer Casa de Caridade, pois nesse lugar crianças eram abandonadas de forma anônima, colocadas numa “roda” e passadas para dentro do orfanato.

Além disso, ali já funcionou uma biblioteca, a secretaria de cultura, um hospital e até um abrigo durante a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, a Casa de Cultura de Cabo Frio recebe exposições, como a amostra permanente do artista plástico José de Dome. O lugar também recebe palestras, apresentações de danças e teatro.

Horário para visitação: 2ª a sábado, das 9h às 18h.

Voo de paramotor

Pode ser uma ótima opção de o que fazer em Cabo Frio para os viajantes mais aventureiros. É um voo duplo, realizado acompanhado de instrutor. O voo dura cerca de 30 minutos e custa a partir de R$600.

Bate e volta de Cabo Frio

Cabo Frio tem uma localização privilegiada na Região dos Lagos, perto de outros destinos muito famosos, como Búzios e Arraial do Cabo.

Por isso, quando estiver na cidade, você pode programar passeios para conhecer essas outras cidades. Aqui estão as nossas dicas para aproveitar ao máximo esses destinos:

Passeio para Búzios

Localizada a apenas 24 km de Cabo Frio, o balneário de Búzios é famoso internacionalmente, desde que a artista Brigite Bardot passou uma temporada na região.

Praia da Ferradurinha Búzios
Praia da Ferradurinha Búzios. Foto: Fui Ser Viajante

A viagem de Cabo Frio a Búzios leva cerca de 45 minutos de carro, perfeito para um passeio de bate e volta. Em um dia, você pode conhecer a charmosa rua das Pedras, e visitar uma ou duas praias paradisíacas.

Você pode ir de ônibus ou até mesmo contratar um passeio de barco.

Veja aqui o que fazer em Búzios

Passeio para Arraial do Cabo

A apenas 13 km de Cabo Frio, Arraial do Cabo é conhecida por suas águas cristalinas e praias de areia branca.

A viagem de carro de Cabo Frio a Arraial do Cabo leva cerca de 20 minutos, e você também pode optar por ir de ônibus ou Uber.

Para uma experiência diferente, uma opção interessante é ir até Arraial do Cabo com um passeio de barco.

O que fazer em Cabo Frio à noite?

Cabo Frio, além de suas praias deslumbrantes e atrações diurnas, oferece uma vida noturna bem movimentada. Aqui estão algumas opções para aproveitar ao máximo a noite em Cabo Frio:

Passeio pela orla da Praia do Forte

A Orla da Praia do Forte é um ótimo ponto de partida para uma noite agradável. É um lugar perfeito para uma caminhada tranquila, enquanto você sente a brisa e aprecia a vista do mar.

Você vai ver os locais praticando exercícios, e pode aproveitar para parar em um dos quiosques para petiscar ou tomar uma bebida.

Bares e restaurantes

Cabo Frio possui uma excelente oferta de bares e restaurantes para todos os gostos. Você pode aproveitar o clima da Orla Scliar, ou do Bairro da Passagem, que são ótimos pólos gastronômicos de Cabo Frio.

Entre os locais que comemos e recomendamos em Cabo Frio, temos:

  • Roots Gastropub – com vista bonita para o canal de Itajuru, comida brasileira com mesas ao ar livre
  • Rita de Cássia – perfeito para um encontro romântico. Fica no largo de São Benedito
  • José Bakery – padaria artesanal e sobremesas deliciosas
  • Copinho Bar – um bar especializado em cervejas artesanais, que tem uma das maiores cartas de cerveja do estado, incluindo diversas cervejas internacionais.
Copinho Bar Cabo Frio
Copinho Bar Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Casas noturnas e música ao vivo

Se você gosta de dançar e curtir música ao vivo, Cabo Frio tem várias opções. Um dos mais procurados é o The Duck Pub, um pub temático de Rock’n’roll, que costuma ter apresentações ao vivo.

Feirinha de Artesanato

A Feirinha de Artesanato na Praia do Forte é um ótimo lugar para passear à noite. Lá você pode encontrar artesanatos locais, lembranças, roupas e acessórios.

E à noite as barracas de comida e food trucks vão estar funcionando a todo vapor também, então você pode aproveitar para comer por lá!

Onde comer em Cabo Frio

Cabo Frio é uma cidade bem grande, e a oferta de restaurantes é enorme e diversificada.

Nós visitamos diversos restaurantes na cidade, e vou deixar aqui algumas dicas de lugares para comer em Cabo Frio:

  • Roots Gastropub – comida brasileira, mesas ao ar livre, vista bonita, música ao vivo.
  • Rita de Cássia – ótimos drinks, ambiente bonito, e comida saborosa. Perfeito para encontro romântico.
  • José Bakery – bonitos jardins, padaria artesanal com pães e sobremesas deliciosas
  • Giulietta Gelato – sorvetes deliciosos e ambiente muito foto
  • Copinho Bar – bar especializado em cervejas artesanais, que tem uma das maiores cartas de cerveja do estado, incluindo diversas cervejas internacionais. Não tem pratos, mas petiscos para acompanhar as cervejas

Planeje sua viagem para Cabo Frio

Clima e melhor época para visitar Cabo Frio

O clima em Cabo Frio é tropical, com verões quentes e invernos amenos. No inverno, as temperaturas variam entre 15°C e 25°C.

  • Melhor época para visitar: Entre abril e outubro, com clima agradável e menos chuva.
  • Dicas de bagagem: Leve roupas leves para o dia, como camisetas e shorts, e roupas mais quentes para a noite, como calças e jaquetas. Não esqueça de incluir um agasalho leve e protetor solar.

Quanto dias ficar em Cabo Frio?

Recomendo o mínimo de 2 dias para conhecer as principais atrações de Cabo Frio. Porém, com tantas praias e opções culturais, se você puder passar um feriadão com 3 ou 4 dias na cidade, será ainda melhor.

Vale ressaltar que, como em qualquer destino de praia, não há limite para curtir dias à toa de frente para o mar.

Praias de Cabo Frio
Praias de Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

Já para quem quer incluir no mesmo roteiro os pontos turísticos de Cabo Frio, as belas praias de Arraial do Cabo e Búzios, o ideal é que você tenha ao menos sete dias disponíveis.

Onde ficar em Cabo Frio?

Dentre as cidades da Região dos Lagos no Rio de Janeiro, Cabo Frio oferece a melhor infraestrutura, principalmente quando falamos de estrutura hoteleira.

Existem diversas opções de hospedagem em Cabo Frio para quem deseja ficar perto das praias, do comércio e dos principais pontos turísticos.

Aqui vão algumas das melhores opções de hospedagem em Cabo Frio:

Veja outras opções de hospedagem em Cabo Frio RJ.

Como chegar a Cabo Frio?

Cabo Frio está a cerca de 150 km do Rio de Janeiro e é acessível de carro, ônibus e traslado do aeroporto.

  • De carro: Siga pela BR-101 até Rio Bonito e depois pela RJ-124 (Via Lagos). A estrada é bem sinalizada e em boas condições.
  • De ônibus: Partem da Rodoviária Novo Rio com várias saídas diárias, operados por empresas como a Auto Viação 1001.
  • Traslado do aeroporto: Do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), você pode contratar um transfers privados que levam diretamente a Cabo Frio. Muitas vezes, o hotel em Cabo Frio oferece essa opção de transfer desde o aeroporto

Precisa alugar um carro para sua viagem?

O que eu sempre faço para alugar carro nas viagens é usar o site da RentCars para fazer uma comparação dos preços das locadoras locais.

O que o site faz é uma cotação gratuita, deixando mais fácil descobrir qual a opção de aluguel de carro com melhor custo-benefício.

A partir daí, é possível fazer a reserva do carro antecipada e sem taxas extras.

Roteiro em Cabo Frio: sugestão de itinerário

O que fazer em 2 dias em Cabo Frio

  • Dia 1: Chegada, passeio pela Praia do Forte e visita ao Forte São Mateus. Visita a rua dos Biquinis, passeio na Orla Scliar e canal de Itajuru, noite em um dos restaurantes da região
  • Dia 2: Passeio na Ilha do Japonês, visita ao Morro da Guia e Capela, e convento Nossa Senhora dos Anjos e Museu de Arte Religiosa e Tradicional. Bairro da Passagem. Aproveite os restaurantes da região.
Bairro da Passagem Cabo Frio
Bairro da Passagem Cabo Frio. Foto: Fui ser viajante

O que fazer em 3 dias em Cabo Frio

  • Dia 3: Excursão de um dia para Arraial do Cabo, conhecida como o “Caribe Brasileiro”.

O que fazer em 4 dias em Cabo Frio

  • Dia 4: Visita a praia do Peró e praia das Conchas. Trilha do Morro do Vigia. Visita ao Museu do Surf e feirinha de artesanato da Praça da Cidadania.

O que fazer em 5 dias em Cabo Frio

  • Dia 5: Excursão de um dia para Búzios

Gostou das dicas sobre o que fazer em Cabo Frio?

Se você está planejando uma viagem para Cabo Frio, conta aqui nos comentários para quando é sua viagem e se você pretende usar alguma de nossas dicas!

E se você já visitou a cidade e tiver alguma dica legal para acrescentar, pode escrever aqui nos comentários também!

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Maria disse:

Lugares lindos, obrigada por compartilhar.

Lila Cassemiro disse:

Que bom que gostou, Maria 🙂