Morretes: um passeio na história e gastronomia do Paraná
A atmosfera da cidade te dá uma nostalgia imediata: parece que a pequena Morretes parou no tempo.
Você começa a respirar história desde o momento em que desembarca na velha estação de trem dessa cidadezinha da região litorânea do Paraná.
A aula de história segue enquanto você vai caminhando pelas ruas de pedra ladeadas por casarões históricos preservados.
A cidade se chama Morretes por uma questão geográfica – o nome faz referência aos pequenos morros (morretes) que rodeiam o município. Mas não se engane com o ar bucólico: a cidade está sim bem preparada para o turismo.
Barreado: o prato típico de Morretes
Muita gente vem a Morretes para experimentar a culinária local. O prato típico, o barreado, tem origem açoriana e vem sendo preparado na região desde o século XVII, sempre seguindo o mesmo ritual.
A carne bovina é temperada e cozida em panela de barro por cerca de 20 horas (!!!) até desmanchar.
É preciso vedar a panela com uma massa de farinha e água para manter o vapor dentro da panela durante o cozimento. Depois de cozida, as fibras da carne se soltam, o que deixa o caldo grosso e saboroso.
Para servir, mistura-se esse preparo de carne com farinha de mandioca até obter a consistência típica que dá nome ao prato. Acompanham arroz e banana da terra.
O prato é tão apreciado pelos paranaenses que muitas famílias de Curitiba descem a Serra do Mar durante os fins de semana apenas para saborear a iguaria nas cidades do litoral.
Fomos a Morretes no passeio de trem pela ferrovia Curitiba-Paranaguá. Como desembarcamos bem na hora do almoço, era hora de escolher um restaurante pra experimentar o famoso barreado.
E restaurante é o que não falta em Morretes: São vários, de todos os tipos e tamanhos, todos especializados em barreado.
Onde comer barreado em Morretes?
Andamos um pouco até escolher um restaurante. Paramos no Villa Morretes pela fachada bonita do local (por total coincidência, este era o #1 da lista do Trip Advisor em Morretes, o que só descobrimos depois).
O restaurante merece mesmo a boa colocação na avaliação dos viajantes. O local é amplo, tem uma linda varanda nos fundos que dá vista para o rio Nhundiaquara, o serviço é bom e os pratos muito bem servidos.
Se você escolher uma mesa na varanda, vai comer enquanto admira o burburinho das águas do rio. 🙂
O restaurante oferece pratos ‘a la carte’ ou duas opções de rodízio (barreado à vontade ou barreado+frutos do mar e acompanhamentos). Fizemos a opção de comer barreado+frutos do mar e não nos arrependemos.
O barreado é um prato muito gostoso e o rodízio é muito bem servido. Saímos todos mais que satisfeitos. O restaurante oferece ainda a cachaça de banana (outro produto local).
O que ver em Morretes – além do barreado
Com o fim do almoço, caminhamos pela cidade para aproveitar o restante da tarde. Paramos em alguns antiquários (pela cidade tem alguns, e mesmo que você não vá comprar nada, vale a visita porque eles tem muitas peças interessantes).
Morretes ainda guarda outras curiosidades: Você pode experimentar o sorvete de gengibre, que é plantado ali mesmo na região.
Passamos por uma paleteria toda decorada em temas mexicanos no centro, também muito fofa, onde era possível provar o sorvetinho.
Os casarões antigos com arquitetura colonial também são um destaque à parte. Nossa visita a Morretes foi em um dia quente de abril e vimos várias crianças tomando banho de rio.
Curtimos o resto do dia passeando sem pressa pelas ruas, que são muito fofas e transmitem uma calmaria que toma conta de todo mundo. Voltamos para Curitiba no final da tarde, de ônibus convencional que faz o percurso pela Estrada da Graciosa.
Existem outros passeios interessantes em Morretes e região, como rafting, montanhismo, trilhas com cachoeira e passeios de bike, para você que tem mais tempo na cidade.
Morretes é uma cidade de clima quente. Você pode acabar saindo de Curitiba num dia bem frio, e pegar um calorzão em Morretes.
Se esse for seu caso, é bom levar uma roupinha mais leve na bolsa, pra não passar aperto. Protetor solar e repelente também são uma boa pedida 😉
não teve uma vez que não passei mal aehauea o que me deixa feliz é o almoço, ai pega o ar condicionado do restaurante e tudo fica bem!
Fiquei triste por não conseguir ir até Morretes de trem, mas infelizmente nosso tempo era muito curto, mas só de ler seu post e ver essas fotos já vi que tenho que voltar, Klécia! rsrs.
Preciso comer barreado e visitar a cidade, se não minha experiência não fica completa!
Amei as dicas! <3
Beijos.
Certeza que você ia adorar, Paula! Eu achei a cidade uma gracinha! <3
Eu fiz o clássico passeio de trem e adorei Morretes, pena que foi rapidão, gostaria de voltar e passa uma noite, talvez.
Sabe que também tô pensando em voltar pra pernoitar por lá? A cidade é uma graça!
Klécia, que delícia!
Eu fui para Morretes e provei o barreado e me deliciei, realmente muito gostoso! Penas não ter encontrado esse restaurante com vista para o rio, seria a cereja do bolo.
Sem muito tempo, passeamos pela cidade rapidamente e não consegui curtir muito esse ar bucólico dessa pequena e agradável cidade. Tá aí, bons motivos para retornar. =D
A descrição do barreado me interessou bastante, já na foto não achei lá muito apetitoso hehehe. Mas deve ser gostoso. Não fazia nem ideia de qualquer prato típico do Paraná!
É meio feinho né? hahah Mas garanto que é delicia demais!
Aiiii que delícia que deve ser esse barreado!!! Fiquei salivando aqui imaginando a carne desfiando de tão macia! nhammm
Bem assim mesmo, Lorraine 😀
Toda vez que vou pra Curitiba, fico de incluir Morretes mas não acontece, vou me planejar mais par poder comer o barreado.
Demorou um bocado pra eu conseguir fazer essa trip também, Deisy. Mas ainda bem que consegui, vale demais a pena!
Eu fico doida sempre que ouço falar desse barreado!! Quero muito conhecer Morretes por isso 😀 Adorei as dicas!
Você vai curtir demais, Kat! Vai lá sim!
Lendo o post antes de almoçar… podia comentar mil coisas, mas só consigo pensar no Barreado!!! QUERO AGORA!!
hahaha até hoje me dá vontade de comer tudo de novo! rs
Não conhecia a cidade e achei uma fofura! Honestamente, eu passaria o tradicional barreado. Já não curto carne vermelha e tenho um “problema” com a consistência de certos pratos, não gosto de coisas desmanchando na boca, sabe? Mas fiquei com vontade de provar o sorvete de gengibre!
Então o barreado não é mesmo pra você, Ju. Mas se você gosta de peixe, as opções de lá eram muito boas tambem! E o sorvete é imperdível!
ahh Morretes é demais!! tirando o calor do inferno claro aheuae tanta coisa gostosa pra comer, adoro o barreado com banana!
hahahaha o calor de lá é um caso a parte ahahahahah, sofro só de lembrar! rs
Adoro cidades como Morretes. Essas que dão a sensação que o tempo parou! Gosto muito de admirar casarões antigos e tenho certeza que adoraria conhecer essa cidade. Suas dicas me deixaram com mais vontade!
Morretes dá mesmo a sensação de uma cidade que parou no tempo, com muito charme! Você vai adorar a cidade!
Cada vez que eu leio um relato desse lugar eu tenho vontade de sair de casa e pegar esse trem na hora. Faz tempo que quero fazer esse roteiro e… ainda não fui. Mas daqui a pouco ele sai!
Vaiii, Patrícia! É uma delicia conhecer a cidade – e o barreado também! ? 😀
Já estive em Morretes também, durante uma road trip que fiz pelo Paraná. O cidadezinha gostosa ❤ Fomos de trem até ela ..
O Barreado super me surpreendeu no sabor.. Eu comeria tudo de novo
Aí que saudades e nostalgia que me deu seu relato ❤
Morretes é um encanto! E o passeio de trem é outro passeio fantástico. Dá mesmo vontade de voltar e viver tudo de novo!