Cidades mais frias do Nordeste que vão surpreender você

Já se perguntou quais são as cidades mais frias do Nordeste? O Nordeste do Brasil é conhecido por seu clima tropical e quente, mas sim, existem algumas cidades onde faz sim bastante frio no Nordeste!

São cidades que alcançam temperaturas mais baixas em comparação com outras da região, destinos perfeitos para quem gosta de uma clima mais ameno e fresquinho!

Nossa lista traz 12 cidades onde faz frio no Nordeste, então prepare os casacos e comece a planejar hoje mesmo sua viagem de inverno!

Quais são as cidades mais frias do Nordeste?

Garanhuns, Pernambuco

Garanhuns é uma cidade situada no agreste de Pernambuco, e está entre as cidades mais frias do Nordeste! Nos meses mais frios, Garanhuns já registrou temperatura próximas dos 10°C!

O frio em si é uma atração na cidade, atraindo pessoas para curtir seu clima ameno.

Além disso, há alguns pontos turísticos para visitar, como o Parque Euclides Dourado, também conhecido como “Parque dos Eucaliptos, um local perfeito para passear, fazer piqueniques ou simplesmente relaxar em meio à natureza.

Esse parque foi criado na segunda metade da década de 1920, sendo o quinto mais antigo do país. É ali que acontecem os principais eventos artísticos e culturais da cidade, incluindo o famoso Festival de Inverno de Garanhuns.

O Parque Ruber van der Linden, também conhecido como Pau Pombo, é outro lugar muito visitado no cidade.

Veja onde se hospedar em Garanhuns

Triunfo, Pernambuco

Situada na Serra da Borborema, Triunfo é a cidade mais alta de Pernambuco, o que é em parte responsável pelo seu clima frio, que é marca registrada de Triunfo durante o inverno.

Uma das principais atrações da cidade é seu casario preservado, com destaque para o Cine Theatro Guarany, um charmoso teatro histórico que chama atenção de todos.

Cine Theatro Guarany PE
Cine Theatro Guarany. Foto: Fui Ser Viajante

Além disso, Triunfo também abriga o Museu do Cangaço, que conta a história do cangaço e do famoso cangaceiro Lampião, que costumava passar por essas bandas.

Veja onde se hospedar em Triunfo

Campina Grande, Paraíba

Também localizada no Planalto da Borborema, Campina Grande tem um clima mais frio em relação a outras cidades do Nordeste. Durante o inverno, as temperaturas mínimas podem chegar a cerca de 15°C.

Campina Grande ficou famosa por conta da sua festa de São João (há uma disputa séria com Caruaru em Pernambuco sobre quem tem o maior São João do Brasil).

Para onde viajar em junho no Brasil - campina grande
Campina Grande. Foto: Pixabay

Mas o fato é que durante o mês de junho, a cidade se transforma, com forró, quadrilhas juninas e comidas típicas. É uma experiência única imergir na cultura nordestina durante as festividades juninas de Campina Grande.

Veja onde se hospedar em Campina Grande

Gravatá, Pernambuco

Situada na região da Mata Atlântica, Gravatá apresenta um clima mais fresco, especialmente à noite. As temperaturas mínimas no inverno podem atingir cerca de 15°C.

A cidade é charmosa, e muito procurada pelos moradores da capital como destino de veraneio. Muitas casas em condomínio e hotéis fazenda ficam esperando os turistas, que vem principalmente na época do inverno.

O que fazer em Gravatá PE
Centro histórico de Gravatá. Foto: Fui ser viajante

A cidade também é famosa por sua gastronomia – há vários restaurantes interessantes para comer em Gravatá.

Reserve sua hospedagem em Gravatá

Afogados da Ingazeira, Pernambuco

Localizada no Sertão do Pajeú, essa cidade tem um clima mais frio em comparação com outras áreas do sertão.

Durante o inverno, as temperaturas mínimas podem ficar em torno de 13°C.

A cidade oferece uma experiência autêntica de cidade do interior nordestino. Pracinha, igreja matriz no centro da cidade, arquitetura de época e ambiente tranquilo.

Para citar alguns dos pontos turísticos mais visitados de Afogados da Ingazeira, temos a Catedral de Afogados da Ingazeira, a Barragem de Brotas e o Sítio Arqueológico da Serra do Giz.

Reserve sua hospedagem em Afogados

Morro do Chapéu, Bahia

Algumas das cidades mais frias do Nordeste ficam na Bahia, mais precisamente na região da Chapada Diamantina.

Morro do Chapéu está acima dos 1 mil metros de altitude e tem temperaturas média de 10ºC durante o inverno.

Uma das principais atrações da cidade é a Cachoeira do Ferro Doido, uma queda d’água imponente, que vai impressionar qualquer um. Também é possível fazer trilhas, conhecer a história e cultura da cidade e mais.

Veja onde se hospedar no Morro do Chapéu

Piatã, Bahia

Piatã, na Chapada Diamantina, não é somente o município mais alto da Bahia, mas também a cidade mais alta do Nordeste brasileiro. Situada na região da famosa Chapada Diamantina, a cidade se encontra a 1.200 metros de altitude. 

Conhecida como a “Terra do Café”, Piatã ainda oferece como opção turística o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira do Cocho e a Cachoeira do Patrício.

Veja onde se hospedar em Piatã

Vitória da Conquista, na Bahia

Situada a 923 metros, no sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista é uma das cidades mais frias do Nordeste, sabia disso?

Já registrou temperaturas inferiores a 5 °C no inverno e 13,4 °C em pleno verão, e por esse motivo ganhou o apelido de “Suíça Baiana”, além de disputar com Piatã o posto de cidade mais fria da Bahia.

Além disso, é a terceira maior cidade da Bahia, atrás apenas de Salvador e em 2021 foi eleita como sendo a segunda melhor cidade do Nordeste para se viver, segundo os parâmetros do Índice dos Desafios da Gestão Municipal.

Veja onde se hospedar em Vitória da Conquista

Areia, Paraíba

Areia é mais uma cidade serrana onde faz frio no Nordeste. Fica no planalto da Borborema, e oferece belas paisagens, trilhas e um clima ameno o ano todo, que chega a ficar bem frio no inverno.

O centro histórico charmoso torna esse destino ainda mais atrativo. Além disso, Areia é conhecida por ser berço de grandes figuras literárias, como o escritor José Américo de Almeida.

Veja onde ficar em Areia

Mar Vermelho, Alagoas

Mar Vermelho está localizado a 732 metros de altitude, no noroeste do estado de Alagoas. A cidade é a mais fria do estado, e por isso ganhou o apelido de “Suíça alagoana”.

Veja onde ficar em Mar Vermelho

Simão Dias, Sergipe

Simão Dias, no centro-sul do estado de Sergipe, junto à divisa com a Bahia, é um município tranquilo, com casario histórico e belas paisagens rurais.

Chama atenção que a cidade tem apenas 250 metros de altitude, é a cidade mais fria de Sergipe e uma das cidades mais frias do Nordeste.

Guaramiranga, Ceará

Essa cidade cearense fica a pouco mais de 100 quilômetros da capital Fortaleza, na Serra do Baturité.

A média de temperatura gira em torno de 10ºC e 13ºC no inverno.

Entre as atrações para conhecer em Guaramiranga, temos a Igreja da Gruta, a trilha do Café no sítio Águas Finas, e o Parque das Trilhas.

Veja onde ficar em Guaramiranga

Martins, Rio Grande do Norte

Martins é uma cidade no estado do Rio Grande do Norte, que ficou conhecida como Cidade das Serras, por conta das suas paisagens montanhosas e clima ameno.

Além disso, a cidade de Martins possui uma rica cultura local, com festivais tradicionais que celebram a música, a dança e a culinária regional.

Veja onde ficar em Martins

Realmente faz frio no Nordeste?

Vale ressaltar que, embora essas cidades sejam consideradas mais frias em relação ao restante do Nordeste, as temperaturas ainda são consideradas amenas em comparação com regiões mais frias do Brasil.

Lembre-se de que as condições climáticas podem variar ao longo do ano, e essas cidades podem experimentar mudanças sazonais nas temperaturas.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Nota: esse post faz parte de uma blogagem coletida. A Juliana do Turistando.in escreveu sobre ‘Top5: Meus 5 lugares no mundo’

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Humberto disse:

Bem, João Pessoa, realmente, é encantadora. Só um detalhe, a cidade tem sido transformada na capital que constrói os edifícios mais altos do Nordeste e até do Brasil, com prédios de mais de 40 e até mais de 50 andares, então essa paisagem de interior já é coisa do passado.

Analuiza disse:

Klécia, querida… este texto é pura poesia. Coração, sentimento e emoção! O Nordeste é de fato uma região colorida, interessante, atraente e fascinante! Variada e múltipla! Entretanto, sob sua descrição este Nordeste se enche de ainda mais encanto. Vocês escolheu lugares que tem muito a oferecer a qualquer visitante como você bem cita! E concordo com você: mesmo sendo soteropolitana e já viajado muito pela região, ainda tenho muito a descobrir!

Klécia disse:

A gente sai do Nordeste, mas esse amor e orgulho nunca sai da gente, né Ana? E vamos descobrir cada vez mais e mais! <3

Klécia que incrível essa lista, aqui do outro lado eu consegui sentir a alegria do povo nordestino em cada um desses destinos! Não conheço nenhum deles, mas preciso dizer que Maragogi é um sonho antigo e ele vem reinando minha lista a muito tempo!

Quanta coisa incrível esse pedaço do Brasil nos oferece não é mesmo? Tão “pertinho” um do outro, mas destinos completamente diferentes, com culturas e gastronomia única!

Quando eu foi para Recife quero você de guia, quero você junto comigo rsrs =D

Klécia disse:

Eba, já quero marcar! 😀

Juliana Moreti disse:

Que delìcia de TOP5, Klécia!
Sei que é triste e vergonhoso, mas não conheço nada do nordeste brasileiro, mesmo sabendo que boa parte da nossa història està nessas capitais.
;(
Apesar das praias maravilhosas, tenho muita vontade mesmo é de conhecer as cidades e obviamente, comer demais (bolo de rolo…. isso é muito bom!!!!!)

Klécia disse:

Isso mesmo Ju, Nordeste é muito mais que praia e tenho um orgulho enorme de falar isso e levantar essa bandeira! E bolo de rolo, sempre por favor! 🙂