Onde se hospedar em Atenas: nossa experiência com Airbnb

Quando estávamos decidindo onde ficar em Atenas, pesquisamos o preço de diferentes tipos de hospedagem na cidade. Pelo custo-benefício, decidimos alugar um apartamento pelo Airbnb.

Essa é uma modalidade de hospedagem que eu gosto muito, e que tem me dado experiências muito boas ao redor do mundo.

Não foi diferente em Atenas. Alugamos um apartamento de 35m2 na região central da cidade. O estúdio ficava um pouco afastado do bairro principal, Plaka, mas ao lado de uma estação de metrô.

Tudo no apartamento nos agradou, e tivemos a sorte de nos dar super bem com nosso anfitrião grego, o Tèo. Ele nos ajudou do começo ao fim, e nossa experiência com Airbnb em Atenas não poderia ter sido melhor.

Onde ficar em Atenas: o apartamento de Tèo

No site do Airbnb, o apartamento de Tèo é um dos mais bem avaliados de Atenas. Um apartamento de 35m2, próximo a estação de metrô Attiki.

Pelas fotos, o apartamento era organizado, com decoração simples mas cheia de estilo.

Todas as avaliações de hóspedes diziam que o local era seguro e confortável, e que a experiência tinha sido muito boa.

A localização também era convidativa: a estação de metrô Attiki ficava a apenas 1 minuto do apartamento. De lá, era só pegar a linha vermelha para chegar na estação Acrópole, no centro turístico de Atenas.

Solicitamos a reserva para duas diárias, e nosso anfitrião confirmou tudo ainda no mesmo dia.

Veja aqui o apartamento de Tèo que alugamos no Airbnb! As fotos do anúncio no Airbnb correspondem exatamente à realidade!

Ficha técnica do apartamento:

O estúdio acomoda até 3 pessoas. Andando, fica a 1 minuto do metrô Attiki, a 10 minutos da Estação de Trem Internacional e a 20 minutos do Terminal de Ônibus Nacional de Atenas.

O bairro é residencial e há bastante comércio local perto do prédio (mercados, clínicas, padaria, farmácia, restaurantes e farmácia). Aos sábados, há uma feira de rua local na rua vizinha.

O horário de check in é flexível, e o check out pode ser feito até 18h. A wi-fi está disponível e funciona bem.

O apartamento tem ar condicionado e aquecedor, e estão disponíveis roupas de cama e de banho, xampu, condicionador e secador de cabelo. Tèo também disponibizou água, chás e uma garrafa de suco pra gente, sem custos.

No apartamento de Tèo é proibido fumar e não são permitidos animais de estimação, nem é possível realizar festas ou eventos.

A política de cancelamento diz que reservas canceladas em até 7 dias antes da viagem têm direito a receber um reembolso de 50% do valor pago.

Nossa experiência no apartamento de Tèo

Essa foi, com certeza, uma das melhores experiências em Airbnb que já tivemos! Gostamos de tudo, desde o processo de reserva, da comunicação com o anfitrião, e do apartamento em si.

O prédio fica num bairro residencial, bem tranquilo de Atenas. Literalmente, nos hospedamos onde moram os atenienses!

Perto do prédio, tem um número bom de restaurantes locais e mercados (tanto gregos, quanto especializados em outras culturas). Nada muito chique, tudo bem de bairro mesmo.

O metrô fica uma rua atrás do apartamento, e a gente levava cerca de um minuto caminhando até lá.

O apartamento fica no primeiro andar do prédio, depois de um lance de escadas. A porta tem duas trancas e pareceu bem segura. No estúdio, existe uma cama de casal e um sofá-cama, ambos confortáveis.

A cozinha estava equipada com o básico (um frigobar, microondas e utensílios de mesa). O banheiro era pequeno, mas atendeu bem, com uma ducha quentinha e forte. Tinha também uma  TV, ar condicionado e aquecedor.

Tudo estava perfeitamente limpo e arrumado quando chegamos.

Eu gostei muito da decoração do apartamento. Tèo usou temas multi-culturais e, pelas paredes, contou um pouco das suas viagens pelo mundo. Que gostoso ter um anfitrião que também é um viajante!

Numa das paredes, tem um grande mapa, onde os hóspedes de Tèo marcam seus países de origem. Noutro canto, uma estante com várias mensagens de agradecimento, coladas com post its. Tudo bem acolhedor.

A comunicação com o nosso anfitrião: um diferencial

Desde a confirmação da reserva, Tèo se mostrou o melhor anfitrião.

Por meio do serviço de mensagens do Airbnb, perguntou os nossos horários de chegada e saída, se já conhecíamos Atenas e se precisávamos de alguma coisa.

Ele se ofereceu para nos buscar no aeroporto por €25,00 e foi bem sincero para dizer quanto custaria chegar no apartamento de táxi, de metrô e de ônibus.

No dia marcado, ele nos pegou no aeroporto – até atrasou uns minutos, mas mandou mensagem para avisar que já estava chegando. No caminho, conversou muito sobre nossos países, sobre política, sobre esportes, sobre Atenas.

Pegamos dicas do que fazer na cidade e ele nos mostrou algumas boas e baratas opções de restaurante perto do apartamento.

Tèo nos mostrou o estúdio e o mapa da cidade, apontando os principais pontos turísticos. Durante todos os dias, recebemos uma mensagem perguntando se estava tudo bem e se precisávamos de alguma coisa.

Nos sentimos bem à vontade para consultá-lo sobre qualquer dúvida, o que foi ótimo para nos dar tranquilidade na viagem.

No apartamento, ele também deixou uma pasta com contatos para emergência (polícia, bombeiros, consulado).

No dia de ir embora, Tèo veio buscar as chaves e se despedir da gente, da forma mais simpática possível.

Gostei muito do povo grego, muito receptivo e extremamente educado. Ele ainda nos acompanhou até a estação de metrô para se despedir de nós. O anfitrião perfeito!

Ah, e toda a comunicação foi feita em inglês ! Não só Tèo, mas praticamente todos em Atenas falam inglês muito bem!

Onde ficar em Atenas: Nossa avaliação sobre o apartamento de Tèo

Só trago boas lembranças de Atenas e do povo grego, e a nossa hospedagem foi um fator muito importante para isso.

Tivemos uma experiência muito boa. Tèo foi um excelente anfitrião, e fomos muito bem recebidos em seu apartamento e na Grécia! Ficamos seguros, confortáveis e bem localizados.

Pudemos, por alguns dias, viver um pouco mais de perto a realidade do povo grego e isso foi muito bacana.

Se você está procurando onde ficar em Atenas, recomendo muito a hospedagem nos apartamentos de Tèo!

No momento em que escrevo esse post, Tèo já tem mais de 94 avaliações no Airbnb, todas com nota máxima em todos os quesitos (precisão, comunicação, limpeza, localização, check in e valor).

Tèo já recebeu gente de várias partes do mundo, e inclusive possui a medalha ‘Super-anfitrião’, atribuída pelo Airbnb. Fomos os primeiros hóspedes brasileiros, e colocamos o primeiro pin no Brasil do mapa-mundi do apartamento!

E ah, uma última dica: perto do apartamento de Tèo, quase em frente à Estação Attiki, fica um restaurante com cara de lanchonete / barzinho, bem simples e discreto. Eu nunca prestaria atenção naquele local se não fosse a indicação de Tèo.

Ele avisou que o restaurante tinha uma comida muito saborosa, era bem limpo e tinha um preço bom. E foi ali que eu comi o melhor pita gyros da viagem, e tomei cerveja local pelo preço mais barato de toda a Grécia. E você ainda me pergunta por que eu gosto tanto de Airbnb?

Este texto não é fruto de nenhum tipo de parceria ou troca, e representa totalmente as nossas opiniões, escolhas e experiências pessoais.

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Ultimamente temos utilizado muito o AirBnb! Em Outubro iremos a Lanzarote e já temos Airbnb reservado para 1 semana! Até agora só tivemos uma experiência má, num alojamneto em Granada (Espanha) muito sujo, com restos de comida nos pratos e panelas, paredes cheias de manchas estranhas escorrendo, etc… um desastre, mas foi a única experiência má! Todas as outras foram maravilhosas!

Klécia disse:

Eu também tenho adorado minhas experiências com Aibnb! Até agora foram boas, mas bom saber do seu relato, porque a gente fica ainda mais de olho nos comentários e avaliações né? Beijos!

Como é bom viajar e ter em nossos destinos pessoas que se preocupam em nos receber tão bem! Nós tivemos uma ótima experiencia com a Airbnb, somos fãs.

Klécia disse:

É maravilhoso, Ana! Também estamos adorando o Airbnb!

Fabricio disse:

Muito bom! Tenho um amigo indo mês que vem e ele estava super perdido sobre onde se hospedar. Ajudou muito!

Klécia disse:

Que bom que a gente ajudou vocês, Fabricio 🙂

Edson Jr disse:

Muito bom, precisamos bastante ir para a Grécia. Não sei se vamos ficar num Airbnb, mas já tivemos experiências boas.

Klécia disse:

Eu também só tive experiências boas com Airbnb! Acho que sempre vale a pena considerar como opção 😀

angiesantanna disse:

Eu fiquei uma vez em.airbnbe gostei bastante, parece q te mais liberdade e ao mesmo tempo uma troca de experiências com o anfitrião mas sem aquela coisa meio forçada q as vezes acontece no couchsurfing, pois tá pagando né aí faz o q quiser haushs

Klécia disse:

Pois é, afinal a gente tá pagando, acaba tendo mais ‘direitos’ ne? Beijos, Angie!

Amo ficar em casas no Airbnb!!! Acho que é a melhor forma de se “sentir” uma cidade. Já usei várias vezes e nunca me arrependi.

Klécia disse:

A gente se sente quase local, ne? Também adoramos por aquI!

itamarjapa disse:

Ainda não tive a oportunidade de experimentar o AirBnb, mas adorei a experiência de vocês na casa do téo… Ele pareceu muito atencioso mesmo, certamente é o tipo de pessoa que deve ser elogiada. 🙂 E o Ap, que show eim!

Klécia disse:

O Teo foi incrível! e a experiência muito boa mesmo! Sempre consideramos Airbnb nas nossas viagens, tem dado certo até agora!

que lugar fofo, deu até vontade de se hospedar aí também, nunca fiquei em airbnb, mas quero mudar isso logo! Beijos

Klécia disse:

Estamos tendo experiencias muito boas, Flávia! Tenta um dia e conta pra gente o que você achou 😀

cwrgutierrez disse:

Atenas é uma cidade incrível, nós em muitas lugares da Europa ficamos no AirBnB por ser muito mais barato que em hotel e ainda dá para fazer uma comida em casa, esse site mudou a forma de se hospedar no mundo.

Klécia disse:

Mudou mesmo! E fazer comida em casa é ótimo também numa viagem , né? 😀