O que fazer em Cartagena das Índias: principais atrações para conhecer

Cartagena das Índias é uma cidade que respira história e sussurra memórias antigas pelas suas ruas de pedra. Se você está planejando uma viagem e quer saber o que fazer em Cartagena, esse post chegou para te ajudar!

Nós visitamos a cidade e tivemos uma experiência incrível. Foram 3 dias de muito calor, sol, cultura e restaurantes incríveis em Cartagena.

Getsemaní Cartagena
Getsemaní Cartagena. Foto: Fui ser viajante

A cidade que inspirou o realismo fantástico de Gabriel García Márquez também vai te encantar, com suas muralhas imponentes que protegem um passado e presente que se misturam como se fossem uma coisa só.

Vem passear na cidade com a gente, e aproveita para copiar nosso roteiro em Cartagena das Índias para usar na sua viagem. Vamos nessa?

Ainda sem hospedagem em Cartagena das Índias? Veja as ofertas do Booking.com

Principais atrações de Cartagena das Índias

As atrações de Cartagena das Índias podem ser divididas entre “atrações dentro da Cidade Amuralhada”, e também as atrações que ficam fora das muralhas da cidade.

No mapa abaixo, indiquei as atrações dentro das muralhas de Cartagena com marcadores marrons, e as atrações fora das muralhas com marcadores verdes.

Com 3 dias, tivemos tempo de passear por esses dois lados da cidade, e aqui vai uma lista com os lugares de Cartagena que visitamos:

Plaza de la Aduana

Vamos começar nosso roteiro por esta que é a maior praça da Cidade Amuralhada.

Há uma porta da muralha bem ali, que comunica a praça com seu exterior, e ao atravessar esse portal você vai praticamente fazer uma viagem no tempo.

Plaza de la aduana Cartagena
Plaza de la aduana Cartagena. Foto: Fui ser viajante

A praça está cercada por prédios coloniais, e ali você também vai encontrar uma coluna, com uma estátua de Cristóvão Colombo e de uma mulher indígena – uma homenagem a esse encontro que chamamos de “Descobrimento das Américas”.

O nome, praça da aduana, vem do papel dessa praça no passado, já que por ali circulava todo o movimento das mercadorias que chegavam e saiam pelo porto e o comércio da cidade de Cartagena.

Vai viajar para a Europa e ainda não fez o seu seguro viagem?

Seguro viagem é essencial para uma viagem internacional!
Faça uma cotação gratuita agora com esse link e
aproveite o desconto de 10% com o cupom FUI SER VIAJANTE!

>> Quero fazer a COTAÇÃO GRATUITA <<

Plaza San Pedro Claver

Caminhando poucos passos, você chegar nesta outra praça, chamada de Praça de San Pedro Claver, onde está a igreja do mesmo nome e até uma estátua desse santo da Igreja Católica.

Plaza de San Pedro Claver
Plaza de San Pedro Claver Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Há também um museu que conta a história desse missionário jesuíta, que ficou conhecido como “o escravo dos escravos”, já que lutou pelos direitos humanos das pessoas escravizadas em Cartagena.

A praça também abriga um Museu de Arte Moderno, e diversas esculturas vanguardistas feitas de sucata por Edgardo Carmona, artista que é um dos filhos mais ilustres de Cartagena.

Museu de Arte Moderno de Cartagena
Museu de Arte Moderno de Cartagena. Foto: Fui ser viajante
Estátua de San Pedro Claver
Estátua de San Pedro Claver. Foto: Fui ser viajante

Muralha de Cartagena

Logo ao lado da praça, você encontra uma das rampas de acesso para subir na muralha de Cartagena, e dali podemos começar a caminhar por cima dela.

Nesse ponto, subimos num dos baluartes (Baluarte de San Ignácio), onde podemos apreciar uma vista da cidade, dentro e fora das muralhas, e seguir caminhando e apreciando a cidade de outros ângulos.

Muralha de Cartagena
Muralha de Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Meu conselho para a caminhada é seguir imaginando o papel dessa muralha no passado da cidade – basicamente, proteger a cidade de Cartagena dos ataques de piratas, que eram frequentes já que a cidade era muito rica.

A vista é bonita, e caminhar por ali vai rendendo ângulos interessantes da cidade de Cartagena.

Muralha de Cartagena
Muralha de Cartagena. Foto: Fui ser viajante
Vista desde a Muralha de Cartagena
Vista desde a Muralha de Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Outro detalhe que vale a pena destacar é que, ao longo da muralha de Cartagena, há várias rampas que permitem que você desça para a cidade e veja de perto alguma atração que te interesse.

Por exemplo, descemos para ver a Calle Ronda, uma rua larga que fica lado a lado com a muralha, e bem perto do Museu Naval de Cartagena.

Calle Ronda Cartagena
Calle Ronda Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Museu Naval del Caribe

Ao lado da Calle Ronda, você pode visitar também o Museu Naval de Cartagena, que pode ser uma atração interessante para quem se interessa pela história naval da cidade.

Abre todos os dias, das 10h às 18h e eles cobram ingresso para visitar.

Museu Naval del Caribe
Museu Naval del Caribe. Foto: Fui ser viajante

Mas queira dar uma espiadinha, no site do museu tem um tour virtual que pode ser interessante para você.

Café del Mar

Seguimos caminhando pelas muralhas de Cartagena, explorando seus cantinhos e paisagens, até chegar no Café del Mar.

Café del Mar Cartagena
Café del Mar Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Como era manhã, ele estava fechado, só com as mesas dispostas na posição, mas nem de longe transmitia a energia de festa que eu tinha ouvido falar

que existia no lugar.

Mas acredite: quando você voltar à noite, vai encontrar aqui um lugares mais badalados da cidade, e muito procurado para ver o por do sol em Cartagena.

O que fazer em Cartagena das índias Colômbia
Cafe del Mar Cartagena. Foto: Fui ser viajante

O restaurante está localizado sobre as antigas muralhas da cidade, e oferece uma vista espetacular para o Mar do Caribe.

No finalzinho da tarde, as pessoas começam a chegar por ali e ocupar as mesas.

A gente chegou bem perto do horário que eles abrem, e demos sorte pois conseguimos uma mesa bem na muralha, um camarote para o por do sol.

Onde comer em Cartagena Colômbia
Cafe del Mar Cartagena Colômbia. FOto: Fui ser viajante

O ambiente é descontraído, com música de DJs e shows de dançarinas. Mas como fica muita gente, o atendimento pode não ser o mais eficiente. Pedimos alguns drinks e um ceviche, e curtimos o visual que é realmente incrível.

Por ser um local muito popular, recomendo que realmente você chegue cedo, especialmente se você quer garantir uma mesa com uma vista privilegiada.

NH Galeria

Descendo de Cartagena na altura do Café do Mar, você vai estar bem perto de uma das galerias de arte mais legal para visitar em Cartagena.

A NH Galeria é uma galeria de arte contemporânea conhecida por apoiar a arte latino-americana, e promover artistas emergentes e estabelecidos, com obras que vão desde pinturas e esculturas até instalações e fotografia.

Pode ser uma parada interessante para colocar no roteiro se você é amante da arte.

Igreja de Santo Domingo e Plaza Santo Domingo

Seguimos caminhando até a plaza de Santo Domingo, onde está a igreja de mesmo nome.

A igreja é linda, mas o que atraiu mesmo a minha atenção foi o movimento da praça, cheia de vida.

Aqui vimos artistas de rua, vendedores, e as famosas palenqueras com suas roupas coloridas.

É nessa praça que você também vai encontrar uma das maiores polêmicas de Cartagena, a famosa estátua “Gertrudis”, de Fernando Botero. Uma mulher praticamente seminua, em frente à igreja, deu muito o que falar.

Plaza de San Domingos Cartagena
Plaza de San Domingos Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Outra coisa que vale a pena visitar por aqui é a loja dos Café San Alberto, um dos cafés mais premiados da Colômbia. Eles tem lojas em várias cidades colombianas (chegamos a visitar também a de Bogotá).

Se você quer provar uma xícara de um café colombiano de excelência, extraído segundo os melhores métodos, esse é o lugar para ir!

Cafes San Alberto
Cafes San Alberto. Foto: Fui ser viajante

Compras em Cartagena – Casa Abba – Gallery-Boutique

Cartagena pode te surpreender se você gosta de fazer compras durante a sua viagem. O centro tem uma quantidade enorme de lojas, desde galerias de arte e artesanado até lojas de marcas e grifes internacionais.

Uma loja que eu gostei muito de conhecer, e quero te indicar é a Casa Abba, que é um casarão repleto de pequenas lojas, cafés, roupas e artesanatos. É um lugar repleto de coisas lindas para ver, vale demais a visita.

Casa Abba - loja em Cartagena
Casa Abba – loja em Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Ábaco Libros y Café

Esse é um dos lugares que considero mágicos em Cartagena! Se você ama cafés, pode ser outro lugar para colocar no roteiro em Cartagena.

Mas aqui não é sobre cafés especiais. É sobre cafés e livros.

Ábaco Libros y Café é um charmoso café-livraria no coração da cidade amuralhada de Cartagena. Ao entrar pela porta, eu senti como se estivesse atravessando um portal.

Ábaco Café e Libros
Ábaco Libros y Café Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Imagine tomar um café cercado por uma extensa coleção de livros, e também outros itens de arte e coleção, como pinturas, cartões-postais. Tudo muito antigo, poético e bonito. Uma experiência única!

Não resisti a comprar um livro, claro. Escolhi uma autora colombiana para aumentar minha coleção de livros escritos por mulheres de todos os países.

E, ao pagar, claro que pedi para carimbarem com o carimbo oficial da livraria, assim eu teria para sempre essa recordação especial de um dos meus lugares favoritos em Cartagena.

Catedral de Santa Catalina de Alejandría

Quero te dizer que esse roteiro em Cartagena está sendo feito todo a pé, ok? E estou te apresentando as atrações na sequência em que visitamos, e que faz mais sentido para você conhecer também, geograficamente.

Nossa próxima parada é a Catedral de Santa Catalina de Alejandría. Você já deve ter visto ela de longe, pois é uma das cúpulas que mais chama atenção quando espiamos o “skyline” de Cartagena.

Cartagena, Colômbia
Cartagena, Colômbia. Foto: Fui ser viajante

Pois agora vamos chegar mais perto dela, e apreciar por dentro a Catedral de Cartagena, caso ela esteja aberta aproveite para entrar. É uma das construções mais importantes de Cartagena das Índias.

A catedral tem arquitetura colonial, com influências renascentistas e barrocas. Começou a ser construída em 1577, e levou mais de 80 anos para ser concluída.

Catedral de Cartagena Colômbia
Catedral de Cartagena Colômbia. Foto: Fui ser viajante

A estrutura sofreu vários danos ao longo dos anos, incluindo um ataque do corsário inglês Sir Francis Drake em 1586, que destruiu partes da catedral, atrasando sua conclusão.

No entanto, a catedral foi restaurada e você pode ver muito dessa história nos dias de hoje. Então aproveite!

Ah, e uma curiosidade: indo pelo lado externo, nos fundos da catedral, há uma estátua do Papa João Paulo II. Eu que gosto muito da figura desse papa, fiquei feliz de encontrar com ele enquanto explorava Cartagena.

Praza de Bolívar

Bem ao lado da Catedral de Cartagena, está a praça mais importante de Cartagena.

É uma praça arborizada já teve diversos nomes ao longo dos séculos, como Praça da Inquisição, já que o antigo Tribunal da Inquisição ficava ali na praça (agora um museu).

Foi só quando colocaram uma estátua equestre de Simón Bolívar, o Libertador da Colômbia, a praça passou a ser chamada por seu nome.

Plaza de Bolívar Cartagena
Plaza de Bolívar Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Lá acontecem diversas apresentações culturais, especialmente no período da tarde. É um lugar que, pra mim, representa muito o espírito de Cartagena e eu recomendo que coloque no seu roteiro, nem que seja para uma espiadinha.

Museu do Ouro Zenú

Também na praça Bolívar, está o prédio desse museu que é tão importante para Cartagena.

O museu del oro zenú é gratuito, e lá dentro você pode tanto conhecer por dentro a arquitetura de um dos prédios tradicionais de Cartagena, e aprender sobre a história do trabalho do ouro na região do Caribe.

Museu del Oro Zenú Cartagena
Museu del Oro Zenú Cartagena. Foto: Fui ser viajante

O acervo exibe peças de ouro e artefatos indígenas, oferecendo uma visão fascinante sobre as antigas civilizações que habitaram a região.

No entanto, é um museu bem pequeno, com acervo limitado. Se compararmos com o museu do ouro de Bogotá, que é imenso, fica difícil não ficar esperando um pouco mais. De toda forma, vale a visita.

Interior do Museu del Oro Zenú Cartagena
Interior do Museu del Oro Zenú Cartagena. Foto: Fui ser viajante
Acervo do Museu del Oro Zenú Cartagena
Acervo do Museu del Oro Zenú Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Torre del Reloj

Seguindo nosso rolé cultural por Cartagena, chegamos na Torre del Reloj, a principal porta de entrada da Cidade Amuralhada.

Dizem, inclusive, que foi por essa porta que Gabriel Garcia Marques entrou ao chegar para morar em Cartagena – e embaixo da porta, hoje funciona um sebo que tem vários livros de primeiras edições e obras raras de Gabo. Vale espiar.

Torre del reloj Cartagena
Torre del reloj Cartagena. Foto: Fui ser viajante
sebo na Torre del reloj Cartagena
sebo na Torre del reloj Cartagena. Foto: Fui ser viajante

A praça que se abre a partir da Torre del Reloj é a Plaza de los Coches, pois no passado ali ficavam os cavalos das pessoas que chegavam a Cartagena, descansando da viagem.

Hoje a praça é puro movimento e animação. E logo em frente a ela fica o Portal de Los Dulces, onde as pessoas montam barracas com doces e muitas delícias típicas para vender.

Plaza de los Coches Cartagena
Plaza de los Coches Cartagena. Foto: Fui ser viajante
Portal de los dulces
Portal de los dulces. Foto: Fui ser viajante

Ver tanta beleza e guloseimas hoje em dia nesse corredor de arcos é uma forma de ressignificar desse lugar, pois no passado ali funcionou o mercado de escravos de Cartagena.

La Serrezuela

Agora vamos caminhar um pouco, pois esses próximos atrativos ficam em outra ponta, mas ainda dentro da Cidade Amuralhada.

Esse lugar não estava inicialmente em nosso roteiro, mas eu vi a estrutura de fora, e me despertou curiosidade para ver o prédio por dentro.

La Serrezuela é um centro comercial localizado em Cartagena. O edifício foi inaugurado em 2018, mas ele consegue reunir no mesmo lugar a estrutura moderna do shopping e a arquitetura histórica do antigo circo teatro.

La Serrenzuela Mall
La Serrenzuela Mall. Foto: Fui ser viajante

O espaço pode ser um bom ponto de parada para se refrescar do calor das ruas de Cartagena, aproveitando o ar condicionado.

Você pode também comer por lá (há inclusive uma unidade do famoso restaurante colombiano Andrés Carne de Rés).

Mas o ponto alto com certeza é o Circo Teatro La Serrezuela, um verdadeiro tesouro de Cartagena na minha opinião.

La Serrenzuela Cartagena
La Serrenzuela Cartagena. Foto: Fui ser viajante

O lugar tem uma arquitetura impressionante, que inclui arquibancadas de madeira e uma atmosfera que remete aos antigos circos europeus.

Vi que lá acontecem espetáculos, com uma programação variada que inclui apresentações de teatro, música e mais. Mas mesmo sem a chance de ver o espetáculo, fiquei feliz de ver de perto esse lugar incrível.

Bairro San Diego e Praça de San Diego

Seguimos explorando essa região, e agora quero te falar sobre o bairro onde você está: o bairro de San Diego.

É um dos mais charmosos de Cartagena. No passado, era um bairro de classe média, com uma arquitetura característica de prédios de um andar, ruas estreitas e uma praça super movimentada, que é o coração do bairro.

A Praça de San Diego é um local popular, que ganha vida à noite com uma feirinha e apresentações artísticas que ocupam as ruas, buscando chamar atenção dos turistas que ocupam as mesas dos restaurantes.

Outro destaque da praça é a sua oferta gastronômica. Em torno da praça, você encontrará diversos restaurantes e cafés, muitos dos quais servem pratos típicos da culinária cartagenera.

La Cevichería Cartagena
La Cevichería Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Foi ali que comemos a tradicional arepa con huevos, na barraca Los fritos de Dora (indicada pela guia do nosso tour gratuito do Gabriel Garcia Marquez, que também foi um passeio maravilhoso que indico demais em Cartagena).

La também fica o famoso restaurante La Cevichería, visitado por Anthony Bourdain. Ele visitou a Colômbia pela primeira vez em 2008, e o restaurante apareceu no 12 episódio da 4 temporada da série No Reservations.

Las Bóvedas

Se você caminhar para perto das muralhas de Cartagena, pode conhecer Las Bóvedas, uma estrutura construída coladinha na muralha, como parte das estruturas de fortificações da cidade.

No entanto, hoje em dia no local funciona um comércio, com lojas e barracas e uma variedade de vendedores ambulantes e artesanato. Rende um passeio interessante e pode ser um bom lugar para comprar lembrancinhas típicas!

De noite, o lugar fica completamente fechado, então você só pode admirar a arquitetura.

Las Bovedas Cartagena
Las Bovedas Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Casa de Gabriel García Márquez

Seguimos beirando a muralha, para chegar na Casa de Gabriel García Márquez – a última atração que vou citar pra você dentro da cidade amuralhada de Cartagena.

Essa casa foi comprada pelo escritor colombiano, depois que ele já era famoso e tinha ganho o Prêmio Nobel de Literatura. Ele morou ali enquanto estava em Cartagena, durante a parte mais avançada de de sua vida.

A casa hoje não é aberta a visitação, e pode ser apenas admirada de fora. Dizem que no futuro vai ser transformada em casa museu, mas por enquanto a visita é só mesmo para que os fãs possam espiar do lado de fora.

Ouvimos histórias incríveis sobre a compra dessa casa durante o tour do Gabriel Garcia Marquez, por isso e mais uma vez recomendo que, se você é fã ou tem curiosidade sobre sua obra, faça esse passeio em Cartagena.

Você pode reservar aqui: Free walking tour Gabriel Garcia Marquez

Parque Centenário

Agora vamos começar a explorar fora dos muros de Cartagena! E o primeiro lugar que você vai passar é o Parque Centenário, localizado bem em frente à entrada principal da Cidade Amuralhada.

O parque em si não tem muitos atrativos, mas quis citar aqui porque ele vai estar sempre no seu caminho, quando estiver caminhando entre a cidade murada e o famoso bairro de Getsemaní, que falaremos logo em breve.

Fora das muralhas de Cartagena
Fora das muralhas de Cartagena. Foto: Fui ser viajante
Parque Centenário Cartagena
Parque Centenário Cartagena. Foto: Fui ser viajante

O Parque Centenário é uma praça ampla, com diversas árvores que oferecem sombra nos dias muito quentes de Cartagena.

Bairro Getsemaní

O bairro boêmio de Getsemaní é um dos lugares mais interessantes e procurados por turistas em Cartagena.

O lugar é uma verdadeira explosão de cores e cultura. A vida noturna de Getsemaní é vibrante, com diversos restaurantes, bares e festas.

Getsemaní Cartagena
Getsemaní Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Mas também vale visitar Getsemaní de dia, para conferir o colorido das ruas cheias de arte. Getsemaní é um dos bairros mais fotogênicos de Cartagena. É o lugar perfeito para se permitir perder pelas ruazinhas e fazer muitas fotos.

Passe no Callejón Angusto, Calle San Juan e Callejón Ancho, para ver seus murais coloridos, ateliês e restaurantes.

Passe também no Café Havana, casa tradicional de salsa, onde diversas personalidades de Cartagena passavam suas noites!

A bem da verdade, recomendo que ande muito e esqueça o roteiro. Getsemaní é pra ser explorado sem pressa e deixando o lugar te surpreender!

Getsemaní Cartagena
Getsemaní Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Castelo de San Felipe de Barajas

Construído em 1536 pelos espanhóis, como parte do sistema de defesa de Cartagena contra piratas e invasores, o Castelo de San Felipe de Barajas é uma das maiores e mais poderosas fortalezas da América.

Localizado estrategicamente no alto da colina de San Lázaro, conseguia proteger Cartagena por invasões terrestres e marítimas.

Castelo de San Filipe de Barajas
Castelo de San Filipe de Barajas. Foto: Fui ser viajante

Com 63 canhões e um intricado sistema de túneis secretos, a fortaleza é impressionante.

A única coisa que sentimos falta foram de placas indicativas, falando mais da história do lugar. Vale a pena contratar um tour guiado para entender mais sobre o lugar.

Você pode reservar aqui: Tour pelo Castelo San Felipe de Barajas e Cerro de la Popa

Castelo de San Filipe de Barajas
Castelo de San Filipe de Barajas. Foto: Fui ser viajante

Convento de La Popa

Depois de visitar o Castelo de San Filipe, pegamos um táxi para visitar também o Convento de Santa Cruz de la Popa, que fica ainda mais distante, e no topo de outra colina.

Aqui uma dica importante: o táxi que te leva até lá precisa esperar por você para voltar. Normalmente o acordo é que eles esperem de 30 a 40 minutos, para que você faça a visita e volte com você para a cidade murada.

Lá de cima, você não consegue pedir um táxi para te buscar, pois fica bastante afastado e isolado de outros lugares da cidade.

Convento de la Popa Cartagena
Convento de la Popa Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Dito isso, a visita é muito interessante! O Convento de La Popa oferece uma vista fenomenal da cidade, incluindo a Cidade Amuralhada e o mar do Caribe.

Ele foi construído no século XVII, a arquitetura também é bem bonita, e ainda há uma capela que abriga a imagem da Virgem de la Candelária, padroeira de Cartagena.

Convento de la Popa Cartagena
Convento de la Popa Cartagena. Foto: Fui ser viajante
Convento de la Popa Cartagena
Convento de la Popa Cartagena. Foto: Fui ser viajante

Depois de visitar, me arrependi de não termos contratado um passeio guiado, porque teria facilitado tudo.

Fazer um passeio acompanhado de um guia para pegar os detalhes históricos, e ainda contar com o transporte dedicado, sem ter que fazer tudo correndo para ficar dentro do tempo acordado com o taxista.

Você pode reservar aqui: Tour pelo Castelo San Felipe de Barajas e Cerro de la Popa

Praias de Cartagena

Muita gente visita Cartagena querendo ver as famosas praias do Caribe. Bem, preciso te contar uma coisa importante: a cidade de Cartagena não tem praias muito bonitas…

Praia de Cartagena
Praia de Cartagena. Foto: Fui ser viajante

O litoral urbano oferece opções como Bocagrande e El Laguito, que ficam na parte mais moderna da cidade e podem ser opções para quem quer ir a praia e busca conveniência – mas não vá esperando aquele mar super azul!

Para encontrar aquele lendário mar azul caribe, o mais indicado é fazer passeios até praias como Playa Blanca, na península de Barú, ou Islas del Rosario, um arquipélago paradisíaco a cerca de uma hora de barco.

Outra opção é a Ilha de Tierra Bomba, a apenas 10 minutos de barco de Cartagena, ideal para quem quer relaxar em praias mais tranquilas sem se afastar tanto da cidade.

Você pode comprar passeios que te levam até essas praias, como:

Empolgado para visitar Cartagena?

Cartagena das Índias foi um dos nossos destinos favoritos na Colômbia! Repleta de história, cultura e uma gastronomia maravilhosa, amamos cada dia que passamos na cidade – mesmo derretendo de calor, o tempo todo! hahah

Embora a famosa Cidade Amuralhada seja o grande destaque turístico, existem muitas outras atrações além dos seus muros que merecem ser exploradas.

Espero que esse post te ajude a planejar uma viagem incrível em Cartagena, e viver dias memoráveis por lá.

Continue planejando sua viagem a Colômbia

Aqui no site temos diversos outros posts com dicas e roteiros de destinos que visitamos na Colômbia. Você pode continuar planejando sua viagem com nossas dicas:

Resolva sua viagem

Queremos que você saiba: esse post pode conter links de afiliados. Isso quer dizer que, ao clicar e fazer sua reserva a partir desses links, nós recebemos uma pequena comissão por sua reserva. É uma forma de você apoiar nosso trabalho (sem pagar nada a mais por isso). Por isso, muito obrigado!

Para saber mais sobre nosso trabalho e conhecer nossos parceiros, consulte a política do blog.

Lila Cassemiro
Klécia Cassemiro (Lila, para os amigos) é fotógrafa, videomaker e editora de conteúdo no blog Fui Ser Viajante. Também é sommelier de cervejas, formada pelo Instituto Science of Beer. Viajante geminiana e curiosa, é especialista em desenhar roteiros fora do óbvio e descobrir os segredos mais bem escondidos de cada destino.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *